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O que é uma implosão e como é que aconteceu no submarino Titan?

                                    
                                

Autor: Vítor M.


  1. Joca says:

    Não se sabe a que profundidade é que o submersível implodiu.
    O que está a ser noticiado pela imprensa dos EUA é que equipamentos secretos dos EUA para detetar submarinos identificaram um som de implosão/explosão na zona em que operava o Titan – no domingo, ao mesmo tempo que cessaram as comunicações com o submersível. Dizem que a informação não foi então divulgada, porque seria irresponsável enquanto não se detetasse o Titan.
    É compatível com localização dos destroços a implosão ter ocorrido durante a descida. Está previsto recolher e investigar os destroços para se saber as causas, incluindo a profundidade a que ocorreu.

    • João Câmara says:

      Sabem a que horas houve a explosão.
      Sabem a que horas deixaram de comunicar.
      Sabem a que velocidade era efetuada a descida.
      Logo tambem sabem a que profundidade se deu a implosão.

    • Paulo says:

      Ninguém pretende recolher os destroços. Caro, inútil e desnecessário.

      • Paulo Silva says:

        Não é essa a opinião dos especialistas nacionais ( Engº naval, operadora de ROV, comandantes de submarinos da marinha) e internacionais nem da própria OceanGate. A observação de cada pedaço de destroço vai dar informação do que acima foi citado, assim como contributo para que sejam melhorados e reforçados os materiais, os métodos e assim conseguirem submersíveis/submarinos mais seguros|

      • Joca says:

        Como foi dito na operação, a Guarda Costeira e a Marinha têm como missão recuperar vidas no mar, não têm obrigação de recuperar destroços. Isso é assunto privado, das famílias e da empresa.
        Efetivamente, as famílias e a empresa podem não estar interessados nisso.
        Se a empresa tivesse mais submersíveis iguais, podia ter interesse em investigar as causas deste para evitar acidentes nos outros. Não tem, tem um submersível mais pequeno para profundidades menores.
        Que os especialistas gostavam que os destroços fossem recuperados e investigados é inquestionável.

  2. MLopes says:

    401 atmosferas já que há que somar a pressão da própria atmosfera terrestre, não que faça diferença para a implosão 😉

  3. Tim says:

    Eles deixaram de comunicar 1:45h depois do início da descida. Portanto, ainda estavam a descer. (A descida demora 2h)
    Pode ter sido nos 2,5km ou por aí, onde a pressão não é tão alta.
    A implosão instantânea é no meio do cilindro, nas pontas não fica tao amassado e não é instantâneo. Se alguém estivesse na ponta do submarino, pode ter tido morte lenta…

    • João Câmara says:

      Podem ter recebido algum alerta, mas tambem pode ter sido um colapso instantâneo.
      Não havendo “Caixa negra” nunca se saberá

    • Rui says:

      Não acredito muito sinceramente, aquelas pressões é quase impossível terem tido um aviso a partir do momento em que existe uma microfissura vai rapidamente tornar-se catastrófico, ele tem razão quando diz que isto não é segurança nenhuma porque mesmo que recebessem o aviso é praticamente impossível de contornar mesmo que tentem regressar a pressão vai continuar lá, isto só seria uma segurança se tivessem um backup algo como ter duas partes exteriores em que o submarino conseguiria aguentar só com uma delas assim que a exterior tivesse um problema regressavam imediatamente mesmo sabendo que a interior aguantava tanto como a exterior mas pronto isto era se fosse bem feito já se percebeu que ali foi o mais barato possivel

  4. compro essa também says:

    Um funeral ainda assim muito caro …

    Proximo !

  5. Eu says:

    Isto só demonstra que a humanidade demora muito a aprender com os próprios erros.

    Estes nem com o exemplo do Titanic aprenderam nada, pelos vistos!

    Não há máquinas infalíveis.
    E, este Titan estaria longe disso.
    Nem cerificação tinha. Era tudo muito experimental, para algo tão perigoso, como é um mergulho em águas tão profundas.

