Quantcast
PplWare Mobile

Criptomoedas: Cai mais um gigante, BlockFi entra com pedido de falência nos EUA

                                    
                                

Autor: Vítor M.


  1. Redin says:

    Eu que sou um grande defensor do Bitcoin, saúdo estes desenvolvimentos que fazem a purga de toda a porcaria.
    Só não vemos isto a acontecer na banca porque os estados encobrem com mais dívida fazendo com que todos paguem a fatura. Mais os pobres do que os ricos .
    Quando isto acontece com a cripto, apenas os que estiveram envolvidos serão penalizados.
    É tudo igual a um banco na criação de dinheiro do absolutamente nada. A ganância fala mais alto.
    Depois o Bitcoin é que têm a culpa quando ele foi criado precisamente para evitar este tipo de situações.
    Not your keys not your coins.

    • Fusion says:

      Escuta lá, e desculpa estar a meter-me aqui no teu belo discurso, mas tu comes e pagas as contas com que?

      Estás sempre com está retorica de que o futuro é crypto e cenas, no entanto se ninguém te trocar as crypto por euros ou dólares ou o que quiseres, podes ter bitcoins infinitas que não te vale de nada.

      O padeiro, o agricultor, o supermercado não te vai dar o que precisas se lhe deres cryptos.

      Pode haver aqui algum angulo que me está a escapar, eu entendo a tecnologia e os protocolos associados e estou de acordo que seja o futuro, no entanto crypto como moeda de troca para obtenção bens?

      Opa juro que não consigo ver.. a crypto teve (e ainda tem valor) porque efetivamente dá para trocar por euros, caso contrário ninguém queria saber.

      • Sérgio says:

        Como assim? Tens conta binance ou mesmo uma cold wallet (ledger) e tens cartões de crédito que uso no meu dia a dia para pagar as contas seja com BitCoin ou quaquer tipo de criptomoeda, e ainda tenho cashback em crypto

        • Zé Fonseca A. says:

          Errado, tu não pagas com crypto, o que ocorre é que é feita uma venda da crypto para fiat do montante que vais pagar e acabas por pagar em fiat.

          • jorge santos says:

            Isso mesmo.

          • WTF says:

            Not really… Depende do vendedor aceitar ou não crytocurrency.

            A tesla ja aceitou vender em bitcoins (quando deu jeito ao Elon…)

            Em Portugal uma casa já foi vendida por Bitcoins 😛

            https://www. idealista. pt/news/imobiliario/habitacao/2022/05/06/52164-casa-em-braga-e-comprada-por-3-bitcoins-e-a-1a-transacao-100-cripto

          • Zé Fonseca A. says:

            WTF, wtf? foi feita uma resposta relativo ao pagamento via cartões da exchanges.
            mesmo isso que dizes, embora possível é só absurdo, como já referi, é a mesma coisa que andares a comprar bens com acções, é possível, mas absurdo.

          • Rrrrrr says:

            mas e nao é assim no inicio de qualquer novo método de pagamento?!
            Crypto estao na sua infancia ainda. calma.
            mas espera la uns meses que os bancos centrais comecam ja a emitir as moedas digitais deles, como o euro digital. a diferenca par abitcoin é que esse euro digital é infinito, continuam a imprimir o que lhes apetecer, e podem de um momento para o outro, congelar totalmente os teus euros digitais.

      • Redin says:

        Eu pago a maioria das contas com euros. Onde está a dúvida?
        Quando preciso, troco por euros em plataformas P2P. Não uso exchanges.
        Agora se me questionasses o que faço com o Bitcoin, eu digo.
        Guardo na minha carteira da mesma forma que se fizesse há algum tempo longo atras, um deposito a prazo num banco. Também não lhe podia mexer e rendia algum.
        Hoje, fazes ao contrário. Ainda tens de pagar para guardar o teu esforço de uma vida num qualquer banco.
        Mas faço-o com as devidas reservas. Apenas compro com dinheiro que posso perder. Isto não deixa de ser um investimento como outro qualquer.
        Já existem padeiros, agricultores e supermercados que aceitam bitcoin. E se não for de maneira direta, uso um cartão que faz a conversão imediata para euros na altura da compra.
        E não me venhas com a treta dos impostos. Para que saibas, eu pago o IVA. Não vivo do trading nem faço intenções futuras de o fazer.
        Consegues ver melhor o cenário que tanto manifestas ter dificuldade em entender?

