Robô Curiosity aterra com sucesso no planeta Marte
Eram 06h31 (hora portuguesa) quando o Robô Curiosity, enviado pela NASA aterrou com sucesso no planeta Marte após mais de oito meses de viagem.
A satisfação por parte dos membros da missão de controlo era enorme, depois dos sete minutos finais que foram de grande expectativa e nervosismo. A missão do Curiosity, que durará cerca de dois anos, será para procurar vestígios de vida no planeta vermelho.
O Robô Curiosity é um robô andante, com seis rodas, com vários instrumentos científicos como, por exemplo, mastro com câmaras de alta definição, lasers, sensores para analisar o ambiente e verificar a presença de moléculas de metano, um gás frequentemente ligado à presença de vida. Em termos de dimensões, o Curiosity tem três metros de comprimento, 2,8 m de largura e 2,1 m de altura e é alimentado por um gerador nuclear. O robô tem um peso que ronda os 900Kg e tem ainda um braço mecânico para realização de experiências e facilitar a interação com os mais diversos objectos que possam aparecer.
Tem 500.000 linhas de Cod3, a configuração de 6 veículos, 76 aparelhos pirotécnicos e zero margem de erro.
Charles Bolden, administrador da NASA referiu que..."Hoje, as rodas de curiosidade começaram a desbravar a trilha de pegadas humanas em Marte.
Curiosidade, o veículo mais sofisticado alguma vez construído, está agora na superfície do planeta vermelho, onde vai responder a antigas questões, como sse já existiu vida em Marte - ou se o planeta pode sustentar a vida no futuro ".
O Curiosity enviou, entretanto um fotografia, do solo rochoso que se encontrava a sua frente (várias fotos aqui). Esta missão foi caracterizada como "absolutamente crucial" uma vez que terá como principal objectivo determinar se o ser humano está sozinho no Universo.
Barack Obama veio também já referir via comunicado (ver aqui) que "a aterragem do Robô Curiosity será lembrado como um marco de orgulho nacional no futuro".
O projeto Curiosity, que custou 2,5 mil milhões de dólares, é a primeira missão de astrobiologia da NASA desde a década de 1970.
Homepage: Nasa
Este artigo tem mais de um ano
Estes projectos da NASA são excelentes mas nada baratos… Vamos ver se valerão a pena no futuro.
Resposta ao passatempo: RIP, OSPF e BGP (foi pedido um mas aqui ficam alguns :D)
Boas,
Isto sim é investimento na humanidade, se fores a ver esta missão é muito mais barata do que os “bailaouts” que apenas serviram para que grandes companhias (bancos) pudessem ficar com mais dinheiro que a eles não custaram nada e para ti custa mais 10% ou 20% depende da taxa de juro… E se achas que isso é coisa de Americano… BPN…
É pena que a máquina de guerra Mundial não se vire para o espaço ou até mesmo para as “profundezas” do nosso planeta…(já conseguimos meter robots em marte mas não conseguimos meter robots a explorar o fundo do oceano)…
Apoiado.
Em vez de andarem ai em guerra, era unirem-se e explorar esse universo, isso sim seria uma grande atitude.
E quando é que os EUA começarão a investir “balúrdios” na preservação na nossa “casa”, o planeta Terra?
Pode ser que o robo encontre lá o John Carter…
9erro nos titulos, se ele pisa marte não aterra. 🙂
será que amarta? 🙂
Será que é desta que vamos conhecer os nosso “vizinho” galáticos??? lol
OSPF é um protocolo de encaminhamento suportado pelo RouterBoard MikroTik RB2011L-IN.
OSPF
Com tanto dinheiro investido é bom que corra tudo bem. Mais uma boa noticia.
Resposta: OSPF
5*. Um brinquedo destes dava imenso jeito! Vamos lá ver se afinal temos vizinhos!
O RouterBoard MikroTik RB2011L-IN suporta OSPF, RIP e BGP.
desde que nao encontrem a minha casa de ferias tass bem xD
agora falando a serio mesmo que encontrem sinais de vida nao sei se sabem interpetar que aquilo é vida pois os sinais de vida de outros planetas nao sao idênticos aos terrestre com por ex: plantas animais ou “humanos”
para os religiosos vou ser um pouco sarcastico 😀
a ver vamos se nao encontram deus la a apanhar banhos de sol 😛
Vida poderá existir bacteriana, mas serão aliens como os que temos aqui na terra, em zonas com condições climatéricas agrestes.
