Pela primeira vez foi transplantado um olho completo
A evolução da medicina tem sido muito significante com a tecnologia a dar uma enorme ajuda. Por exemplo, em tempos de COVID-19, foram as "vacinas tecnológicas" que ajudaram a conter a pandemia. Uma notícia recente revela que pela primeira vez um transplantado um olho completo.
Primeiro transplante de um olho inteiro num paciente vivo...
Há acontecimentos que marcam a história da humanidade e este é certamente um deles. A cirurgia demorou um total de 21 horas e a equipa de cirurgiões de Nova Iorque revelou que esta foi a primeira vez que foi feito um transplante de um olho inteiro num paciente vivo.
Relativamente ao paciente, chama-se Aaron James e em 2021 sofreu uma enorme descarga elétrica de 7200 volts depois de tocar com a cara num cabo eletrificado. Do acidente, Aaron James acabou por ficar sem o olho esquerdo e mais algumas partes do corpo. Apesar de tudo, Aaron James acabou por resistir, tendo agora recebido um transplante do olho. Segundo o que foi referido, do dador extraiu-se parte do rosto e todo o olho esquerdo. O material biológico foi depois utilizado para a intervenção pelo NYU Langone Health, um centro médico de referência em reconstrução facial.
O procedimento durou 21 horas e nele foram utilizados guias de corte construídos em 3D especificamente para Aaron James. "Não podíamos ter pedido um paciente mais perfeito", assegurou Rodríguez citado pela agência France-Presse.
Este artigo tem mais de um ano
“transplante de um olho inteiro num paciente vivo.” Na realidade não fazia muito sentido ser num morto.
Pobre homem, o que ele sofreu. Eu nem consigo olhar para as imagens, até me arrepio todo.
Mas ele recuperou a visão no olho transplantado?
Não, e ainda não se sabe se com o tempo irá recuperar a visão.
+1 Também não fiquei esclarecido
Encontrei artigo da BCC sobre a matéria onde diz:
“Doctors said there was direct blood flow to the retina – the part of the eye that sends images to the brain. While there is no certainty Mr James will regain vision in his new eye, doctors do not rule out the possibility either.”