PplWare Mobile

Portugal: CMVM alerta para riscos de investir em criptoativos

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Pinto


  1. Antonio Costa says:

    Epah este aviso tinha dado jeito antes do BES falir

  2. Miguel says:

    E os riscos de investir em Imobiliario sobre valorizado? São preços completamente absurdos, não há de durar sempre….

    • José Carlos da Silva says:

      Mais semana, menos semana, e os preços caem a pique, tal como se diz e se verifica há várias décadas.

    • e.t. says:

      esses riscos não existem se as pessoas não investirem … agora só duas perguntas: quem são as pessoas que estão a investir no imobiliário sobrevalorizado ? de onde vêm (como foram obtidos, pelo trabalho, transferidos de um qualquer país de áfrica, etc.) os “euros” usados nestes investimentos ?

      • Zé Fonseca A. says:

        Pouco importa, importa a bolha gerada onde os nacionais levam por tabela e com os salarios PT não conseguem comprar casas para habitar.

        • NotFUD says:

          Oh ze fonseca, aproveitaste o post para fazer publicidade à tua shitcoin eth, não foi? Pois digo-te já: eth é uma moeda flawed e que a longo prazo irá deixar de ser usada. Eth é completamente MANIPULADA pelo grandioso burlão vitalik.

          Pf nao mistures uma tecnologia neutra e soberana como é o caso de Bitcoin com outro projeto que mais parece um jogo de legos.

          Quando pensares em criticar Bitcoin em prol da porcaria de Eth lembra-te da diferença entre Satoshi e a besta do vitalik.

      • Miguel says:

        Eu só queria comprar algo para mim, primeira habitação, nem para isso tenho dinheiro. Por isso não estou a especular…
        Reclamo é com pessoal que compra e vai para a Venezuela viver, os que compram para alugar (1 casa ou apartamento OK, mas há quem compre muitas mesmo), empresas que compram e esperam por valorizar para vender, etc

        • e.t. says:

          essa é a minha luta há vários anos (no meu caso já não a primeira habitação mas uma maior em que toda a família consiga ter o seu espaço) … infelizmente, os “investidores” andam há muito tempo a inflacionar o mercado 🙁

  3. NotFUD says:

    Bitcoin em 2013: 1000$

    Bitcoin em 2017: 16.000$

    Bitcoin em 2021: 68.000$

    Cuidado com Bitcoin, é scam… 😉

    • Joao Ptt says:

      Tendo em conta a gigantesca quantidade de dados cifrados que exigem pagamentos milionários em bitcoin, não me admira que entre tanto dinheiro no circuito, porque essa parece-me ser uma de duas explicações para justificar uma valorização tão absurda, a outra explicação é pura e simplesmente especulação, já que poucas empresas oferecem pagamento em bitcoin, e mesmo que existam algumas não são suficientes para justificar a valorização.

      • NotFUD says:

        Não e também não.

        A única justificação plausível é o facto da tecnologia Bitcoin ter valor e tem sido (cada vez mais) valorizada ao longo do tempo. Maioria dos crimes são cometidos com recurso a euros e dólares, portanto não tentes usar essa justificação (sinceramente é absurdo). Se conseguisses perceber o funcionamento de BTC conseguias também perceber o porquê de ter valor.

        Agora faz a pesquisa que tu bem entenderes. Começa pelo endthefud.org 😉

        • Zé Fonseca A. says:

          O porquê de ter valor não é mais que especulação e lei da oferta e da procura.
          Assenta sobre uma blockchain mediocre, que é PoW que é ridiculo nos dias de hoje, será sempre um activo financeiro e nunca uma “moeda” descentralizada.
          Isto vale para a maioria das crypto, felizmente existem aquelas que efectivamente servem para apoiar empresas com projectos sérios relacionados com blockchain e muitas vezes fora do mundo das crypto, essa sim é a utilidade das crypto para além de assets financeiros.
          Invisto em muitas chains/tokens, mas tudo com pés e cabeça, BTC é para day traders ou para gente ignobil.

