Fraude com criptomoedas? BdP regulamenta registo de instituições
As criptomoedas são uma realidade e são já muitos os negócios feitos com este tipo de ativo. No entanto, como em tudo, há quem se esteja a aproveitar para cometer fraudes. O Banco de Portugal regulamentou o registo de instituições de moeda digital.
BdP: Instrução regulamenta o procedimento aplicável ao registo...
A Instrução regulamenta o procedimento aplicável ao registo, junto do Banco de Portugal, dos agentes das instituições de pagamento e das instituições de moeda eletrónica (criptomoedas) e dos distribuidores de moeda eletrónica das instituições de moeda eletrónica.
No âmbito da Instrução estão incluídas a avaliação da idoneidade e experiência profissional destes agentes e distribuidores, bem como o procedimento de atualização e subsequente registo da informação relativa a agentes e distribuidores em exercício de funções, mas sem registo concluído junto do Banco de Portugal, pode ler-se no site oficial.
A publicação desta Instrução foi antecedida de um processo de consulta pública, que decorreu de 27 de dezembro de 2022 a 7 de fevereiro de 2023.
No âmbito desta consulta pública, foram recebidos comentários de duas entidades. Os contributos foram analisados e, nos casos em que mereceram acolhimento do Banco de Portugal, foram refletidos na redação da Instrução. Tais contributos permitiram aperfeiçoar as soluções previstas na Instrução e nos seus Anexos, clarificando a sua redação.
Segundo o Regime Jurídico dos Serviços de Pagamento e da Moeda Eletrónica (RJSPME), para que o Banco de Portugal registe os agentes das IP e das IME e os distribuidores de moeda eletrónica das IME tem de obter informação relativa ao nome e endereço, à descrição dos mecanismos de controlo interno para prevenir o branqueamento de capitais e o financiamento do terrorismo, a identidade das pessoas responsáveis pela gestão do distribuidor de moeda eletrónica ou agente a que recorram para a prestação de serviços de pagamento e, para agentes que não sejam prestadores de serviços de pagamento, uma demonstração da sua idoneidade e competência.
Este artigo tem mais de um ano
Que tipos de fraude? É que existe várias… Por exemplo: A pessoa estar a operar numa página clonada e não na página da corretora…
Perder as pass e não se lembrar da “semente” e a corretora não facilitar o login… Que burlas falam eles?
A nossa polícia judiciária tem o perfeito conhecimento destes crimes no território Nacional, e simplesmente não querem saber mesmo com análises forenses desses roubos com as wallets escarrapachadas no relatório onde muitas já iam em 40 milhões de euros “salvo erro ou mais” e nada fizeram… Simplesmente arquivam os processos… E é para isto que pagamos os impostos…. E mais não digo…
Deixa lá ver se eu percebi. Querem andar a “faturar” com criptomoedas num mercado sem regulação, sem impostos e sem regras, mas quando dá M****, já vem o “nada fizeram… Simplesmente arquivam os processos… E é para isto que pagamos os impostos…. E mais não digo”.
Sem impostos? Confia…
Furto e burlas são crimes independentemente do mercado, não?
O teu comentário soa-me a inveja…
Se achas que é tão fácil assim “faturar” no dito mercado porque não existe “regulação” nem “regras”, então porque não “faturas” também?
Pelo menos as criptomoedas pertencem a quem às tem nas suas carteiras. Será que podes dizer o mesmo da “tua” querida moeda fiduciaria? Ou até mesmo da “tua” casa ou do “teu” carro? Acho que não!
Enquanto choras sobre a “injustiça” das criptomoedas, existem pessoas com visão do futuro a aproveitar da situação para melhorar as suas vidas.
Não é não, coitados …
Esperançados que a BTC ia subir e subir, agora está nos 25 526,50 USD.
Mantenham a fé, a fé e a esperança é que salva os crentes (e não ponham dinheiro nas cripto que vos faça falta).
Tudo depende do que referes como “faturar”. Podes faturar tanto na subida como na queda, depende de ti. O meu comentário foi nesse contexto.
O que tu estás a falar é um investimento a longo prazo.
