Nova vacina poderá prevenir formas mais agressivas de cancro da mama
O cancro da mama é o tipo de cancro mais comum entre as mulheres (não considerando o da pele) e corresponde à segunda causa de morte por cancro, na mulher. Em Portugal, 1% de todos os cancros da mama são no homem. Assim sendo, é uma doença que requer atenção e todos os estudos não são, ainda, suficientes.
Então, uma nova vacina desenvolvida em Cleveland poderia prevenir a sua forma mais agressiva.
Nos países desenvolvidos, 1 em cada 8 mulheres irá desenvolver cancro da mama durante a vida. Em Portugal, anualmente, são detetados cerca de 6.000 novos casos da doença. Pela dimensão que lhe está associada, os Estados Unidos da América (EUA) deram vida, na década de 1990, ao conceito de Outubro Rosa (Pink October). Desde então, por todo o mundo, a cor rosa sensibiliza para a prevenção e diagnóstico precoce, e o mês de outubro alerta e apoia para a investigação nesta área.
Neste fim do Outubro Rosa 2021, investigadores da Cleveland Clinic anunciaram, num comunicado de imprensa, que têm luz verde da Food and Drug Administration dos EUA para iniciar a primeira fase de um ensaio clínico que visa prevenir o cancro da mama triplo negativo.
Esta é a forma mais agressiva e mortal da doença, crescendo e espalhando-se rapidamente. De acordo com a American Cancer Society, é a responsável por 10% a 15% de todos os cancros da mama e é mais comum em mulheres com menos de 40 anos, afro-americanas e portadoras da mutação BRCA1.
Tratamento para forma mais agressiva de cancro da mama poderá estar a caminho
Para já, existem opções de tratamento limitadas e os prognósticos são, maioritariamente, desanimadores. Contudo, os investigadores da Cleveland Clinic poderão estar a desenvolver uma resposta eficaz.
O estudo, que está a ser financiado pelo Department of Defense dos EUA, envolve 18 a 24 participantes e prevê-se que termine em setembro de 2022. Todas as pacientes completaram o tratamento do cancro da mama triplo negativo em fase inicial, nos últimos três anos, e embora não possuam atualmente qualquer tumor, correm um elevado risco de incidência.
Ao longo do estudo, serão administradas três vacinas, de duas em duas semanas, e os efeitos secundários, bem como os resultados, serão acompanhados de perto. O objetivo desta primeira fase passa por determinar a dose máxima da vacina a ser tomada por uma paciente com cancro da mama triplo negativo precoce e avaliar os seus efeitos.
Posteriormente, e de acordo com G. Thomas Budd, responsável pelo estudo, os investigadores esperam “determinar a eficácia da vacina contra este tipo de cancro da mama altamente agressivo”.
O objetivo a longo prazo desta investigação é determinar se esta vacina pode prevenir o cancro da mama antes de ocorrer, particularmente as formas mais agressivas desta doença que predominam em mulheres de alto risco.
Explicou Vincent Tuohy, o principal criador da vacina.
Vacina atingirá uma proteína e prevê-se que prolongue a vida das pacientes
A vacina a ser administrada tem como alvo a α-lactalbumina. Esta é uma proteína de lactação que já não é encontrada na pós-lactação em tecidos normais e envelhecidos, mas que está presente na maioria dos cancros mamários triplo negativos.
Então, o reforço do sistema imunitário contra esta proteína deverá proteger de forma preventiva as pessoas em risco de tumores mamários futuros.
Conforme adiantou a equipa da Cleveland Clinic, para além de melhorar e prolongar a vida das pacientes, esta estratégia de vacinação poderia ser aplicada a outros tumores.
Se forem bem sucedidas, estas vacinas têm o potencial de transformar a forma como controlamos os cancros em adultos e de aumentar a esperança de vida […].
Disse Tuohy, esperançoso.
Leia também:
Este artigo tem mais de um ano
Bom artigo.
O Triplo Negativo entrou aqui em casa. Felizmente, conseguimos derrotá-lo, mas ganhar a batalha, não significa ganhar a guerra.
Mais uma esperança, para milhares de mulheres…
Mais do mesmo. Se a medicina oficial não sabe como se formam ou desenvolvem os cancros. A abordagem é sempre de belicismo: cortar (cirurgia), queimar (radioterapia) ou envenenar (quimioterapia). Quando alguém se cura sem utilizar estes métodos a justificação é de que existiu um erro de diagnóstico ou remissão expontanea não merecendo qualquer atenção digna de estudo, porque não obedecem ao conhecimento científico. Ciência tratada como uma religião, cientifismo.