Temos de perceber que Marte está aqui ao lado, mesmo ao lado quando passa perto da Terra de 2 em 2 anos (ambos os planetas tem tempo orbital diferente daí essa “janela” de 2 em 2 anos).
Se queremos imaginar o que é o Universo e as possiveis combinações que existem, imaginem que só na nossa galáxia (via lactea) onde o nosso sistema solar esta inserido, existe milhoes de sistemas solares, existem milhoes de sois com possíveis planetas em redor, já muitos destes sistema foram detectados por hubble e primos dele.
Portanto quando estamos a falar em possível vida que tenha existido ou existe temos de entender que é apenas um teste probabilistico, se existe em Marte mesmo aqui lado, ou seja 2 planetas com vida ou já tendo tido vida no mesmo sistema solar, as probabilidades que existem em vários dos outros milhões é enorme e muito maior, já falamos quase como é impossível não existe vida, mais do que ao contrário que se falava até ao final do ano 2000.
A questão não é se existe Vida para além da Terra, a questão é…ONDE está a mais inteligente 😉
Bom comentário 😉
Completamente de acordo e muito bem elaborado o comentario sim esse e um dos pontos da importancia desta expediçao a marte
contudo o meu comentario destinou se aos que pensam que “vida alem terra” passam por pequenos homenzinhos verdes como foi inventado nos filmes de mistificado pelos americanos nos mitos gerados em torno da area 51 o que e um perfeito disparate
e aos religiosos que usam celebres frases que deus fez o homem a sua imagem e bla bla
em que ninguém “” se apercebe que somos apenas pequenas particulas de uma cadeia de acontecimentos apos o big bang
Vai com calma, não mistures ciência com teologia… a menos que tenhas noções sobre as duas, caso tenhas essas noções vais entender que são assuntos diferentes.
A teologia e a ciência respondem a questões diferentes e não há conflito entre elas se cada uma não ultrapassar o seu próprio âmbito de competência. A teologia não tem competência cientifico-natural nem a ciência tem competência teológica.
Vamos lá a Marte e o mais longe que pudermos tentar descobrir vida caso ela exista, essa é a intenção, não se trata de descobrir vida em Marte e postular imediatamente que Deus não existe.
Ausência de prova não constitui prova de ausência.
Se usarmos este principio de forma honesta ele será tão válido para a vida para além da terra como para a existência de Deus.
Quanto ao “blá blá blá” que tu citas, pelo menos cita-o correctamente:para além de Deus ter “feito o homem à sua imagem”, “Deus fez os céus e a terra (o cosmos num todo) e tudo o que eles contêm”, se Ele resolveu criar vida aqui e por todo o universo é um problema Dele, e aí sim… somos “pequenas partículas”, concordo, comportemo-nos então com a humildade de pequenas partículas e tentemos chegar o mais longe possível em busca de conhecimento e, quem sabe, de vida para alem da terra.
e, meio off topic, a questão do dinheiro: Os 2.5 mil milhões gastos são investimentos de um Estado em empresas, técnicos e know how, seus, do seu país. É investimento que promove a tecnologia do país, fomenta o emprego, e transmite orgulho nacional aos seus cidadãos. E como um colega disse antes: é menos do que certos resgates por causa de disparates de banqueiros.
O meu comentário vai se basear-se a cerca da da NASA, uma das questões é: Deus criou o cêu e a terra sim, e na terra colocou o homen,animais,plantas etc…,para poderem habitar nela, isto qr dizer q em outros planetas podem sim vir existir vidas mais não vidas humanas, e agora espero q estais investigações não possam vir causar danos aos seres humanos porque é real que nós os seres humanos queremos saber mais do que menos e isso um dia poderá levar-nos há um erro que ninguém vai conseguir corrigir.
Vamos ver se esse robô revela algo de novo!
R:OSPF, RIP e BGP
Excelente noticia! Agora vamos lá ver se a curiosidade não mata o gato!!!
Resposta Passatempo: OSPF.
É desta que tiramos fotografias a homenzinhos verdes 😀 LOL…
Já se encontrou vestígios do que se pensa ser água 😀 Por isso, onde ha aguá pode haver vida.
Resposta: BGP
O melhor mesmo é começar-mos à procura de nova casa… 🙂
E acredito que tenha existido (ou ainda possa existir) vida em Marte e mesmo em outros planetas. Vida, como podemos observar em vários pontos da terra não conhece limites, tipo temos seres a viver no gelo e temos outro extremo seres a viverem em fumarolas no fundo o oceano com pressões incríveis e temperaturas extremamente elevadas.
