A actual linha de smartphones Xiaomi
A Xiaomi é uma marca com presença em todas as gamas de smartphones e os novos lançamentos são frequentes... talvez de mais, até.
Por essa razão, torna-se complicado estar a par de quais os dispositivos mais recentes, quais ainda não foram descontinuados e quais têm a melhor relação qualidade/preço.
Antes de listarmos as opções das mais diversas gamas dos smartphones Xiaomi é importante perceber que estes smartphones, apesar das muitas vantagens e aspectos positivos que têm, apresentam, de uma forma geral, algumas limitações no que respeita aos idiomas disponíveis e mesmo aos serviços integrados, especificamente os que ainda não possuem (ou não são directamente vendidos) com ROM Global, que actualmente já possui o idioma português de Portugal. Por tal desvantagem, a Xiaomi tem disponíveis alguns dos seus modelos com versões internacionais oficiais, que têm serviços Google integrados, carregador europeu, software com todos os idiomas e, a maioria deles, com compatibilidade com toda a rede 4G em Portugal.
Gama baixa - série Redmi
Para quem precisa de um smartphone competente para o dia-a-dia, bonito, completo e, acima de tudo, barato, a série Redmi responde a tudo isso. Não são smartphones de "baixíssima" gama, como outras marcas vendem, mas sim smartphones capazes de desempenhar dignamente a maior parte das tarefas.
Antes de falar das diferenças entre estes modelos há que falar das características que têm em comum, nomeadamente, o ecrã de 5 polegadas com resolução HD (720 x 1280 píxeis). Ambos têm câmaras principais de 13 MP com capacidade de gravação de vídeo a 1080p @ 30fps, e câmara frontal de 5 MP. As baterias são de 4100 mAh e em termos de design, peso e tamanho, não existem quaisquer diferenças.
As diferenças começam então nos SoC, com um Redmi 3 Pro a vir equipado com um processador Snapdragon 616 e um GPU Adreno 405 e o Redmi 3s com um Snapdragon 430 e um GPU Adreno 505. O Redmi 3 Pro vem ainda com 3 GB de memória RAM e 32 GB de armazenamento interno e o Redmi 3s tem 2 GB de memória RAM e 16 GB de armazenamento interno. Obviamente que estas diferenças irão reflectir algumas diferenças em termos de desempenho. De notar que o Redmi 3s tem disponível uma versão internacional.
Gama média - série Redmi Note
A série Redmi Note actual conta com 4 opções, sendo que o Redmi Note 3 é o mais antigo da lista, tendo sido lançado em Janeiro deste ano, e o Note 4 o mais recente, lançado em Agosto. Um denominador comum aos 4 é o tamanho de ecrã de 5,5 polegadas com resolução de 1080 x 1920 píxeis.
As principais diferenças entre o Xiaomi Redmi Note 3 e Redmi Note 3 Pro já foram analisadas aqui no Pplware, no artigo Xiaomi Redmi Note 3: compensará a versão Pro?. Basicamente, além da câmara principal ser diferente entre ambos, o Redmi Note 3 Pro tem suporte para cartão microSD até 128 GB (abdicando do slot para o cartão nano-SIM). Mas a grande diferença encontra-se no SoC.
O Redmi Note 3 tem um SoC da Mediatek, o MT6795 Helio X10, octa-core 2,0 GHz Cortex-A53 e um GPU PowerVR G6200. Já a versão Pro conta com um SoC da Qualcomm, o MSM8956 Snapdragon 650, hexa-core (quad-core 1,4 GHz Cortex-A53 & dual-core 1,8 GHz Cortex-A72) e um GPU Adreno 510. Esta diferença faz com que o desempenho seja superior na versão Pro, segundo indicam os testes de benchmark que, através do AnTuTu, a versão normal atinge um valor aproximado de 46000 pontos e a versão Pro de 76000 pontos. Também a câmara é superior no modelo Pro, tendo 16 MP e abertura de f/2.0, contra 13 MP e f/2.2 da versão normal.
