OMS: Nova variante do coronavirus “não está fora de controlo”
O Reino Unido deu a saber ao mundo de uma variante do novo coronavírus. O Presidente do Conselho Europeu convocou uma reunião de urgência devido a esta nova estirpe e informou a Organização Mundial de Saúde (OMS).
Depois do Reino Unido referir que esta nova estirpe estava fora de controlo, a OMS vem garantir o contrário.
Além do Reino Unido, esta nova estirpe foi também identificada pelo menos na Bélgica, no território de Gibraltar, Dinamarca, Austrália, Holanda, Itália e África do Sul. Ao contrário do que foi referido pelo Reino Unido, esta segunda-feira, o responsável da Organização Mundial da Saúde (OMS) pela área das emergências sanitárias referiu que "não está fora de controlo".
Tivemos um R0 (taxa de reprodução do vírus) muito superior a 1,5 em momentos diferentes durante esta pandemia e controlámos isso. Esta situação não está, portanto, fora de controlo
As medidas em vigor são as corretas. Devemos continuar a fazer o que fizemos. Podemos ter que fazer isso com um pouco mais de intensidade e um pouco mais de tempo para ter certeza de que podemos controlar o vírus
Michael Ryan em conferência de imprensa.
De acordo com o novo especialista da OMS, não existem indícios científicos de que a nova estirpe do coronavírus identificada no Reino Unido cause uma infeção mais grave ou afete a eficácia dos testes de diagnóstico e das vacinas.
As declarações do especialista contrastam com as palavras do ministro britânico da Saúde, Matt Hancock, que disse no domingo que "a nova estirpe do coronavírus estava fora de controlo".
Em Genebra, Michael Ryan disse que "mesmo que o vírus tenha se tornado um pouco mais eficiente na propagação, ele pode ser interrompido".
Na sequência da presença da nova variante no Reino Unido, diversos países, dentro e fora da Europa, decidiram suspender as ligações, nomeadamente aéreas, com o Reino Unido, uma lista que tem vindo a aumentar nas últimas horas.
Este artigo tem mais de um ano
Déjà vu? medo
Então estão a dizer que se está a espalhar descontroladamente e agora vem um qualquer dizer que não está fora de controlo? O problema é que dão às pessoas uma falsa sensação de segurança.
E depois dizem que são as máscaras que dão uma falsa sensação de segurança…
A OMS
… Isso ainda tem alguma credibilidade ?
A mesma OMS que falhou de forma catastrófica há 1 ano atrás… nah.. não confio nessa gente, não enquanto aquele senhor muito amigo do.ursinho chinês lá estiver.
Se fosse so a OMS a falhar. Junta-se a comunicacao social a ajudar a difundir desinformacao, e mais alguns especialistas da actualidade aqui a comentarem, que parece mais terem sido contratados pelo governo. Seja como for ja deveriamos ter aprendido nesta altura do campeonato que o numero de infectados nao e assim tao relevante se o numero de mortos for relativamente baixo. Outra tempestade num copo de agua que querem lancar. Eu ja estou vacinado contra este tipo de mentiras. Um diz A outro diz B. Entao melhor ficarmos neutros e ver a banda passar. Viver um dia de cada vez. Que isto do virus ja deu o que tinha a dar. Aprendeu-se muita coisa boa e ma. Penso que as pessoas nao vao engolir mais a historia de um segundo virus na sociedade e no mundo em geral.
Ai peixinho, tu ao menos paras para pensar antes de escrever?
Da mesma forma que um mais um geralmente dá dois, um aumento no número de infectados (geralmente mas se calhar este virus funciona ao contrário) leva a um maior número de mortos, internados, etc.
Alias no último mês tens só 25% dos mortos no total e desde que começou novembro o número mais do que complicou mas ainda bem que te temos aqui para dizer que não é preocupante…
Mas pergunto te outra vez qual foi o país que foi menos restritivo e que apresenta melhores resultados?