C-DAYS 2022: Como comunicar que sofri um incidente de cibersegurança?
Falar em ataques cibernéticos é ter como exemplo a gigante Vodafone. A empresa de comunicações foi alvo de um forte ataque a 7 de fevereiro e foram várias as ações que foram realizadas para explicar ao país, em concreto aos clientes e parceiros.
Para Carina Correia, responsável pela Comunicação Externa na Vodafone Portugal, referiu que as ações de comunicação foram importantes para manter a transparência.
A C-DAYS 2022 está hoje no segundo dia, com uma agenda bastante interessante. A C-DAYS foi desenhada para partilhar conhecimento, promover o debate, identificar tendências e gerar oportunidades no campo da cibersegurança.
No painel RISCOS E CONFLITOS - Como comunicar que sofri um incidente de cibersegurança?, Carina Correia explicou como foram os primeiros momentos após o ataque que afetou a gigante de Vodafone. Além da comunicação do próprio CEO, a empresa criou um site para comunicar e atualizar o estado do ciberataque.
Sobre o ciberataque, Carina Correia referiu que os funcionários foram verdadeiros embaixadores na defesa da empresa. Além disso, houve a preocupação de tirar a responsabilidade dos funcionários terem de dar explicações sobre o sucedido.
Neste momento todos os serviços estão repostos para os clientes.
Do lado da Lusa, Joaquim Carreira revelou que a empresa começou a sentir instabilidade nos serviços a 12 de maio. Segundo Joaquim Carreira, a Lusa foi alvo de um ataque de negação de serviço que deixou a empresa 4 horas completamente fora do ar. Foi ainda referido que a empresa não foi a primeira a dar a notícia, sendo a Lusa até a fonte de muitos canais. No entanto, o momento foi analisado e só depois de existir detalhe é que foi comunicado.
No caso da Lusa não houve "distorção" de dados.
Joaquim Carreira revelou que a empresa produz 300 mil conteúdos por ano e tem cerca de 260 trabalhadores.
Alexandra Abreu Loureiro da Brunswick Group, referiu que após um ataque há vários pontos de análise:
- #1 - Porque razão uma crise ciber é diferente de outras crises?
- #2 - Custos?
- #3 - Impacto na reputação?
- #4 - Transparência (célula de crise)
- #5 - Apoio
No site do evento é possível saber que nesta edição irão estar mais de 40 oradores nacionais e internacionais com painéis nas áreas como: Riscos e Conflitos, Políticas Públicas, Economia, Inovação e Tecnologias Futuras.
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