Quanto ao Redmi Pro e o Redmi Note 4, partilham o mesmo SoC da Mediatek, o Helio X20 (ainda que existam edições especiais, com outros processadores). O Redmi Note 4, ao contrário do Redmi Pro, não tem versão de 4 GB de RAM, mas conta com um modelo com 2 GB de memória RAM e 16 GB de armazenamento interno e outro com 3GB de RAM e 64 GB de armazenamento interno.
A grande distinção entre o Redmi Note 4 e o Redmi Pro centra-se na câmara principal, já que o Redmi Pro se apresenta com uma câmara com dois sensores, um de 13 MP e outro de 5 MP que permite criar alguns efeitos de focagem e desfocagem nas fotografias.
Gama alta anterior - série Mi
Na gama alta anterior, nomeadamente a que foi lançada no ano passado, estão presentes smartphones de topo, mas simplesmente ultrapassados pelos topos de gama actuais.
Os Mi 4c e Mi 4s foram lançados em Setembro de 2015 e Fevereiro de 2016, respectivamente. Partilham o mesmo processador da Qualcomm, o Snapdragon 808 hexa-core, o ecrã de 5 polegadas com resolução FullHD e as suas dimensões são praticamente as mesmas, ambos com 7,8 mm de espessura. Já vêm ambos equipados com USB Tipo-C e com sensor de impressões digitais, colocado na traseira. Também as câmaras partilham o mesmo sensor de 13 MP (traseiro) e 5 MP (frontal).
Distinguem-se em termos de memória RAM e armazenamento interno. Enquanto que o Mi 4c está disponível em duas versões, uma de 2 GB outra de 3 GB de RAM, com 16 GB e 32 GB de armazenamento interno, respectivamente, o Mi 4s apenas está disponível com 3 GB de RAM e 64 GB de armazenamento interno. A bateria do Mi 4c é de 3080 mAh e a do Mi 4s é de 3260 mAh, ambas com tecnologia de carregamento rápido.
Gama alta actual - série Mi
A actual gama de topo da Xiaomi é aquela com maior oferta, tendo sido recentemente alargada com o Mi Mix e com o Mi Note 2.
Estes Mi Mix e Mi Note 2 foram lançados no mês passado e são dois verdadeiros topos de gama, equipados com o Snapdragon 821 da Qualcomm, ambos com versões de 4 GB e 6 GB de memória RAM. Mas o que os distingue verdadeiramente, além de todas as excelentes especificações, é o seu design e capacidade que a Xiaomi teve em abolir com a moldura em volta dos ecrãs.
No Mi Mix, a Xiaomi foi de tal forma longe que o ecrã de 6,4 polegadas ocupa 91,3% da frente do telefone, conseguindo com que o Mi Mix tenha uma dimensão à semelhança de um smartphone de 5,5 polegadas. Quanto ao Mi Note 2, a Xiaomi criou um ecrã com as laterais curvas (a lembrar o Samsung Galaxy S7 edge, por exemplo).
O Mi 5s é uma evolução do Mi 5, que já traz o SoC Snapdragon 821. Quanto às câmaras, o Mi 5s tem sensores de maior dimensão, onde a câmara traseira de 12 MP tem um sensor de 1/2,3″ e abertura f/2.0, e a câmara frontal de 4 MP tem um sensor de 1/3″ e abertura também de f/2.0. Adicionalmente, traz um novo sensor de impressões digitais, agora ultra-sónico, e a capacidade da bateria é de 3200 mAh. O Xiaomi Mi 5 tem uma bateria de 3000 mAh.
Por fim, resta-nos o grande smartphone da marca, não pelo desempenho extraordinário, mas mesmo pelo tamanho. Com 6,44 polegadas de ecrã, o Mi Max tem como dimensões 173,1 x 88,3 x 7,5 mm e pesa 203 g. Vem com um SoC Snapdragon 650 Hexa-core e GPU Adreno 510.
