PplWare Mobile

Golden Dome: escudo antimíssil de Trump pode custar 1,2 biliões de dólares e nem funcionar

                                    
                                

Autor: Ana Sofia Neto


  1. Max says:

    O conceito de dissuasão nuclear não é o mesmo quando é uma superpotência a ameaçar um país médio/pequeno (Putin já ameaçou com o uso armas nucleares na Ucrânia se a guerra não lhe corresse de feição e responsáveis dos EUA já fizeram ameaças veladas do seu uso no Irão) e entre superpotências.
    O sistema de dissuasão nuclear entre superpotências assenta num princípio simples – a destruição mútua garantida. Ou seja, por muitas armas nucleares que uma superpotência lance primeiro para destruir outra(s), a(s) outra(s) mantêm suficiente capacidade de resposta de lançamento de armas nucleares que assegurem que a que lançou o ataque também fica destruída.
    O “Golden Dome” ameaça rompe esse equilíbrio estratégico – a Rússia e a China podem ser levadas a pensar que os EUA se sentem suficientemente seguros para lançar o primeiro ataque, ou seja, a dissuasão nuclear deixa de funcionar.
    O General Stephen N. Whiting que chefia o Comando Espacial dos EUA (USSPACECOM)Comandante considera que “o espaço já é um domínio de combate”, por isso o “Golden Dome” não seria o gatilho para uma corrida às armas no espaço, mas a resposta a uma corrida que já começou. E vê a dissuasão de outra forma: as outras potências não atacariam os EUA porque sabiam que seria inútil.
    E é quando lhe perguntam se as outras potências não iam colocar armas no espaço para destruir a Golden Dome que o general tem sido muito vocal na ameça de armas nucleares russas no espaço.
    E é este o filme, de mais uma fantasia trumpiana – caríssima.

    • Técnico Meo says:

      Não sei como é que os USA não te contratam, tu deves ser um devorador de tokens do gpt 5.4. Os USA, esse pais de gente burra e iletrada, se não fosse a Europa, não sei o que seria deles. Pessoas com cadastro limpo e imaculado, tempos por exemplo o António Costa, isso sim foi e é um líder, lançou Portugal na estratosfera, um politico sabio, que domina bem o Inglês, super inteligente, e o seu irmão que domina os média, pessoas que subiram a pulso. Outro exemplo é o Guterres, em meia dúzia de anos revitalizou a ONU, a ONU está mais forte que nunca, está sempre do lado certo. Não sei porque os USA têm vergonha de nos pedir ajuda. A Europa é a elite intelectual, super potencia mundial e militar, económica e de produção de gás e energia, não dependemos de ninguém. E estamos na vanguarda do Espaço e da IA.

      • Max says:

        Santinho! (Diz-se quando alguém espirra).
        Salpicastes as imagens dos santinhos Trump, Musk e Netanyahu que tens na mesa de cabeceira?

        • Técnico Meo says:

          Não lol. ( estamos a fazer humor ok malta! ) Na minha vizinha de cabeceira, tenho uma foto de 3 salazares e outra do estaline a dizer quer o holomodor nunca existiu. Quanto a Israel, cada vez mais perto de nos fazer um favor a todos e deixar aquela zona toda limpa (ou a numero residuais) das priores organizações terroristas até hoje existentes. Devíamos agradecer em bicos dos pés . Viva ao bibi, viva 🙂 Haja humor maltinha, HOJE já TÁ CALOR 🙂

        • Bullseye says:

          Tenho um poster deles mais do rubio e Millei, algum problema? :p

      • eu says:

        devorador de tokens KKKKKKKKKKKKKKKKKK

      • Guilherme says:

        “devorador de tokens”
        Hehehe ele já nem vai dormir está noite a pensar como foi descoberto.

        Muito bom.

    • Bullseye says:

      Buenas @Max, boa tarde em primeiro lugar amigo!

      A invasão da Rússia á ucrânia em pleno século 21 também eram fantasias….
      O Irão a enriquecer urânio também era uma fantasia….

      Ideologia do tipico tuga, só quando está a chover é que nos lembramos do guarda chuva, embora a metereologia tenha dado 100% chuva…

      • PorcoDoPunjab says:

        Bullseye, só vê de um olho?
        Invasão da Rússia à Ucrânia? Então e as outras todas antes, pelo menos desde 2000?
        Já se apagaram? Quantas foram? Acho que os dedos de uma mão não chegam para contar.
        Ah que chatice, a Rússia não participou em nenhuma dessas.
        Essas foram invasões do bem.

        O Irão não pode enriquecer urânio porquê?
        Só os judeus ali é que podem fazer isso, é?
        Ah pois, nós é que decidimos quem pode ter armas.
        Quem está comigo pode armar-se até aos dentes quem não está é só fisgas e mesmo assim…

        Se o Irão tivesse armas atómicas não teria sido atacado.
        Se há coisa que qualquer país que não se submeta aos EUA sabe hoje é que a única maneira de não ser atacado para levar a democracia é ter armas atómicas.

        Não, o Irão não vai despejar armas atómicas em Israhell porque sabe que no mesmo segundo levas umas mil em cima.
        Acha que os dirigentes Iranianos querem ver o Irão desaparecer?
        Não me parece…

        Mas que cambada… comem a propaganda toda.
        Sim, já sei, o Irão é um estado terrorista e lá não há democracia e nos outros países dali da zona a democracia floresce a olhos vistos e é tudo boa gente.
        Vá lá com uma Bíblia ou outro livro qualquer religioso sem ser o deles e fica sem cabeça em público.
        E viva a democracia…

  2. Mario Rosbife says:

    Em vez de guerra a paz….sera possivel. eu acredito

    • Jose says:

      Aonde? Já reparou que o mundo na sua maioria está em guerra ou a preparar-se loucamente para uma há décadas? A paz com esta gentalha, é uma utopia.

  3. FS says:

    Deve existir um erro qualquer ou eu não estarei a ver bem, mas 1.2 biliões não são 1200 milhões? 1.2 Triliões representam 1200 biliões, isso já acredito que seja o custo para uma infraestrutura dessa magnitude. Se esse custo se reflete na eficácia do sistema, já não sei.

  4. CatuSim says:

    E assim se derrete dinheiro em coisas inúteis.

    • Jose says:

      Aonde? Já reparou que o mundo na sua maioria está em guerra ou a preparar-se loucamente para uma há décadas? A paz com esta gentalha, é uma utopia.

    • Jose says:

      A resposta abaixo era para o Mário Rosbife. Mas para responder ao seu comentário gostar de acrescentar: os bandidos e terroristas tomaram conta do poder na maior dis países no planeta! Como bons gatunos que são, gostam de mostrar armas e muita “carne” para queimar! Têm vaidade nisso, porque infelizmente, esses topos são geneticamente criaturas básicas que se movem a ódio, inveja, e prazer em roubar os outros. As consequências? Não lhes interessa, têm bons bunkers e grandes guardas pessoais dispostas a matar quem se intrometer.

  5. Jose says:

    Este Trump tenta imitar os seus amigalhaços que lhe apontam armas. Muito gostam estas bestas humanas em brincar com a Humanidade. Deveriam todos: Putin, Xi, Trump, entre ditadores, fanáticos e homicidas que tomaram conta dos governos na maioria dos países deste infelizmente planeta, responder e serem condenadosa duras penas pelos crimes que cometem.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.