  6. Mario Pedro Silva says:

    De referir 1 ATM to kg/cm2 = 1.03323 kgf/cm2, a 3500 metros igual a ~362 kgf/cm2. Num cubo com um volume de 1 000 000 cm3 (aresta 100 cm), Qual a força total exercida no cubo em kg? Depois de saber o valor, se devia ou não ser obrigatório um certificado de segurança.

    • Paulo Martins says:

      O submarino era apenas usado em águas internacionais e como tal nenhuma autoridade tem jurisdição sobre o mesmo para exigir que haja um certificado de segurança.

      • Joca says:

        É verdade. Mas a empresa podia ter pedido a certificação e não pediu. James Cameron diz que “Muitas pessoas na comunidade [de engenharia de submersão profunda] estavam muito preocupadas com este submersível e os maiores nomes da comunidade até escreveram cartas à empresa, dizendo que o que estavam a fazer era muito experimental para transportar passageiros e precisavam de ser certificados”.
        O Titan era feito de fibra de carbono e titânio, uma construção inovadora, mas não há estudos como se comportam quando sujeitos a oscilação de pressões.
        Há também quem refira que a implosão se pode ter devido a fadiga dos materiais, causada pelas enormes pressões nos mergulhos efetuados e que deviam ter sido realizados testes para detetar o estado de desgaste em que se encontrava. Também não foram.

      • Mario Pedro Silva says:

        James Cameron, Bob Ballard discuss Titan submersible’s ‘catastrophic implosion’ ABC News
        https://www.youtube.com/watch?v=N9yKh6-OrxI

  7. Paulo says:

    Destroços a 4000 kms de profundidade!? Uau! O ponto mais profundo dos oceanos está a onze mil e tal metros e o Titanic está a 4000 kms! Incrível.

  8. B@rão Vermelho says:

    Titanic 110 anos depois ainda a reclamar vitimas

  9. Infinity says:

    O James Camaron ja fez um filme sobre o “submarino” Titan, e aposto que a Netflix vai fazer o remake

  10. Paulo Silva says:

    Mulher do CEO da OceanGate, Stockton Rush que faleceu neste acidente, é descendente de dois passageiros que pereceram no naufrágio do Titanic há 111 anos atrás………

    https://executivedigest.sapo.pt/noticias/mulher-de-um-dos-tripulantes-do-submersivel-desaparecido-e-descendente-de-dois-passageiros-do-titanic/?fbclid=IwAR1Htq8vOuMtxmUayliOIbXmowenrYLH7mJDxECpg8JdoUIhnvhDN_vOLxU

  11. jorgeg says:

    A Marinha dos EUA poucas horas depois ja sabia do sucedido. So dias depois e que divulgou o sucedido para proteger a administracao de um outro escandalo relacionado com corrupcao, nada mesmo nada, nos habituais meios de propaganda!

    https://twitter.com/JackPosobiec/status/1672023551522603011

    https://twitter.com/greg_price11/status/1671939031687462915

    • Paulo Silva says:

      A Marinha dos USA fizeram o que deviam ter feito. Sem confirmação efectiva do sucedido seria pura especulação com os consequentes efeitos para todo o mundo, medias, OceanGate, governos e especialmente as famílias. Os USA associaram o que descobriram aos registos entretanto efectuados pelos sensores ao longo da costa e navios militares. Mas no mar ninguém consegue identificar com exactidão o que determinado som corresponde e isso é confirmado por especialistas e comandantes de frotas de submarinos

  12. Tiago says:

    São sacrificadas bilhões de vidas animais em prol da “ciência”, curas/medicamentos, comida, etc etc, e muita gente ainda se orgulha disso. São vidas válidas como outras e creio até mais que as nossas uma vez que não somos necessários ao equilíbrio do planeta, e atualmente antes pelo contrário.
    Aqui foram sacrificadas uma mão de pessoas em prol da ciência, uma vez que nem certificação tinha estavam na mão do acaso e da experiência que aceitaram ter, nada demais, mas ainda se discute “feijões”.
    De toda a forma nós continuamos a ser o problema. A prepotência e estupidez do ser humano nunca vai parar.

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