Carregamentos na Rede Mobi.E aumentam mais de 50% em 2025
No início de 2025, a utilização da infraestrutura pública subiu 51% face a janeiro de 2024, em número de carregamentos, e 52% em número de utilizadores.
A Rede Mobi.E é a infraestrutura pública de carregamento de veículos elétricos em Portugal. Funciona como uma rede de postos de carregamento distribuída por todo o país, permitindo que os utilizadores carreguem os seus veículos elétricos de forma simples e acessível.
Segundo dados da própria Rede Mobi.E, foram registados mais de 605 mil carregamentos. Em energia consumida, foram registados cerca de 13.126 MWh, o que significa um aumento de 68% em comparação com o mesmo mês do ano passado.
O crescimento contínuo da rede é um dos principais fatores que impulsiona os resultados positivos, acompanhando o aumento do número de veículos elétricos. No final do mês de janeiro, a rede Mobi.E contava com mais de 5.800 postos de acesso público, equivalendo a cerca de 10.800 pontos de carregamento.
Nesse período, os utilizadores tinham à sua disposição mais de 2.200 postos de carregamento rápido ou ultrarrápido, representando 37,9% do total da rede.
Relativamente ao impacto da rede Mobi.E no ambiente, em janeiro, foram poupadas mais de 10.500 toneladas de CO2. Seriam necessárias mais de 174.500 árvores com 10 anos, em ambiente urbano, para reter o mesmo dióxido de carbono.
Existem, atualmente, em média, 88 tomadas por cada 100 quilómetros de rodovia. Por cada 100 mil habitantes, são disponibilizadas em média 120 tomadas.
A forma de gestão dos carregamentos dos eléctricos em Portugal é um verdadeiro incentivo à continuação dos veículos ICE.
No meu caso ainda pensei comprar um EV, mas o carregamento fora de casa é um buraco financeiro: o meu diesel faz 6 litros aos 100 km, o que dá uns 9,60 euros por 100 Km (litro do gasóleo a 1,6 euros, como média).
Simulei na App da Mobi.E o custo do carregamento de 70 kwh, e nos carregadores “rápidos” de 50 kwh vou pagar tanto ou mais por 109 km como com o ICE.
Se simular nos carregadores de mais de 100 kwh, então pago sempre mais por 100 Km do que no ICE.
Quem consegue carregar em casa é que compensa, o que é a minoria da população.
Junta-se à equação a diferença de preço na aquisição e a confusão de cartões de carregamento e uma gestão louca dos horários de carregamento para procurar o que é mais barato, e os ICE compensam mesmo com os custos de manutenção.
E simula pelo mais barato ou pelo mais caro como faz com o seu diesel ?
Confusão de cartões ? parece-me que não sabe como o sistema funciona.
Não, não compensam.
Mas normalmente voce tem bombas de combustível relativamente próximas… vá para o interior e diga o mesmo dos carregadores… Vou me armar em esquisito e vejo… ah neste carregador carrego a 30ç o kwh, epah não vou andar 50 km para carregar a 0.25 ou a 0.20, mas só tenho autnomia para 55 km, mas vá pelo menos a gravidade é de borla.
O JL acha que todos vivem no litoral e com 4 ou 5 carregadores á distancia de 2 minutos.
como sempre…
Mais próximo ainda tenho o carregamento, é só abrir a porta da garagem.
Vou pois, diga lá uma localidade ?
É de borla ? onde ?
Então onde vive o Mário ? que interior é esse ?
Experimente ir para a serra da Freita, serra da estrela, interior do distrito de castelo branco. Depois diga.
Ah não me diga que tem casa em todas as aldeias vilas e cidades de Portugal. Há de me dizer como é omnipresente.
Infelizmente outro dos problemas dos carros elétricos é precisamente o tipo de condução. Tem de ser uma condução mais tranquila para se ter uma autonomia mais perto do anunciado pelos construtores dos automóveis.
Um carro onde o fabricante anuncia por exemplo 400kms de autonomia, pode na realidade nem chegar aos 300kms se o tipo de condução for maioritariamente autoestrada, e a cumprir com os 120km/h.
Pode ser insuficiente para muitos casos, mesmo tendo onde carregar no destino, pode a pessoa não ter oportunidade de o fazer, ou surgir alguma urgência.
É ainda muito complexo.
Claro que para que só faz 50kms por dia, e tem possibilidade de carregar em casa, não tem stress.
Concelho de Castelo Branco, tem 21 locais de carregamento com 61 postos, das quais 30 são rápidos.
Mais dúvidas ?
E preciso de tomada em todas as aldeias porquê? Já ouviu dizer que os carros chegam a ter 600 KMS de autonomia ?