Como referi, a diferença entre o BTC e as moedas fiduciárias que tu usas é que o Bitcoin é teu e as moedas fiduciárias não, e por consequência o governo pode a qualquer momento tirar todos os “teus” bens. Então já que estamos a falar em um investimento a longo prazo, esse argumento da “fé e esperança” serve para os 2 lados.
Em relação à queda do preço do Bitcoin, é um ciclo natural do mercado. Toda a gente (com o mínimo de conhecimento) sabia que o mercado tinha que fazer uma correção, assim como acontece em todos os mercados… só que a diferença é que BTC por exemplo teve um crescimento explosivo, então a correção teve que ser maior de forma proporcional.
Vai ler sobre a história do dinheiro e como ele é criado. Depois dá uma olhada nos planos do Fórum Económico Mundial (nomeadamente o “Grande Reset”) para os próximos anos. Junta a isto o facto das maiores gestoras de ativos do mundo estarem a investir de forma pesada no mercado das cripto nos últimos meses e vais ter uma perspectiva diferente do que se está a passar no mundo atualmente.
Depois que tiveres uma opinião informada, talvez entendas que a evolução natural das coisas é inevitável… ou adaptas-te e tentas tirar algum proveito da situação, ou manténs-te, assim como a maioria, no conforto da tua própria prisão mental a reclamar daqueles que aproveitaram das oportunidades que a vida lhes deu.
Meu amigo… O mercado é regulado… Não é é centralizado…. A cripto correncia paga transações como todas as entidades fiscais e taxas… Como é que acha que você de momento mete gasóleo ou carrega o carro… Acha que os pagamentos bilionários de transações quase diariamente feitos por alguns governos são feitos em moeda “Fiat” está enganado… Devia fazer uma formação sobre isso
Sem impostos? La fora já pagas impostos há muito tempo, por cá começas a pagar este ano.
Na Suiça, Emirados e Malta?
lá fora != todos os países do mundo
cá começas este ano a pagar, na europa fora já pagas em quase todos os países, USA também
A maior fraude será CDBC.
Existem centenas de fraudes bancárias, roubos descarados por parte de banqueiros, bancos que são nacionalizados e outros que simplesmente desaparecem e está tudo regulados pele BdP. Mas no final do dia o problema são as criptomoedas. Tem piada….
O próprio ex presidente da república disse e cito ” O BES é um banco seguro” e depois? As cripto é que pagam 🙂
Eu pelas análises que chego e não só neste assunto, é que muita gente não entende o que se passa e depois metem as culpas em quem ganha dinheiro legalmente… Agora, fazer páginas clonadas de exchange e simular documentos de governos é crime e é nisso que a polícia fecha os olhos e não devia fechar… Se não teem capacidades para fazer isso existe empresas privadas que o fazem e as vezes de graça como foi o caso que eu expus…. Não se admite terem relatórios forenses creditados por uma entidade privada autorizada e depois mandar o processo para um tribunal onde o pessoas só trata de coimas… É no mínimo uma Falácia ou Falacio tecnológico…. Mas depois mandam o sis atrás do PC do desgraçado 🙂 🙂
Já para nao falar no esquema Ponzi mundial que são as dividas soberanas(o Nixon foi um amigalhaço em 71)..tipo bonds norte americanos…ahah, tá a estourar continuem a imprimir dinheiro á bruta que resolvem o , problema ,o Salgado tb fez tudo o k fez em criptomoeda, não acordem.. não
Exatamente… E o mais grave é que anda tudo a dormir mesmo… As cripto muitas delas estão indexadas ao Ouro e outros metais pesados… E ao dollar e o euro á dívida pública… Ahahahah o que vai acontecer quando as pessoas deixarem de pagar os créditos? Gostava de ouvir o Sr Anti mercado descentralizado” Já agora o Rublo está indexado ao ouro tb… Quem se ri por último….
Não percebes ponta de corno de criptos.
São tao poucas as moedas indexadas ao ouro, isso é cenas dos BRICS, deixa-os ser felizes a tentar destronar o dólar, não imaginam o aperto onde se estão a meter.