Estudo traçou o perfil psicológico dos investidores em criptomoeda
Criptomoeda e investimentos já são assuntos na ordem do dia. Por essa razão, um novo estudo procurou perceber, definindo, o perfil psicológico de um investidor em criptomoeda. As conclusões remetem para características narcisistas e sádicas.
Além disso, remetem para um mercado machista e dominado pelas personalidades da "tríade obscura".
A investigação surgiu para descobrir que tipo de pessoas estão dispostas a investir em criptomoeda, uma vez que se trata de um mercado altamente volátil e especulativo.
O estudo publicado no Personality and Individual Differences revelou que as criptomoedas são um mercado machista e dominado por aquilo a que os investigadores chamam de “tríade obscura”. Ou seja, pessoas com comportamentos narcisistas e maliciosos. Conforme referem os investigadores, em muitos casos, o investimento em criptomoeda não acontece com o objetivo único de ganhar dinheiro.
Os investigadores inquiriram um total de 566 pessoas, pedindo-lhes que fizessem um teste de personalidade online, e respondessem a perguntas sobre as suas atitudes em relação à criptomoeda e sobre os seus planos relativamente a investir nesse mercado. Enquanto que 26% dos inquiridos afirmou ser proprietário de criptomoeda, 64% revelou estar interessado.
Tendo em conta estes resultados, os investigadores realizaram um teste psicológico, por forma a medir os traços de personalidade da referida “tríade obscura”:
Medimos as suas características de "tríade obscura" utilizando testes psicológicos padrão. Também medimos traços que poderiam ligar a personalidade escura a julgamentos sobre a criptomoeda: medo de falhar (FOMO: [fear of missing out] a sensação de que outros estão a experimentar coisas melhores do que nós), positividade (a tendência para ser positivo ou otimista em relação à vida) e crença em teorias da conspiração.
O inquérito concluiu que, em muitos casos, o interesse pelas criptomoedas não está relacionado com o dinheiro, mas antes com a personalidade narcisista, maliciosa ou mesmo psicopática.
Conforme explicou, ao The Conversation, o líder do estudo Di Wang, o conceito de "tríade obscura" remete para as "qualidades 'más': o egoísmo extremo e o tirar partido dos outros sem empatia". Além disso, acrescentou que está muitas vezes associado a comportamentos de risco.
Por exemplo, de acordo com o estudo, os investidores cuja personalidade aponta para malícia tendem a compactuar com conspirações relacionadas com os governos, desconfiando da atividade política. Por isso, acreditam que a criptomoeda é uma forma de impedir o controlo sobre os seus fluxos. Por sua vez, os narcisistas, confiantes, tendem a investir em mercados de ações de risco.
Além disso, os investigadores perceberam que as pessoas com psicopatia procuram investir em criptomoeda como forma de estimulação, e os sádicos pretendem obter a recompensa que outro utilizador não foi capaz de recolher.
Este artigo tem mais de um ano
Pessoal que quer ganhar dinheiro sem produzir nada!
Infeliz escolha de palavra que das duas uma: ou não percebe nada do que está a falar ou é apenas a inveja de quem se esforçou por perceber como usar as ferramentas legais que estão a disposição de cada um.
Hades dize que profissão tens para julgar a tua oportunidade de produção.
Quê, produzem alguma coisa? Só se for lixo eletrónico e dióxido de carbono (65,4 milhões de toneladas de dióxido de carbono por ano)
O dioxido de carbono, é, mais uma vez, culpa do governo, por não usar energias verdes (nuclear por exemplo)
Esse “Português” também precisa de ser alvo de estudo!
Adoro o jogo Hades, considerado jogo do ano 2021 por muitos especialistas!
É uma futilidade gigante…
Malditos! Eu gosto é dos que querem produzir sem ganhar dinheiro.
Antes assim do que viver do RSI
Experimenta lá viver do RSI…
Se soubesses os beneficios para a sociedade sobre investir, não dirias isso !
Então quais são os benefícios diz lá…
É tudo uma futilidade gigante só para encher os bolsos à mamoes.
Não tenho de pagar ao banco para ter uma conta, não tenho que ter permissão ou perder dinheiro no cambio, tenho poucos custos de transação…
Enfim, o crypto veio para ficar velhote e é apenas mais uma ferramenta para transações como já foi seixos, papel ou metal.
E dirás que os entrepreneur são iguas? Sendo que apenas pensam e agem de forma a que outros efetuem a produção?
Poxa, queria ler, mas o artigo original precisa de acesso pago 🙁
Fonix… este estudo deixou-me transtornado… as coisas que fiquei a saber só me levam a investir mais!
We are not suggesting all crypto buyers have Dark Tetrad traits. Further, we study three mediators underlying these effects – conspiracy beliefs, Fear of Missing Out (FoMO), and positivity.
Importantly, we are not suggesting all crypto buyers exhibit Dark Tetrad traits. Instead, we are studying a subset of people interested in crypto who do have these traits. Our results show that narcissists like crypto which is based on positivity. Psychopaths and sadists fear missing out on investing rewards but lack positivity about their prospects. Machiavellians want to buy crypto because of their beliefs about politicians and government agencies.
já percebi porque não invisto: não tenho o caracter que é indicado (o egoísmo extremo e o tirar partido dos outros sem empatia)
Ou seja, és fraquinho
Não, é uma pessoa que vive saudavelmente em sociedade.
Uma verdadeira princesa da sociedade!! 😀
E que tal ler a publicação toda e tirar conclusões? – aqui https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0191886921008321
Estudos com 566 pessoas é de rir
Perfil psicologico dos “investidores” reparem bem na palavra “investidores” que tambem podem ganhar ou perder. As criptogaitas nao e nenhum mar de rosas. Ja sei nao percebo nada de cryptomoedas. Mas de uma coisa sei que alguns de voces vao ganhar e outros vao perder. Nada de novo no mundo dos “investimentos”.
Isso são ponzis, 95% das cryptos são shitcoins ou ponzys, no entanto tens bons projectos com aplicabilidade ao mundo real ou com avanços tecnológicos significativos em termos de descentralização e utilização e concepção de DLCs, depois existem outros que são puros produtos financeiros para ganhos passivos e outros, muito mais interessantes que ter dinheiro parado no banco e alguns até mais interessantes que investir em habitação. É preciso conhecer e informarem-se antes de investirem, se para muitos um produto financeiro bancário pode ser uma complicação então termos como staking, farming, yield, compound, lending, etc podem dar um nó em muitas cabeças e entender o conceito associado a algo lato como um activo digital ou um smart contract ainda pior.
Esqueçam o estudo a façam a vossa própria pesquisa, percebendo que isto das cryptos não é para se enriquecer mas sim para se investir e ir tirando alguns dividendos.
Narcisistas,sádicos,machistas,vá lá,vai.Não é comigo. 🙂
Porque hão-de perder? Não vejo motivos para que uns ganhem outros percam.
Um estudo psicologico às pessoas que fazem estudos de tudo é que era bom de saber.
Ou às que nunca estudaram nada…
estudo comprado pelos bancos para caparem a inovacao!
Eu nunca quis saber se os meus investimentos produzem ou criam algo para a sociedade, eu quero é lucro no bolso e como só invisto o que não me faz falta pouco me importa dos estudos que fazem contra as criptomoedas
Exato, narcisismo.
Pronto… Lá vão agora generalizar…
É que há pessoas que realmente estudam e outras que apenas mandam bitaites em redes sociais