Uma oscilação na órbita da Lua poderá trazer-nos cheias recordes na década de 2030
Estamos a ver consequência terríveis das alterações climáticas. Enchentes e intempéries que assolam países e zonas que não têm memória destes acontecimentos. Contudo, outros fenómenos poderão trazer à Terra eventos meteorológicos e outros problemas nas orlas costeiras. Segundo um novo estudo, uma "oscilação" na órbita da Lua pode resultar em enchentes recordes na década de 2030.
Em vários pontos do globo, as zonas do litoral poderão sofrer um aumento do nível da água que inundará o que hoje são zonas habitáveis.
Alterações climáticas e o aumento das enchentes
A mudança climática já aumentou a frequência e a gravidade dos furacões e outros eventos climáticos extremos em todo o mundo. Contudo, há uma ameaça menor e menos espalhafatosa no horizonte que pode causar estragos nas orlas marítimas de vários países.
Recentemente, um novo estudo liderado pela NASA alertou que estas cheias poderão tornar-se cada vez mais frequentes nos Estados Unidos já nos anos 2030. Segundo a investigação, grande parte da costa dos Estados Unidos terá três a quatro vezes mais dias de cheias por ano durante, pelo menos, uma década.
As enchentes da maré alta, também chamadas de "enchentes incómodas", ocorrem nas áreas costeiras quando as marés atingem cerca de 0,6 metros acima da maré alta média diária e começam a inundar as ruas ou vazam através das sarjetas. Fiel ao seu apelido, estas inundações são mais um incómodo do que uma calamidade total, inundando ruas e casas, forçando o encerramento de empresas, assim como vários problemas sanitários.
De acordo com a Administração Oceânica e Atmosférica Nacional (NOAA), nos EUA foram contabilizadas mais de 600 destas inundações em 2019. No entanto, neste novo estudo liderado pela NASA, os resultados alertaram que as enchentes tornarão-se uma ocorrência muito mais frequente no país já na década de 2030.
Nível médio global do mar subiu cerca de 21 a 24 centímetros desde 1880
O estudo, publicado a 21 de junho na revista Nature Climate Change, adverte que estes dias extras de inundação não serão distribuídos uniformemente ao longo do ano, mas provavelmente agrupar-se-ão ao longo de apenas alguns meses; as áreas costeiras que agora enfrentam apenas duas ou três enchentes por mês podem em breve enfrentar uma dúzia, ou mais.
É o efeito acumulado ao longo do tempo que terá um impacto. Se inundar 10 ou 15 vezes por mês, uma empresa não pode continuar a operar com o seu estacionamento submerso. As pessoas perdem os seus empregos porque não conseguem ir para trabalho. As fossas poderão tornar-se num problema de saúde pública.
Referiu Phil Thompson, professor assistente da Universidade do Havai, num comunicado.
Por um lado, há aumento do nível do mar. À medida que o aquecimento global aquece a atmosfera, o gelo glacial derrete a um ritmo recorde. Este efeito despeja enormes quantidades de água derretida no oceano. Como resultado, o nível médio global do mar subiu cerca de 21 a 24 centímetros desde 1880, com cerca de um terço disso a ocorrer apenas nos últimos 25 anos, de acordo com a NOAA.
Por volta do ano 2100, o nível do mar poderá subir de 0,3 m a 2,5 m acima de onde estava em 2000, dependendo de como os humanos irão conseguir restringir e controlar as emissões de gases de efeito estufa nas próximas décadas.
A Lua também tem "culpa"
Embora o aumento do nível do mar por si só vá aumentar a frequência das enchentes na maré alta, estas terão uma pequena ajuda do cosmos, especificamente da Lua.
A lua influencia as marés, mas o poder de atração do nosso satélite natural não é igual de ano para ano. Isto é, a Lua tem uma "oscilação" na sua órbita, alterando ligeiramente a sua posição em relação à Terra num ciclo rítmico de 18,6 anos. Durante a metade do ciclo, o astro suprime as marés na Terra, resultando em marés altas mais baixas e marés baixas mais altas.
Para a outra metade do ciclo, as marés serão amplificadas, com marés altas mais altas e marés baixas mais baixas, segundo a NASA.
Estamos atualmente na parte de amplificação da maré do ciclo. Portanto, o próximo ciclo de amplificação da maré começa em meados da década de 2030. Então, nessa altura, o nível global do mar terá subido o suficiente para tornar aquelas marés altas, superiores às normais, particularmente problemáticas.
Leia também:
Este artigo tem mais de um ano
A desculpa é das alterações climaticas , como se nunca existisse cheias
Se sabe usar a internet para vir a um forum partilhar a sua opinião desinformada, pode muito bem usar o google para se informar.
