FTX faliu e é acusada de ser um esquema Ponzi maciço. Credores perdem 3,1 mil milhões
Há cerca de uma semana demos a conhecer a disputa entre a Binance e a FTX, onde esta última acabou por ficar numa posição muito complicada. Conforme foi visto no mercado das criptomoedas, num dia, o valor dos tokens FTT da FTX caiu até 75%. Agora que a FTX pediu a falência, é a vez da empresa dizer a verdade sobre as suas dívidas, que são enormes. Deve quase 3,1 mil milhões de dólares aos seus 50 maiores credores.
Este novo golpe no mercado das criptomoedas vem reforçar as críticas de alguns nomes grandes do mercado da tecnologia. Será mesmo que este mercado se baseia a "100% na teoria do maior idiota"?
Criptomoedas: "Um esquema Ponzi maciço"?
As moeda digital chegaram e dispararam em 2020 e principalmente em 2021, onde podemos ver o pico da Bitcoin e outros como o Ethereum. Nesta altura, a extração de moeda criptográfica era rentável e, por conseguinte, muitas pessoas decidiram envolver-se neste negócio.
Por sua vez, tudo isto levou a que as moeda digital deixassem de ser um tópico de nicho conhecido de há anos atrás para se tornarem agora um conceito conhecido pela maioria das pessoas. No entanto, serviu também para mostrar quão voláteis podem ser, pois o valor destas moedas continuam a ser uma montanha-russa de altos e baixos.
Muitas pessoas entraram no mundo criptográfico, mas quando acontecem estes "desastres", o mercado entra em colapso, as empresas criptográficas começam a cair uma após a outra, incapazes de resistir aos vários golpes.
FTX deixa um buraco de mais de 3,1 mil milhões de dólares
A FTX já declarou falência na sequência do que aconteceu aos tokens FTT e Binance. Há algumas semanas, e após algumas jogadas de bastidores, os responsáveis prometeram que liquidariam qualquer FTT restante e começaram a ver uma inundação de clientes a querer levantar os seus fundos em antecipação do golpe que estava para vir.
Agora que está falida, a FTX foi obrigada a anunciar as dívidas pendentes aos seus 50 maiores credores, sejam eles indivíduos ou entidades jurídicas.
Somando tudo isto, estamos a falar de nada menos do que uma dívida de 3,1 mil milhões de dólares, um valor muito superior ao esperado. Isto mostra quanto dinheiro geriam dentro da plataforma de câmbio de divisas criptográficas e quanto dinheiro efetivamente existia para cobrir os investimentos. A FTX foi agora acusada de ser na realidade um esquema Ponzi maciço que só foi bem sucedido graças às celebridades que o promoveram.
Só 1,45 mil milhões são dos dez maiores credores
Continuando com a dívida após a falência da FTX, é revelado que os dez maiores credores totalizam 1,45 mil milhões de dólares. Praticamente metade da dívida para os 50 acima mencionados é transportada pelos 10 primeiros, pelo que já podemos imaginar quão grandes serão os números.
Os nomes dos principais credores não foram revelados, mas sabemos os montantes que o devedor FTX terá de lhes pagar. Como Top 1 teremos nada menos que 226.280.579 dólares em dívida, ou seja, 226 milhões de dólares, quase nada.
Também foi revelado que o segundo lugar significa uma dívida de 203.292.504 dólares, pelo que estamos a falar de 203 milhões de dólares. O mais problemático é que se tomarmos o total de 3,1 mil milhões de dólares, isso envolve apenas 50 pessoas. Se tivermos em conta que há uma estimativa de 1 milhão de clientes e investidores com perdas após a falência da FTX, estamos a olhar para milhares de milhões de dólares em dívida no total.
Até agora apenas os 50 primeiros foram confirmados e a FTX afirmou ter estado em contacto com dezenas de agências reguladoras dos EUA.
Este artigo tem mais de um ano
Basicamente o mesmo esquema dos bancos tradicionais, emprestam dinheiro que têm e não têm dos clientes, a única diferença é que num tem os bancos centrais (governos) a imprimir dinheiro sem lastro em nada para os salvar e na FTX não.
É o que dá estar a inventar.
O Bitcoin quando foi criado foi precisamente para evitar cair neste tipo de ratoeiras do mundo FIAT e apenas se explica a ganancia de vir para o mundo cripto com essa finalidade.
O bom disto tudo é que está a dar oportunidade a quem nunca conseguia ver uma opção de compra de Bitcoin, poder fazê-lo agora com esta grande oferta de saldos mas sempre com a ideia de não o fazer numa exchange dando-lhes o controlo.
Not your keys, not your coins.
Muito bem falado. Precisamos de mais educação financeira para que o povo abra os olhos e perceba que Bitcoin não é CrYpTo! Por favor, jornalistas, párem de colocar Bitcoin e shitcoins no mesmo saco. Notícias onde isso acontece, demonstra imediatamente que o jornalista não sabe um crl do que está a falar.
A bitcoin não é uma criptomoeda? Aprendo coisas novas todos os dias…
Muito bem, ficamos com as chaves das bitcoins do nosso lado, agora se queremos vender os bitcoins mas as exchanges não têm dinheiro nenhum porque faliram ou desapareceram com o papel, onde é que vamos buscar o dinheiro?
Não precisas de exchanges pra nada para trocar BTC por dinheiro fiat.
Podes sempre continuar a usar as exchanges desde que cumpras dois requisitos.
1 – Que não te importes com o KYC (e deverias)
2 – Que apos a compra, transfiras para uma carteira em teu poder e controlo.
