Nasceu o primeiro bebé europeu gestado por duas mulheres numa gravidez partilhada
A ciência promove a evolução e, graças a ela, nasceu o primeiro bebé europeu gestado por duas mulheres.
Derek Eloy tem apenas alguns dias, mas o seu nascimento, a 30 de outubro, já marcou a história da ciência. O menino espanhol, que chegou ao mundo na maternidade do Hospital Juaneda Miramar, em Maiorca, é fruto de uma gravidez partilhada entre Azahara (de 27 anos) e Estefanía (de 30 anos).
Esta gestação foi possível, graças a um método inovador chamado INVOcell. De forma simples, este consiste na implantação de uma espécie de incubadora, desde o útero de uma mulher para outra.
Extraímos os ovócitos da paciente número um e combinámos com espermatozoides que obtivemos em bancos de sémen de Sevilha e do País Basco.
Explicou Felipe Gallego, biólogo e diretor do laboratório Centro de Fertilidade Juaneda, ao Diario de Mallorca.
Um bebé europeu gestado por duas mulheres
Apesar de ser uma prática comum nos Estados Unidos da América (EUA), não o é na Europa, pelo que o nascimento de Derek é verdadeiramente inovador.
Contrariamente aos métodos que conhecemos de reprodução assistida, o INVOcell consiste na implementação de uma incubadora num dispositivo que é introduzido na vagina, durante cinco dias. Este dispositivo contém os espermatozoides e os óvulos - geralmente dois óvulos, pelo que se pode obter um máximo de dois embriões.
Após cinco dias, o ginecologista retira o dispositivo e verifica se a fertilização ocorreu. Depois, escolhe o embrião considerado mais viável e transfere-o para o útero.
Normalmente, esta transferência é efetuada para a mesma mulher. No entanto, o INVOcell permite que seja transferido para outra, que completa a gravidez até ao parto.
Desta estreia, em Espanha, resultou Derek Eloy que, depois de uma cesariana complicada, nasceu saudável, com 3,3 kg.
O INVOcell é um sistema de cultura intravaginal oferecido em diversas clínicas especializadas em reprodução assistida. Foi desenvolvido pela empresa americana INVO Bioscience, e é o "primeiro e único dispositivo médico" para esta cultura que possui autorização da Food and Drug Administration (FDA) dos EUA e certificado europeu.
Atualmente, o preço varia de uma clínica para outra, mas não é muito superior ao da fertilização in vitro (FIV).
Este artigo tem mais de um ano
Um absurdo!
+1
+1000
Excelente avanço científico que pode ajudar muitos casais a poderem realizar o sonho de serem pais.
xD….como assim??
É a ciência a complicar em vez de simplificar!
Complicar o quê?
Por mim bastava proibir quem é contra de consumir produtos provenientes da “ciência”. Saíamos todos a ganhar.
Deves pensar que a ciência só te dá consolas de jogos com que te dão esse pensamento acrítico! A ciência tem coisas muito boas e coisas muito más e outras, não sendo nem boas nem más, são simplesmente inúteis.
Há muita coisa na ciência para além dos gadgets e joguinhos onde passas demasiado tempo.
E o que defendes não é a ciência, é essa ideologiazinha que está entrenhada nessa cabecinha virtual.
Isso foi o que o outro toino disse mais acima lol.
Qual ideologia? Desenvolve.
E sabes se por acaso jogo videojogos? E se jogasse? É proibido? Manca-te mas é. Quem és tu para dizer o que é certo a alguém? Já pensaste que é provável que sejas tu o “quadrado”?
Amigo, deves começar logo por aprenderes o que é ideologia científica e depois reles os posts aqui colocados para veres quem usou mais de ideologia. E deixa te de manca-te e quadrado porque além da tua fraca ideologia ainda ofendes as pessoas, e essa é a maior limitação ….
Ficou claro no teu primeiro post a tua “ideologia” resistente à mudança dos tempos e foi apenas isso que comentei inicialmente.
De resto não tenho nada a acrescentar. Dizes que passo a vida em “jogos” e não tenho pensamento crítico…eu mando um “manca-te”, que na verdade nem foi para ti, e ficas ofendido? Não me faças rir…
ciência tem coisas muito boas e coisas muito más e outras, não sendo nem boas nem más, são simplesmente inúteis. Identifica qual a ideologia que está aqui presente. Já sei que a tua ideologia é: a ciência só tem coisas muito boas. A isto chama-se cientismo ou pensamento acrílico. Bye
“É a ciência a complicar em vez de simplificar!”
Tudo partiu daqui. Explica tu o que de tão errado tem este assunto pra ti.
Que a ciência tem coisas que podem ser mal aplicadas é óbvio. TUDO na vida tem várias aplicações e o ser BOM ou MAU é muitas vezes subjetivo.
Há muito politico à espera de pessoas como tu. Os da China então…
Como assim como eu? Acho que confundiste a minha ironia com os meus ideais.
A espécie humana, tão evoluída que é, tão consciente dos problemas atuais, e, mesmo assim, interfere no processo de seleção natural, ignorando que ela própria é o verdadeiro problema quando se multiplica em massa.
Mas qual seleção natural? Estás vivo graças à evolução da ciência ou achas que és o macho alfa aí do sítio? Ignorância é mesmo uma bênção para alguns.
Está vivo porque ao longo de milhares de anos seres humanos do sexo masculino e feminino se reproduzem.
Ou seja, o ABC da natureza distante do teu mundinho virtual.
Ignorância é mesmo uma bênção para alguns.
