Dual 4G VoLTE – como funciona e quais as vantagens
A possibilidade de utilizar dois cartões SIM nos smartphones em simultâneo é cada vez mais um requisito a cumprir por parte dos fabricantes. Mais do que ter um cartão pessoal e outro para trabalho, há hoje a necessidade de ter um cartão para receber chamadas e outro para aceder à Internet.
Os fabricantes agora estão focados em criar modelos cujo suporte à rede seja o mais eficiente e o Dual 4G VoLTE é a tendência. Mas o que é que isto significa?
Recentemente, a Umidigi lançou três smartphones, os Umidigi A1 Pro, Z2 e Z2 Pro, onde destacou de forma bem vincada a sua característica de suporte à tecnologia Dual 4G VoLTE, lançando mesmo um vídeo onde é possível vê-la a atuar.
Dual 4G VoLTE - Afinal, o que é e quais as vantagens?
A tecnologia VoLTE, que significa Voice over LTE, que não é mais que um serviço de voz sobre a rede LTE, rede essa que inicialmente apenas foi concebida para dados. No vídeo é possível observar um pormenor muito importante: num smartphone com Dual 4G VoLTE, caso este esteja a fazer um download e receba uma chamada (ambos a usar 4G), nem o download é interrompido, nem a chamada fica comprometida.
De forma prática, segundo a MediaTek, uma das fabricantes que tem trabalhado de forma muito ativa na implementação desta tecnologia, esta utilização vai resultar num alto desempenho de partilha de dados, em cobertura mais confiável, menor consumo de energia e em maior qualidade de chamadas telefónicas.
É importante perceber que existem vários smartphones que suportam dois cartões SIM 4G VoLTE, no entanto, não o suportam de forma simultânea. Com a tecnologia Dual 4G VoLTE, é neste aspeto que reside a maior diferença.
Atualmente, além da Umidigi, marcas como a OnePlus com o seu OnePlus 6, a Nokia com o novo 7 Plus, Huawei com o P20 Pro, ou a Xiaomi com o Redmi Note 5 Pro, são algumas das que já têm ofertas que suportam esta tecnologia.
Sobre o Umidigi A1 Pro
O Umidigi A1 Pro tem um ecrã de 5,5 polegadas, já com proporção 18:9, o que ainda não é muito comum encontrar nesta gama. O ecrã tem uma resolução HD+ com tecnologia Sharp TDDI In-cell e o acabamento do seu vidro é arredondado nas extremidades (2.5D). O processador que o equipa é um MediaTek M6739 e a GPU é PowerVR 8XE, com 3 GB de RAM e 16 GB de armazenamento interno, com possibilidade de expansão através de cartão microSD.
Inclui câmara dupla traseira com sensores Samsung de 13 MP + 5 MP, com uma abertura na lente principal f/2.0, e a câmara frontal é de 5 MP. O Android vem na versão 8.1 e a bateria, com carregamento rápido, é de 3150 mAh. Em termos de dimensões, o Umidigi A1 Pro mede 145,3 x 69,1 x 8,5 mm, pesa 173 g e vem disponível nas cores cinza, azul e rosa.
A Umidigi acabou de lançar uma edição especial do seu A1 Pro em prateado, disponível por menos de 100€. Saiba mais aqui.
Este artigo tem mais de um ano
Resta explicar que apenas a Vodafone usa a tecnologia a Meo nem quer saber desta tecnologia pois usa uma semelhante em 3G
A tecnologia é óptima o problema é os fornecedores de rede, nomeadamente a Vodafone, não “certificarem” estes equipamentos e somente topos de gama tipo Samsung e iPhone é que são permitidos funcionar com esta.
nice! 🙂
Eu ja criei uma thread na vodafone e na oneplus! Ainda sem resolução.
numa loja da vodafone nem sabiam o que era VoLTE, enfim! só para smartphones por eles certificados. Oneplus 5 continua sem VoLTE na Vodafone
Tenho Vodafone e já estou a utilizar VoLTE, o VoLTE funciona desde que o emissor e o receptor da chamada tenham equipamentos compatíveis e com esta opção activa!!!
