PplWare Mobile

A História das Bases de Dados – O Início


Gestora de conteúdo e de redes sociais do Pplware. Mestre em Economia, foi o fascínio pelo universo da tecnologia e da comunicação que falou mais alto.
Artigo escrito por Gonçalo Costa para o Pplware

Destaques PPLWARE

  1. Hugo says:

    Não me parece que as razões para o aparecimento dos SGBD sejam as mencionadas no artigo, mas sim com o facto de ser necessário processar dados em tempo real, como por exemplo reservas de companhias aéreas, e transacções bancárias.

    Antes dos SGBD os ficheiros estavam “presos” ao programa, com os SGBD’s passam a estar “presos” ao gestor do SGBD, o qual, através de algoritmos sofisticados, assigna prioridades no acesso, resolve conflitos (quando dois ou mais programas querem alterar os mesmos dados), e implementa mecanismos de recuperação de dados.

    Pelo seu interesse histórico creio que deveria ter sido mencionado o DL/I, sistema hierárquico de bases de dados da IBM, que foi muito usado em Portugal e no mundo até que os SGBD relacionais (e outros, como por exemplo os usados em “data warehouse”) passaram a liderar.

    • Gonçalo Costa says:

      Sim, sem dúvida que o processamento de dados em tempo real também é uma razão que demonstra a importância dos SGBDs. Contudo, na altura em que os primeiros SGBDs apareceram, os problemas principais seriam a dificuldade de manipulação de ficheiros e a falta de abstração sobre os dados. O problema que referes aparece mais tarde, visto que, na década de 60, esses processos eram feitos todos à mão e os computadores eram mais comuns para outras tarefas. Quanto ao DL\I, não me lembrei dessa linguagem nem do IMS (SGBD em que DL\I era usado) da IBM. Ambos foram partes fundamentais para esta história também. Obrigado por teres lembrado esse exemplo.

  2. Abel Pina says:

    Excelente artigo, pena que tenha que ser por episódios, fiquei curioso com o que se passou a seguir até aos nossos dias nesta tão importante componente da computação.

  3. djo says:

    Bom artigo, continua

  4. So7t says:

    Bom artigo!! Informativo!! Continuem

  5. Rik says:

    Boas
    Alguem me sabe informar de empresas que aluguem base de dados?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.