PplWare Mobile

Matrículas digitais começam a ser testadas na Califórnia


Autor: Daniel Jesus


  1. Lagaffe says:

    Ui, agora é que vai ser fácil arranjar placas falsas. É só ligar à máquina e alterar os dados.

    • Rui says:

      Só por 1 minuto ou 2, basta um agente meter a matrícula no sistema e detecta na hora a fraude. Se reparar agora nos agentes, eles seguem um carro algum tempo até confirmarem que está tudo ok com a viatura, se o seguro está em dia, se bate certo com as características do carro. Se estiver tudo ok, eles vão-se embora, caso contrário mandam parar!

      • Jorge says:

        O que estás a dizer também é possível com matriculas de chapa e não é preciso desembolsar 700$. sinceramente penso que isto é a verdadeira definição de estragar o que está bem feito.

    • Redin says:

      Se for usada tecnologia Blockchain isso (a falsificação) irá ser impossível de fazer.

  2. a says:

    Sem entrar no assunto da privacidade, o que já é um grande problema, porque razao ter uma matricula deste genero?
    A unica razao que existe é para dar dinheiro a alguem. O consumidor vai ter que andar a pagar isto, e basta um pequeno acidente para ter que substituir isto por uma pipa de massa. Basta ir para uma lavagem automatica de carro e ja tive que substituir a minha matricula porque simplesmente partiram-me a minha de aluminio (nao tenho explicacao para sito, mas é verdade) mais o suporte de plastico.

    Porque razao complicar algo que nao necessita de ser alterado, em PT é o carro que tem a matricula para o resto da vida, na AT ou DE é o dono que tem uma matricula que pode usar em diferentes carros.
    No entanto, com que frequencia é que isto muda? Epa, vao é dar banho ao cao…. e deixem de andar a “inventar” merdas para sacar o dinheiro ao pessoal, ou entao é apenas uma start-up que nem daqui a um ano existe.

    • Paulo L says:

      Espera até a Apple ter uma destas no seu portfólio.

      A iMatricula vai revolucionar o mercado, pode até custar 3.000,00 mas vai valer apena, e ainda oferecem um sticker de uma maçã (incompleta, já com uma dentada) que podes colar no vidro do carro

  3. Danny says:

    Para que complicar o que é funcional?

    Ah! espera… desembolsar 699$ e pagar mais uma mensalidade de 7$ para manter o serviço. Que bom viver com dividas mês após mês.

    • Redin says:

      Estou plenamente de acordo, no entanto há quem dê muito mais por gadgets e não se importe. Havendo mercado só adquire os que podem.

      • Danny says:

        Pois. Mas aqui não é só adquirir o gadget. Ficas preso a um serviço por todo o tempo que tiveres o carro. Se estiveres 30 anos com o carro, são 30 anos a pagar o tal serviço…lol
        Por mim, estejam a vontade em adquiri-las, desde que nao sejam obrigatórias.

  4. Nrod says:

    Caros há que considerar 2 pontos fortes da utilização destas matriculas que estão a ser exploradas pelos amigos californianos:
    1 – O imposto de circulação lá na terra deles é tipicamente dois autocolantes que se colma na matricula, em que um diz o mês e outro o ano até ao qual o imposto está pago naquela matricula (não tenho a certeza se o imposto é pago por matricula se por carro embora me incline para a primeira opção). Podemos verificar isso nos cantos superiores esquerdo e direito das imagens no artigo. Bom a utilização da matricula digital faz com que nem não exista a necessidade de colar os autocolantes uma vez que ao pagar o imposto e a dar a informação de que temos uma matricula digital centralmente as entidades fiscalizadoras vão confirmar que está pago, para além de que ninguem pode roubar os autocolantes desta forma.
    2 – Potencial de publicidade, pelo que toda a área não reservada ao número pode ser utilizado para fazer publicidade, e todos nós sabemos como são aqueles meninos para fazer publicidade. Quanto está parado o carro pode estar também a fazer publicidade. Neste ultimo ponto é importante referir que quando alguem compra um carro lá por aqueles lados pode andar x dias sem matricula (estes x se não estou em erro podem ser alguns meses) e nesse caso pode usar toda esta plataforma para publicitar qualquer produto que ache relevante.

    Em Portugal, vejo valor zero neste tipo de coisas, até porque a nossa legislação e modelo não se coadugnam com estas práticas.

    Abraço!

  5. Nunes says:

    inútil a meu ver

  6. GM says:

    Americanices…..

  7. Lagaffe says:

    Com a evolução da tecnologia, hoje em dia, o termo “impossível” dificilmente se pode aplicar.

  8. Ricardo says:

    Mais avanços do Big Brother, mais um esquema para sacar dinheiro à malta… o habitual…

  9. Ricardo says:

    Mais avanços do Big Brother, mais um esquema para sacar dinheiro à malta.. o habitual…

  10. Rui RM says:

    ca p* de estupidez

  11. NN says:

    Tendo em conta que ja querem introduzir chips nas pessoas, nao me espanta. Embora não vejo grande utilidade pratica em Portugal deste tipo de matriculas.
    No entanto, esta matriculas podem ser utilizadas para outros fins, com uns ligeiros upgrades, por exemplo ter sensores que auxilem outras viaturas a identificarem-se entre si ( tipo sonar, como existe para ai algures algo do genero ) como também auxiliar na travagem para detectar peões e colisões.
    Hoje podemos ver só como matricula, amanha pode ser algo muito mais evoluido e com facil instalação em veiculos mais antigos.

  12. Luís says:

    Porque é que isto haveria de ser útil se a matricula não muda?!

  13. Aj says:

    Aqui a utilidade será só o alerta Roubado, como os carros aqui mantém a mesma matricula ate a sucata, ao contrario dos EUA onde um carro tem nova matricula por cada troca de dono.

  14. censo says:

    Nem tudo o que é electrónico é bom. Esta matricula é pura parvoíce. Se a matricula é única, para quê transformá-la num meio de fácil adulteração e com custos exponencialmente maiores para o utilizador ?

  15. Batatinha says:

    Gosto da ideia 🙂
    Depois arranjar-me um hack de forma a que nas portagens aquilo se apague ehehe

  16. informado says:

    muito caro

  17. Samuel says:

    Esta matriculas nunca irão funcionar em Portugal e nem na UE devido ao RGPD.

  18. João Raposo says:

    Tudo pela nossa segurança !!!

  19. PoPey says:

    Deve ter tanto sucesso como as molduras digitais.

  20. Andre says:

    Isto vai ser fixe para assaltos, vamos assaltar? muda a matricula para outra qualquer e estas seguro. passas num pórtico? mudas a matricula para a matricula daquele carro igualzinho ao teu que viste noutro dia

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.