Basta um dos terminais suportar VoLTE depois a rede faz o interworking.
Mas o iPhone não tem mais de um cartão, como poderia ter dual 4G Volt?! Ou estou a ver mal…?
Tenho o meu pai com um Xiaomi Mi A1 e com o VoLTE a funcionar, na Vodafone claro.
Resta saber se esta tecnologia não irá incrementar ainda mais a radiações (SAR level) dos equipamentos.
O VoLTE não me parece, existe há anos por exemplo nos terminais Samsung (desde o Note 3 se não estou em erro) e que por sinal os equipamentos Samsung são dos que menos radiação emitem nos testes reais.
Geralmente a tecnologia serve para melhorar em tudo até nesses campos. no entanto não é por se ter tecnologias de ligação mais rapidas e eficientes que o SAR aumenta… Isso dependerá da frequencia onde operam, da propria qualidade e isolamento do hardware do telemóvel, e da distancia ás antenas.
a potencia P.A.R. é a mesma. Simplesmente vais ter várias modulações diferentes em simultâneo. Pode acontecer uma redução na largura de dados para dar espaço á modulação digital de voz
qué feito do gprs ? o gprs é que ra bom, agora estas tretas do g3,g4,g5…g10, que ninguém sabe como funcionam. é só propaganda.
Eu fiquei foi chocado ontem com o facto de nao puder ter um clone do meu cartão sim e usar dois equipamentos. A Nos simplesmente não o faz, e as outras operadoras cobram bem, por um serviço que á uns anos era gratuito e que tanto jeito dava.
Caro Sergio, cá na empresas temos 4 telemóveis com SIM´s gémeos da NOS e a funcionar bem.
Idem aspas.
Não podes é ter os dois aparelhos ligados ao mesmo tempo, o,que é compreensível.
provavelmente terão um pacote empresarial. já quis o mesmo da zon (há uns 2 ou 3 anos é verdade) e não forneciam nem a pagar.
já tive da meo há uns anos e não se pagava, depois começou a pagar-se.
na vodafone ainda não experimentei
O serviço VoLTE já se encontra disponível em Portugal e para todos os clientes que tenham equipamentos 4G, pois o serviço é compatível com maioria das marcas. O serviço não está ativo por defeito, portanto é necessário o cliente ligar para o serviço de apoio ao cliente 16912 (clientes particular) e 16918 (clientes Yorn) e solicitar ativação do mesmo. Será necessário esclarecer o operador que nos atende que o que pretendemos é o serviço VoLTE e não o serviço 4G, porque muitas das vezes o operador nem ele mesmo tem conhecimento de que serviço se trata. É lamentável mas acontece. Eu tenho o serviço desde finais de 2015 e é muito melhor, pois as chamadas são estabelecidas mais rapidamente, como também a qualidade é muito superior. Se necessitarem de mais esclarecimentos, aqui ficam dois links:
Pplware – https://bit.ly/2ITXZon
Vodafone Portugal – https://bit.ly/2xnf70l
Errado se efetuares uma pesquisa na internet verifica-se que serviço não é compativel com grande parte de equipamentos que suportam VoLTE nomeadamente Oneplus 5, entre outros.
A Vodafone é a única operadora em Portugal a oferecer voLTE. Mas não garante suporte aos equipamentos desbloqueados. Não compreendo a dificuldade em partilhar o APN necessário para equipamentos cujo software e hardware suportam a tecnologia… A pplware podia escrever um artigo sobre o assunto e já agora, um tutorial!
Já temos algum material sobre o voLTE, mas é uma boa sugestão. Obrigado Eugénio.
Dirigi-me a uma loja física disseram que não o faziam, liguei para o 16990 e disseram-me que não fazem esse serviço. Talvez no ramo empresarial ainda o façam, ou então simplesmente nao me quiseram dar um cartão gémeo
tens que telefonar para a Vodafone para activarem o VoLTE para o teu numero de tlm (tens que dar o PIN e PUKoriginais). No caso da Vodafone é necessário utilizar um APN especifico, por isso terás de o criar nas definições do teu equipamento em Definições >
“Vodafone P” > Nome dos pontos de acesso APN e criar um novo APN e mudar apenas as seguintes definições: Name: ims, APN: ims, APN type: ims, APN protocol: ipv4 / ipv6. Após criar o APN basta guardá-lo e utilizá-lo.
