Cozinha robótica faz mais de 5.000 receitas e ainda se limpa sozinha
Mesmo no meio de uma pandemia, a CES deste ano mantém-se como palco para a apresentação de muitas novas e inovadoras tecnologias. E muitas delas merecem mesmo ser divulgadas.
É o caso da Moley Robotic Kitchen, uma cozinha robótica capaz de confecionar mais de 5 mil receitas. Mas, para além disso, ainda se limpa totalmente sozinha.
No segmento tecnológico, há milhões de fantásticas ideias por esse mundo fora. Umas amadoras, e outras mais profissionais, mas a grande parte tem como objetivo levar ao consumidor a melhor experiência capaz de facilitar a sua vida. Nomeadamente nas tarefas do quotidiano.
A CES é um dos eventos mais escolhidos para as empresas apresentarem as suas ideias, conceitos e projetos. Desta forma na CES 2021 têm sido reveladas várias novas tecnologias. Desde os mais pequenos gadgets, aos equipamentos mais elaborados.
Moley Robotic Kitchen: a cozinha que faz mais de 5 mil receitas sozinha
Uma dessas ideias, e talvez a mais extravagante de todas, é a Moley Robotic Kitchen. É uma cozinha robótica que conta com vários braços robóticos capazes de preparar mais de 5 mil receitas. Tudo isto desde o início até ao fim, sem qualquer necessidade de ação humana.
Mas esta tecnologias não é apenas um protótipo apresentado num evento. Esta cozinha é completamente real e até já está à venda no site da empresa Moley.
Os braços robóticos conseguem abrir o frigorífico, ir buscar coisas aos armários e escolher os utensílios adequados. Mas também são capazes de ajustar a temperatura do fogão e mexer os ingredientes até a refeição estar pronta.
Veja a Moley Robotic Kitchen em ação:
De acordo com a Moley:
O sistema Moley Robotics não cozinha como uma máquina. Ele capta as habilidades humanas em movimento. Tim Anderson, inovador culinário e vencedor da prestigiada competição MasterChef em 2011, desempenhou um papel fundamental no desenvolvimento da cozinha robótica, com as suas técnicas de culinária gravadas em 3D e depois traduzidas em elegantes movimentos digitais através de algoritmos personalizados.
O chefs Nicole Pisani e Andrew Clarke também colaboraram na criação de um menu de degustação composto por 30 pratos diferentes. No entanto, o menu completo da Moley inclui mais de 5 mil receitas. Mas o utilizador pode adicionar as suas invenções através de um software destinado a 'ensinar' o robot.
Em suma, se ficou apaixonado por esta cozinha, saiba que ela não tem um preço concreto. O valor é definido de acordo com os materiais ao gosto e necessidades de cada cliente.
O consumidor escolhe tudo desde as superfícies, cores, materiais e texturas. Pode optar pela ajuda robótica, ou dispensar esta tecnologia avançada. Mas mesmo sem o robot, há várias novidades interessantes.
O frigorífico inteligente, por exemplo, avisa quando os alimentos estão próximos das datas de validade. E também quando é necessário comprar algum alimento em falta.
A Robot Kitchen resulta de seis anos de pesquisas e desenvolvimento, em conjunto com a colaboração de 100 engenheiros e designers de interiores. Já os braços robóticos foram projetados em parceria com a SCHUNK.
Este artigo tem mais de um ano
O preço deve ser mais que uma vida de pedidos takeaway/delivery
Aí acredito mas essa cozinha é o futuro !
No site tem o preço base. A versão com robot começa nas 248.000£
É preciso vender 2 rins!
Comida artificial. Uma máquina é incapaz de adicionar aquele que é o elemento essencial a todo a prato: amor.
Olha que não é.
Vais-me dizer que o robot sabe o que é amor e como se faz comida com amor…
Obviamente deve ser incluido AI no sistema e mostra-lhe o American Pie com a função “machine learning” activada! 🙂
Faz aqui-lo que lhe compete fazer, é difícil perceber? Amor não existe!
Isso é o que dizia a avó.
Quando mando vir pizza peço sempre com esse ingrediente…
Eu acho que complicaram demasiado a coisa. Basicamente fizeram um robot a fazer mimica de uma pessoa. Se a ideia é criar um robot de cozinha, talvez seja melhor repensar o método de funcionamento adaptado a robots…
Hoje em dia temos “Bimby” e similares, que podem ser um ponto de partida.
Podia se simplicar muito mais, e talvez apenas 1 braço robotico conseguia fazer as coisas. e 5 mil receitas …
5.000 receitas a contar com ovo estrelado, torradas, café.
A mitica cozinha cujo o preço começou nos 10.000$ e depois saltou para os 99.000$ e agora vai perto dos 250.000$ xD
A anos que sigo coisas do género e esta inclusive, mas com as mudanças de preços e para valores ridículos levaram-me a esquece-la… se calhar num futuro em que os braços roboticos fiquem mais baratos 🙂
Qualquer preço, mais ridículo – há quem possa pagar.
Não dá antes para inventarem um daqueles sintetizadores de comida do Star Trek? Isso é que era… carregava num botão e saia já empratado e tudo!
A caminho numa impressora 3D perto de si..
Se arranjarem uma empregada com um custo mensal de 800 eur… pagando os 11% para a SS e um seguro de acidentes de trabalho… dá para cerca de 20 anos (vá, 15 se contarmos com inflações e aumentos)
Duvido que essa cozinha dure 15 anos.
Esses cálculos supõem que se usa a cozinha só para uma família. Ela torna-se altamente rentável é quando serve várias (e.g. num restaurante com serviço de mesa e/ou take-away). É claro que alguns ricos são capazes de comprar uma só para si, mas uma cozinha deste género é rentável para grande parte da população através restauração.
Boa sorte encontrares uma cozinheira decente por 800€, só se for na aldeia, e não te esqueças que tens de pagar TSU.
Isto é complicado.. .as esposas ficam com mais tempo para “picar os miolos” dos maridos!!
Um exemplo em que a técnologia só vem complicar a vida de um casal! : )
🙂
pronto, é desta vez que troco a minha maria.