3 razões pelas quais toda a gente devia usar um teclado Gaming
Qualquer jogador de PC sério deve ter um teclado gaming como parte da sua configuração. Mas mesmo que não jogue muitos jogos, um teclado destes pode ser um acessório útil e produtivo para todo o tipo de trabalho. Sabe por quê?
1. Pode automatizar tarefas utilizando as teclas de macro
Um dos benefícios frequentemente elogiados da IA é o facto de poder ajudar a automatizar tarefas, mas os utilizadores de teclados para jogos já o fazem há anos utilizando teclas macro. Muitos teclados para jogos estão equipados com teclas extra que não fazem nada quando se liga o deck pela primeira vez. Mas, utilizando o software do teclado, pode configurá-las para fazerem muitas coisas diferentes.
Em vez de ter de memorizar atalhos alt, pode configurar estas teclas macro para inserir caracteres especiais que não têm as suas próprias teclas físicas. Podem ser traços, símbolos monetários, elipses e muitos mais.
Adora usar gifs ou emojis? Também pode configurar teclas macro para estes caracteres. Também pode utilizá-las como atalhos para ações como abrir uma determinada aplicação, ou mesmo em vez de controlos multimédia se o seu teclado não tiver nenhum.
2. As teclas multimédia dos teclados para jogos são incríveis
De todas as funcionalidades de um teclado para jogos, esta é uma daquelas imprescindíveis para muitos. Um bom teclado gaming tem um conjunto de teclas multimédia, normalmente no canto superior direito. Pode utilizá-las para controlar os seus conteúdos multimédia atuais, quer esteja a utilizar o Spotify, Netflix ou Apple Music.
Nem precisa de ter a janela ativa no ambiente de trabalho; desde que esteja em execução, as teclas fecham-na. Isto é ótimo quando precisa de fazer uma pausa rápida no computador ou quando está prestes a iniciar uma videochamada.
Mas, mesmo quando está apenas a escrever, ter um shortcut de volume no teclado é muito melhor do que tentar lembrar-se de qual a tecla que definiu para fazer o trabalho.
3. Utilizadores com mãos pesadas precisam de um teclado resistente
Os teclados para jogos são, normalmente, mais resistentes. Muitos deles têm mesmo um chassis metálico, pelo que não seria possível partir um ao meio, mesmo que tentasse. É certo que isto os torna um pouco mais pesados, mas provavelmente não vai levar o seu teclado para todo o lado.
As próprias teclas também foram concebidas para uma escrita pesada e é pouco provável que deixem de responder em qualquer altura, pelo que pode escrever e-mails ou códigos sem ter de ser delicado. Isto é ótimo quando se está muito stressado no trabalho.
Se alguma vez deixarem de funcionar, pode repará-las muito facilmente. Para limpar uma tecla, basta retirá-la e remover as migalhas e outros resíduos que se encontram por baixo e, em seguida, voltar a colocá-la.
Teclados para jogos são, de uma forma geral, uma boa aposta quando o objetivo é robustez. Mas também é um facto que, geralmente, este tipo de teclado é mais completo e atende a mais exigências, quando comparado com os teclados casuais.
Leia também:
Mas para isso existem os teclados macro… o meu tem uns 20 anos e continua a ser o meu fiel amigo para edição. Permite fazer muito do meu trabalho não só de edição como de configuração de redes sem estar a escrever código repetidamente.
O meus Dell L100 ou o SK-8135 ainda conseguem ser melhores que a vasta maioria destes “gaming” e ainda têm a vantagem de não estarem cheios de LEDs inúteis
E qual o hardware (teclado) recomendado para o efeito com o layout PT ?
Era bom fazerem um artigo sobre isso…digo eu !!!
Se tiveres skill até uma Microsoft 600 chega.
o Mal de comprar um teclado é que são raros os bons com configuração ISO-PT
– Full size
– RGB
– Mecanico
– Sem fios
– ISO – PT
é extremamente dificil encontrar
tenho o mesmo dilema que tu
Pois eu dei-me mal, quis comprar um e entre os baratos não se encontra completo com layout ISO-PT.
Acabei por abrir os cordões à bolsa e comprei faz 1 ano um Logitech G512 Carbon que me custou +/- 120 euros.
Passado um ano e estou com 2 problemas sérios, o primeiro é com as Caps que estão a começar a partir, os encaixes são colados de fábrica entre plástico normal e transparente por causa do RGB, já tive que recorrer à bela super cola 3 em umas 5 teclas.
O segundo problema é com uma data de teclas que quando carrego, ele regista mais de 1 vez, ou seja, quando escrevo qualquer coisa a maioria das vezes eesscccrerevve asssiim.. Para escrever passwords então é um espetáculo.
Já li que é um problema conhecido nestes teclados, o problema é o pó que entra facilmente dentro dos botões e que provoca maus contactos, já tive que lavar uma data de botões com álcool a 99% mas passado uns tempos volta o problema, e não dá para substituir de forma simples porque são soldados à board.
Tentei ativar a garantia mas não deu em nada porque dizem que o problema é da utilização e não defeito.
Teclados mecânicos da logitech nunca mais.
Boa tarde Obrigado pela informação que prestou porque já tive problemas idênticos com teclados Logitec. … o meu maior problema é que não gosto dos teclados de portáteis…..por isso ando sempre à procura de um teclado externo e sem fios (já tive vários que não são de grande qualidade).
Eu também tenho um Logitech G512, há coisa de 2 anos, e funciona de forma impecável, 0 problemas nenhuns. A única manutenção que tem é, 1x ou outra, limpar com uma vassoura pequena.
também tenho um Logitech mx keys há 2 anos e, também, 0 problemas. a única coisa a apontar é que há teclas a perder a tinta
O meu teclado é um HP 300, wireless, com rato e teclado integrado. Tem teclas grandes e multimédia, dá para escrever bem, que é o uso principal que faço dele. Contudo, o grande problema dos teclados HP é as letras desaparecerem rapidamente das teclas. Tive que comprar letras autocolantes. Só não me posso queixar porque o preço foi baixo, mas HP nunca mais!
Por aqui anda um Microsoft Wireless Keyboard 800 desde 2013, está como veio, a unica queixa é que de vez em quando tenho de meter pilhas 🙂
Teclado gaming dá mais 20fps.