Está disponível em 3 modelos: 3 GB RAM + 32 GB armazenamento, 3 GB RAM + 64 GB armazenamento ou 4 GB RAM + 128 GB armazenamento, todas elas com suporte para cartão microSD até 256 GB, utilizado o slot do SIM 1. Tem sensor de impressões digitais na parte traseira, a câmara traseira é de 16 MP e a câmara frontal é de 5 MP. A bateria tem uma capacidade acima da média, de 4850 mAh, mas não tem carregamento rápido, utilizando uma interface microUSB.
A maioria das nossas sugestões está disponível para envio a partir de armazém espanhol, não estando sujeitas a qualquer encargo alfandegário. Pode ver estas e outras sugestões aqui.
Para si, qual é o smartphone Xiaomi mais interessante?
Este artigo tem mais de um ano
Ofereci um mi5, deu um trabalhão a por c a rom internacional stock, mas por 268 euros é imbatível na qualidade preço.
Deu um trabalhão pq? Dos tutoriais que vi, parece relativamente simples, não me assustes! xD
O problema está em mandar vir de sites “chineses” como a gearbest, onde eles colocam uma rom “martelada”.
Eu não tive qualquer problema, com os xiaomis que mandei vir de lá, mas já vi casos que é difícil mudar de rom, ou fazer unlock ao bootloader.
Mas tudo tem uma solução, normalmente só demora é um bocado mais de tempo.;)
Eu já estou a contar com roms marteladas, e a primeira coisa que quero fazer é colocar a international ROM oficial, mas pelo que li, o EDL funciona bem nestes casos, porque permite fazer bypass ao bootloader
Sugestão para ser mais fácil caso tenha vendor rom, a tal rom martelada.. Seguir este caminho nas ROMs: vendor rom -> Chinese rom -> global rom ou internacional rom ou até mesmo Xiaomi.eu rom (que recomendo). 😉
Já agora eu instalei a rom da xiaomi.eu apartir do metodo 1 https://xiaomi.eu/community/threads/xiaomi-eu-multilang-rom-for-xiaomi-mi5-unlocked-bl-only-released.31231/ e fiz a atualização para a versão 8.0.12.0 por TWRP. Tudo correu bem e está a funcionar bem mas agora quando tento Abrir o TWRP para atualizar ele não abre vou ter que fazer todo o método 1 ou há outra solução já agora vou ter que fazer isso para todas as atualizações?
Lol.nao deves ficar assustado… é mm só seguir aquilo. Tive inicialmente um problema pq n me reconhecia o telemóvel c os drivers da Qualcomm. Pensei q tinha “brickado” o telm.Mas lá correu tudo bem. É importante frisar q a minha área nada (nada) tem a ver c a informática….flash e adb e comandos eram chinês para mim.
De resto, mt próximo ao one plus 3, mas esse mais caro 140 euros. Se n avariar é das melhores compras q já fiz.
Tou tranquilo, a ver quando chega.
Apanhei em promoção, e pelas specs/preço, parece-me bem bom
Uso e abuso de um mi5 standard e não o troco por nenhum, até agora. A única crítica que faço é à miui, que não está tão bem otimizado para este hardware como pensei.(melhor hardware, menos otimizações por parte dos programadores)
Já usei o mi2s(grande máquina), o mi4(bastante bonito) e optei por este ano adquirir um mi5.
E este ano arranjei o redmi 3s prime para a minha Maria, e ela está super contente com aquilo. Até a mim surpreendeu, e fez um belo resultado de 44k no AnTuTu com a miui8.
O que queres dizer com o miui 8 não esta tão bem otimizado ao hardware como o que esperavas?
Atual*
Continuará a ser, actual. Façam os acordos que quiserem, eu continuarei a escrever como me ensinaram na primária. Estou-me nas tintas para o português abrasileirado.
Assim é que se fala…escreve…em bom português!
Boas!
Para a malta entendida, acham que compensa mais comprar um Mi4 ou Mi4c, ou optar por algum redmi?