        • Fusion says:

          Ora lá esta!! Isto não é algo revolucionário que vai mudar o mundo.
          No fundo isto é trading de ações mas com outro cheiro, porque no fim do dia vamos sempre precisar do sistema FIAT e de euros, pensar em algo diferente disso é uma utopia.

          E atenção eu não sou contra as crypto, eu próprio já ganhei algum dinheiro com elas, mas eu tratos as crypto como o que elas realmente são, algo para tradding puro e duro para depois obter os meus dividendos se comprar e vender com cabeça.

          “Quando preciso, troco por euros em plataformas P2P.” -> Trocas porque existe este interesse que falei anteriormente, porque estamos todos ao mesmo, comprar barato para vender mais caro e tirar lucro.

          Mas no dia que o interesse desaparecer (isto se), se não houver interessados em comprar tu não tens nada… o sistema FIAT mesmo com todos os seus defeitos estas coisas não vão acontecer, o euro terá sempre valor (mesmo com inflações, juros….)

          • Redin says:

            Lamento, mas só posso dizer que…
            Concordamos em discordar.
            E tal como aconteceu com o nascimento da internet, esta ganhou a batalha. Ficarás a saber do desfecho infeliz da tua escolha que eu aliás, respeito. O mundo seria enfadonho e horrível se todos tivéssemos a mesma forma de pensar.

          • AT says:

            Acho que devias investigar os conceitos de web3 e iso20022, para perceberes que o interesse não vai acabar mas sim escalar.

            Assim como adoção das cryptos vs internet.

            Caso não te lembres ou não saibas houve uma Dot Com crash em 2000, onde se dizia que a internet também ia acabar e era tudo um esquema, após 22 anos aqui estamos nós a entrar na 3ª fase da mesma.

            Para alguém que diz não ser contra as crytpos, pareces pouco informado acerca do meio.

        • Zé Fonseca A. says:

          Achar que crypto pode sustituir alguma coisa é só absurdo, é uma commodity, é como dizeres que vais comprar pão com acções da tesla.
          Percebo sim se usarem stables para pagar ou se no futuro se vier a usar euro ou dolar digital para pagar. O resto são idealismos de maximalistas que vocês bebem como se fosse água benta.

      • paulo says:

        tambem pagas no sepermercado com acoes??

    • Nuno says:

      subscrevo e digo que a proxima é a Nexo

    • Tiago Rodrigues says:

      Não se engane… é que para comprar essas “ moedas “, usa €/$… logo, o sistema financeiro corre sérios riscos de colapsar, visto grande parte dos que compras essas “ moedas “ endividam-se na banca comercial…

      Se deixarem de pagar os créditos, a fatura mais tarde ou mais cedo, chega ao bolso dos cidadãos.
      É uma questão de tempo!

    • jorgeg says:

      se os imposto servem para salvar os bancos tb deveriam servir para salvar quem precisa.
      Chega de enterrar dinheiro no novo banco ou na TAP e nos BOYsPS.
      FTX foi um scam:

      democrata FTX Ukrania

      • PML says:

        A FTX queria que houvesse regulação. Muitos outros gestores destas moedas virtuais não o quiseram e por isso ajudaram a “fazer-lhe a folha”. O mercado de ações é regulado, mas quando estoira não há medidas para o salvar. Por isso é ir deixando morrer os mais “fracos”.

        • Zé Fonseca A. says:

          Precisas de estuda rmelhor isso.. a FTX fez a folha a ela propria, já estava em falencia técnica devido à fraude que andava a cometer com dinheiro dos seus clientes.

    • José Nunes says:

      Não percebes nada de Moeda, das suas funções e características. Se tivesses lido alguma coisa sobre economia monetária, nunca terias embarcado nessa treta…

  2. PovoManso says:

    O Drama, a Tragédia, o Horror

  3. Fusion says:

    Ups hehe

    As moedas digitais servem para corrigir os problemas do sistema FIAT dizem eles, no entanto está acontecer exatamente o que acontece aos bancos, com o problema que nas crypto não existem fundos para estes casos.

    Irão dizer os entendidos “mas crypto é o futuro, ao invés de colocar as cryptos em exchanges, guardem em carteiras na vossa posse”

    Certo!! Amanhã quando for comprar pão digo ao senhor padeiro que tenho ali 5 bitcoins para pagar a minha dúzia de bolinhas de centeio.

