Drones passam a ter uma “matrícula” através do GPS integrado
Depois de um período onde o tema "drones" era recorrente, agora pouco se fala destes "objetos voadores". No entanto, as regras para estes equipamentos têm vindo a ser definidas e há novas normas.
No próximo verão, os novos drones à venda terão um identificador que permitirá chegar mais facilmente ao infrator no caso de incumprimento.
Drones vão passar a ter um sistema GPS para facilitar a identificação
De acordo com o JN, os drones vão passar a ter um sistema GPS para facilitar a identificação do aparelho em casos de infração. O vice-presidente da APDrone - Associação de Pilotos e Operadores de Veículos não Tripulados, Miguel Ribeiro, avançou, ao jornal, que a Agência Europeia para a Segurança da Aviação (EASA) aprovou recentemente as normas a distribuir aos fabricantes.
Miguel Ribeiro referiu que...
Os novos drones com este identificador poderão ser identificados por populares ao descarregar uma aplicação que permite a sua identificação, como uma matrícula de um carro. Desta forma, podem fazer queixa às autoridades, identificando o objeto. As autoridades terão a capacidade de saber quem é operador e o seu proprietário
Principais regras de voo com drone
Para aqueles que ainda não conhecem as regras de voo com drones, deixamos aqui os principais cuidados que deve ter com este tipo de aeronaves.
- Assegurar de que o drone está em perfeitas condições
- Seguir as instruções de segurança do fabricante
- Manter o contacto visual com o drone ao longo de todo o voo
- Voar só com boa visibilidade e boas condições meteorológicas
- Se avistar uma aeronave tripulada, deve desviar-se e dar-lhe prioridade
- Respeitar a privacidade de todas as pessoas
- Manter uma distância segura de pessoas e bens, de forma a evitar danos causados pelo drone. Para aeronaves brinquedo a distância mínima é de 30 metros.
- Não sobrevoar concentrações de 12 ou mais pessoas
- Não voar sem autorização da ANAC para drones que pesem mais de 25 kg.
- Não realizar voos noturnos, além da linha de vista ou acima dos 120 metros sem autorização da ANAC
- Não sobrevoar áreas restritas, proibidas, perigosas, reservadas ou temporariamente reservadas
- Não sobrevoar zonas de sinistro onde estejam a decorrer ações de proteção e socorro sem autorização do comandante de operações
- Não voar acima das alturas definidas nas áreas de proteção operacional dos aeroportos nacionais sem autorização da ANAC
- Não realizar fotografia ou filmagens aéreas sem contactar previamente a Autoridade Aeronáutica Nacional - Força Aérea
- As aeronaves brinquedo não podem sobrevoar pessoas e voar acima de 30 metros de altura
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Este artigo tem mais de um ano
Como é que se retira a “matricula”, dá para flashar outro firmware? ◔_◔
Basta retirar a placa que está numa das elices
É só fabricar o seu drone do zero, e ser um ilegal dred.
Desde que não tenha bens em princípio no máximo só pode perder a liberdade.
Tanta confusão para conduzir um brinquedo…
Para muitos é um instrumento de trabalho…
Os que usam drones como ferramenta de trabalho devem ser os primeiros a querer esta atividade regulamentada.
Por acaso é ao contrário.
Um brinquedo que pode ser usado com más intenções. (invasão de privacidade, acidentes com aeronaves, etc..)
E como em tudo na vida, o justo paga pelo pecador.
O problema é esse. Existem imensas pessoas que voam com responsabilidade, e depois aparecem uns “espertos” que põem em perigo várias pessoas… Toca a criar leis por causa desses energúmenos.
É mesmo… se eu tivesse uma coisa dessas era só para filmar o por do sol, ou eu a andar de mota num caminho de natureza, etc.
Para mim seria um brinquedo como uma GoPro (que não tenho tb)
Claro, mas isso faz parte do viver em sociedade. É por isso que leis e regras têm que existir para o bem comum.
Chico-espertice sempre existiu e sempre existirá. Temos de, enquanto sociedade, controlar e saber lidar com isso.
Reze para que nenhum destes “brinquedos” faça cair o avião onde você vai. Ai vai perceber que estes “brinquedos” é assunto sério.
Isso é que é dramatismo.
Acha ? então os tipos que dão ordens de fecho de um aeroporto por causa de um drone são doidos varridos, o @sujeito é que é inteligente
Aqueles que fecham o aeroporto por causa de um drone, são os mesmo que querem fazer um novo aeroporto num local com milhares de aves, uma reserva natural, depois já não fecham o aeroporto por causa de drones, metem drones a voar para afugentar as aves para que o avião possa levantar ou pousar… Políticos do crlh
@Jm, tem toda a razão (irónico) pois esses mesmos que querem fazer o novo aeroporto num local com milhares de aves (…) são os mesmo que fecham aeroportos pela mesma razão em todo o mundo, são mesmo políticos do crlh. Quando se confunde politica com assuntos sérios, é o que dá.