          • NotFUD says:

            PoW é ridículo nos dias de hoje? Senhor inteligente diga lá onde está a sua pesquisa… Mostra os teus artigos e investigação que tenhas feito.

            Vir para os comments do Pplware mandar bitaites sobre isto e aquilo, armado em espertalhão não funciona… Só fazes figura de ridículo.

            PoW funciona desde 2009 e assim se irá manter. Em funcionamento.

          • Zé Fonseca A. says:

            Deve ser por isso que já são raras as chains PoW, até ETH já reconheceu isso.
            Ridículo é achar o contrário, só mesmo criança com rigs em casa e os pais a pagaram rigs e electricidade para pensarem de outra forma.
            Vê o que outras chains têm para oferecer a larga o obsoleto BTC.

          • NotFUD says:

            Ainda te digo mais: o único mecanismo de consenso que realmente oferece garantias é o PROOF OF WORK. O dito cujo proof of stake apenas promove a centralização e torna o sistema ainda mais vulnerável a ataques.

            Antes de vir mandar bitaites e a promover shitcoins como o eth, devia ir pesquisar e estudar um pouco mais sobre o assunto. Bitcoin é a única criptomoeda relevante e segura.

          • Zé Fonseca A. says:

            Relevantes são todas com procura, segura são todas desde que usadas de forma descentralizada, sem contratos manhosos e com liquidit pools locked para a vida.
            BTC é segura como investimento apenas isso, como utilitário vale zero, nunca vai ter valor fora do mundo das crypto porque assenta sobre uma chain irrelevante e morta há 10 anos que não passou de uma prova de conceito.

      • Louro says:

        @Joao Ptt,
        Entao tens de reclamar sobre tudo o que pode ser comprado, o valor de tudo é na verdade baseado na relacao de oferta e procura, portanto podemos dizer que tudo é especulacao e deveria de desaparecer.

        Até o teu salário é baseado em especulacao, menos pessoas para trabalhar e muita oferta, salários altos, muita gente para trabalhar e pouca oferta, salários baixos.
        Secalhar é melhor acabar-mos já com o mercado de trabalho pois é especulacao e isso claro é parvo.

    • Miguel says:

      Isso não identifica que é ou não scam…

    • JR says:

      Isso não prova que é scam… Percebo o que queres dizer mas não é com isso que vais dizer ao mundo que não é scam ou “bolha”.
      A maior realidade que pode existir é que todos podem pensar que é scam, destroi o ambiente, prejudicou o mercado informático etc etc… Mas a realidade é que lentamente o que movimenta o mundo (empresas) estão aderir lentamente ao mesmo de diversas formas… E isso está a fazer com que os governos sigam o passo… E por ai fora…

    • Pe@ce says:

      Bitcoin em 2022: 38.000$

      É bom que se alerte para os riscos, não quer dizer que é mau. Se investiste quando estava a 68.000$ e mantiveste, neste momento estás a “perder” quase 50% do valor investido.

      Somos um povo com muito baixa literacia financeira, é importante alertar as pessoas que as criptomoedas não são uma mina de ouro com retorno garantido. São sim um investimentos de elevado risco. E é importante que as pessoas percebam que não devem investir só porque leram em algum lado ou porque um amigo disse que é um bom investimento.

      • NotFUD says:

        Wrong. 2022 ainda nem terminou, não sabes se poderá atingir um novo pico. Essa análise está deficiente. O que tu disseste foi: Se compras a 10 e passa a valer 5, perdeste 50% do valor. Parece-me um bocado óbvio, não?

        Queres fazer o “Bitcoin em 2025: ??????” 😉

        • Pe@ce says:

          É o valor atual, logo está certo. Nem tu sabes se vais viver até ao fim do ano para ver esse novo pico.
          Muitas das pessoas não têm a sua mente preparada para o investimento e vão atrás do que o amigo disse. Depois quando vêm grandes quedas entram em pânico e vendem ao desbarato e a perder dinheiro. Logo o assunto que aqui se trata, a CMVM a alertar para os riscos de investir em criptoativos faz todo o sentido, gostes ou não.