    Crypto era o futuro (ou esquema, ou o que lhe quiserem chamar) quando dava para trocar por euros, porque tirando aqueles que vivem em casa dos pais, os restantes de nós precisamos euros para viver.

    Quando isto foi tudo por ai abaixo vendi todas as crypto antes de ter prejuízo, porque ter uma carteira cheia de crypto, não paga contas nem me alimenta, mesmo que digam que é o futuro.

    • AT says:

      Depois de ler este discurso ficou claro que precisas de perceber o conceito de investir.

    • JR says:

      “Quando isto foi tudo por ai abaixo vendi todas as crypto antes de ter prejuízo, porque ter uma carteira cheia de crypto, não paga contas nem me alimenta, mesmo que digam que é o futuro.”
      “Crypto era o futuro (ou esquema, ou o que lhe quiserem chamar) quando dava para trocar por euros, porque tirando aqueles que vivem em casa dos pais, os restantes de nós precisamos euros para viver.”

      Digo te já
      A primeira parte do teu palavriado que tirei é completamente errada, tanto que facilmente consegues pagar tudo com crypto, tens é que pesquisar +5 minutos.
      A segunda parte igual porque não vivo a custa de ninguém e pago maioria das minhas coisas com crypto/cartões de crypto + cashback incluido.

      E agora vem a parte interessante do teu “belo” discurso:
      “As moedas digitais servem para corrigir os problemas do sistema FIAT dizem eles, no entanto está acontecer exatamente o que acontece aos bancos, com o problema que nas crypto não existem fundos para estes caso”

      Estes fundos vêem da onde?! São os bancos a porem-se a frente (duvido!) ou é o governo que os apoia caso façam porcaria? E se for o governo, de onde achas que eles tiraram o dinheiro para dar o apoio…..? Pois! És tu e os restantes milhões que não fogem ao fisco!

      Conheces a história do dinheiro que temos atualmente certo?
      Se não aconselho te a pesquisar – Dr. Google is your best friend 🙂

    • José Nunes says:

      Saíste a tempo de um esquema em pirâmide que só se diferencia de muitos outros por ser mais “moderno”

    • joao says:

      Estou a ver que percebes da coisa…
      Sim, fizeste bem em vender!
      Nao voltes por favor!

  4. Mapril says:

    Estou à espera que os indefectíveis defensores das criptos venham aqui dizer-nos que este é o momento de comprar

  5. Jota says:

    É como tordos…

  6. Mysta says:

    O momento de comprar não é agora…é sempre.
    Um bocadinho todos os meses. Não para quem tem os euros contados mas sim para quem tem alguns euros no banco e quer que esses euros um dia rendam mais que no banco.
    Uns vêem potencial, outros não..é como tudo

  7. SANDOKAN 1513 says:

    100.000 credores ?? Estes esquemas nunca levam a lado algum e ainda bem que assim é.

    • joao says:

      Yap, ainda bem que todas estas exchanges cheias de falcatruas vem abaixo!
      Quanto ao bitcoin, a tecnologia esta melhor do que nunca! Bem haja!
      Se a malta tivesse as cenas nas suas proprias carteiras nao tinham sofrido nada…
      “Not your keys, not your coins…”

  8. Dani Silva says:

    Há anos que digo que as criptomoedas estão a ser usadas como “pirâmide de Ponzi”.

    O futuro das criptomoedas será uma moeda digital centralizada (por exemplo Euro digital). Não há outra forma.

  9. Paulo says:

    É uma questão de tempo até todas desaparecerem… Tipo NTF.

  10. JS says:

    Eventos feitos para descrebilizar cripto

  11. o outro lado says:

    até parece que a montanha pariu um rato … o fim das criptocenas está próximo e os sagazes defensores delas, estão (em muitos casos) falidos 😛

  12. AT says:

    A ignorância faz bem ao ego do ignorante que acredita ser mais inteligente que todo o mundo.

    • z-life says:

      Só posso imaginar o tamanho da tua, não é fácil acompanhar a ignorância de alguém que pregava que as criptomoedas eram o futuro e nunca iriam desvalorizar….kkkk

      • AT says:

        Não sei em que realidade vives, mas tudo aponta para que as crypto sejam o futuro e até agora só vi o mercado a valorizar, mas tu vives na realidade que te enfiam pela goela abaixo.