Depois da Vodafone activar o VoLTE e já teres feito as alterações e criar o APN, tens que reiniciar o equipamento. Et voilá, o VoLTE deverá aparecer na barra superior das notificações.
Tenho um s8 com a última versão do Android e no qual nao tenho a opção do VoltE liguei para a Vodafone tenho o serviço ativo mas nao aparece o menu para utilizar o serviço.
Paulo, vê se tens alguma actualização para o teu equipamento …. eu tenho Xiaomi, não te posso ajudar ….
ipv6 nao estritamente necessario
https://www.gsma.com/futurenetworks/wp-content/uploads/2014/05/FCM.01-v1.1.pdf
A samsung ja tem esta tecnologia a algum tempo apesar de nao referenciarem no artigo estranhamente. ainda esta semana o galaxy S9 recebeu um update para melhorar o servico do VoLTE.
Tanta m…. por causa de Dual 4g!!! A verdade se formos a ver 3G, 4G, 5G… nunca terão cobertura suficiente nem sinal em valores aceitáveis e até vos dou um exemplo pessoal: A minha casa encontra-se numa zona sombra ou seja quando chove a minha net (3G) não tem sinal em valores aceitáveis e leva mais de 20 minutos só para abrir uma web page.
Artigo muito interesssnte! E os comentários também tem muita informação interessante.
Do que li, fiquei com a impressão que poderia utilizar dois cartões sim, um para o telefone é o outro para dados. Seria possível por exemplo num OP6, certo? E assim poderia deixar de andar com o meu hotspot 4G que trago sempre comigo, utilizando o telemóvel para ligar o portátil ou outro equipamento á internet? O telemóvel teria de ter dual 4G Volt e pelo menos um dos cartões teria de ser Vodafone? Agradeço se alguém poder esclarecer-me.
O meu telefone é um Alcatel 3 2019 versao 5053d comprado em Portugal e ativei o volte na vodafone porque no menu hide este deste telefone ter volte ativo e a Alcatel diz que tem volte e voice HD. No entanto nos menus normais não achamos lugar nenhum ou ativar ou desativar volte. Mesmo assim insisti ativar o volte e verifiquei que a net continuava igual em velocidade e tambem não era possível estar na net e fazer ou receber chamadas ao mesmo tempo .
pesquisei na internet e descobri vários videos de indianos na india e explicar que se deve criar um apn novo com a palavra IMS em vários campos de preenchimento e assim fiz.
Desliguei e voltei a ligar o telefone e nunca me apareceu a palavra VOlTE ou 4G+ nem voice HD como nos outros telefones apesar do volte ativo no menu escondido que se acede com codido ou atraves de uma app que marca o codigo automaticamente. Mas ao fazer teste de velocidade tudo mudou e conseguia ter estonteantes nunca antes alcançadas nem de perto nem de longe de velocidades de 115 Megas com picos de 145 Megas ( o maximo deste telefone ) e uploads a rondas os 100 Megas e tambem passei a conseguir navegar na internet durante as chamadas embora o simbolo em cima nesse caso passe sempre para 3G ou H+ e dizem que no volte isso nunca acontece, mas nesse caso mas funciona chamada e net com velocidades elevadas. Tudo me leva a crer que pelo facto do telefone nao aparecer com 4g+ ou a palavra volte no topo do ecran nao significa que não esteja a tirar proveito, mas no meu caso foi necessario criar um apn IMS manualmente como explicado pelos nossos colegas clientes vodafone na India (youtube )embora a vodafone portugal jura a pés juntos que em Portugal isso se processa de forma automática, e isso pode ser verdade mas só em alguns telefones que são aqueles que eles comercializam e eles não fornecem nem revelam forma manual do fazer, só indo ao youtube ouvir a experiencia dos clientes da vodafone na India .