Rjreis nisso são iguais e até melhores que os a combustão, é bem mais fácil cumprir os consumos anunciados num eléctrico que num a combustão.
Num caso de urgência chama o 112.
Numa urgencia liga o 112?
Isso, dê azo a que as pessoas liguem o 112 quando não tiverem uma urgencia. Oxalá nunca precise.
Já agora, já reclamou com o INEM deles usarem ambulancias poluidoras de 2007 ?
É
Conhece outro serviço de urgência ?
Você é que deve reclamar sobre a poluição das ambulâncias, já que é tão ambientalista.
JL,
“Rjreis nisso são iguais e até melhores que os a combustão, é bem mais fácil cumprir os consumos anunciados num eléctrico que num a combustão.”
Pois que não. Basta ver vários testes no youtube a carros elétricos e perceber que se pisarem muito o pedal direito, a autonomia fica longe do anunciado. Mais, a maioria dos carros elétricos são bons para ambiente urbano, e não para longas distâncias a 130 ou 140 km/h, pois então a estas velocidades, a percentagem da bateria reduz consideravelmente.
É ver este link:
https://www.motor24.pt/sites/welectric/comparativo-real-entre-os-25-eletricos-com-mais-autonomia-os-melhores-e-os-piores/1651346/.
Sobre o 112, o JL não tem filhos de certeza, pois se tivesse não falava assim…
Boa continuação!
o @JL sabe tanto sobre o 112 que até diz que é um número de urgência quando é um número de emergência, e sim são 2 coisas bem diferentes.
já agora uma nota: 90 e qualquer coisa por cento das chamadas em 2024 para o 112 não precisavam de o ser. ou são brincadeiras ou são para utilizar o serviço de ambulância como táxi. depois admiram-se quando as verdadeiras emergências não são atendidas super rápido…
Exato, tal como nos a combustão , só que nestes é mais fácil cumprir, basta ver também alguns testes. Foi isso que disse.
Acelere lá mais num a combustão e veja se cumpre a autonomia ou consumo anunciado.
JL,
A diferença é que num a combustão consigo abastecer em 5 minutos para poder fazer mais 700/800 kms, enquanto num elétrico tenho de esperar pelo menos 20 minutos para ter algum sumo, que nem fica perto da totalidade.
Eu sei que a mentalidade tem de mudar, mas ainda há situações onde um veículo elétrico não é solução.
Há muito ainda para desenvolver, apesar dos muitos avanços recentes.
Por acaso eu disse que numa urgência chama o 112.
Já agora tem aqui um serviço de urgência.
https://www.sns.gov.pt/servicos-de-urgencia-sns/
E quantas vezes num ano faz esses KMS de seguida ? É que durante todas as outras gasta apenas 20 segundos.
Concordo que ainda não é para todos, mas servem para a grande maioria.
Mas, ainda ligam aquilo que ele escreve?
Tanto que você liga e foi ler.
Não sei bem que carros está a comprar e wue contas faz, mas um diesel a gastar 6l será, no maximo, comparavel a um model 3.
Ora o 3 faz uma média de menos de 15 kw/100km , a 40c o kw (na Mobi.E , já nem falo carregar em casa ou na Tesla ) isso dá 6€ /100km. Só aqui é uma diferença de mais de 50%, fora tudo o resto.
Carregar em casa fica nos 3€m
enquanto nao liberalizarem isto. esquece! A tesla queria entrar em Portugal para fazer concorrencia mas os governos não deixam. Devem receber por baixo da mesa. O mobie vai continuar a xular toda a gente com serviço de merda
A lei já foi alterada, agora é uma questão de tempo para continuarem a instalar e abrir os já instalado
Que mania de dizer que a apenas uma minoria pode carregar em casa, a menos que fales só de Lisboa e Porto e mesmo ai qualquer condominio dos ultimos 20 anos têm garagens, a maior parte do resto do pais as pessoas têm garagens, podem ser mais ou menos adequadas, mas é na grande maioria possivel carregar em casa, de 20 ou 30 amigos e familiares que me vem a cabeça assim do nada, sou 2 ou 3 não têm garagem em casa. e só 1 ou 2 deles é que tinham de fazer uma instação significativa para usar pois apenas têm “lugar” e tinha de por uma box com medidor.
Estás cheio de razão mas no fundo estás tb cheio de sorte. Se estivesses em Itália ou UK seria ainda pior.
Portugal deve ser o único país da Europa civilizada que “rouba” aos combustíveis rodoviários para dar à ME.
Ah sim, então prove lá isso ?
Isso o quê? Que é mais caro meter electricidade do que gasóleo em PT? Ou que é mais caro meter eletricidade no UK do que gasóleo ou gasolina no UK (que tb já deixei prova)? Ou que é mais caro meter electricidade em Itália do que gasóleo ou gasolina?
