AMD é considerada como a melhor fabricante de processadores
Tal como noutras categorias, também o segmento hardware conta com várias fabricantes e marcas que competem entre si para trazer assim para o mercado os melhores produtos. No que respeita em concreto aos processadores, a Intel e a AMD são as duas maiores forças, e ambas têm equipamentos de excelência.
Então, na questão da semana que passou, quisemos apurar qual era a melhor fabricante de processadores. E parece que a AMD tem conquistado mais utilizadores do que a sua rival.
Esta nossa rubrica pretende tirar as teimas em relação a alguns dos temas mais discutíveis no mundo da tecnologia. Nesse sentido, na nossa última questão semanal, quisemos saber qual era, para os nossos leitores, a melhor fabricante de processadores.
Qual é a melhor fabricante de processadores: Intel ou AMD?
Finalizada a questão da passada semana, segue então agora a divulgação de todos os resultados através da análise das 2.410 respostas obtidas.
De acordo com os resultados, mais de metade dos leitores (51%) consideram que a AMD é a melhor fabricante de processadores (1.231 votos). Por sua vez, a Intel foi escolhida por 43% dos votantes (1.041 votos). Mas apenas 6% dos leitores indicou outra, que não estas duas, é a melhor fabricante destes componentes (138 votos).
Em suma, a AMD ficou à frente, com uma maior quantidade de votos, mas a Intel não se encontra com uma diferença significativa.
Resultados em gráfico
Para uma melhor perceção visual, segue então o gráfico com os resultados:
Se não respondeu diga-nos agora qual é para si a melhor fabricante de processadores: Intel ou AMD?
Participe na nossa questão desta semana
Questão desta semana:
Que gadgets gostaria de receber neste Natal?
Loading ...
Que gadgets gostaria de receber neste Natal?
Nesta rubrica colocamos uma questão sobre temas pertinentes, atuais e úteis, para conhecer a opinião e tendências dos nossos leitores no mundo da tecnologia, sobretudo no nosso país.
Assim, caso queiram ver algum tema votado nas nossas questões semanais, basta deixarem um comentário com o mesmo ou enviem para marisa.pinto@pplware.com.
Este artigo tem mais de um ano
Interessante como os tempos mudam, sempre tive processadores Intel desde que me lembro, no entanto hoje em dia olho para os meus aparelhos e não há vestígios de Intel, 1 ultrabook, 1 portátil gaming e 1 desktop e todos têm processador Ryzen. Todos eles com excelente desempenho para a gama em que se inserem e no caso dos portáteis excelente duração da bateria. Mas quase que nem tenho usado o desktop porque o portátil com Ryzen 5 4600H faz tudo o que preciso sem soluços e ainda com 8 horas de bateria com wi-fi ligado. A AMD fez um excelente trabalho com as CPU, agora oxalá consiga destronar a NVIDIA, nos portáteis ainda é muito difícil evitar o domínio da NVIDIA.
Neste momento para jogos ou trabalho que precise de muitos cores sem dúvidas a AMD reina.
A melhor e a Apple com 5nm em portáteis e amd para desktops. Amd para portáteis vale zero, e a autonomia não dura nada em comparação aos macs.
Se não fosse a Apple a fazer agora os M1, era uma barraca total, porque a AMD já passou a Intel nos portáteis. Aliás, o que acelerou a Apple a mudar para os M1 (os tais de 5 nm), foi o atraso da Intel (que vai nos 14 nm, enquanto a AMD já vai nos 7nm). Além disso, fazer litografia pequena nos processadores X86 é mais complicado que ARM. Vamos ver o que vai ser os ARM da AMD.
O problema do processo de fabrico foi apenas um dos motivos que levou à Apple a mudar.
Um dos engenheiros que trabalhou na Intel, reportou que um dos problemas mais graves foram os bugs e falhas de segurança dos CPUs da Intel. E depois isso tinha de ser corrigido por software, por vezes com perdas de desempenho.
Mais tarde, o mesmo veio a confirmar-se em termos gerais, a partir da descoberta das falhas de segurança em Intel com execução especulativa, encriptação e separação de dados na cache, etc.
Eu continuo a considerar a Intel melhor fabricante, o problema é que como a AMD tem fabrico de menos de 10nm lincham logo a Intel e ela pode ter razões para isso, além disso ainda esta semana vi num video que um i9 ultrapassa maoir parte dos AMD.
A Intel continua a ter melhor performance e melhor compatibilidade, se são assim com a tecnologia de fabrico e tão imagino quando alcançarem o que pretendem.
A Intel não tem melhor performances. O Zen 3 tem um melhor IPC ao mesmo clock. 14nm ou 7nm é irrelevante neste caso.
14nm ou 7nm nao representam os tamnhos atuais to transistores, por isso e excusado usarem isso como desculpa para justificar o desempenho dos processsadores.
A AMD tem melhor IPC, quase que tem a mesma velocidade de relógio, mais núcleos, consumos mais baixos e melhor relação preço/desempenho.
Para além disso, com AMD não precisamos de uma motherboard a cada geração.
Neste momento os CPUs da Intel perdem em praticamente tudo.