Agora temos é que esquecer que temos que ter sapatinho da marca X, de ver as desgraças no chamado “terceiro mundo”[podemos resolver os problemas deles], e investirmos em nós SER HUMANO!!!
Comentário: Agora é só aguardar resultados!
Resposta:suporta OSPF
Resposta – BGP
Só espero que não o percam por lá, a exemplo do Pathfinder de 1997…
Passatempo:
Indique um protocolo de encaminhamento suportado pelo RouterBoard MikroTik RB2011L-IN?
Open Shortest Path First (OSPF)
Nada como ocupar a mente humana com os problemas da sua existência e buscar resposta para a sua continuidade…
Será que temos tb direito a um metro quadrado do espaço, já que pagamos para outros o explorar?
Indique um protocolo de encaminhamento suportado pelo RouterBoard MikroTik RB2011L-IN?
R: por exemplo o protocolo OSPF.
Será melhor corrigir esta parte:
“A satisfação por para dos membros da missão de controlo”
Acho que é muito bom que o ser humano continue a investir em conhecimento. Somos curiosos por natureza e isto é somente mais uma prova de curiosidade 🙂
OSPF
Os homens verdes com antenas estão à vista 🙂
Resposta:OSPF,RIP e BGP
Resposta ao Passatempo RouterBoard MikroTik RB2011L-IN:
Este RouterBoard suporta tanto OSPF como RIP e BGP.
Muito Obrigado 🙂
Cumprimentos,
Tiago Almeida
O investimento até mete medo…
Resposta: OSPF
isto trabalha a quê? energia solar? baterias nao vao ficar viciadas? isto passo 1 ano vai tudo abaixo lol
Trabalha a combustível.
Achas mesmo que que isso aconteceria?
Achas que a sonda trabalha a pilhas? :/
Trabalha a energia nuclear e tem “pilhas” para dez anos.
Não!
Trabalha a energia nuclear!
e o combustivel nao acaba?
Se é como o Francisco Pinto diz, e pelo que ouvi dizer, uma grama de urânio bastava para alimentar a cidade de Coimbra durante 1 noite, portanto…
O Curiosity tem uma bateria nuclear! que dura mais anos do que a nasa tem orçamento para manter missão. que salvo erro são 2 anos!
http://www.nasa.gov/mission_pages/msl/msl5things20100916.html
No artigo fala em gerador nuclear, pt penso que se lhe chamarmos pilhas também dá ;).
http://news.cnet.com/8301-11386_3-57329365-76/nuclear-space-battery-bests-solar-in-curiosity-mars-mission/
Excelente noticia.
Resposta: OSPF
Será que isto não é uma cambada de “photoshop” ou “sony vegas”?
E não estarão num armazém ao lado, com umas rochas e uma quantidade de terra?
Aquilo tem 6 rodas, e se virar ao contrário? Espero que tenha sistema de voltar a indireitar-se
Já agora nao percebo… com tanto dinheiro gasto e tanta tecnologia, porque as imagens são a preto e branco
Cumps
O tamanho das imagens a cores é muito maior que 1 em cinzentos. Estamos a lidar com Milhoes de Kilometros a enviar dados por frequencia. Eu nao faço ideia de quanto tempo deve demorar enviar 1 foto apenas, mas diria que com compressões e tal, a coisa fique reduzida as uns 2 ou 3 kb, e demore talvez 10 minutos a chegar cá… digo eu.
Mas imagino que seja algo do genero. Peço a palavra aos ententidos.
Descobri a resposta.
“It depends on how far away Mars is at the moment.
Mars varies from 36 million to 250 million miles from Earth, so at the speed of light (186,282 miles per second) it would take between 3.2 and 22.4 minutes for a radio transmission (of a picture, or whatever) to reach Earth from Mars.”
São as qeu são transmitidas por telemetria na hora. Elas são tiradas a cores mas convertidas e comprimidas para envio para a Terra. Suponho que com o tempo ele irá enviar as originais a cores, na missão anterior aconteceu isso embora também concordo que com tanto dinheiro envolvido as camaras são um pouco foleiras.
Em marte não há vento, portanto só se aparecer algum transformer e o virar ao contrário, de resto não há possibilidade de isso acontecer
A questão das imagem, imagina o que é enviar uma imagem ou video de alta qualidade através de milhoes e milhoes de km, acho que o pensado é que aquando da recuperação deste robot, se faça um ‘download’ de toda a informação que recolheu, fisicamente claro.
O robot não irá ser recuperado, ele morre por lá tal como os outros até hoje. A imagem vai sendo enviada lentamente durante o resto do dia, o resultado dos testes também será enviado, mas em tempo real ou quase, as imagens são fraquinhas.