        Ainda assim, tiro-te o chapéu nesta parte, “(…) não é fácil acompanhar a ignorância de alguém (…)”. Realmente não é nada fácil acompanhar seja o que for daquilo que escreveste até agora, neste artigo.

        Agora faz um favor a ti próprio e aprende qualquer coisa, já que sabes usar a internet.

        • Z-life says:

          A valorizar? Lol então nem sabes ver cotações e queres ser um cryptoExpert?

        • Filipe says:

          A valorizar? As crypto estão a perder valor dia após dia.

          Provas? Estas empresas estão a falir. Uma por uma. Pois foram compradas/fundadas/alimentadas com dinheiro real inicialmente, para manterem dinheiro fictício.

          Espera só por 2023 com isto tudo regulado na maioria dos países (as transações para FIAT) que vais ver como as cryptos no seu estado actual desaparecem até 2025.

          • Eu says:

            Tira as palas dos olhos ó meu!
            Já visto o resto do mercado financeiro? Num mundo de investimentos, quando existe algum receio é muito natural que o medo prevaleça e quem tem investimentos os retire e isso de forma natural, faz cair a valorização, mas isso não quer dizer que vai acabar.
            Mas tu passas-te ou que?
            É por essa razão que mais de 90% dos traders perdem dinheiro. A disciplina de risco é sobreposta ao medo e acabam por desconhecimento vender em baixa perdendo os fundos.
            Um bom trader, faz um estudo exaustivo ao risco. Não é um simples cidadão que tece umas postas de pescada que vai alterar isso.
            Fica-te com os teus ensinamentos de escola primaria.
            Estes acontecimentos são bons. Obriga o ppl a estar mais atento e preventivamente muda para melhor. Os piores serão naturalmente eliminados do mercado deixando o resto bom respirar.
            Então, os que esperaram, vão poder beneficiar dos seus investimentos.
            Se isto fosse fácil, estaria cá toda a gente.

          • AT says:

            Não sejas mais um a dizer asneiras e vai-te informar.

  13. Samuel MGor says:

    Isto só tende a piorar e vai afetar a BTC também. Estou com duvidas que os bancos não apanhem com a pancada também. Se os bancos apanharem estão estaremos numa tempestade perfeita para tramar tudo e todos.

  14. João Tavares says:

    Só é pena não cairem todas…

  15. Tomalá says:

    Está em roda livre, os clientes querem levantar, estas empresas não podem atender todos ao mesmo tempo e bloqueiam em ciclo vicioso. Sem regulação não há volta a dar.

  16. secalharya says:

    Andam a varrer a casa. Bear Market a funcionar!

  17. Art says:

    “Teoria do maior idiota” Bill Gates

  18. Eu says:

    https://youtu.be/ilhxlFUOSzk
    O futuro só pertence aos crentes e não aos gananciosos.

  19. neopunk says:

    Faz parte das dores de crescimento, ao longo do tempo iremos assistir a CEX e projetos de Crypto a cair, em boa medida porque não são geridos da melhor forma e porque a regulação ainda está a dar os primeiros passos nesta área.

    A FTX serviu para que novos passos fosse dados, estamos a assistir a um efeito de contágio de novas formas de trazer confiança e maior transparência, o passo foi dado pelo CZ da Binance quando anunciou o Proof-of-Reserve (ativos detidos por uma CEX, tipicamente em Cold Storage), creio que nem foram os primeiros, a Kucoin acho que já o tinha feito em Fevereiro, isto por si não prova muito, apenas indica que a CEX tem X em portfolio, por isso segue-se a Proof-of-Liquity onde se comprova que os ativos dos clientes têm paridade com o que existe em reserva, ou seja, num Bank Run existem ativos sufientes para as Liquidações. Se resolve todos os problemas? Não!

    As CEX viram-se forçadas a revelar o seu portfolio para devolver confiança, ou faziam isso ou sofriam liquidações em massa, foi possível perceber que algumas CEX têm níveis de exposição a risco, por exemplo…. não é normal que uma delas tenha como 3ª maior reserva uma MEME coin (SHIB), ainda que tenham explicado que são reservas dos clientes (que os próprios compraram) ou outras em que as maiores reservas em Stablecoin é Tether (USDT), estando esta atualmente debaixo de elevado escrutínio sem saber o que potencialmente isso pode resultar, ou até outra (Kucoin) que tem uma exposição forte à sua própria moeda que num caso de pânico em Bank Run com liquidações em massa pode ver a sua moeda cair 50 a 90% em menos de 24 a 48h.

