Ouça o som que faz o campo magnético da Terra (vídeo)
A tecnologia moderna permitem captar as imagens, os fluxos e os sons das matérias que envolvem e rodeiam a Terra. Um exemplo foi o som do Sol captado e revelado há uns meses por Bill Chaplin, professor de Astrofísica na Universidade de Birmingham. Agora, os cientistas atualizaram o Modelo Magnético Mundial, que representa o campo magnético do nosso planeta. Isto depois de descobrirem que o polo norte magnético estava a mover-se do Ártico canadiano para a Sibéria a um ritmo preocupante.
Foi assim captado e interpretado o som que faz o campo magnético terrestre. Veja se lhe é familiar este som!
O palpitar do escudo da Terra
Segundo o jornal científico Nature Communications, há um novo estudo que indica que o campo magnético que protege a Terra dos impulsos solares mortais faz um barulho. Curiosamente, o som assemelha-se ao bater de um coração, com sensações de movimento de água ou de gelatina.
Estes dados recebidos e tratados, foram captados por cinco sondas espaciais da NASA.
O som é percetível na Terra?
Não, este som não dá para ser ouvido do nosso planeta, nem pode ser percebido por humanos mesmo que estejam no espaço. Visto que para ser captado tem de haver alinhamento perfeito das cinco sondas THEMIS. Depois, os instrumentos supersensíveis são confrontados com os impulsos quando estes atingem o limite externo do campo magnético planetário. A este fenómeno dá-se o nome de magnetopausa.
Nessa altura, ocorrem vibrações que ondulam pelo escudo para os polos magnéticos antes de serem refletidas de volta para o espaço.
Encontramos a primeira evidência direta e inequívoca de observação de que a magnetopausa vibra num padrão de ondas estacionárias, como um tambor, quando atingida por um forte impulso.
Referiu o Dr. Martin Archer, físico de plasma espacial e principal autor do novo estudo.
Escudo que é um gigantesco instrumento musical
De acordo com os resultados obtido pelos cientistas ao provar a velha teoria, estes confirmaram que:
O campo magnético da Terra é um gigantesco instrumento musical cuja sinfonia nos afeta grandemente através do tempo espacial. Conhecemos a analogia entre o vento e instrumentos de cordas há décadas, mas agora podemos adicionar alguma percussão à mistura.
Referiu de forma divertida Archer.
O estudo também refere que outros planetas, incluindo Mercúrio, Júpiter e Saturno, podem ter escudos magnéticos semelhantes. Assim, poderão também ter possíveis sons característicos.
Este artigo tem mais de um ano
Fonte: Live Science
Neste artigo: campo magnético, som, terra, Vídeo
Se as ondas reflectidas do campo magnético da terra volta pro espaço algum dia podemos escutalas então,isso então podemos dizer se falarmos em um rádio Px em ondas curtas se montarmos um receptor na quela frequência podemos escutalas
É melhor escrever em inglês porque não deu para entender nada.