Toda a opinião relativa às alterações climáticas é desinformada, quer seja a reconhecer quer seja a negar. Isto porque não existe ninguém nem nenhum estudo nem nenhum cientista que possa afirmar a causa e as consequências com certezas.
O que se sabe é que as alterações climáticas são ciclicas e que talvez o homem possa ter tido algum tipo de influencia em acelerar as que estamos a viver, contudo isto não é consensual na comunidade cientifica, muito menos que a acção humana poderá fazer algo para travar estas alterações.
No caso concreto das cheias houve muita construção que nos ultimos 50/100 anos foi construída em zonas de antigos rios que ou foram desviados, secaram ou deram lugar a barragens e mesmo em zonas argilosas ou em antigos leitos de cheias de rios, por isso é natural que venhamos a assistir cada vez mais a estes cenários, mais que não é mais que o percurso natural das coisas.
Errado, é consensual na comunidade científica que as alterações climáticas actuais são provocadas pelo homem. Existem estudos sobre isso mesmo, e todos eles apontam para um consenso acima dos 90% na comunidade científica.
Não é não. Informe-se.
https://climate.nasa.gov/scientific-consensus
Informa-te José
As alterações climáticas são reais, no entanto acho que nada tem a ver com o homem basta estudar o nosso planeta para ver que sempre aconteceu estas alteracoes e com fenómenos muito mais devastadores que o homem ainda não viu.
Claro que são reais, sempre existiram e vão existir. O problema é que sendo declaradas como naturais fica mais difícil espetar impostos brutais aos contribuintes.
concordo totalmente
As alterações climáticas são um alerta para as pessoas acordarem do seu sono espiritual, para começarem a valorizar o que realmente interessa.
No actualidade é devido a um cometa/ planeta que se aproxima deste planeta e que já há muitas décadas influência o planeta e seus habitantes…. se a pequena Lua já afecta imensamente a Terra imagine-se um cometa/ planeta gigantesco cerca de 6 vezes maiores que Júpiter e já dará para entender o quão poderá afectar a Terra fisicamente, pior ainda será quando a certa altura passar próximo do planeta… verdadeira loucura de alterações estão previstas… um astrónomo que falhou a altura em que passaria (ainda não passou), disse que a influência directa mais forte deveria ser sentida aqui na Terra durante uns 9 dias.
“um cometa/ planeta gigantesco cerca de 6 vezes maiores que Júpiter”
Um bocadinho grande demais para passar tão despercebido que apenas um astrónomo o viu. E deve ser um planeta bem delicado e simpático para, dado que com tal tamanho (e presumívelmente massa), ainda nem se ter feito notar em nenhum objecto no nosso sistema.
Porque deve ter visto o planeta com os olhos astrais, ou da alma… se tivesse visto com os olhos físicos não deveria ter falhado tanto na previsão temporal… mas quando se vê com os outros olhos a conversão para o tempo terreno torna-se mais difícil, e por vezes questões culturais ou de convicção pessoal podem influenciar os cálculos, e ainda para mais o próprio admitia que este cometa/ planeta não se regia pelas mesmas regras que a maioria dos outros astros aqui mais próximos, o que certamente só contribui para tornar ainda mais difícil a conversão temporal terrena pois não terá base comparativa fiável.
O mesmo afirmou que os outros astrónomos iriam ficar surpreendidos até mesmo quando ele estivesse claramente visível a todos, e que iriam tentar dar muitas explicações, quanto mais serem capazes de detectar o mesmo a grande distância, porque aparentemente só será visível quando estiver do lado em que vai passar pela Terra então iluminado pelo actual Sol. Também li algures de outra fonte que existia a possibilidade de alguns astrónomos virem a detectá-lo algum tempo antes quando ainda estiver atrás do Sol antes de fazer a curva para vir em direcção a este planeta, e que tal deveria acontecer durante um eclipse solar, mas que em princípio ninguém iria dar muita importância apesar de ficarem surpreendidos por estar ali algo com o qual não estavam a contar… quando voltar passado algum tempo é que vão eventualmente entender quão importante tinha sido aquela descoberta, se fizerem sequer a associação entre uma coisa e a outra.
Seja como for não fará diferença, detectarem-no ou não, não alterará nada em termos de efeitos aqui na Terra. Pouco se poderá fazer para estar preparado pois aparentemente até partes de placas continentais irão se afundar e novas vão surgir, vulcões vão se activar por todo o lado, terramotos por toda a parte, tsunamis, etc. é um pouco… onde é que se vão “esconder”?