Quantos aviões é que estes drones caseiros já fizeram cair?
Deviam por matrículas era nos pássaros, esses sim, perigosos para os aviões.
Como é que se mantém o contacto visual com o drone a todo o tempo? Todas as outras são quase indicações de bom senso, mas esta confesso que não entendi.
Um drone em menos que nada deixa de se conseguir ver, sem ser preciso ir muito alto
O que eu faço no meu é atar-lhe um cordel e assim vou acompanhando. Útil para recuperar, saber onde está e calcular a hipotenusa. É como um cão, experimenta!
😀
Uma pergunta para a malta que conhece ou sabe do tema. Eu quero comprar um DJI Mini 2. Fica abaixo do peso (242 g) e vivo em alcochete, mas quase toda a regiao da margem sul é considerada zona restrita devido ao aeroporto do montijo e ao campo de tiro de alcochete. Quer com isto dizer que sempre que quiser fazer um video no meu quintal tenho que pedir autorização?!
obrigado!
Para não falar no caso de querer voar numa zona protegida do ICNF, que terá de informar dia, hora, coordenadas, raio alcance, preenchendo um formulário e esperar pela resposta 10 dias +-; ou numa zona costeira, que tem de se pedir autorização à capitania local, que algumas cobram por esse serviço, para um voo lúdico?!!! Não seria mais facil para todos um sistema automatico, feito pelo proprio drone? Acho que isso é possivel, era implementar! Com tanta área protegida, e onde se podem fazer as melhores filmagens, tanta burocracia só atrapalha, ainda por mais quando o ICNF ainda não cobra nada!!!
Tens sempre de pedir autorizacao á AAN por causa da camara de filmar, e tens de estar registado, ter curso a1/a3… independentemente se tem menos de 250gr ou nao…
Obrigado Tiago. Realmente perde-se a vontade com tanta burocracia como diz o nunov
Perdi logo o interesse quando comecei a pesquisar mais sobre as regras, muita burocracia que poderia ser facilitada através de uma app que poderia autorizar ou não o voo.
Sim. Mas mesmo assim é dos mais simples que há. Uma app nao dava pk nem sempre tens acesso a internet para a app ir buscar info a servidores e assim. Mas bastava que todas as autorizacoes estivessem num so sitio centralizado, e era mt mais facil.
Mesmo… para mim seria apenas um brinquedo.
Compreendo as regras para os youtubers e pessoal que usa como profissão, mas para mim não faz sentido.
“Manter o contacto visual com o drone ao longo de todo o voo” – nao sei para que se fazem drones com distancia e alturas com imensos metros (km)!!
Essa também de dizerem que o pessoal tem drones para trabalho e os que tem e são só para passatempo… fica mal dizer isso!
já vi provas de motociclismo onde andava o drone por cima das pessoas ( uns 4 metros acima das cabeças!!!)
Era um que estava a trabalhar e não a brincar(passatempo)
A muita gente que tem dorne seja para que fins e não respeitam as regras!! (ponto)
Peca por tardia…
Ahahahh o drone anda mais rápido que os azuis kkk.
Tenho um drone de quaze 1 kg.
Sem estar registado sem seguro e sem cursos, e voo onde quero, filmo o que quero.
Que eu saiba tenho direito de filmar a via pública.
Vocês são todos escravos, o estado diz paga aqui e ali tira curso seguro vistorias… E vocês pagam tiram os cursos os seguros
Mas nao se paga nada…. excepto o seguro obrigatorio no teu caso por ter mais de 900gr… e filmar a via publica é diferente de fazer levantamentos aéreos num espaco que nem é publico (o espaco aéreo nao é publico)
Depois é a questão dos aviões caírem…
Coisa ridícula.
Vai ser a interferência do drone que vai fazer cair um avião…
Já tentaram voar por cima de um receptor satélite?
O drone é que liga o rth pois a interferência é muita.
Drone projudica aviões satélites não?
Tem a haver com colisoes entre drones e avioes, nao com interferencias de antenas…. mas pelo resto dos teus comments ja vimos que te inscreveste mais vezes no big brother do que no ensino secundario…
Não amigo simplesmente fora de Portugal onde se tem de pagar para tudo.
Siga o melhor se vai ter matrícula é por radares de velocidade também para ver se o drone não passa do limite