        • papagaio says:

          Não está a perder nada, continua a ter o mesmo nº de btc’s ,quer voltar ás fiat ,tem que pagar.

  4. Joao Ptt says:

    Desde que o Banco Wizink faça as transferências, mesmo sem autorização dos titulares da conta (in. https://www.cm-tv.pt/programas/especiais/investigacao-cm/detalhe/burlas-de-norte-a-sul-do-pais-desviados-milhares-de-euros-do-cartao-de-credito-wizink-agora-na-cmtv ) imagino que esteja tudo bem.

    • e.t. says:

      alguém deve ter investido em bitcenas e não quis dizer à “maria” depois veio com a história das transferências bancárias não autorizadas 😛

    • Zé Fonseca A. says:

      Não deves confiar na CMTV, os clientes que foram alvos de phishing e mesmo com 2 factores de autenticação aprovaram o pagamento.
      Longe vai o tempo em que os bancos se responsabilizavam pela estupidez humana.

      • Joao Ptt says:

        O problema é que NENHUM banco proporciona verdadeira autenticação segura. NENHUM.

        Logo querer responsabilizar o cliente quando o próprio banco não tem forma de garantir a 100% que realmente só o cliente poderia ter efectuado aquela operação e nenhuma outra pessoa, é abusar da paciência.

        Então e como propunha eu resolver esse problema das burlas simples? Seja de terceiros ou criados pelo próprio banco.
        Fácil: com legislação que obrigasse as instituições financeiras/ créditos/ débito/ seguradoras, etc. a terem de receber uma confirmação assinada com um certificados digital pelo cliente, através de um dispositivo dedicado só para essa função onde exiba a informação toda e permita assinar aquilo de forma totalmente segura, por exemplo utilizando alguma espécie de variação do TREZOR, previamente testada por empresas e universidades especializadas para garantir que proporciona uma segurança de topo (ex.: pelo menos 256 bit de nível de segurança real). A pessoa utilizava o computador, smartphone, tablet, phonetablet, terminal de pagamentos na loja, etc. e teria sempre de confirmar a operação nesse aparelho… no mínimo vão reparar se vos pedir 2000 euros em vez dos 3 euros que a operação deveria custar.

        E onde obtinham o certificado digital que qualquer instituição existente pudesse verificar a autenticidade desde o primeiro momento? No IRN (Instituto dos Registos e do Notariado I.P. ). Iam ao balcão com o aparelho, e a vossa identificação, e depois de os funcionários confirmarem que são de facto vós, instalavam o certificado no dispositivo. Por questões de segurança o certificado só deveria ficar activo 15 dias depois, para dar tempo de a pessoa ser notificada por correio (e por e-mail/ telefone se tiverem tais dados) de que activou um certificado digital para fins de identificação financeira em dispositivo dedicado, e que caso não o tenha feito para se dirigir a algum IRN, loja do cidadão, etc. para cancelar o mesmo. O aviso deveria ser enviado para qualquer morada constante na base de dados desde há 15 anos, de forma a que mesmo que alguém mude a morada malignamente (por exemplo com falsas testemunhas e tal) a pessoa original ter sempre hipótese de bloquear a operação e aperceber-se do esquema.

        Como vêm não é difícil, é preciso é que o Estado queira resolver: um dispositivo dedicado com certificado digital que confirma a operação, e lá se vai o phishing de dados e outras coisas porque todas as operações têm de ser assinadas como deve ser ou a instituição é a responsável e no limite podem ser encerrados e o pessoal preso. Isto não evita que as pessoas possam ser ameaçadas, ou que não possam autorizar operações com valores diferentes ou para destinos diferentes daqueles que pensavam se não estiverem atentos, apenas que têm a hipótese de prevenir os ataques mais simples, e de saberem o que está a acontecer (no caso de ameaças).

