Bitcoins: Falha burocrática torna traficantes de droga milionários na prisão
Há algumas histórias que nos deixam incrédulos e esta é uma delas. Segundo as informações recentes, um grupo de três traficantes de droga tornaram-se milionários depois de uma falha burocrática que envolvia os seus Bitcoins.
O caso aconteceu na Suécia e, devido ao erro, as autoridades têm então que pagar aos criminosos detidos a quantia de 1,5 milhões de dólares.
Traficantes tornam-se milionários na prisão por causa de Bitcoins
De acordo com o canal sueco Sveriges Radio, as autoridades apreenderam 36 Bitcoins a três homens condenados por venderem grandes quantidades de drogas ilegais através da Internet em abril de 2019.
No entanto, durante o processo, a procuradora Tove Kullberg fez a conversão do valor das Bitcoins dos criminosos para coroas suecas (SEK). Na altura, a conversão resultou em 1,3 milhões de SEK, cerca de 150 mil dólares (~130 mil euros).
Mas o Estado não vendeu de imediato todas as Bitcoins e, passados dois anos, leiloou as criptomoedas, quando o valor desta havia aumentado significativamente. Como consequência, a venda gerou mais de 13 milhões de SEK, ou 1,5 milhões de dólares (~1,3 milhões de euros).
Como tal, com a valorização, foram precisas apenas 3 Bitcoins para cobrir o valor que os traficantes tinham que pagar. Assim, o governo sueco foi obrigado a devolver as restantes 33 criptomoedas aos detidos. Ou seja, os traficantes vão receber das mãos do Estado quase 1,5 milhões de dólares.
O site Motherboard contactou a procuradoria sueca que confirmou o erro, mas não forneceu mais detalhes. Já em entrevista à Sveriges Radio, a procuradora Kullberg reconhece que o seu conhecimento sobre Bitcoins era inexistente na altura da apreensão das moedas, assim como também era um território desconhecido do sistema jurídico sueco. Segundo a procuradora:
Isso levou a consequências que só agora vi, mas que não previ na altura. É uma pena que assim tenha acontecido.
A lição a ser aprendida aqui é manter o valor em Bitcoins, e que o lucro do crime é de 36 Bitcoin, independentemente do valor do Bitcoin no momento.
Para evitar novas situações deste género, as autoridades suecas anunciaram recentemente que o Ministério Público apresentará uma nova orientação legal sobre como lidar com as criptomoedas ainda durante este outono.
Este artigo tem mais de um ano
Fonte: Vice
Neste artigo: bitcoins, Criptomoedas, suécia, traficantes
e o que tem o bitcoin a culpa nao foi da tecnologia! os midia sempre a tentar capar as inovacoes !
A Suécia não tem prisões, tem campos de férias luxuosos pagos à conta dos contribuintes, onde os detidos têm direito a internet, telefone, TV, revistas e jornais do dia.
Não, apenas tratem as prisões como lugares de reabilitação, e como consequência têm taxas de reincidência muito baixas, criminalidade reduzida, e quem sai não sai revoltado com o mundo, cheio de raiva e pronto para vingança, ao contrario de outros países onde as prisões são sítios de castigo intensivo, onde a reincidência é extremamente alta, e estão sempre lotados.
+1
Estas criptomoedas são um autentico poço de trafulhices! “Ah e tal a culpa não é da bitcoins, a culpa é disto ou daquilo…” Por favor, voltem ao mundo real e trabalhem se querem ganhar dinheiro!
Boomer
Pega numa moto e manda-te contra um pinheiro, e depois vez de quem foi a culpa.
Até porque os outros tipos de moeda nunca dão azo a trafulhices…
Resumindo:
– as autoridades apreenderam na altura 36 BTC
– quando as venderam, bastava o valor de 3 BTC para pagar o que os criminosos deviam ao Estado
– tiveram que devolver aos criminosos o valor da venda de 33 BTC.
E daí? Tirando o facto ser mais um post de loas à BTC – compre e guarde as BTC (ou outras criptomoedas), que valorizam de certeza – o que é uma ideia errada?
Esqueceu que a grande maioria dos criminosos são psicopatas e doentes mentais, não havendo recuperação mesmo que fiquem em hotel 5 estrelas. O ideal é manter os doentes mentais em manicômios longe da sociedade.
Mas para determinar se determinada pessoa é recuperável para a sociedade ou não seriam necessários juízes de verdade, com capacidades mais avançadas interiores e melhores conhecimentos das leis universais, se isso pode existir em um ou outro caso, a esmagadora maioria não tem tais capacidades.
Na realidade porém as prisões não é para castigar ninguém, quem é você, ou outra pessoa qualquer para julgar o seu próximo? O objectivo é apenas afastar da sociedade quem claramente está a prejudicá-la com a sua existência, idealmente pelo tempo que for necessário até se verificar uma mudança nesse indivíduo que o faça deixar de constituir um perigo.
Com juízes de verdade até seria legítimo matar pessoas para deixarem de poluir a Terra com a sua existência, mas para já não existem tais juízes ou se existem não estão qualificados para avaliar acertadamente e se estão, não existem em número suficiente.