Concordo a 100%. E ainda acrescento que os cancros (entre outras patologias) derivam dos nossos hábitos, sejam eles alimentares, físicos, sociais, profissionais, etc. Quem não procura cuidar de si durante a vida, terá de cuidar da doença…
Procura no dicionário esta palavra: Hereditário
Depois vem falar do que não sabes…..
Primeiro só me falaram de hereditário, mas depois, fora da escola aprendi algo mais. Epigenética, e assim vou complementando informação e conhecimento
ok
E isso quer dizer???? é que não vejo qual a ligação a minha resposta ao Filipe.
Como disse o Filipe. é tudo a base de hábitos?
NÃO! Infelizmente.
deixar de beber leite de vaca ja é uma ajuda ! muito vao pensar que é bizarro mas se forem a procura de info vai fazer sentido!
O teu comentário é bizarro, sim.
se estudares um pouco nao!
Pode começar pelo The China Study de T. Colin Campbell , Professor Emérito de Bioquímica na Universidade Cornell , e seu filho Thomas M. Campbell, – https://dept.abcdef.wiki/wiki/The_China_Study
Joaquim, fique lá com os seus sites… ninguém perguntou…
Paulo, estudar o quê? A estupidez em certos comentários? Leu um post no feed do facebook, foi? Abraço.
Toda a alimentação consciente e tratamentos complementares se titular de bizarro e um entrave à ditadura sanitária que se está impondo.
WTF?????
WTF Rui, nao entendes Portugues ?
Por favor elucida me!
Vamos voltar a ditadura sanitaria? Conversa da treta!
Não querem viver em sociedade, vão para o meio do mato e pronto.
Se queres viver em sociedade, tens de cumprir regras, tipo CC, Carta de condução etc…
Se não….
Não gostas e achas que fazia melhor? Monta um partido e candidata te.
Não sou de nenhum partido, mas acredito que tudo o que foi feito foi dificil e de decisões ponderadas.
Eu acredito nas instituições (Tipo EMA etc)
Tomaram decisões erradas? sim. Mas tambem tomaram algumas acertadas.
Criticar por criticar é facil.
Enfim
Voltando ao inicio
Este artigo é sobre possível vacina contra cancro da mama triplo negativo.
Vêm logo a conversa da ditadura sanitária, dai o meu comentário WTF.
Em vez de ver o lado positivo, falam de ditadura sanitária? Misturam tudo.
Por acaso sabem o que é um tumor da mama triplo negativo? é dos mais difíceis de tratar. Já existe vários tratamentos para os outros tipo (seja hormonal ou o Herceptin, entre outros), mas para este ainda há muito pouco.
Todos os avanços nessa área são bem-vindos.
Abram os olhos e falem APENAS sobre o artigo.
Não tens hipóteses, alguns estão tão formatados, que tudo o que seja vacinas eles querem deitar abaixo. É um doença já. É sabido que as vacinas são a melhor forma de erradicar doenças (e esses negacionistas foram vacinados, e muitos deles, que falam contra a vacina contra a COVID-19, também foram vacinados 😉 ). Mas há sempre quem queira contornar a realidade com teorias lunáticas.
Vítor
Infelizmente tens razão.
Fala-se de avanços para outras doenças, e coloca se a palavra Vacina, e pronto….
Em vez de ver o lado bom, que é de avanços para, pelo menos melhorar a vida de quem tem ou pode vir a ter essas doenças, eles preferem o “deitar abaixo” com teorias doidas.
Enfim
Abraço
Convém deixar espaço para questionar algo. É que ser como algunmas pessoas como neste site que são autênticos c a r n e i ro s que acreditam em tudo o que vêem na TV, é só uma demonstração de fraca inteligência. E depois ficam muito nervosos quando lhes pedem para pensar. Tenham calma e ousem pensar.
Maresia
Onde foi que eles questionaram algo? O que afirmaram foi logo a “ditadura sanitária”.
Questionar sobre este novo tratamento, concordo.
Agora misturar coisas que nada tem a ver só porque aparece a palavra “vacina”……
Deixá-los poisar…
Quando lhes bater à porta ( queira que não), aceitam tudo para se curarem…
Nem mesmo os vacinados ou os que usam máscara até para dormir …
… entenderão que estão sendo usados e manipulados pelas elites que os querem obedientes e subservientes para as suas experiências, vacinados, sem perceberem que são escravos amordaçados.