48% diz que Portugal deveria aceitar e regular oficialmente as criptomoedas
As criptomoedas são cada vez mais usadas por um público bastante diversificado. No entanto muitos países já viraram costas a este formato financeiro, bloqueando e banindo o uso e a mineração das mesmas. Mas há também outras regiões que as aceitam e que já estão a avançar com o seu processo de regulamentação.
Neste sentido na nossa última questão semanal quisemos saber se os nossos leitores consideram que Portugal deveria aceitar e regular oficialmente as criptomoedas. Vamos então conhecer os resultados.
Considera que Portugal deveria aceitar e regular oficialmente as criptomoedas?
Finalizada a questão da passada semana, segue então agora a divulgação de todos os resultados através da análise das 1.613 respostas obtidas.
Os resultados mostram que há um significativo equilíbrio na opinião dos nossos leitores. Em concreto, a maioria, com 52% dos votos, considera que Portugal NÃO deveria aceitar e regular oficialmente as criptomoedas (843 votos). Por sua vez, 48% dos participantes, uma diferença mínima, respondeu afirmativamente à nossa questão (770 votos).
Resultados em gráfico
Para uma melhor perceção visual, segue então o gráfico com os resultados.
Nos comentários ao artigo desta questão, as opiniões também refletem os resultados aqui revelados. Muitos são a favor desta possibilidade, enquanto que outros a recusam veemente. No entanto há também quem encontre um meio termo, defendendo que Portugal poderia regularizar as moedas digitais, mas mantendo o dinheiro físico.
Mas se não respondeu à nossa questão, diga-nos então agora se considera que Portugal deveria aceitar e regular oficialmente as criptomoedas.
Participe na nossa questão desta semana
Questão desta semana:
Considera que os ataques informáticos aos sites russos podem ajudar a Ucrânia?
Loading ...
Considera que os ataques informáticos aos sites russos podem ajudar a Ucrânia?
Nesta rubrica colocamos uma questão sobre temas pertinentes, atuais e úteis, para conhecer a opinião e tendências dos nossos leitores no mundo da tecnologia, sobretudo no nosso país.
Assim, caso queiram ver algum tema votado nas nossas questões semanais, basta deixarem um comentário com o mesmo ou enviem para marisa.pinto@pplware.com.
Este artigo tem mais de um ano
Regular porquê? Sou contra disso, o estado tem de se manter afastado disto. Impostos para além de necessários já existem em demasia.
também há vantagens, por exemplo, regular pode trazer mais investidores, logo, beneficiar os que já investiram 😛
O benefício disso não compensa, porque mesmo que todos os portugueses metessem um ordenado em BTC não faria grande diferença no mercado.
Tens razão, mas não seria melhor colocar impostos sobre isto e depois reduzir impostos sobre o trabalho e de outros.bens essenciais?
Dave Snow melhor seria se isso realmente fosse acontecer mas como será mais um imposto no meio de tantos sem haver descida dos mesmos nos produtos alimentares ou de outros importantes prefiro que se mantenham longe. Faço investimentos desde 2017 e das poucas vezes que tive perdas o estado não me deu 1centimo, porquê que pretendia a sua regularização?
Só para virem buscar dinheiro quando tudo corre bem?
Reduzir nunca é opção
Sim, o Estado é para crescer até chegar ao Totalitarismo ambicionado pelos Políticos.
Se mexe, tributa-se.
Se continua a mexer, tributa-se.
Se já não mexe, subsidia-se.
Sempre foi assim.
Se percebesses o que significa a palavra “confiança” num sistema monetário, então percebias o porquê de regular. E não tem nada a ver com cobrar impostos.
Responde-me a uma simples questão. O que dá valor aos pedaços de papel a que chamas “notas” ou aos pedacinhos de cobre e níquel que tens na carteira ? Os bits e bytes digitais fiat na conta online tb servem para a questão.
o bolivar venezuelano continua regulado, porque está a perder valor?
simples, porque a confiança nao vem apenas da regulação.
A confiança no BTC vem do seu algoritmo matemático e da leis dos jogos aplicada que promove a que os participantes tenham mais beneficio a jogar pelas regras.
A confiança nas moedas fiduciárias deriva da confiança em políticos que são apenas e só a classe mais corrupta e mentirosa que existe.
Depois da Criptoloja e da Mind The Coin, o Banco de Portugal atribuiu em julho de 2021 uma licença à corretora de criptomoedas Luso Digital Assets, que se torna assim a terceira empresa a receber autorização para operar no setor de compra e venda de ativos virtuais em Portugal.
– https://www.legacis.eu/portugal-ja-tem-tres-corretoras-de-criptomoedas-registadas-no-banco-de-portugal
Deveriam era acabar com isso em todo o lado.
impossivel as crypto moedas vao te dar a liberdade no futuro e tu ainda ignoras esta tecnologia, Tecnologia resolve problemas os governos nao!
