80% não escolhem equipamentos tecnológicos mais amigos do ambiente quando os compram
Os alertas ambientais, como as alterações climáticas, são realidades que fazem parte das notícias do nosso dia-a-dia. É importante alterarmos hábitos e fazermos escolhas mais responsáveis, sendo que a tecnologia é uma área onde essas mudanças podem começar a ser feitas desde já.
Desta forma, na nossa última questão semanal questionámos os nossos leitores se quando compram um equipamento tecnológico costumam escolher aqueles que são mais amigos do ambiente. Vamos então conhecer os resultados.
Quando compra um equipamento tecnológico costuma escolher os que são mais amigos do ambiente?
Finalizada a questão da passada semana, segue então agora a divulgação de todos os resultados através da análise das 1.056 respostas obtidas.
De acordo com os resultados, a esmagadora maioria dos leitores, com 80% dos votos, responderam que não costumam optar por produtos mais amigos do ambiente quando compram um equipamento tecnológico (845 votos). Por sua vez, apenas os restantes 20% admitem ter este cuidado e optam por tecnologia mais sustentável e ecológica (211 votos).
Resultados em gráfico
Para uma melhor perceção visual, segue então o gráfico com os resultados desta questão.
Nos comentários ao artigo da questão podemos verificar que existem várias opiniões sobre este assunto. Há quem refira que como paga o equipamento, pode escolher o que bem entender, embora considere a sustentabilidade ambiental como um bónus, caso o produto se insira neste conceito. Mas também existem alguns leitores que têm este cuidado na hora da escolha.
Mas se não respondeu à nossa questão, diga-nos então agora se quando compra um equipamento tecnológico costuma escolher os que são mais amigos do ambiente.
Participe na nossa questão desta semana
Questão desta semana:
Se pagar pelas contas partilhadas na Netflix, vai deixar o serviço?
Loading ...
Se pagar pelas contas partilhadas na Netflix, vai deixar o serviço?
Nesta rubrica colocamos uma questão sobre temas pertinentes, atuais e úteis, para conhecer a opinião e tendências dos nossos leitores no mundo da tecnologia, sobretudo no nosso país.
Assim, caso queiram ver algum tema votado nas nossas questões semanais, basta deixarem um comentário com o mesmo ou enviem para marisa.pinto@pplware.com.
Este artigo tem mais de um ano
Realmente admirei-me do resultado deste inquérito.Já na altura o tinha referido.Mas como é possível ?? 😐
Se por um lado acho q a culpa da falta da consciência de grande parte das pessoas vem da sua cultura e educação, por outro lado percebo o pq de nao optarem por equipamentos “amigos do ambiente” que se servem desse chavão para não só custarem o dobro ou mais dos “não amigos do ambiente” como terem qualidade inferior (em alguns casos).
Eu sou um deles e passo a resumir porquê
A) O Simples facto de dizer “green” ou a dizer ambiente sustentável, é mais +20€ ou +50€ em cima (se tivermos a falar por exemplo de sapatilhas neste caso, já citei uma no artigo anterior Cariuma)
2) Ninguém garante que mesmo com selos, prémios não poluam ambiente em outros negócios fora do pais. Respeitar o ambiente cá é uma coisa mas será que é mesmo geral? Hmmm…
3) Por vezes é puro marketing, nem sempre é feito o que é dito e por vezes há histórias mal contadas e até mesmo escondidas.
4) Há empresas que dizem ser amigas do ambiente e já tiveram escandalos com funcionários, poluição, métodos de uso e criação, tipo de produção inapropriada, químicos etc (não preciso de falar nomes, penso que já devem ter ouvido falar de uma X ou Y empresa que dizer ser amigo do ambiente)
5) Marketing e Marketing, muitos deles estão se a marimbar dizem isso para parecerem simpáticos e fazer “push” aos ambientalistas, ganham dinheiro com isso quando sai os escandalos, os cujos e ditos “ambientalistas” foram financiaram eles mesmo sem saberem, tudo por causa de um “texto” que não garante a totalidade, e são os primeiros a espumar da boca de raiva quando isso acontece.