Na ultima missão não teve assim tantas imagens a cores. O foco da missão é nos testes que ira realizar.
Não há vento, mas há rochas.. Pode sempre dar uns trambolhoes
Digo eu 😛
As imagens são a preto e branco porque são as primeiras a ser tiradas, apenas para verificações iniciais. A Curiosity tem uma série de câmaras, umas a preto e branco (hazard Cams) e outras a cores (Navcams). Essas a cores estão localizadas num mastro, que será accionado assim que estiverem verificadas todas as condições mínimas de segurança.
Texto explicativo aqui: http://www.nasa.gov/mission_pages/msl/news/msl20120803.html
😉
bom post
De veras um marco na historia… uma pessoa imagina algo como carros telecomandados, mas o robot tem o tamanho de um carro :o!!!
Um protocolo de encaminhamento suportado pelo RouterBoard MikroTik RB2011L-IN é Open Shortest Path First (OSPF).
O RouterBoard MikroTik RB2011L-IN? suporta OSPF
Eu vi isto em directo na nasa, mas pensei que fosse algo mais fervoroso para os leigos, mas adorei pena ser de madrugada.
Resposta ao passatempo: RIP, OSPF e BGP.
Pagava para trabalhar nisto. Mesmo. 🙂
Resposta ao Passatempo: OSPF
Resposta: OSPF
Imagina a complexidade desde robo, 500.000 linhas de código zero bugs é fera.
R: Suporta OSPF
Pode ser que tenha lá alguma coisa.
Resposta ao passatempo: O RouterBoard MikroTik RB2011L-IN suporta OSPF, RIP e BGP.
daqui mais uns aninhos já vão homens a Marte :), vamos ver se é bom para nós vivermos lá ou não, pelo menos (pelo o que tem dito) à água em estado sólido, que já é um principio de haver lá vida
Resposta: RIPv2 é um dos protocolos de encaminhamento suportado pelo RouterBoard MikroTik RB2011L-IN,
Que peça de engenharia esse robô. Vamos ver como se porta o bicho. 🙂
Resposta: um dos protocolos de encaminhamento é OSPF (Open Shortest Path First).
One small step for man, one giant leap for mankind! 🙂
Fabuloso!
Grande avanço…sim senhor…!!
passatempo: protocolo OSPF
Ja há uma cadeia de televisão a querer enviar pessoas para marte para um big brother.
Resposta: OSPF
Mais uma boa noticia para a humanidade sera que vamos encontrar alguns companheiros neste vasto universo no futuro?
Resposta passatempo: OSPF
Ao menos lá o Passos Coelho não manda!
Resposta Passatempo: OSPF.
A evolução humana não pára!
Pergunta do passatempo:
Indique um protocolo de encaminhamento suportado pelo RouterBoard MikroTik RB2011L-IN?
OSPF
Gostei foi especialmente da festa que fizeram na NASA.
Vamos ver se traz boas notícias, qualquer dia temos humanos a viverem em Marte, depois eles pedem independência, tornam-se poderosos e temos uma guerra de mundos eheheh..
Resposta à questão: Esta RouterBoard suporta RIPv2, entre outros protocolos.
Espero que este robô nos traga respostas para algumas das dúvidas que a comunidade cientifica e outras pessoas têm relativamente a Marte.
Resposta passatempo: BGP4
Muito investimento em pesquisa, acho que parte de toda essa verba poderia ser destinada a preservação já que os EUA são um dos países que mais emitem poluentes na atmosfera.
Resposta: RIP, OSPF e BGP
Resposta à Pergunta do Passatempo:
O RouterBoard MikroTik RB2011L-IN suporta OSPF, RIP e BGP.
E que tal darem os 2,5 mil milhões de dólares para a população mundial que passa necessidades e países subdesenvolvidos…
E que tal dares tu o teu ordenado mensal a quem passa necessidades nesses países?
Tão ingénuo. -.-‘
Resposta ao Passatempo: O RouterBoard MikroTik RB2011L-IN suporta OSPF, RIP e BGP.
Um grande investimento espero que traga os seus frutos.
Parabéns NASA por mais um bom projecto.
O RouterBoard MikroTik RB2011L-IN suporta OSPF
2,5 mil milhões de dólares…..
OSPF RIP BGP
Após terminar a missão, como será resgatado esse robot, voltando a terra inteirinho?
Nao se pretende o resgate e apenas a colecta de informação enviada a tempo real “ate 30m de delay” para a nasa
O RouterBoard MikroTik RB2011L-IN suporta OSPF, RIP e BGP.
