Fundador da criptomoeda Terra acusado de fraude de 40 mil milhões de dólares
O sucesso que as criptomoedas tiveram outrora está cada vez mais ofuscado pelas várias polémicas que este mercado tem atravessado. As notícias mais recentes indicam que o fundador da moeda digital Terra, designado Do Kwon, está agora acusado de fraude no valor de 40 mil milhões de dólares. Mas as autoridades não estão a conseguir encontrar o acusado.
Fundador da moeda digital Terra acusado de fraude de US$ 40 mil milhões
Do Kwon é o nome do fundador sul-coreano do blockchain Terra, um projeto criado em 2018 pela Terraform Labs da qual é co-fundador, juntamente com Daniel Shin, e CEO. Mas agora o criador não está em nada bons lençóis... Segundo as informações, Do Kwon está acusado de fraude e esquemas no valor de 40 mil milhões de dólares.
A Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos (Securities and Exchange Comission ou SEC) está agora a processar o criador da criptomoeda Terra por fraude depois do colapso do ano passado que se refletiu em todo o setor das moedas digitais. De acordo com a denúncia, a Terraform Labs e o seu co-fundador Do Kwon "perpetuaram um esquema fraudulento que levou à perda de pelo menos 40 mil milhões de dólares em valor de mercado".
Já no mês de setembro de 2022, a Coreia do Sul tinha emitido um mandado de prisão para o co-fundador, ao mesmo tempo que a Interpol teria emitido um "aviso vermelho" para as agências internacionais de aplicação da lei para "localizar e prender provisoriamente uma pessoa pendente de extradição, rendição ou ação legal semelhante".
Embora Do Kwon insista que "não está a fugir", a denúncia refere que a "sua morada atual é desconhecida". Supostamente, no início deste mês de fevereiro a polícia sul-coreana terá viajado para a Sérvia na tentativa de localizar o criador da criptomoeda.
Today we charged Singapore-based Terraform Labs PTE Ltd and Do Hyeong Kwon with orchestrating a multi-billion-dollar crypto asset securities fraud involving an algorithmic stablecoin and other crypto asset securities.
— U.S. Securities and Exchange Commission (@SECGov) February 16, 2023
A Terraform Labs lançou a criptomoeda Luna no final de 2018 e em 2020 lançou a sua stablecoin Terra USD, vinculada à Luna. Quando o valor da TerraUSD começou a cair no ano passado, a Luna também caiu, o que fez com que muitos milhões de dólares dos investidores fossem perdidos.
Como tal, a SEC acusa a Terraform e Do Kwon de enganarem os investidores acerca da estabilidade da TerraUSD, referindo que falharam em informar os investidores que o valor da moeda ao cair abaixo do dólar "seria uma desgraça para todo o ecossistema Terraform". A agência diz ainda que os acusados disseram falsamente aos clientes que a app de pagamentos móveis sul-coreana Chai usava a blockchain Terra para efetuar as transações. Mas, segundo o processo "na realidade, os pagamentos pela Chai não usaram a blockchain para processar e liquidar pagamentos".
Este artigo tem mais de um ano
Fonte: The Verge
Neste artigo: Blockchain, criptomoeda, Do Kwon, fraude, moeda digital, terra, terraUSD
“Mas as autoridades não estão a conseguir encontrar o acusado.” Pudera,onde ele já anda !! Pisgou-se na hora.Criptomoedas,fraudes,esquemas,metam tudo num saco e atirem ao lixo.
Calma senhor do Restelo, na sua ideia ainda devíamos de andar a trocar arroz por batatas, ovos por milho, galinha por vaca, assim já não havia fraudes nem esquemas.
Compre BITCOIN.
agumento muito fracos como o conhecimento!
Meter tudo no mesmo saco é um pouco redutor
D. Branca nr. 3667498 mil milhões.
Keep going…
O pão nosso das cripto! Quando ninguém controla uma coisa criada por alguém……..
Continuem a ter fé nas cripto 🙂
Mesmo um mercado regulado tem fraudes, então agora imaginamos algo que só 1 pessoa controla!!!!!
Que mercado regulado??
Querem quantos exemplos?????
-Madoff
-Jerome Kerviel
-António Oliveira
-Ricardo Salgado
-Thomas Petters
-Allen Stanford
-Lou Pearlman
-Reed Slatkin
-Dona Branca
-Boi Gordo
-Atlas Quantum
-TelexFree
E podia estar aqui o dia todo nisto!!!
Esquemas fraudes etc é todos os dias e a toda a hora.
Anualmente há milhares de esquemas
Ok investe aí forte no faroeste das criptos desreguladas, pode ser que fiques sem nada.
O pão nosso dos euros! Quando ninguém controla uma coisa criada pelos politicos e por paraísos fiscais……..
Continuem a ter fé nos euros
Mesmo o mercado das crypto tem fraudes, então agora imaginamos algo que só os politicos controlam!!!!!
Só para se ter a noção das proporções, a recente falência da FTX custou aos investidores e depositantes 9 mil milhões de dólares.
A fraude no esquema Terra-Luna custou 40 mil milhões de dólares, mais de 4 vezes. Os investidores eram não só particulares mas também investidores institucionais. Que os particulares corressem atrás do rendimento prometido de 20% ao ano ainda se percebe. Que os institucionais, supostamente mais bem informados, tenham corrido atrás do mesmo já não se percebe.
E que acreditassem que era um algoritmo que garantia a paridade com o dólar da “stablecoin” TerraUSD (UST). Quando começou a perder a suposta paridade passou a valer zero do dia para a noite, arrastando todo o esquema.
Vai pagar: ZERO.