6) Preços inflacionados. Se é suposto ser amigo do ambiente, também deveria ser amigo da carteira, ou o dinheiro, papelada, carteiras, notas, moedas não pertencem ao Ambiente em que vivemos? Digo eu não sei, se calhar é a nova moda. “Somos Ecologicos e a favor do ambiente, utilizamos materias recicladas, mas paga o dobro ou o triplo!” > Consequência > Depois vem se a saber que os funcionários eram mal pagos, horas extras a mais sem remuneração, politicas ecologicas / ambientais que afinal não foram respeitadas.
Por tanto não, não compro. A não ser que justifique por exemplo no consumo energético e o preço não seja absurdo, fora disso não não escolho nem pretendo.
Mais uma vez, façam a filtração. Não se deixem levar pela lavagem cerebral e pelo Marketing abusivo de algumas e muitas empresas que utilizam isso para fazer “push” aos ambientalistas comprarem. Quando de facto o que está por detrás não é a realidade. Filtrem e não confiem em tudo o que esta lá, seja etiquetas ou textos. Isso qualquer um pode fazer.
Como disse anteriormente, só uso e só compro “SE” e repito “SE JUSTIFICAR” o Preço e se não for preços absurdos. Todos querem lucrar e ganhar dinheiro tudo bem, mas métodos de marketing agressivos e/ou abusivos e engenharias sociais comigo não.
Tenho dito.
Bom resumo…
-.-
O resumo esta no inicio e no fim ou então no meio só lendo o meio já Entendes.
É dificil? Não. Creio que é mais dificil ter argumentos.
Nas quais tu não tens pelos vistos e se tens a tua argumentação acrescentou…. Zero.
É mais, amigos da carteira 🙂
Não conheço nenhum produto tecnológico que seja amigo do ambiente, daí ter respondido “não”.
O melhor que podemos fazer pelo ambiente é manter os equipamentos que temos e no meu caso acho que estou no bom caminho pois o meu telefone data de 2015. Entretanto alguns outros que se dizem “eco” já compraram 7 ou mais telefones mas não lhes pesa na consciência porque o iPhone não traz carregador, logo pode comprar à vontade pq a Apple diz que que é um produto amigo do ambiente e portanto quanto mais comprar melhor fica o ambiente ahahah
Eu fico estupefacto com assíduos comentários tugas, parecem atrasos de há 50 anos…
1) ser verde para ambiente NÃO tem nada que ser verde para a carteira, muito pelo contrário: quando mais verde, mais caro e difícil de produzir.
2) o tuga sempre justifica a sua vontade de pagar pouco e marimbar-se para o clima com “Ah é tudo marketing” “Ah o fumo negro dos diesel não é assim tão nocivo, é tudo uma questão política e de interesses” “Ah o verde éum autocolante pago e até sei de algum escândalo, então já tem uma desculpa para não comprar verde”…
Ou seja, parecem o velho do Restelo = sempre uma desculpa para não fazerem o correcto, para não lutarem por reciclagem, verde, menos nocivo. Se não há uma obrigação da UE então o tuga não se mexe. Basta ver a taxa de reciclagem portuguesa REAL (e não a manipulada) em comparação a outros países…
Triste, muito triste. Mas explica muito o que se passa no país…
Então retirar o carregador ao iPhone aumenta o custo de produção?. Porreiro pá!
Tu és daqueles que come tudo o que é pró green. Fechem as centrais a carvão, centrais nucleares, parem os carros a combustíveis fósseis… Para o mundo para uns viverem felizes enquanto o mundo acaba.
Preço/qualidade é fator chave para a decisão. Ambiente? Lol.
A verdade é essa. Na hora de pagar NINGUÉM quer saber do ambiente.
https://www.acer.com/pt-pt/laptops/aspire/aspire-vero
Depois de fazer este inquerito seria bom um artigo a mencionar que artigos se consegue nos varios setores mais amigos do ambiente. Exemplo: Qdo se vai comprar um smartphone nao vejo la nada a referir se é mais sustentavel ou nao.