Conhecem mais sobre o Universo do que sobre o fundo dos Oceanos.
OSPF.
Curiosity, o nome diz tudo 😀
Mais um dos grandes projectos da NASA. Grande em dimensão e em custo 🙂
Resposta ao passatempo: BGP
Comentário: Um grande investimento, a ver se trás informações para alimentar a nossa esperança da existência de vida lá.
Resposta Passatempo: O RouterBoard MikroTik RB2011L-IN suporta OSPF.
Resposta: BGP
Alguém sabe se exite algum sitio onde se possa ver em directo ( sim ainda escrevo assim…) imagens da missão!?? Já agora qual foi a missão que levou o nome dos participantes que se inscreveram na net?
R:RouterBoard MikroTik RB2011L-IN é Open Shortest Path First (OSPF).
Onde se compra este brinquedo? 😀
Antes foi a lua, agora é a vez de marte
OSPF
Só uma correcção – ele não vai procurar vestígios de vida em Marte, mas sim se o planeta já teve condições de desenvolvimento de vida.
Vi a chegada da sonda em directo no live stream da Nasa (às 6:30 da manha)… é arrepiante ver ouvir o “Touchdown confirmed” 🙂
O RouterBoard MikroTik RB2011L-IN suporta OSPF, RIP e BGP.
O RouterBoard MikroTik RB2011L-IN suporta OSPF, RIP e BGP
eu vi esa reportagem no fantastico, fabuloso a Nasa ter conseguido chegar em Marte, e explorar o local, e saber se exite agua, e microorgnismos, ou seja em um futuro nao tao distante c\ o nosso plnetinha Terra sendo destroido sobra outra opcao rs
Vamos ver o que trás de novo.
R: RIP and OSPF and BGP.
OSPF
Wow! Antes era um espanto ir até à lua, agora… MARTE! X)
Resposta: OSPF
Mais um passo em direção ao futuro. Avisinham-se novas descobertas, parece-me!
Resposta: OSPF
Quero ver vídeos de Marte em 1080p!
Resposta: BGP
A ver vamos xD
Resposta: OSPF
R: por exemplo o protocolo OSPF.
Aterrizar ou aterrar,
Tenho visto constantemente esses termos, e ai eu me pergunto: aterrizar não seria na terra?
Também o termo: Titã é uma lua de Júpiter!
Lua não é o satélite natural da terra?
Titã não é o satélite natural de Júpiter?
Por favor me ajudem com essa duvida.
Bem… de facto na lua, o satélite da terra, não se usa o termo “aterrar” mas sim alunar.
No caso de Marte começa a complicar-se, “amartar” não soa lá muito bem.
A questão de se chamar lua aos outros satélites de outros planetas julgo tratar-se de linguagem analógica, ie, tal como dizemos “as pernas da mesa”, dizemos isso por analogia às nossas pernas, no entanto se perguntar-mos a alguem “para que servem as pernas?”, a resposta normal será “para andar”, a mesa não anda. Acho que se usa a analogia por falta de outro termo.
Estou bastante entusiasmado para ver mais resultados!
Resposta: OSPF
Resposta:
OSPF (Open Shortest Path Firs) é suportado pelo RouterBoard MikroTik RB2011L-IN
Qualquer dia temos uma sonda de Marte a aterrar no nosso planeta… lol
OSPF é um protocolo de encaminhamento suportado pelo RouterBoard MikroTik RB2011L-IN.
Vamos lá ver o que o robô nos traz
Resposta à pergunta: OSPF
Incrível como eles ainda mostram imagens em preto e branco de marte.
Resposta ao passatempo: BGP
Parabéns a NASA, outro projecto que também quero ver concretizado é o sucessor do Hubble, o James Webb Space Telescope esse ainda é bem mais caro, mas acho que vai valer a pena com as descobertas que vai trazer para a humanidade.
Incrível a tecnologia utilizada pela NASA
Resposta à pergunta: BGP
OSPF
O contacto com outras civilizações será um grande marco na história da humanidade.
Penso que estamos bem proximos desse contacto
Será uma nova era.
Cumprimentos
César Oliveira
http://www.profissionalweb.net
e se por acaso houver vida no Marte, poderemos comunicarmo-nos, fazer migracoes, ou seja,haver contacto entre a gente?
A curiosity nao tem cameras em alta definição, ate fizeram piadas sobre as imagens em baixa resolução. a nasa explicou pelo tamanho dos arquivos e distancia dos planetas tornaria dificil a transmissão dos dados