O que é uma implosão e como é que aconteceu no submarino Titan?
O desfecho era esperado, apesar da esperança ser a última a morrer. Os 5 ocupantes do submersível Titan morreram depois deste submarino ter implodido. Mas o que é uma implosão e como aconteceu neste pequeno veículo que ia a caminho do Titanic?
Marinha dos EUA terá detetado som de implosão do submarino Titan
A Guarda Costeira dos Estados Unidos confirmou a descoberta de destroços do Titan, o submarino que procurava explorar o naufragado Titanic. John Mauger, contra-almirante e comandante do primeiro distrito da Guarda Costeira, disse que o submersível OceanGate sofreu uma implosão catastrófica.
O veículo sucumbiu à intensa pressão do fundo do mar, matando os cinco tripulantes.
A implosão foi uma das principais teorias avançadas pelos investigadores durante a fase de busca. Apesar de os peritos afirmarem que o submersível conseguia atingir os 4.000 metros, o Titan nunca teve um certificado de segurança. A essa profundidade, a pressão é tão forte que poderia compactar o veículo como uma lata de refrigerante.
Para entender o que aconteceu com o submarino Titan, é necessário analisar o conceito de implosão. Ao contrário de uma explosão, uma implosão ocorre quando a pressão externa é maior do que a pressão interna. Isto gera um processo em que o objeto colapsa sobre si próprio ao ser esmagado por uma força externa.
No caso do Titan, a pressão atmosférica registada a 4.000 metros de profundidade seria equivalente a 400 atmosferas, ou seja, 400 vezes mais forte do que a sentida por um ser humano ao nível do mar. Uma fissura no casco do submarino teria sido suficiente para que a força provocasse uma implosão violenta, desintegrando a câmara de pressão que continha os cinco ocupantes.
Numa implosão catastrófica, como a que ocorreu no submarino Titan, os destroços são menores. De acordo com as primeiras conclusões da Guarda Costeira, os destroços encontrados incluem a carenagem traseira, o trem de aterragem, a parte dianteira e outros componentes da câmara de pressão.
Como morreu a tripulação do Titan durante a implosão
Os pormenores sobre os últimos minutos do Titan permanecem um mistério. Guillermo Söhnlein, cofundador da OceanGate, disse que o submarino terá implodido há quatro dias.
Quando se opera em profundidade, a pressão é tão grande em qualquer submarino que, se ele falhar, seria uma implosão instantânea. Se isso aconteceu, então terá sido já há quatro dias.
Disse numa entrevista à BBC.
Uma questão que muitos colocam é se os passageiros sofreram ou deram conta que o submarino não voltaria à superfície. Para responder a esta questão, Nicolai Roterman, um ecologista de águas profundas e professor da Universidade de Portsmouth, disse que uma implosão do casco resultaria em morte instantânea. A força da água esmagaria o veículo, matando a sua tripulação numa fração de segundo.
Dave Corley, um capitão reformado da Marinha dos EUA, observou que quando o casco de um submarino colapsa, move-se para dentro a uma velocidade de 670 metros por segundo.
O raio do casco de um submarino nuclear moderno é de cerca de 6 metros, pelo que o tempo necessário para o colapso completo é de cerca de 1 milissegundo.
Afirmou Dave Corley.
De acordo com Corley, o cérebro humano responde instintivamente a um estímulo em cerca de 25 milissegundos. Como tal, os cinco membros da tripulação do Titan morreram antes que os seus cérebros pudessem registar seja o que fosse da catástrofe.
Este artigo tem mais de um ano
Não se sabe a que profundidade é que o submersível implodiu.
O que está a ser noticiado pela imprensa dos EUA é que equipamentos secretos dos EUA para detetar submarinos identificaram um som de implosão/explosão na zona em que operava o Titan – no domingo, ao mesmo tempo que cessaram as comunicações com o submersível. Dizem que a informação não foi então divulgada, porque seria irresponsável enquanto não se detetasse o Titan.
É compatível com localização dos destroços a implosão ter ocorrido durante a descida. Está previsto recolher e investigar os destroços para se saber as causas, incluindo a profundidade a que ocorreu.
Sabem a que horas houve a explosão.
Sabem a que horas deixaram de comunicar.
Sabem a que velocidade era efetuada a descida.
Logo tambem sabem a que profundidade se deu a implosão.
Ninguém pretende recolher os destroços. Caro, inútil e desnecessário.
