Sonda da NASA capta imagem impressionante das dunas de Marte
O orbitador da NASA enviado para Marte, o Mars Reconnaissance Orbiter (MRO), captou uma imagem fantástica das dunas do planeta vermelho. O detalhe é de facto impressionante. Na sua nova imagem, o MRO mostra pilhas de areia em diferentes tamanhos e cores perto do centro da cratera Gamboa, uma cratera de impacto no solo marciano.
Esta sonda foi enviada com a finalidade de procurar evidências de existência de água, no passado remoto de Marte.
Marte: Dunas, são como divãs...
Com gestão e liderança do Laboratório de Propulsão a Jato da NASA, esta missão, que envolve a sonda Mars Reconnaissance Orbiter estuda a atmosfera e o terreno marciano a partir da sua órbita desde 2006. A missão enviou de volta milhares de imagens deslumbrantes da superfície marciana para ajudar os cientistas a aprender mais sobre o Planeta Vermelho.
Segundo a partilha de informação sobre esta imagem, o local tem pouco menos de um quilómetro de extensão sendo coberto por cristas sinuosas e cúpulas individuais de areia, com 10 metros de distância entre elas.
Segundo a agência espacial norte-americana, as formações maiores e mais brilhantes são chamadas “Pontes Eólicas Transversais” (TAR) sendo cobertas por uma areia mais grossa. Na imagem colorida artificialmente (para que os cientistas estudem as propriedades dos materiais superficiais) é possível ver as TAR num azul esverdeado mais pronunciado que as demais áreas.
New from Mars Reconnaissance Orbiter, an enhanced color view of sand dunes and ripples in Gamboa Crater. The area shown is about half a mile (about a kilometer) across.
Image details: https://t.co/iuCDtyLkxa More about the mission: https://t.co/XYzVZguE3R pic.twitter.com/bcGLvAMLhX
— NASA Mars (@NASAMars) July 23, 2022
A imagem, para lá da sua beleza espacial, permite obter muita informação sobre os elementos que compõe o solo deste planeta do sistema solar.
Todas estas diferentes características podem indicar de que forma o vento soprava quando se formaram. Ser capaz de estudar esta variedade tão próxima permite-nos ver as suas relações e comparar e contrastar características para examinar de que são feitas e como se formaram.
Comentou a NASA-JPL.
No início deste ano, a NASA anunciou a extensão da missão MRO. Na missão alargada, a MRO irá estudar a evolução da superfície de Marte, os gelos, a geologia ativa, a atmosfera e o clima. Além disso, a MRO continuará a fornecer um importante serviço de retransmissão de dados a outras missões a Marte.
Como temos vindo a mostrar, esta sonda é responsável pelas imagens mais incríveis que temos recebido do planeta vermelho.
Este artigo tem mais de um ano