Telescópio espacial James Webb alcança estado fundamental
No passado dia 25 de dezembro, o foguete Ariane 5 descolou do porto espacial de Kourou levando consigo o James Webb, o telescópio de 8,8 mil milhões de euros. O telescópio tem um espelho principal cujo diâmetro é de 6,5 metros, o que obrigou a que este fosse dividido em dois.
Hoje, finalmente, o Telescópio espacial James Webb atingiu a sua configuração final.
Telescópio espacial James Webb atingiu configuração final
O telescópio espacial James Webb atingiu este sábado a sua configuração final o que significa que está pronto para começar a funcionar na sua totalidade. Tal só deverá acontecer dentro de cerca de cinco meses, anunciou a agência espacial norte-americana.
O espelho principal do telescópio, com um diâmetro de 6,5 metros, era demasiado grande para caber inteiro no foguetão que lançou o James Webb, por isso teve que ir dobrado em duas partes. A segunda parte só hoje foi totalmente aberta. De referir que a Nasa já tinha mostrado ao vivo o desabrochar do escudo solar do Telescópio.
Antes de estar operacional, o telescópio terá que atingir a sua posição orbital definitiva, a 1,5 milhões de quilómetros da Terra. Todos os seus instrumentos científicos terão que arrefecer antes de se proceder aos processos de calibração.
James Webb é o mais poderoso telescópio espacial de sempre deverá observar as primeiras galáxias, formadas 'apenas' 200 milhões de anos após o princípio do Universo.
O telescópio é pilotado a partir da cidade norte-americana de Baltimore, na costa leste dos Estados Unidos. Hoje a NASA difundiu em direto imagens da sala de controlo, onde os engenheiros da agência aplaudiram entusiasticamente o anúncio de que o telescópio está instalado.
Leia também...
Este artigo tem mais de um ano
Espero com grande entusiasmo as descobertas científicas que este telescópio irá proporcionar.
+1
Para lançar merdas po espaço já não existe aquecimento global…
Queres comparar um lançamento desta magnitude (em termos de importância) com a poluição causada por todas as outras causas aqui na Terra?
E sou o primeiro a criticar as centenas de lançamentos necessários para formar a rede Starlink…
cara, ja passou do tempo de ficar olhando e vigiando as estrelas e cuidar desse planeta, os eua é um país podre que nao cuida de nada, e quer sempre se meter no país de outros mundos. A sujeira que tem do lado do país deles la eles nem cuidam, a ilha gigantesca de plastico, mas ficar enchendo puttin de invadir país q tem suspeitas de venda de armas belicas, os eua pode.
Eua deveria cair um meteoro gigantesco neles.
Jon, típico comentário de velho do Restelo…
Apenas um facto
Pois, imagino os que aqui ficam fechados em casa e não fazem nada -até deixam de utilizar a internet excepto para coisas essenciais- para combater o impossível de provar “aquecimento global provocado pelo capitalismo”
Impossivel de provar?!?! Está mais que comprovado… claro que se não acreditares na palavra de todos os cientistas conceituados e escolheres acreditar no Trump e no Bolsonaro é dificil arranjar provas porque aí já entramos no campo da ignorância cientifica, e quando a ignorancia cientifica está acima de tudo, qualquer prova é refutável com um argumento vazío, mágico ou sobrenatural.
Que siga tudo bem!Espero também por grandes descobertas!