Prefiro Huawei G8
Desculpem a ignorância mas a rom internacional do xiaomi mi5 é a rom global ou estou errado? E se estiver errado qual a diferença e onde encontrar
“De notar que o Redmi 3s tem disponível uma versão internacional.”
E o que é a versão internacional?
Está explicado mesmo no início, logo depois da intro.
Só não entendi se a rom referida na explicação é a rom global ou se existe uma rom internacional e nesse caso se pode ser instalada por exemplo num mi 5 que não a versão internacional?
Global é normalmente a designação da ROM, Internacional é a designação da versão do smartphone, que já inclui a ROM Global.
Para o Mi 5, a ROM Global está aqui:
– http://en.miui.com/download-299.html
Ou aqui:
– https://xiaomi.eu/community/threads/6-10-27.35843/
Sorry Hugo, é que saltei logo para a secção que me interessava 🙂
“Redmi 3s tem 2 GB de memória RAM e 16 GB de armazenamento interno”
Há tambem uma versão com 3GB de RAM e 32 de armazenamento.
O Mi5 cerâmico ainda deve ser o mais interessante, design soberbo, a melhor qualidade de áudio e talvez ainda a melhor camera fotográfica entre todos os que saíram posteriormente. E está agora a um preço fantástico.
Vamos ver o que nos espera com o Mi6 e se justificará trocá-lo pelo ‘velhinho” Mi3 que ainda me satisfaz plenamente.
Comprei o Redmi 3S versão 3GB ram/32GB internos. Na vossa opinião quão importe é a banda 800? (O telemovel suporta 1800/2100/2600MHz)
Eu comprei esse na geekbuying armazem espanha e traz a banda 800! ou seja com a rede MEO tenho 4g em todo o lado!
Boas
Como distinguir as versões internacionais dos Xiaomi?
Vou partir de ferias agora no próximo domingo, e vou estar 30 dias de mochila às costas divididos entre China e Filipinas, e estou a pensar comprar Redmi Note 3 Pro.
E gostaria de comprar logo com a rom internacional.
Como é que podemos ver se um xiaomi que está à venda tem rom internacional ou não?
Comprem mas é telefones que tenham 100% suporte no país e nao essas chinesisses manhosas…
Para quem quiser, tenho aqui um Mi4i que posso oferecer…Foi usado durante 2 meses e depois encostado tal era a quantidade de problemas que isto tem.
– Crashar constante,
– De vez em quando lembra-se e demora mais de 30 segundos desde o momento em que clicas para iniciar a chamada até ele a fazer,
– De vez em quando reinicia sozinho e sem razao aparente,
– O ecra tem uma qualidade de bosta,
– Usar o telefone com alta voz, só se tiver mesmo relativamente próximo da orelha, pois caso contrário nao se ouve nada,
– 4G, é mentira, só o vi uma vez ligado a rede em 4G e tal foi o entusiasmo que tirei printscreen,
– Qualidade de som durante chamada é pésima.
– Muitas vezes nao apanha rede em condicoes (Comparativo feito com o HTC da minha mulher)
– Nao se liga a algumas redes wifi,
– Qualidade da camera é boa, no entanto ao mudar a orientacao com ela ligada na maioria dos casos crasha a app.
Está com MIUI8 (Instalei para ver se resolvia alguns dos problemas mas ainda os tornou mais frequentes).
É um pisa papeis bonito.
APEREIA_ Podes-me oferecer o teu Mi4i que aceito de bom grado, estava mesmo a precisar de um agora … Envia-me email para pedromsantos@gmail.com Obrigado.
Email enviado.
O primeiro a chegar-se a frente a pagar os portes de envio do UK para Portugl (ou para onde estiverem pode ficar com ele).
já chegou?
Oferece-me então sff.
O mais certo é teres nisso uma ROM modificada e nem te teres dado ao trabalho de pesquisar em condições sobre isso..
Nada disso, está com a rom oficial.
Como falei no telefone acabei por o ligar e fazer update.
