Fundador da FTX julgado por ter roubado milhões de dólares aos utilizadores
Muito se tem falado da polémica da exchange de criptomoedas FTX, depois do golpe financeiro que sofreu. E as mais recentes informações mostram que o seu fundador e ex-CEO, Sam Bankman-Fried, começou a ser julgado por ter roubado milhões aos utilizadores da plataforma.
Se há poucos anos as criptomoedas eram vistas como uma espécie de salvação do sistema financeiro, atualmente são consideradas como um patinho feio do mundo tecnológico. Para além da enorme desvalorização que estas moedas digitais sofreram, as notícias sobre golpes e roubos que envolvem este setor não têm ajudado em nada a manter a sua credibilidade.
Fundador da FTX vai a julgamento por roubar milhões aos utilizadores
De acordo com as recentes informações da Reuters, o fundador e ex-CEO da FTX, Sam Bankman-Fried, começou a ser julgado no âmbito da acusação de ter roubar vários milhões de dólares aos clientes e utilizadores da sua exchange de criptomoedas. O julgamento teve início nesta terça-feira (03), quase um ano depois das notícias sobre o colapso da empresa.
A procuradoria de Manhattan diz que o ex-CEO de 31 anos desviou dinheiros dos clientes da FTX desde que a plataforma foi fundada em 2019 até à sua falência, em novembro de 2022. A acusação adianta que este golpe de Sam Bankman-Fried teve como objetivo sustentar o seu fundo Alameda Research, comprar propriedades de luxo e doar mais de 100 milhões de dólares a candidatos políticos dos Estados Unidos da América.
Por sua vez, o fundador declara-se inocente das sete acusações e negou o roubo, embora tenha reconhecido que teve uma gestão de risco inadequada.
Numa primeira fase deste julgamento, é escolhido o júri composto por 12 membros que, em última instância, avaliará as narrativas e decidirá se condena ou não Bankman-Fried. O julgamento vai durar até 6 semanas e vai contar com o depoimento de 3 ex-membros ligados a Bankman-Fried que se declararam culpados das acusações de fraude e concordaram em cooperar com a procuradoria dos EUA.
Já os advogados do ex-CEO dizem que têm planos para por em causa a credibilidade destas testemunhas, uma vez que alegam que as mesmas apenas estão motivadas em acusar Bankman para conseguirem uma sentença menor.
Para já, o fundador da FTX encontra-se detido no Centro de Detenção Metropolitano no Brooklyn desde o dia 11 de agosto, depois que o juiz descobriu que ele possivelmente se havia envolvido numa situação de adulteração de testemunhas.
Este artigo tem mais de um ano
Fonte: Reuters
Neste artigo: Criptomoedas, fraude, FTX, julgamento, Sam Bankman-Fried
Querem o Resumo do que vai acontecer a este individuo. Nada absolutamente nada.
Se provarem que roubou fica preso durante muitos e muitos anos, se provarem que tudo não passou de má gestão deve ficar lá meia dúzia de anos se não conseguir indemnizar os clientes.
Em Portugal, acho que tens razão, nos USA, vamos ver.
Isso não é bem assim, os EUA não são muito a favor das cryptos, e estão constantemente a fazer caça ás bruxas por isso aposto que vão fazer dele um exemplo.
Não sei se os milhões que usaram na campanha para o atual governo irão ser suficientes para isso..
Bernie Madoff, o ex-presidente do Nasdaq e presidente da Bernard L. Madoff Investment Securities LLC:
Foi condenado por cometer uma das maiores fraudes financeiras da história, conhecida como esquema de Ponzi. Em 2009, ele foi condenado a 150 anos de prisão nos Estados Unidos.
N é portugal
Mais vão arder … está para breve… tic tac tic tac
Se tem amor ao vosso dinheirinho vendam tudo de cripto. Depois não digam que não foram avisados 😉
Depois vem o euro digital e bloqueia. A conta por SMS…. Eheheh.. como fizeram aos camionistas canadianos etc etc… Mais vale ter o dinheiro na blockchain que não é controlada por ninguém que ter num governo que ganha a vida a inventar leis para te roubar…
Já leste isto https://tek.sapo.pt/noticias/internet/artigos/lazarus-hackers-lancam-o-caos-nas-criptomoedas-roubos-ultrapassam-208-milhoes-de-dolares
Continua com esse pensamento!
Lol, fizeram hack a exchanges …. Normal….
Agora pergunto eu, já ouviste isto “Not your keys, not your coins” ???
Eles que façam hack a uma carteira doze palavras apontadas num caderno como eu tenho as minhas.
LOOL
Em fim, falam falam e não percebem nada do assunto e mal sabem que o mundo caminha para o digital onde o governo vai saber quando onde e a que horas compraste uma chiclete, 0.10€… E se lhes apetecer ficas com a conta bloqueada por alguma razão ou então queres usar o teu dinheiro e o sistema está com problemas técnicos ou ainda o grupo Lazarus faz hack ao teu banco e lá vai os teus €uros lol
Praticamente é assim mesmo
Isso é falta de tabaco
E devemos agradecer ao enorme “Coffeezilla”
O grande coffezilla tem vindo a fazer um grande serviço publico nesse aspecto! Entregua a papa toda feita ao FBI
Não devia ser só ele a ser julgado! Havia muitos youtubers a vender a propaganda dele e as mentiras dele sem verificarem os factos! Esses também deveriam ser julgados!