Ah, portanto foi um astrónomo astral que o detectou.
Entendidíssimo
O comentário típico de nabos, para não dizer outras coisas…
ahahaha 😀 Não resisto!
Planeta cerca de 6 vezes maiores que Júpiter isso é metade do tamanho do Sol.
E para ser um planeta necessita de ter uma orbita numa estrela, que por si só deverá enorme.
Já agora qual é sabe o nome e localizacao desse sistema/planeta?
Não, não sei onde está esse cometa/ planeta… aparentemente chamam-lhe um cometa por causa do trajecto e um planeta por causa da massa, daí cometa/ planeta. Supostamente anda entre este Sol próximo do nosso planeta e um outro Sol distante.
As previsões é que os astrónomos na melhor das hipóteses só detectem o mesmo durante um eclipse solar, que será pouco tempo antes de fazer a curva que o levará a passar próximo da Terra altura então em que será iluminado pelo Sol, e ainda assim haverá grande confusão pensando que se trata de algum outro planeta dos conhecidos actualmente, enfim. Se o descobrirem durante o eclipse a previsão é de que os astrónomos fiquem surpreendidos por estar ali alguma coisa, mas que não deem a importância devida… não que desse para fazer alguma coisa, mas pronto… uma pessoa pensa que com tanta gente e meios envolvidos deveriam ser capazes de detectar um cometa/ planeta umas 6 vezes maior que Júpiter, mas aparentemente não serão capazes, muito menos de perceber alguma coisa do que realmente se passa antes de já vir do lado de cá do Sol, quando basicamente toda a gente for capaz de o ver e a partir de certo momento… sentir as consequências da proximidade no próprio planeta.
Eu quase que seria capaz de apostar que o culpado pela oscilação da Lua é o Trump….
Hm amarem uma corda à lua på ela não fugir então tipo
Fazam mais barragem pra impedir cheias
Loool quando já n tem mais por onde se desculparem… Enfim
A lavagem cerebral não funciona comigo
Pois na escola, mais precisamente na disciplina Português, o que lá ensinam realmente não funcionou consigo.
Ao menos é coerente. Senão acredita no que se ensina na escola é verdadeiro como é que iria acreditar no Português que por lá ensinam?
A mt gente que sai da escola com o 12 e não sabe escrever e n sabe fazer nada amigo…
*Há
Aquecimento global e uma treta por isso jamais vou em cantigas e vou continuar a usar o meu carro a diesel e levar a vida normal. Acreditar em aquecimentos globais, covids e voodoos e para quem quer
Pior é quem acredita que a terra é redonda e achatada nos pólos e não plana. Isso que me desculpem mas é o cúmulo da estupidez. Já para não falar em Deuses e outros fantasmas que estes gajos inventam para nos controlarem.
Tens toda a razão, eu já fui ao fim da terra, voltei para trás para vir buscar o parapente… Aquilo é que vai ser adrenalina a saldar do fim da terra…
Eu também tenho um carro a diesel e já pago pelo IUC, cerca de 250 Euros por ano, para diminuir o aquecimneto global, mas não vejo nada a diminuir.Penso é que,neste andar cada vez irá aumentar é mais,dizendo sempre que é por causa do aquecimento global. Acho que têm qualquer dia que arranjar outra justificação,porque esta já vai estando gasta, para nos levarem cada vez mais guita.
Eu só pago 60 de iuc
Depende do carro. O meu é um Toyota Avensis.
O meu é o nissan almera 2001
Grande parte do pessoal que opina aqui neste forum sua estupidez deviam levar uns bons pares de estalos para acordarem para a realidade…
E o que querem fazer? Enviar um bate-chapas para a lua?
21 cm em 141 anos? uau
Não me preocupo com o aquecimento global, quando vier ligo o ac.
Nem mais
Em pleno pico do Verão já se vê as diferenças do tempo na Bélgica,na Alemanha,na Áustria e na Itália,que são os países que estão a ser fustigados com inundações e chuvas monumentais nestes últimos dias.Já morreram muitas,mas muitas pessoas por causa destes gravíssimos temporais.E em plena época de veraneio !!
E depois a culpa é do aquecimento?? Com muita água? Será que a água era quente pelo menos
É do clima que está a mudar imenso.Você por acaso sabia ou já leu que a região do Algarve e o sul de Espanha podem-se tornar em zonas áridas,tipo desertos,no ano de 2100 ?? É muito preocupante.Dizem que as areias no norte de África irão invadir completamente estas duas zonas.Vai ser “lindo”,se vai… 😐
Já não me preocupa isso já cá não estarei por essa altura por isso é tranquilo