A Intel está tão mal que tiveram de fazer um backport do Cypress Cove para 14 nm+++
Mesmo este, já teve de ser adiado 2 meses por causa de um bug grave.
Os 10nm da Intel estão há mais de 5 anos com yields miseráveis e os 7nm estão em situação parecida.
Compatibilidade !!! a sério !
Com essa da compatibilidade o autor do post perdeu toda a credibilidade.
Viste um vídeo? Daqueles com software ou jogos altamente limitadores com instruções específicas o optimizadas para desempenho em Intel e detrimento da AMD? Eu já vi mais de 30 que dizem, mostram e comprovam o contrário! Segmento Gaming os novos Ryzen 5000 são superiores aos seus equivalentes rivais. Tanto em single como multicore.
Não esqueças que a AMD também continua a evoluir e vem já aí os Zen4!
Sr Luis Silva, a Intel é maior, tem mais recursos, dedica-se quase exclusivamente a fazer processadores, tem mais parcerias com fabricantes e mais dinheiro para investir, e vem-se aflito para fazer frente aos processdores da AMD no mercado domestico, e não é melhor no mercado de servidores. Se não fosse a AMD, nem conseguiamos usar Software 32 bits em sistemas X64 (sim, foi a AMD que achou uma solução para correr 32bits e 64bits no mesmo processador). A AMD estuda tambem a hipotese de fazer processadores hibridos que corram ARM e X86-64 de forma nativa (para fazer uma transição sem recurso a emulação). Sim, a Intel é melhor fabricante, muito melhor, até as graficas da Intel são melhores, muito melhores… sim.. ok…
A AMD não fabrica nada, que os faz é a TSMC.
É a AMD que desenvolve os CPU’s e colabora com a TSMC, acho eu.
Isso é como dizer que a Apple não fabrica os seus SOC’s e os seus smartphones.
é o mesmo que dizer que a apple desenha os chips e quem os fabrica é a TSMC. Só a Intel e samsung fazem tudo em casa. Apple, QC, Nvidia, usam todos terceiros. Por isso é que os iPhones já usam 5nm e os outros estão todos a chupar no dedo. A apple reservou toda a linha de 5nm que a TSMC tinha para 2020 e parte de 2021.
então os iPhones não são da apple ….
Sim, se disseres que a Apple “fabrica” o iPhone isso é de facto incorreto
Claro que a Apple não fabrica os seus iPhones…. é uma empresa chinesa….o iPhone o que tem de americano é o nome Apple e o desenho e a modificação dos CPUs
A Apple nao desenha CPUs de raiz, modifica desenhos ARM, que é inglesa
A Apple de facto desenha os seus processadores de raiz.
A única coisa que é ARM, é o conjunto de instruções. Basicamente a interface.
M1 – Apple, says “Hi!”
The Ampere Altra says hi to AMD & Intel!
Apple não vende processadores. Vende produtos que possuem processadores.
O artigo refere fabricante, não vendedor.
A AMD não fabrica processadores.
“AMD é considerada como a melhor fabricante de processadores” – falta aqui uma coisa: “… para os leitores do pplware”. Isto porque o meu primo que é agricultor gosta de cá vir e votar em coisas que não entende. Convém colocar os pontos nos i’s.
De todas as asneiras que li nestes comentários, tenho que dizer que este é o melhor e mais correto que aqui li, finalmente alguém que diz algo de concreto.
Para os votantes do pplware o vermelho é vermelho, para os entendidos o vermelho pode ser vermelho cereja, vermelho amaranto, vermelho cardeal, vermelho coral, etc etc.
Melhor fabricante, quando nem é fabricante. Está giro.
O mesmo se aplica à Apple.
Sim, e?
+1
Efectivamente deviam distinguir fabricantes de quem desenha chips.
E além disso há mais CPU’s além de Intel e AMD….seja quem desenha como a Apple, Huawei com os Kirin, todos os baseados no ARM, os da Mediatek, Samsung, enfim uma variado em que alguns desenham e fabricam, outros só desenham e outros só fabricam.
Em suma… 50% para cada uma, visto que todos os computadores pessoais trazem/usam processadores das únicas duas empresas que os fazem.
No fundo ambas estão neste momento ao mesmo nível. A AMD para jogos e a Intel para coisas mais profissionais.
Tal como os SO, todos têm os seus pontos bons e maus.
Como é possível a Intel ter 43% dos votos.
Não me digam que aqui também são usadas as máquinas da Dominion…
Em termos de performance, a AMD é a melhor, visto que há benchmarks que o provam. Outra coisa que a AMD deixou de melhor foi a montagem do cooler+fan. A AMD continua a ter um desenho baseado em pinos. Um gajo mais descuidado que levante o processador a meio e vire, é meio caminho para dobrar pinos, para não falar ao cairem das mãos, ou a arrancar o cpu do socket ao retirar o cooler. A Intel conseguiu cpus sem pinos há mais de 15 anos, é só colocar no socket land grid array e e fechar o arco metalico para prender o processador.
Partindo do princípio que um processador não está preparado para quedas, e deve ser manuseado com máximo de cuidado. Atribuir a culpa ao design do produto por uma coisa que acontece por mau manuseamento é de todo inválida…