Amazon aposta na Europa: empresa vai investir €1,2 mil milhões em centros de dados em Itália
A unidade de computação da Amazon, a Amazon Web Service (AWS), informou que planeia investir 1,2 mil milhões de euros, em Itália, nos próximos cinco anos. Esta decisão representa uma nova expansão do seu negócio de centros de dados no país.
O plano da AWS para Itália faz parte de um esforço da empresa para aumentar a sua oferta de cloud na Europa. A Amazon lançou um projeto relacionado com a cloud, em Itália, em 2020, com a perspetiva de investir dois mil milhões de euros até 2029.
Segundo um comunicado emitido pela Amazon, e citado pela imprensa, o investimento suportará até 5500 postos de trabalho até 2029 em toda a cadeia de fornecimento de centros de dados da empresa. Estes vão desde a construção, manutenção de instalações, engenharia e telecomunicações, até posições na economia local em geral.
A AWS vai expandir as suas operações de centros de dados, em Milão.
A Reuters noticiou, pela primeira vez, em maio, que a AWS estava em conversações com Itália para investir milhares de milhões de euros na expansão da sua atividade no país.
Entre outros clientes no país, a unidade da AWS, em Itália, acolhe a fabricante de automóveis de luxo Ferrari e a seguradora Assicurazioni Generali.
Em maio, a Amazon revelou um investimento de 15,7 mil milhões de euros em centros de dados na região de Aragão, no nordeste de Espanha, e planeia investir 7,8 mil milhões de euros até 2040, na Alemanha.
E nada para Portugal?
Não justifica, energia cara e o mercado ibérico é mais azure oriented
pois continua amazon.es/pt… , isto não falei em clouds de dados , falei nos serviços de venda de produtos