        Aplicações dos bancos, sms, web sites, sistemas operativos… tudo isto pode ser alvo de todo o tipo de ataques, existe malta a alterar o BGP que basicamente controla a Internet, de propósito, para obter ganhos financeiros (fonte: https://www.grc.com/sn/sn-859-notes.pdf página 12)… logo assumir que o quer que aconteça é sempre culpa da pessoa prejudicada é ir longe de mais!

  5. Thomas says:

    Apostar no euromilhoes é que é seguro malta! nunca perdem o que apostam! Participem.

  6. °0° says:

    Enquanto não for regulamentado vou continuar a compra com dinheiro FIAT, quando isso mudar vai ser movimentações de blockchain para blockchain.

  7. Miguel Portela says:

    Surpreende ZERO pessoas.
    Já vários governos andam a avisar, e qualquer dia rebenta a bolha…

  8. compro essa também says:

    Ainda hoje tive conhcimento que um ex CEO desviou 11b dessas ” crypto coisas “.
    Parece que alguém meteu mais uma vez a mão ao alheio na boa.
    Não sei se me fio na fiat ou noutra qualquer, mas em princípio em nenhuma.

    Fico a pensar nos custos ou sustentabilidade dessa coisa e os seus impactos e não vejo vantagem em nada. Lembro o aumento de custos da energia, hardware e claro o ambiente.

    Enfim, vale o vale mas para mim deviam pagar 5x mais no minimo, dado o que esta em causa.

    Isso de querer ter maquinas de fazer dinheiro de nada não condiz com com ambiente entre outras coisas que obviamente estao ligadas directa e indiretamente.

  9. PorcoDoPunjab says:

    O que este abóbora deveria dizer e não disse é que ter o dinheiro num qualquer banco português é um enorme risco.

    • Pe@ce says:

      Isso são o que as abóboras pensam, nos bancos tradicionais tens uma proteção aos depósitos de 100 000€

      • PorcoDoPunjab says:

        Pe@ce, eu não acredito que alguém diga que nos bancos tem protecção de depósitos até esse valor.
        Uma coisa é dizer que tem, outra, completamente diferente, é ser activada.
        Deixe-me que lhe diga que vc é um perfeito ingénuo, um produto dos dias de hoje.
        Vc não faz a menor ideia do disparate que escreveu.

        Vá ter essa conversa com Gregos, Cipriotas e Argentinos, e outros, que eles tratam-lhe da saúde.
        Se quer saber o que aconteceu aos depósitos dos Gregos, dos Cipriotas e dos Argentinos, informe-se.
        Já sei, aconteceu nesses países mas aqui nunca pode acontecer, porque somos os melhores do mundo e nunca, mas nunca, tivemos bailouts.
        A sua tontice até mete medo.
        Eu tenho sempre muita paciência com os comentários que por aqui leio, maior parte das vezes rio-me bastante.
        O seu, de tão infeliz, deu-me nos nervos.

        Meta uma coisa na cabeça, essa protecção dos depósitos apenas gera uma falsa sensação de segurança.
        Em caso de default onde é que vai haver dinheiro para pagar esses depósitos?
        Diga-me, onde, estou curioso agora…

  10. paulo says:

    depois de regulado ja nao ha perigos!!

  11. alt.menino says:

    Segundo a ciência, criticar regularmente de forma desconstrutiva, revela mais sobre a sua personalidade, do que você imagina….. busca conhecimento.

  12. Redin says:

    Isso não deveria ser novidade para ninguém. Eu também apoio os criptoativos (muitíssimo mais que os ativos baseados em promessas de papel colorido) e também digo o mesmo.
    Atenção e alerta para os riscos como qualquer tipo de investimento. Isso já parece uma verdade “La Palice”.

  13. R!cardo says:

    Não, bom bom é investir do BPP, BANIF, BES… hipocrisia pura.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.