Scams com criptomoedas poderão estabelecer um novo recorde em 2024 com a ajuda da IA
Esquemas mais sofisticados, a par da utilização crescente de Inteligência Artificial (IA) generativa, poderão promover um novo recorde de golpes de criptomoeda, em 2024.
De acordo com a empresa de análise de blockchain Chainalysis, citada pela Reuters, o aumento dos golpes de pig butchering e o uso crescente de IA generativa poderão resultar num recorde, em 2024, de receitas de golpes de criptomoeda.
Um scam pig butchering é um tipo de golpe de longo prazo e fraude de investimento em que a vítima é gradualmente induzida a fazer contribuições crescentes, geralmente na forma de criptomoeda, para um esquema fraudulento.
Conforme os dados, este tipo de esquema aumentou quase 40%, em 2024, relativamente ao ano anterior.
O relatório da Chainalysis, publicado recentemente, indica que a receita de golpes de criptomoeda foi de pelo menos 9,9 mil milhões de dólares, em 2024. Contudo, o número poderá subir para um recorde de 12,4 mil milhões de dólares, quando forem disponibilizados mais dados.
Fraudes e golpes de criptomoeda continuaram a aumentar em sofisticação.
Escreveu a empresa, apontando os scams pig butchering e a utilização de IA generativa como elementos facilitadores.
Aliás, na perspetiva dos especialistas, a IA generativa poderia potencialmente "escalar de forma exponencial os golpes de criptomoeda".
A Chainalysis, que rastreia dados de transações disponíveis publicamente na blockchain para identificar a receita de golpes, disse que a atividade de fraude de criptomoeda cresceu 24% a cada ano, em média, desde 2020.
Não é preciso IA para dar um golpe com criptomoedas. A história conta-se em poucas palavras:
– Na 6ª Fª uns gajos criaram uma memecoin chamada $Libra
– Passados 3 minutos, Milei, o presidente da Argentina, publica um post no X que dizia: “O mundo quer investir na Argentina. $LIBRA”. E acrescentava que $LIBRA era “um projeto privado” que seria dedicado a “incentivar o crescimento da economia argentina, financiando pequenos negócios e startups argentinos”, terminando com um link para a página dos gajos que a vendiam.
– O token, nas poucas horas que o post de Milei esteve no X, passou de poucos cêntimos para $4,85. Ao fim de 5 horas Milei apagou o post e disse que não tinha nada a ver com a $Libra e que era um projeto privado – e o valor despencou para uns cêntimos.
– Esses gajos, segundo os entendidos devem ter ganho à volta de 100 milhões de dólares. Isto porque Milei quis imitar Trump e a mulher , que criaram memecoins. Quem ficou sem o seu dinheiro é que se lixou.
P.S. O golpe do pig butchering (matança do porco), montado principalmente pelas máfias chinesas em países vizinhos da Tailândia (criaram autênticas cidades do outro lado da fronteira) não tem necessariamente a ver com criptomoedas.
+1 O problema são os políticos. Muita corrupção!
A coisa estrilhou:
https: //www.dn.pt/internacional/governo-da-argentina-vai-investigar-criptomoeda-promovida-por-javier-milei
Pelo o que me vou apercebendo qualquer pessoa “conhecida” manda umas “postas de pescada” (tweets) na net e a cripto/token/whatever é logo um sucesso……