Não é essa a opinião dos especialistas nacionais ( Engº naval, operadora de ROV, comandantes de submarinos da marinha) e internacionais nem da própria OceanGate. A observação de cada pedaço de destroço vai dar informação do que acima foi citado, assim como contributo para que sejam melhorados e reforçados os materiais, os métodos e assim conseguirem submersíveis/submarinos mais seguros|
Claro, precisam trocar os comandos da PS pelos da Xbox, tenho a certeza que fará diferença.. o próximo CEO que pense nisso e vá ao mergulho inaugural
o que tem a ver os comandos PS ou Xbox com a implosão?
Como foi dito na operação, a Guarda Costeira e a Marinha têm como missão recuperar vidas no mar, não têm obrigação de recuperar destroços. Isso é assunto privado, das famílias e da empresa.
Efetivamente, as famílias e a empresa podem não estar interessados nisso.
Se a empresa tivesse mais submersíveis iguais, podia ter interesse em investigar as causas deste para evitar acidentes nos outros. Não tem, tem um submersível mais pequeno para profundidades menores.
Que os especialistas gostavam que os destroços fossem recuperados e investigados é inquestionável.
401 atmosferas já que há que somar a pressão da própria atmosfera terrestre, não que faça diferença para a implosão 😉
Eles deixaram de comunicar 1:45h depois do início da descida. Portanto, ainda estavam a descer. (A descida demora 2h)
Pode ter sido nos 2,5km ou por aí, onde a pressão não é tão alta.
A implosão instantânea é no meio do cilindro, nas pontas não fica tao amassado e não é instantâneo. Se alguém estivesse na ponta do submarino, pode ter tido morte lenta…
Essa conclusão é tirada do exemplo mas no exemplo a partir do momento que implode a pressão acaba o que não é verdade no fundo do mar
Esqueceste que o aumento de pressão quando se dá a impulsão desfez os corpos! É morte certa no momento.
Só a temperatura do oxigénio a ser compactado atigue valores próximos a superfície do sol,.
e dizer que não perceberam é ir um bocado longe. ver aqui ao minuto 7:20: https://www.msn.com/en-us/news/world/why-james-cameron-criticized-the-safety-protocols-of-the-titan/ar-AA1cUEFJ
Podem ter recebido algum alerta, mas tambem pode ter sido um colapso instantâneo.
Não havendo “Caixa negra” nunca se saberá
verdade
Não acredito muito sinceramente, aquelas pressões é quase impossível terem tido um aviso a partir do momento em que existe uma microfissura vai rapidamente tornar-se catastrófico, ele tem razão quando diz que isto não é segurança nenhuma porque mesmo que recebessem o aviso é praticamente impossível de contornar mesmo que tentem regressar a pressão vai continuar lá, isto só seria uma segurança se tivessem um backup algo como ter duas partes exteriores em que o submarino conseguiria aguentar só com uma delas assim que a exterior tivesse um problema regressavam imediatamente mesmo sabendo que a interior aguantava tanto como a exterior mas pronto isto era se fosse bem feito já se percebeu que ali foi o mais barato possivel
…
Um funeral ainda assim muito caro …
Proximo !
Isto só demonstra que a humanidade demora muito a aprender com os próprios erros.
Estes nem com o exemplo do Titanic aprenderam nada, pelos vistos!
Não há máquinas infalíveis.
E, este Titan estaria longe disso.
Nem cerificação tinha. Era tudo muito experimental, para algo tão perigoso, como é um mergulho em águas tão profundas.
O ego dos ricos narcisistas não os deixa ponderar os riscos de maneira normal, acham-se intocáveis e aprender com os erros dos outros é secundário à visão egocentrica e megalomana que têm, basicamente não vivem na realidade. Problemático mesmo é quando arrastam a Humanidade com eles.
Este ainda fez 4 viagens ou lá quantas foram, já o titanic fez uma e mal
Fez perto de 100 viagens!
De referir 1 ATM to kg/cm2 = 1.03323 kgf/cm2, a 3500 metros igual a ~362 kgf/cm2. Num cubo com um volume de 1 000 000 cm3 (aresta 100 cm), Qual a força total exercida no cubo em kg? Depois de saber o valor, se devia ou não ser obrigatório um certificado de segurança.
O submarino era apenas usado em águas internacionais e como tal nenhuma autoridade tem jurisdição sobre o mesmo para exigir que haja um certificado de segurança.