Miui 8 6.11.3|weekly
De qualquer forma, esperava depois de gastar dinheiro ao comprar um telefone nao ter de andar a pesquisar sobre rom’s e afins…
@APereira,
O problema não é do telemóvel mas sim do utilizador, neste caso é teu ou então compraste um FAKE XIAOMI Mi4i.
Deves ser o único a dizer mal de um Mi4i.
Sim claro que sim…se eu estivesse aqui a dizer que tinha um iPhone ou um Windows phone cheio de problemas vinha já tudo aplaudir…
Nao meu caro, nao é fake e nao sou o unico a dizer mal, conheco mais pessoal com este telefone com varios problemas sendo que a maoiria deles acabaram por os encostar e trocar por outros modelos de outras marcas.
Pode mandar para mim também… Ahdcfe@gmail.com
Obrigado
Se mo quiseres oferecer tas à vontade… manda-me um mail se fizeres o favor… bugg87@gmail.com
Enviei email
como disse, kem primeiro fizer o pagamento dos portes fica com o tlm… caso ainda ninguém o tenha feito, pode mandar @ sff
fuzy.crazy@gmail.com
Enviado Email, fico à espera 🙂 thanks !!
olha se me quiseres oferecer o mi4 aceito e fico muito agradecido
Deve ter comprado foi uma cópia, pois como são tão bons e confiáveis, os próprios chineses já fazem pirataria de outras marcas chinesas.. cá na família e amigos já são 5 Xiaomi, todos da série Redmi mas desde o 1s passando pelo 3, 3s, e note 2. Até agora 5*
Smartphones a martelo não obrigado!
O meu Xiaomi Redmi 3s tem 3GB de memoria RAM não 2gb!!!!
Mas tenho alguns problemas com a linguagem em portugues calhando não é a versão internacional! Alguem sabe onde arranjo ROM internacional para ele???
Oficial global vais ao site http://en.miui.com rom não oficial e sem atualizações automáticas mas também sem programas desnecessários e totalmente em português tens a do site xiaomi.eu
Obrigado!!!!
Pode enviar mail para mim também por favor. nuno.mtf083@gmail.com
Qual o valor dos portes?
A gearbest ‘oferece’ alguma garantia nos smartphones comprados lá ?
Garantia de 1 ano, está informado no site.
Hehehe podem adicionar o Redmi 4, 4A e 4 pro á lista!
Tenho um Mi4 na alfândega. Alguma dica? O que tenho de fazer, qt me vai ficar (para os k já tiveram problema idêntico). Qualquer ajuda será importante. Obrigado
Temos um artigo que explica como funciona:
– https://pplware.sapo.pt/internet/se-comprar-fora-da-ue-saiba-o-que-esperar-da-alfandega/
Obrigado
Comprei outro mi5 no dia 27 Out e chegou ontem dia 04 Nov. Rom “martelada” claro, mas já vou flashar a global rom oficial. Quando atualizei o meu mi5 o processo foi simples..
Já anunciaram na China o lançamento do Redmi 4 e Redmi 4A
Então e este seria uma boa compra??
http://www.geekbuying.com/item/XIAOMI-Redmi-3S-4G-LTE-2GB-16GB-Smartphone—Silver-368626.html
Dá para meter uma rom pt-pt??
Boas,
Ao comprar o Redmi Note 4 pela Honorbuy como sei se estou a comprar a versão internacional?
Mandei vir um MI4 Internacional da iGogo.es no dia 15.12.2016. Ainda está na Alfândega…..
Troquei o meu iPhone 6 por um redmi 4 pro e em nada tenho saudades do meu iPhone. Pelo contrário, em termos de software sinto mais liberdade. Em termos de hardware, como a versão pro do redmi 4 é toda de metal também sinto-me bem servido. De resto em termos de specs o redmi 4 pro até é superior ao iPhone 6. De tal modo que pensei, como pude dar 700€ por um telemóvel que em nada é superior ao redmi 4 pro que me custou 200€!