A forma de fugir ao ponto 1 será usar os modelos P2P que já são vários.
O que eu gosto mais é o Robosats
Saldos?! Onde?
A 1 cent ainda arriscava comprar umas 10.
E porque não compraste? O Bitcoin já esteve a esse preço.
Desculpas.
Basta não pagar aos maiores credores e praticamente todos ficam satisfeitos.
este gajos a alavancarem o mercado das cripto ! nao tenho pena desta gente perdeu porque nao percebe nada disto ! cryto é para manter a sua propria custodia nao CEX!
Provavelmente quem investe 200 milhões deve de ser trocos que estavam no bolso das calças
Para nos os pobretanas cá do sítio é muito dinheiro mas nos EUA para muitos são trocos
https://youtu.be/NEvrXNTOmjc
A derrocada das criptos e o escândalo financeiro da FTX
Fernando Ulrich
Há anos que digo que vai ser bola de neve.
Já começou a rolar, vem por aí abaixo!
Por mim não tenho pena nenhuma,mas nenhuma mesmo.
Há anos que a bola de neve só cresce e rola mas para cima.
“Só 1,45 mil milhões são dos dez maiores credores” Vejam bem ao que isto chegou.
Desaparecido das notícias: as ligações ao Partido Democrata Americano, às celebridades e a todo o “establishment”
100% correcto, pois esqueceram-se de referir que era esquema de lavagem de dinheiro:
Democratas –> FTX –> Ukrania
Ukrania — > FTX –> Democratas
Infelizmente, no bolo dos lesados, haverá quem, realmente, não sabia que isto ia acontecer.
Mas, esses, tais como todos os que embarcam nas utopias de dinheiro fácil, têm a obrigação de saber que «não há almoços grátis».
Vigaristas há e sempre houve (até os que o são porque a ocasião o propicia), a questão é como os controlar a procurar evitar danos maiores.
A regulação existe para a protecção das moedas, instituições e pessoas deste e outro tipo de situações.
sim sim! tem que existir regulação, como a que existe no sistema bancário que evitou as situações do BPN, Banco Popular, Banif, BES …… ah pera …….
eheheh
Sim.
Foi graças è regulação que os depositantes nesses bancos não ficaram sem o seu dinheiro. Ou é dos que acha que sem a intervenção do regulador nada teria acontecido ?
Os «lesados» são investidores que compraram obrigações e tentam reaver o investimento, recorrendo a todo o tipo de estratégias, nomeadamente enganar a opinião pública.
Não devemos esquecer que, até hoje, nenhum depositante perdeu um cêntimo que seja do seu depósito nas falências que ocorreram. Mesmo que a lei não assegure essa protecção.
Nota: Não se confunda depositante (não quer correr riscos) com investidor (deve assumir os riscos que corre)
Então mas quem compra criptomoedas para si é um depositante ? São coisas distintas, quem compra cripto é um investidor (e com bastante risco), portanto os lesados no Banif, BES, BPN são investidores que perderam tudo (ou quse tudo) nas barbas do regulador . Para mim são situações identicas, em que num existe regulador e outro não.
Um ótimo exemplo da fraude ESG (Europa Sem Gás =D): essa empresa tinha índices ESG muito maiores que uma grande e eficiente petrolífera…
Um trem subir 500000% do dia pra noite, sem regulamentação nenhuma. Coisas que nunca acabam: as pirâmides
desde que ouvi falar nas cripotcenas que sempre disse que era um esquema em pirâmide … muitos foram os que me tentaram convencer a investir, portanto, quando acabar de escrever este texto vou telefonar-lhes para os convidar a jantar, mas pagam eles com os lucros que obtiveram 😛
ficaram gananciosos, arriscaram, perderam. acontece
Não deixa e ser curioso a FTX falir com 1 milhão de credores – mas nenhum é leitor do pplware (pelo menos que se queixe)..
E não haver , nos milhares de comentários nas centenas de posts, ninguém a dizer: “Ferrei-me com as crypto”.
Vejam bem do que se livraram em não ter dinheiro na FTX, uma das exchange com melhor rating e anunciada por todo o lado – o dinheiro que se espera que os credores recuperem é apenas 5% do que dinheiro que se lá tinham, ao fim de anos a apurar a massa falida e a rateá-la pelos credores.
Em primeiro lugar, as exchanges como a Binance e Crypto.com são reguladas, tanto que já colocaram os seus fundos publicamente para não perderem a confiança do pessoal. Segundo, a FTX excluiu a cardano, só um retardado investe numa exchange sem a Cardano, no momento em que não tens uma DEFI em constante desenvolvimento, já é para terem o pé atrás. Houve o escandalo com a LUNA e Solana, maiores scam coins à fase do planeta, a FTX deu grande suporte a ambas e levou no c*. No momento em que FTX começou perceber que os seus investidores não eram parvos e começaram a sacar o dinheiro todo, foi o começo do fim da FTX.
Outro fator, o CEO da FTX não tinha nenhum conhecimento sobre crypto, era simplesmente um menino mimado com ideias fantasiadas.
As únicas exchanges que são seguras são a Binance e Crypto.com, se não querem usar exchanges, estão no seu direito, tem as staking pools(com as suas wallets).
PS: Bitcoin não tem futuro se as regras do clima continuarem a serem rigidas, na China a mineração de Bitcoin é proibida, o vai ser na Europa e isso vai se alargar para o mundo todo.
E ainda bem que não vai ter futuro; prefiro um clima estável que me permita viver às Bitcoin.
Vais viver com bitcoin como? Se não vais ter como transacionar as mesmas caso não tiveres quem mine os blocos, é com cada uma.