A tecnologia wearable de que pouco se fala
A tecnologia para vestir está cada vez mais na moda e é rara a semana em que não se fala num smartwatch ou mesmo nos Google Glass. Mas, a tecnologia wearable vai muito para além disso.
Da mais discreta à mais vistosa, a tecnologia já está presente, ou tenciona-se que venha a estar, numa série de objectos que se usam junto ao corpo.
Se o conceito "mobile está morto", por já estar enraizado na vida de todos nós, o conceito "wearable" continua a crescer e a descobrir novos caminhos.
Já não são só os óculos ou os relógios que são smart. Existe hoje no mercado, ou em desenvolvimento, uma panóplia de objectos, sejam eles roupas, acessórios ou coisas mais discretas, como uns headphones ou umas lentes de contacto, também eles inteligentes, capazes de ler alguns sinais do nosso corpo ou da nossa localização.
Cuff
Os Cuffs são verdadeiros acessórios de moda munidos de GPS que servirão tanto para situações de emergência como para simples dispositivos de alerta.
Estes acessórios poderão ser ligados entre si, por exemplo entre vários familiares, e quando forem lançados, possivelmente já no próximo Outono, serão também disponibilizadas aplicações compatíveis com Android e iOS.
Além de poderem ser enviados alertas de localização para os smartphones ligados a estes dispositivos, por exemplo, no caso do utilizador se sentir ameaçado por outra pessoa, ou de se sentir indisposto e necessitar de alguma ajuda de terceiros, ou simplesmente para avisar alguém do local onde está, será também possível receber alertas nos acessórios através de vibração.
Já é possível fazer pré-reserva destes acessórios no site oficial a partir de 35 dólares até aos 110 dólares, dependendo do número de acessórios pretendidos.
Homepage: Cuff
Digital Shirt
Esta é uma tecnologia para a qual ainda não existe um protótipo disponível, contudo, monitorizar toda a actividade física apenas com uma t-shirt não é de todo uma má ideia.
Através de um sensor colocado na t-shirt digital ligado a um transmissor Bluetooth, toda a actividade física será gravada e enviada para um smartphone.
Esta t-shirt não será mais pesada do que uma t-shirt normal, e o único cuidado adicional será a necessidade de retirar o transmissor para as lavagens normais.
Homepage: Smart Sensing
Ring
Tal como o nome indica, estamos a falar de um anel. Um anel que permite controlar uma série de acções através de gestos com o dedo onde ele está a ser utilizado.
Com ele, poderá controlar electrodomésticos ou aplicações através de gestos personalizados.
Ainda não há uma data prevista para o seu lançamento, mas espera-se que em Setembro já hajam mais novidades acerca desta tecnologia. Inicialmente, apenas será lançada compatível com dispositivos com iOS e Android, contudo o Windows Phone não está esquecido.
Homepage: Ring
Dash - Os headphones inteligentes
Sobre estes headphones já aqui falámos há um mês.
São auscultadores com poder de monitorização, analise e inteligência de demonstração de resultados, isso tudo nos nossos ouvido. Este projecto que está a ser exposto no Kickstarter, permite o controlo das faixas musicais, do ajuste do volume por toque, oferece 4GB de armazenamento para colocar toda a sua música e a levar consigo quando faz desporto e oferece-lhe informações sobre o desporto que está a praticar, auxiliado por dados de uma medição dos seus sinais vitais.
O dispositivo encontra-se sob pré-reserva a partir de 299 dólares.
Homepage: Bragi
Smart Diapers - Fraldas inteligentes
A saúde e o bem-estar dos bebés, e das crianças em geral, é talvez o assunto que mais preocupação traz aos pais. Pelo que, para as famílias mais preocupadas, a monitorização da função renal e dos níveis de hidratação do bebé poderá ser uma grande ajuda.
Através de um código QR inscrito na fralda, essas informações poderão ser medidas diariamente, ajudando os pais no cuidado com as crianças. Esta parece ser uma tecnologia óptima a adaptar nas crianças a quem são detectados, por exemplo, problemas renais precoces, podendo haver assim um maior controlo da doença.
Neste momento, as fraldas inteligentes ainda estão em desenvolvimento.
Homepage: Pixie Scientific
Estes são apenas alguns exemplos da tecnologia "de vestir" que está a ser desenvolvida, mas existem muitos outros casos, como as meias inteligentes, os adesivos, ou até mesmo as perucas.
Como encara o desenvolvimento desta nova forma de tecnologia?
Via: Mashable
Este artigo tem mais de um ano
O ring é para quem nao tem tempo para jogar wii 😀
Segundo vi no shark tank no outro dia, há um moço que tem uma patente nos USA que refere roupa que é atravessada por fios. Assim em jeito de conceito geral, o que até gerou alguma controvérsia entre os investidores. Estas e outras patentes semelhantes, acabam por atrasar mais o desenvolvimento do que ajudar, por via de afastarem players com pouca capacidade de investimento (suporte de royalties, etc).