Ou que todos têm a electricidade mais cara que PT e que PT antes de impostos tem os combustíveis dos mais baratos da UE e que depois de impostos fica com os combustíveis rodoviários dos mais caros da UE? Apesar do salário mínimo inferior ao de Malta que, como forma de justiça social, tem os combustíveis rodoviários mais de meio euro mais baratos que de PT?
O que quer que prove. Diga lá?
Qual prova ?
Mais cara ? Sim, está entre as mais caras, tal como os combustíveis.
https://qery.no/consumer-energy-prices-in-europe/
Não é isso que está aí expresso. Nem sabe interpretar os links que posta?
Aqui PT nem aparece:
https://www.statista.com/statistics/263492/electricity-prices-in-selected-countries/
Se não aparece aí é porque não foi incluído, devia estar entre Holanda e Uruguai.
Com tanto aumento só estão a estragar a galinha dos ovos de ouro.
Tenho 2 carros EV e possivelmente não compro mais nenhum,a minha sorte é que carrego em casa.
O que aumentou foi o numero de postos e utilizadores.
Então? Feliz possuidor de um carro electrico e que muito possiblement e não voltarei a ter um ICE!
A pior rede de sempre é so encher os bolsos é so taxas e taxinhas
Se fosse tão má não aumentava o numero de carregamentos, utilizadores e numero de postos.
Parece que o pessoal entendeu que o preço é que aumentou. LOOOOL
Claramente que sim. Se há mais utilizadores, há mais procura, uma vez que nem toda a gente tem possibilidade de carregar em casa.
O fenómeno do range anxiety.
Mas o preço não aumentou, talvez tenha aumentado alguns operadores.
Seriam necessárias mais de 174.500 árvores com 10 anos, em ambiente urbano, para reter o mesmo dióxido de carbono.
Fora as que foram cortadas para plantar paineis, e que já estavam em idade adulta.
O que tem a ver as árvores cortadas para plantar painéis com o assunto aqui ? não consegui ligar um a outro, pode dar uma ajuda ?
A Tesla ri-se com isso e passa por cima dessa rede inútil, de chulos e oportunistas. Afinal qual é mesmo o papel deles no processo, nenhum! Apenas mamar para sustentar cargos.
Ir à testa ou ir ao Casal Ventoso roubar do poste, praticamente vai dar ao mesmo. Ambos são ilegais.
Esteve durante algum tempo, já não está.
Não parece. Os preços continuam muito abaixo do mercado. Só chega para amortizar o custo dos carregadores e o resto é lucro.
Já podem carregar outras marcas? Não? Então shiu com as falsas informações.
Parece, porque a lei já mudou.
Carregar outras marcas não é obrigação nenhuma.
E por isso, consequentemente, os carregadores da tesla em Portugal continuam desligados ou a operar de forma limitada. Foi por entretanto terem apodrecido? Deve ser.
Para ficarem legais têm que se ligar à MobiE e desta forma aceitar outras marcas como acontece no resto da UE.
Continuo expectante 😛
Só estão desligados os de Matosinhos e 4 em Alcácer, tenha calma, sabe como funcionam as leis em Portugal…
Não, já não há obrigatoriedade de ligar à mobie.
Só 50% é pouco !
Realmente é verdade, se tivesse aumentado 100% havia muitos mais postos e utilizadores.
Xiii tanto tempo perdido. Em vez de estarem a trabalhar em prol da economia do país, estão a olhar para o boneco à espera que o carro carregue.
É isso que faz quando lá carrega ?
O que há mais para fazer?
Tudo, menos segurar a pistola do combustível.
Ainda esta vc a meter a pistola já eu enchi o depósito.
Faz isso por telepatia ?
É o que vou observando…
gostava de ver o tempo médio de carregamento em cada posto…é para um amigo… 😉
Qd tiver tempo gravo-te a odisseia de mais um boneco que me apareceu. Ainda por cima estava a chover e ficou dentro do carro 45 minutos a contar carneiros.
Antes disso já tinha andado às voltas à procura de um carregador vazio.
Isto se não fosse tão triste era só mesmo para rir.
E o mais grave é q para eles está td normal, eheh.
E os ficam 45 minutos dentro do carro há espera de vez para abastecer ?
Onde?
Não restam dúvidas que andam a dar no LSD looolooolool
Onde ? Nas bombas.
“…o LSD (dietilamida do ácido lisérgico) é uma substância psicodélica que altera a percepção, os pensamentos e as emoções. Ele pode provocar alucinações visuais e auditivas, além de distorções na percepção do tempo e da realidade. …”
Tenha mais cuidado com isso.
Ah já entendi, daí voce ter essa percepção daquilo que nunca usou nem sabe como se usa. Lol