Apresentação e primeiras impressões do jogo Dakar 18, desenvolvido em Portugal
O Rally Dakar é a prova de rally em todo o terreno mais exigente do mundo. Atualmente realiza-se na América do Sul, com início marcado para os primeiros dias do ano.
O Pplware esteve presente na apresentação do jogo Dakar 18 à imprensa, onde tivemos um primeiro contacto com o jogo e conhecemos mais pormenores relativamente ao projeto. Acompanhe esta etapa connosco!
A partida foi dada com a apresentação de Paulo Gomes, CEO da BIGMOON, e Pedro Bianchi Prata, piloto que trabalhou de forma muito ativa no desenvolvimento do jogo.
Durante a apresentação e conversa que tivemos com ambos, especialmente com o CEO Paulo Gomes, foi possível entender melhor todo o processo de desenvolvimento do jogo, os desafios e entraves que se foram colocando no projeto e a visão do jogo Dakar para os próximos anos.
Quem é a BIGMOON?
A BIGMOON é uma produtora de videojogos, sediada em Vila Nova de Gaia. Conta no currículo com participações em jogos como WRC 3, WRC 5 e MotoGP13. Liderada por Paulo Gomes, com uma carreira de quase trinta anos no segmento, foi a produtora escolhida para desenvolver o Dakar 18.
A equipa da BIGMOON é composta por cerca de cinquenta elementos e o Dakar 18 é o seu primeiro grande projeto independente.
Dakar 18
A oportunidade de desenvolver o Dakar 18 apareceu naturalmente à BIGMOON conforme foi realizando projetos para outros videojogos. Mesmo sendo o seu primeiro grande projeto independente, a fasquia para o Dakar 18 não baixou e a BIGMOON conseguiu apresentar um jogo com características e argumentos únicos.
Sendo um jogo focado no emblemático Rally Dakar, era importante replicar a essência e mítica da prova. Tal foi conseguido com a inclusão de um Modo de Navegação muito similar aos oficiais e reais usados pelos próprios pilotos, e uma modalidade Open World que concede uma liberdade e realismo únicos que transportam o jogador para dentro do terreno.
Open World
De modo a conseguir aplicar decentemente o conceito de navegação do Dakar, foi necessário criar um espaço onde o jogador possa ter essa sensação de liberdade de condução. A equipa da BIGMOON concebeu um mapa com um total de 18 000 km² numa compressão 1:32, no qual o jogador pode navegar e realizar as etapas baseadas nos road books oficiais e com o modo de navegação característico da prova.
No modo "Explorar", o jogador terá à disposição toda a área das etapas que já desbloqueou, onde poderá simplesmente conduzir e navegar pelo deserto e ambientes onde decorreu a edição de 2018 do Dakar. Com o modo "Caça do Tesouro", o jogador conta também com Easter Eggs e referências culturais da região geográfica.
Navegação
Por norma, qualquer jogo de veículos e desporto motorizado é baseado num mapa bem definido ou numa pista na qual o jogador compete. Ora, o conceito do Rally Dakar foge completamente desse paradigma, apresentando-se como um rally definido por etapas, mas etapas em que o piloto tem uma liberdade enorme de potenciais caminhos a percorrer.
Essa estratégia é definida anteriormente pela equipa e depois transposta para os road books que são utilizados no jogo. Um dos motivos para o jogo ser lançado "fora da época" da competição é a ambição da BIGMOON em usar os road books oficiais das equipas no modo "Aventura", concedendo deste modo mais realismo à experiência do utilizador.
Ao dispor do utilizador estarão cinco aulas onde o jogador aprenderá a dinâmica do jogo, da modalidade e também dos road books, que seguem uma linguagem própria certamente desconhecida dos jogadores.
O Dakar 18 tenta ser, deste modo, um simulador da experiência única que se vive aos comandos de um veículo durante o famoso rally, destacando-se da restante oferta que existe no segmento dos videojogos de veículos e desporto motorizado.
Veículos, terreno e jogabilidade
O desenvolvimento do jogo foi, de certo modo, realizado in loco no estudo do terreno e das configurações dos carros, motas e restantes veículos que participam na competição.
O fato de o Dakar ser uma prova com cinco tipos de veículos e respetivas físicas foi um desafio para a equipa da BIGMOON mas tal foi ultrapassado. No nosso primeiro contacto com o jogo, foi visível uma adaptação bem diferente dos veículos aos inputs e instruções do jogador, algo obviamente necessário para encarar a vertente realista do jogo.
Visto que a compilação com a qual contactámos não era a mais recente nem, de todo, a versão final, é precoce fazer avaliações sobre a jogabilidade e qualidade gráfica do Dakar 18. Contudo, o jogo deixou uma impressão positiva, com bastante potencial para uma análise futura.
No contacto que o Pplware teve com a equipa, foi também possível constatar que o foco das próximas edições do jogo do Dakar estará nos pormenores da atual edição, como o controlo dos parâmetros do carro, road books definidos pelo próprio utilizador, realidade virtual e a própria jogabilidade em geral.
A BIGMOON irá, para além do Dakar 18, lançar jogos do Rally Dakar em 2019 e 2020. O desenvolvimento do primeiro volume é, certamente, o mais exigente e desafiante mas a BIGMOON pretende criar uma comunidade em torno do jogo de modo a poder continuar o desenvolvimento do Dakar por mais edições com o mesmo nível de envergadura.
