Apple e Samsung dominaram o mercado de smartphones no 3º trimestre de 2018
O ano de 2018 foi extremamente gratificante para todo e qualquer entusiasta de dispositivos móveis. Independentemente da plataforma favorita - Android ou iOS - tivemos excelentes produtos de ambos os lados. Contudo, de entre todas as fabricantes, poucas se compararam à Apple e Samsung no 3º trimestre de 2018.
Referimo-nos aqui ao volume de vendas de cada uma destas fabricantes Android e iOS durante o período compreendido entre julho ao fim de setembro de 2018.
O 3º trimestre de 2018 foi dominado pela Apple e Samsung
Os dados foram recentemente publicados pela popular agência de análise de mercado, a Counterpoint Research. Por conseguinte, podemos finalmente “medir o pulso” ao mercado de smartphones no penúltimo trimestre do ano.
A Counterpoint aponta que mercado contraiu cerca de 5% no volume de vendas, comparativamente com o período homólogo de 2017. Todavia, nem tudo são más notícias, registando-se um crescimento considerável do segmento premium.
Para a Counterpoint, o segmento premium começa nos $400
Antes de tudo, por segmento “premium” entendam-se os smartphones que custam $400 (dólares) ou mais. Sendo que este foi o sector que mais cresceu entre os meses de julho, agosto e setembro de 2018.
Por outras palavras, foram os smartphones (Android e iOS) caros que mais interesse suscitaram nos consumidores. Aliás, este segmento foi o responsável por 22% de todas as vendas durante o trimestre em análise. Tendo mesmo registado um crescimento de 19% face ao mesmo período de 2017.
Em suma, venderam-se mais smartphones caros e estes representaram uma fatia consideravelmente maior do mercado global de dispositivos móveis.
Os smartphones mais caros foram os mais procurados
Perante este cenário podemos também tirar várias conclusões relativamente às fabricantes mais importantes. Primeiro temos a Apple, capturando quase metade do segmento premium com 47% de quota.
Em segundo lugar temos a Samsung com uns respeitáveis 22% ,ao passo que a Huawei capturou 12% desta faixa de mercado. Seguindo-se a Vivo e OPPO, empatadas com 5% e por último a Xiaomi com 3%.
Olhando com mais atenção para estes dados e dividindo este segmento premium em vários escalões de preços temos uma ótica distinta mas igualmente interessante.
A Samsung continua a ser a maior fabricante de smartphones Android
No que ao escalão dos $400 a $600 diz respeito, a Samsung dominou com os seus smartphones Android. Mais concretamente, com uma quota de mercado de 25%.
Temos, logo a seguir, a Apple com os seus iPhone e 21% deste nicho. Já em terceiro lugar temos a Huawei com 17%. Seguem-se a OPPO e Vivo, ao passo que a Xiaomi fica colocada em sexto lugar com 6% deste segmento.
Entretanto, é no nicho de 600 a 800 dólares onde, sem grandes surpresas, dominam a Apple e a Samsung. Combinadas, as gigantes iOS e Android cobrem 82% do segmento mais caro.
Nenhuma marca bateu a Apple no segmento mais caro
Ainda assim, apenas a Apple conseguiu manter incólume a sua popularidade neste sector com a sua nova geração de smartphones. Em suma, foram os novos iPhone XS bem como o XS Max a conquistar os consumidores. Aqui sem menosprezar o importante papel do modelo de 2017, o Apple iPhone X.
Já numa última nota, a agência Counterpoint Research destacou a OnePlus como uma das maiores empresas emergentes. Apesar de não estarem no Top 5 global, a OnePlus foi a marca que mais rapidamente cresceu no segmento de 400$ a 600$ (dólares).
Nesse sentido contribui a crescente popularidade desta fabricante Android não só nos mercados ocidentais bem como no seu mercado natal. Ao mesmo tempo, a OnePlus cresce também na Índia, o 2º maior mercado mundial de smartphones.
| Fonte
Este artigo tem mais de um ano
Seria interessante ver o resultado desse “estudo” retirando o mercado dos USA. Digo isto porque sabemos o “boicote” do governo e das operadoras desse País a algumas marcas…como a Huawei. Seria “engraçado” saber apenas como mera curiosidade…
+1
Vai ler o estudo.
https://www.counterpointresearch.com/premium-smartphone-segment-captures-one-fifth-smartphone-sales-huawei-captures-double-digit-share-first-time/
Abc
Copiar uma tabela dá trabalho …
NAM MEA LATAM WE CEE CHINA APAC Excl China India
Apple Apple Samsung Apple Samsung Apple Apple OnePlus
Samsung Samsung Apple Samsung Apple Huawei Samsung Samsung
LG Huawei Huawei Huawei Huawei vivo Sony Apple
Motorola Xiaomi Motorola OnePlus LG OPPO OnePlus Asus
Google OnePlus LG Google OnePlus Xiaomi Huawei Huawei
Ler e/ou copiar uma tabela não custa nada desde que essa tabela dê para extrapolar os números que nos interessam…não é o caso tendo em consideração o titulo do artigo. A não ser que consideres que basta somar e dividir para chegar ao resultado que pretendi…se for esse o teu caso penso que vais ter de regressar aos nos de “aprendizagem escolar!! Abraço e bom 2019…
Percebo, mas vamos noutro prisma. Seria mais interessante analisar sem a influência dos países da APAC ou mais concretamente sem a influência da China. Porque se retiraram este último, os rankings devem mudar consideravelmente, nomeadamente OPPO e Xiaomi.
*vamos ver noutro prisma
Parágrafo: Deve ser uma frase com princípio, meio e fim e que incluí todas as informações necessárias para o seu correto entendimento.
Este artigo incia-se com UM título e CINCO parágrafos com informação importantíssima em falta: O “estudo” refere-se apenas ao segmento que começa nos 400€.
Será assim tão necessário?
Em falta ?
“Para a Counterpoint, o segmento premium começa nos $400”
É o sexto parágrafo. Antes disso nada é especificado, exceto a palavra premium (indefinido) no final do 5º parágrafo.
Apenas pretendo dizer que se estamos a falar de um qualquer assunto factual durante 5 páginas, não me parece correto que seja necessário esconder ou ignora” durante toda a primeira algo que é fundamental para se perceber o objeto do assunto.
who cares?