Liberdade no futuro!? Já dão liberdade os traficantes, terroristas e demais criminosos 😛
*aos*
Samuel, as fiduciárias têm cá limitado o crime que é uma coisa doida. Recomendo a leitura de: https://www.infomoney.com.br/mercados/por-que-criminosos-preferem-moeda-convencional-do-que-cripto-para-esconder-dinheiro/
Então porque é que os hackers que usam ransomware pedem btc como pagamento? Sabes que o site que mencionaste já levou processos por fake news, certo?
Todas as transações em crypto são 100% traceable e são públicas. O mesmo não se pode dizer do resto dos sistemas de pagamento.
O tráfico e o crime começaram agora? Qualquer tipo de moeda pode ser usada para qualquer fim e isso não define uma moeda. O importante é a tecnologia e as suas vantagens.
As operações rastreáveis, mas não os titulares (ou donos do dinheiro).
De que serve saber que passaram 10000000 de uma carteira para outra se não sabem a quem pertence ?
Quando se diz para seguir o rasto do dinheiro, não são as notas, são as pessoas que o detêm.
Quanto aos «outros» sistemas de pagamento, têm mecanismos bem elaborados de controlo e monitorização, nomeadamente no âmbito da prevenção da fraude, branqueamento e financiamento de terrorismo.
Eu sou a favor desta tecnologia mas não sou a favor dessas “liberdades”. Isso seria o fim do próprio sistema. Aliás, são essas “liberdades” que permitem as maiores falcatruas da história e que diminuem a confiança no sistema. O actual ou qualquer outro.
Mas um velho, de aspecto venerando,
Que ficava nas praias, entre a gente,
Postos em nós os olhos, meneando
Três vezes a cabeça, descontente
– Os Lusíadas, Canto IV, 94-97
Houve há e sempre haverá gente assim….
Mais vale lagalizar a droga.
Todos os governos estão disponíveis para aceitar todas as medidas que lhe permitam ter o controle material e mental dos seus cidadãos, para isso foram eleitos.
52% diz que não!
Querem lá saber da pegada ecológica, o que querem é ganhar dinheiro!
Tem que haver controle.
a humanidade sempre tem medo da mudanca ja foi assim com a internet radio electricidade e eoutras! isso e o que anda nos midia para as massas rejeitarem a tecnologia !
uma tecnologia de gasta muitoi muito menos que o sistema actual e descentralizada!
nao vai haver aqui ninguem com btc bloqueados ou os governos fazerem merda e tu nao podres mexer nas tua poupancas! os milionarios estao a comprar !! achas que eles sao burros sao pessoas inteligentes que estudao e teem visao, os burrinho apenas criricam sem conhecerem do que falam!
! aqui é a democratizacao do dinheiro! quem ignorar isso vai conhecer isto de uma forma mais cara!
Isso é um não assunto… até porque cada vez mais a mineração só funciona se existir produção de energia verde.
https://www.forbes.com/sites/greatspeculations/2021/07/06/bitcoin-mining-uses-a-higher-mix-of-sustainable-energy-than-any-major-country-or-industry/
É a “liberdade” que vai resolver tudo ! Basta minerar com fartura para acabar com as alterações climáticas. Tens é que acreditar ! E muito !!! XD XD XD
A liberdade de gastar do que ganhei do meu suor!
Seria mais um tachinho para os gestores do Banco de Portugal que nunca têm responsabilidades, só regalias.
Anda tudo distraído da pinha só pode ou com ela adormecida, incluindo a própria U.E..
https://pplware.sapo.pt/criptomoeda/criptomoeda-e-ainda-mais-poluente-desde-que-foi-banida-da-china/
Enfim.
Os cães ladram e a caravana passa.
Deu para enfiar a carapuça?
Descentralização & Criptomoedas = 100%
É indiferente que Portugal regulamente as criptomoedas, ou não.
A Bitcoin, particularmente foi criada á margem dos Estados.
A China, a Índia, a Nigéria, o Kosovo, o Irão etc… já baniram as cripto e as transações continuam…
E vão continuar porque a Bitcoin é descentraliza, deflacionária e inconfiscável desde que a pessoa guarde as chaves privadas.
Quando se fala em “regulamentação”, o quê que um Estado quer? Proteger não vai proteger ninguém porque é algo descentralizado, o máximo que pode fazer é alertar para riscos. Ou seja, querem que se declare para saber quanto é que cada um tem e levar a parte que merecem.
Mas “nós temos que autorizar” mas ninguém precisa de autorização e o dinheiro não é vosso.
É um imposto mais imoral do que outros porque nem contrapartidas oferece. É tipo aquelas máfias da Yakuza você paga senão partimos lhe a loja. Ou seja, o Estado quer a “parte” e contrapartida é não lhe lixámos o negócio..
Isto, são ideais da esquerda do mal, para manter este estado de coisas e fazer as pessoas dependentes de migalhas. Se quiser subir na vida tem de bajular, não pode ser por mérito. Para quem está no topo, a vida já é bela para quê mudar, não é preciso concorrência. Façam aí umas leis para matar possíveis concorrências.