É verdade. Mas a empresa podia ter pedido a certificação e não pediu. James Cameron diz que “Muitas pessoas na comunidade [de engenharia de submersão profunda] estavam muito preocupadas com este submersível e os maiores nomes da comunidade até escreveram cartas à empresa, dizendo que o que estavam a fazer era muito experimental para transportar passageiros e precisavam de ser certificados”.
O Titan era feito de fibra de carbono e titânio, uma construção inovadora, mas não há estudos como se comportam quando sujeitos a oscilação de pressões.
Há também quem refira que a implosão se pode ter devido a fadiga dos materiais, causada pelas enormes pressões nos mergulhos efetuados e que deviam ter sido realizados testes para detetar o estado de desgaste em que se encontrava. Também não foram.
Relacionado. Lê-se que o submersível não foi sujeito a certificação por terceiros, independentes, mas que foi construído, durante 14 anos, com a colaboração da Boeing, da NASA e da Universidade de Washington. Os três acabam de desmentir ter tido responsabilidade na construção.
https://eu.usatoday.com/story/news/nation/2023/06/23/titanic-submarine-submersible-implosion-recovery-live-updates/70349511007/
Há uma coisa que as autoridades dos portos de onde partem os navios que transportam os submersíveis podem fazer (no caso do Titanic, portos do Canadá) – autorizar a partida do navio apenas se o submersível estiver certificado ou pertencer a uma classe certificada.
James Cameron, Bob Ballard discuss Titan submersible’s ‘catastrophic implosion’ ABC News
https://www.youtube.com/watch?v=N9yKh6-OrxI
Destroços a 4000 kms de profundidade!? Uau! O ponto mais profundo dos oceanos está a onze mil e tal metros e o Titanic está a 4000 kms! Incrível.
Os pontos mais profundos são excepção, os oceanos em geral ficam-se pelos valores médios de 4 a 5kms de profundidade
Titanic 110 anos depois ainda a reclamar vitimas
O James Camaron ja fez um filme sobre o “submarino” Titan, e aposto que a Netflix vai fazer o remake
Mulher do CEO da OceanGate, Stockton Rush que faleceu neste acidente, é descendente de dois passageiros que pereceram no naufrágio do Titanic há 111 anos atrás………
https://executivedigest.sapo.pt/noticias/mulher-de-um-dos-tripulantes-do-submersivel-desaparecido-e-descendente-de-dois-passageiros-do-titanic/?fbclid=IwAR1Htq8vOuMtxmUayliOIbXmowenrYLH7mJDxECpg8JdoUIhnvhDN_vOLxU
A Marinha dos EUA poucas horas depois ja sabia do sucedido. So dias depois e que divulgou o sucedido para proteger a administracao de um outro escandalo relacionado com corrupcao, nada mesmo nada, nos habituais meios de propaganda!
https://twitter.com/JackPosobiec/status/1672023551522603011
https://twitter.com/greg_price11/status/1671939031687462915
A Marinha dos USA fizeram o que deviam ter feito. Sem confirmação efectiva do sucedido seria pura especulação com os consequentes efeitos para todo o mundo, medias, OceanGate, governos e especialmente as famílias. Os USA associaram o que descobriram aos registos entretanto efectuados pelos sensores ao longo da costa e navios militares. Mas no mar ninguém consegue identificar com exactidão o que determinado som corresponde e isso é confirmado por especialistas e comandantes de frotas de submarinos
São sacrificadas bilhões de vidas animais em prol da “ciência”, curas/medicamentos, comida, etc etc, e muita gente ainda se orgulha disso. São vidas válidas como outras e creio até mais que as nossas uma vez que não somos necessários ao equilíbrio do planeta, e atualmente antes pelo contrário.
Aqui foram sacrificadas uma mão de pessoas em prol da ciência, uma vez que nem certificação tinha estavam na mão do acaso e da experiência que aceitaram ter, nada demais, mas ainda se discute “feijões”.
De toda a forma nós continuamos a ser o problema. A prepotência e estupidez do ser humano nunca vai parar.
Em prol da ciência? Nada estava certificado.
Este charlatão milionário enganou 4 patinhos.
Há muito explorador que já foram dezenas de vezes ao Titanic e voltaram. Porque será? …
https://www.youtube.com/watch?v=N9yKh6-OrxI