Para além disso, está planeada uma edição especial com o lendário Ari Vatanen, que se prevê gratuita para quem adquirir o Dakar 18, Dakar 19 e Dakar 20 em período de pré-venda, caso a sequela consiga o sucesso comercial pretendido.
O Dakar 18 será lançado no próximo dia 11 de setembro e tem um preço estimado de 49,99€ para computador e de 59,99€ para PlayStation e Xbox, sendo que estará disponível para compra na Steam.
Este artigo tem mais de um ano
fazem um trailer do carago e depois quando vi o gameplay, fiquei tipo. ?????? dar 49.99€ para isso????
“Visto que a compilação com a qual contactámos não era a mais recente nem, de todo, a versão final, é precoce fazer avaliações sobre a jogabilidade e qualidade gráfica do Dakar 18. Contudo, o jogo deixou uma impressão positiva, com bastante potencial para uma análise futura.”
Já ninguém dá 50€ por jogos.
Parece estar uma bela trampa.
parece muito mau graficamente, a não ser que o objectivo fosse dar um ar retro tipo sega rally 🙂
Se o jogo for bom não precisará de melhores gráficos.
Vai precisar sim. Os gráficos apresentados não chegam mesmo que o jogo seja bom.
Existem dezenas de bons exemplos de bons jogos com gráficos fracos e jogos muito bonitos que nem dados os jogaria.
Então que devemos dizer do Minecraft? Não são os gráficos excelentes que fazem o sucesso de um jogo…
Leram a parte em que está escrito: “Visto que a compilação com a qual contactámos não era a mais recente nem, de todo, a versão final, é precoce fazer avaliações sobre a jogabilidade e qualidade gráfica do Dakar 18.”?
Ou seja ainda deve estar algo longe da versão final.
calma pessoal, os videos sao de uma versao inacabada com certeza.
quando for lançado logo veremos
Há muita malta que só viu o vídeo e não leu o texto… ou pior não sabem ler! É uma versão inacabada do jogo, leiam o artigo!
Quanto ao jogo em si parece-me muito interessante, a forma de usar o Road Book será desafiante, espero que dê para criar o design dos nossos veículos estilo Forza 7! Fico a aguardar por Setembro!
eu li o que disse no artigo. e digo mais. tu achas mesmo que a versão final vais ser diferente? vai sonhando. o jogo parece que foi feito por amadores. vai ser aquele tipo de jogo que vão experimentaram só no inicio e depois esquece
que vão experimentar*
Sim Li o artigo, se vocês acham que ate 11 de Setembro com a promoção distribuição lançamento vai melhorar muito, porreiro. espero estar enganado
A “gravidade” no trailer é mesmo imensa… coitado das motas / carros / camiões…
Mas depois fui ver o gameplay … wtf is this? LOL que fail de jogo… faz-me lembrar jogos de carros do ano 2000
Não percebo a consfusão trailer/ gameplay mas ok.
Em relação ao jogo não me pareceu mau de todo, mas só jogando.
Quem critica os gráficos simplesmente não percebe nada do assunto.
Jogos bonitos está o mercado cheio. Joguem o cancro do need for speed. É muito bonito.
Se a versão final do jogo for tão intensa como o trailer.
Vamos ter grande jogo.
Só mesmo os tugas para deitarem abaixo o que é feito em Portugal… Vejam os comentários deste video acerca do jogo: https://www.youtube.com/watch?v=6sQIRm3mNUY
Os comentários são bem diferentes dos que aqui são apresentados… Trata-se de um jogo de simulação e não arcade, pelo que os gráficos serão algo secundário, sendo a física de todo o envolvente a parte mais interessante… Lembram-se do Gran Turismo, que inicialmente nem danos físicos apresentava? Como tugas, devíamos apoiar a produção nacional, para ajudarem studios como este a evoluir e a fazer melhor. Lembrem-se que este studio de certo que não tem o orçamento de outros de renome… Se não houver apoio, principalmente do povo tuga, acontece o mesmo que à Seed Studio do Porto, que lançou o Under Siege para a PS3 e nunca mais se ouviu falar deles… https://pt.wikipedia.org/wiki/Under_Siege_(jogo_eletr%C3%B3nico)
Para além de ser um facto que o Português só sabe mandar abaixo, maior parte dos comentários depreciativos são de pessoas que nem por dentro do assunto estão. Gráficos? É como dizer…este carro é muito bom, bom motor, boa construção, bons consumos, mas é feio….não presta.
Treta! Os melhors SIM têm graficos excelentes, isso não é desculpa em lado nenhum.
A fisica pelo que se vê no video é pobre. Há um choque frontal com outro veiculo no video e nada acontece. Simulador? Lol…
Não interessa se é feito em Portugal ou na Indonesia, se é mau é mau, e a julgar pela primeira impressao das pessoas, potencias clientes, que estao a ver o video, o futuro nao é promissor.
“e a julgar pela primeira impressao das pessoas, potencias clientes, que estao a ver o video, o futuro nao é promissor”… Se tivesses lido os comentários do vídeo que partilhei, saberias que o futuro é promissor… 😉
Realmente pelo que foi visto ainda há muito trabalho por desenvolver até ao lançamento do jogo. É certo que não sabemos se o que foi mostrado se não esta já melhor, mas a física do jogo deixa muito a desejar. Dois carros colidem um com o outro e nada acontece! Era a versão arcade? As palas do carro não tem um movimento realista.
Vamos esperar para ver, mas atenção a esse preço.
Mais reacções positivas ao jogo vindo da Redbull… https://www.redbull.com/gb-en/dakar-18-features