    O caso FTX é particularmente grave porque esta fraude estoira na cara de grandes individualidades e reguladores revela lacunas gritantes, o relatório preliminar revela coisas como, não tinham contabilista, não sabiam quais a contas pertecentes à empresa, faltam registos de transações em que algumas são volumosas, não havia um registo de recursos humanos sobre quem trabalhava na empresa, entre outros aspetos gritantes de conflito de interesses e controlo indevido sobre Ativos das 4 grandes empresas do grupo.
    O SBF (Sam Bankman-Fried) continua a fazer a sua vidinha nas Bahamas quando devia estar detido pelo FBI e certamente ficar sujeito a uma pena de prisão de várias décadas, mas não, tem livre circulação porque a FTX e a Alameda Research que estão interligadas financiaram partidos nos US e este é o tema da total hipocrisia.

  20. jack says:

    Tenho 2 milhões de euros que minerei, será que dá para comprar um herdade? Se alguém souber avise, dou comissão.

  21. Carlos David says:

    Não é novidade nenhuma. Tudo onde o SBF e Alameda tinham as mãos corre o risco de ir pelo mesmo caminho.
    É só procurar e ler em vez de andar a dizer mal das criptomoedas e de que as têm ou usa.

    https://beincrypto.com/ftx-crisis-put-these-companies-on-contagion-list/

    https://fortune.com/crypto/2022/11/10/sam-bankman-fried-empire-forced-fire-sale/

  22. Morreu says:

    TIC TAC TIC TAC…. Buuuuummmm! Ah ah ah ah

  23. R o B says:

    Coloque aqui as suas criptos em troca de juros impraticáveis. Muitas mais virão, basta as pessoas ganharem juízo e começaram a sacar os seus ativos para sua própria custódia.

  24. Vai estudar says:

    Para os ignorantes a história repete-se
    https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Mania_das_tulipas

    • AT says:

      Ganhaste um ponto, por conheceres uma das grandes bolhas que houveram.

    • João Silva says:

      E mais ignorantes ainda são aqueles que vão atrás dos outros só porque sim sem pensarem pela própria cabeça.
      Se toda a gente decidisse levantar o dinheiro dos bancos não acontecia o mesmo? Não ficavam com falta de liquidez? E não iam tentar impedir os clientes de fazer levantamentos?
      Talvez não porque têm o estado para injectar lá dinheiro. As empresas de criptomoedas não. Os bancos até quem que elas acabem porque fazem concorrência.

    • JonSmith says:

      O que é que uma coisa tem a ver com a outra? Também vais associar o caso do BES às tulipas? Ou de qq outro banco que tenha entrado em bancarrota?

      Já se fala dessa história das tulipas/bitcoin desde pelo menos 2013…

  25. Hali says:

    Para perceber a credibilidade das criptomoedas basta ver em que moeda é pedido o regaste de qualquer tipo de pirataria Informática.
    Por mais que inventem não há forma de rastreamento.

  26. Vai mais uma moeda says:

    Só malta iluminada… O que vale é que não é o meu dinheiro. Comprem lá Cripto com fartura! Alguém mais inteligente vai agradecer! Fdx que já chateiam estes mosquitos.

    • André says:

      É mesmo! Concordo totalmente!

    • joao says:

      Entao e das-te ao trabalho de vir aqui a uma noticia destas comentar quando nao tens nada a dizer?

      Pareces os fans do Barcelona que nunca vao ver jogos do Barcelona, e que em vez disso vao ver jogos do Real Madrid na esperanca de os ver a perder…

      Deixa la que no futuro vais-te lembrar bem destes anos onde poderias ter comprado ‘barato’. Ca estaremos!

      Estas exchanges merdosas e duvidosas devem todas cair. Quando ao bitcoin, o protocolo esta mais forte do que nunca! Boa sorte a desactiva-lo ou a torna-lo redundante! LOL

      “Not your keys, not your coins…” e a malta que deixou o seu dinheiro nas exchanges devia ter prestado mais atencao!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.