Se não fosse a medicina provavelmente já terias morrido, ou não, quem sabe, mas é o mais provável.
Estou vivo porque a seleção natural assim o ditou e não te explico mais nada. Procura no google, pode ser que aprendas alguma coisa antes de chamar os outros de ignorante.
Google para aprender o que é seleção natural? Eu andei na escola rapaz, já tu achas que seleção natural são pequenas atitudes e/ou passos. És daqueles que dizem coisas do tipo: “comeu veneneo? É seleção natural”. O que me leva a uma premissa que talvez seja também válida pra ti e te tranquilize em relação a este assunto: “duas mulheres tiveram um filho? É seleção natural”.
Varios animais evoluiram durante milhares de anos! Mas a nosso evolução foi graças á ciência? Já estou a imaginar o homo sapians com um estojo quimico a controlar o ADN da sua parceira para ver se ela têm os genes necessários para prosseguir na evolução!
Nunca descredibilizei a teoria de darwin. Agora dizer que existe “seleção” a cada geração é outra história. Estou a falar no curto prazo, duas, três ou até meia dúzia de gerações.
lolll… uma mulher com espermatozoides,…
Melhor leres de novo o texto, os espermatozoides são de um banco de dadores de esperma
No texto está escrito a verdade, que se precisa do esperma. Mas antes de ler o parágrafo onde a verdade aparece, todo o texto induz ao leitor a acreditar que a concepção foi realizada apenas por duas mulheres, o que é um absurdo impossível.
Então foi 2 mulheres e um homem.
Pode não se saber que é o homem, se ter havido o acto sexual.
Mas não invalida que há um homem envolvido no processo.
Quando li o título, pensei que magia negra fizeram!!!!
Afinal não houve magia, foi só o processo moderno de ter filhos.
Já se faz isso aos anos é muito vulgar na procriação de animais, como vacas, ovelhas etc…
Sim, é o que diz o artigo. O erro foi teres feito suposições antes de ler certo? Pronto. Resolvido.
Nem vale a pena comentar… É demasiado ridículo.
Não se trata de valer a pena pois se a ciência para aí se expandiu…algo há-de valer, mais que não seja discutir a real utilidade. A verdade é que não estás apto para falar do assunto, claramente. No mínimo sejam sinceros convosco e assumam que estão uns anos lá atrás…
Concordo….mais vale olhar para o lado
Até gostava de ver a tua argumentação. Ia ser engraçado. Mas já sei que não tens tempo, não vale a pena, etc’s que tais.
Deveriam deixar claro que o bebê não foi concebido por duas mulheres, foi concebido por um homem (pois precisou de esperma) e uma mulher (que doou o óvulo). É impossível a concepção ente duas mulheres.
Nojo, mais uma invenção para ajudar os malucos.
Não sei de que falas mas ao ler o teu comentário tenho de concordar com o NOJO.
No titulo diz: “bebé europeu concebido por duas mulheres”
Mas depois diz que foi concebido com esperma e um óvulo num dispositivo na vagina de uma delas!?!
Então mas onde ficamos?! Foi o espera de um homem e um óvulo de uma mulher que conceberam o bébe, ou foram duas mulheres?!
Por isso que Portugal está como está. Cérebros do tamanho de ervilhas! O preconceito dessa gente é ridícula!
Mas qual preconceito?? Fazer transferência de um feto de uma barriga para outra é normal??? Faz disso serem 2 mulheres a ter um filho???
Se me disseres que a 1 podia morrer no parto, e que optaram por transferência do feto para preservar a vida da mulher e da criança… Ok tudo bem
Agora isto é que não tem nexo nenhum.
+1
+1
+1
Pessoas em vez de criticarem a vida alheia, dá vergonha “alheira”…típico portuguezinho…
À partida pode parecer-nos algo estranho todo este aparato para a conceção de um bebé; no entanto temos que perceber que haverá casais que vão precisar de recorrer a esta tecnologia. a questão de uma mulher ser responsável 5 dias e a outra pela restante gravidez, não terá´uma aplicação muito generalizada (acho eu) , mas fica a demosntração que é possível recorrer a esta estratégia. O facto de não “precisar” não me leva a condenar o processo.
+1
Basicamente, não foi uma barriga de “aluguer”, mas 2, em time share… E com uma recolha do banco de esperma para “levedar”, ou nada feito… Giro é fazerem disto uma bandeira para gravidezes entre 2 mulheres… Concordo com a possibilidade de transferência, em casos de riscos para a vida da mãe ou do feto.
isto está um verdadeiro hospital psiquiátrico a “ceu aberto” ….
A criança um dia há-de perguntar: afinal quem é a minha mãe ? e o meu pai ?
Então terás de ser contra a fertilização in vitro e a barrigas de aluguer…
Mentira! Conceber é com o Esperma do homem e o óvulo da mulher! O que aconteceu é que foi gerado por duas mulheres, mas continua a pertencer apenas e só a uma mulher e foi concebido por um Homem!
Usa um dicionário e evolui…
Já estou evoluído! Não sou é estupido como tu que não sabe que duas mulheres não concebem nenhum tipo de vida!
Conceber é ficar grávida.
+1
Volto a dizer: USA UM DICIONÁRIO E APRENDE.
E aproveita para aprender a ler também. EM LADO NENHUM diz que apenas duas mulheres geraram vida.
E eu a pensar que tinham sido duas mulheres a fertilizar o ovulo… Afinal não, a (malvada) Natureza não deixa.
De qualquer forma, isto pode ajudar algumas pessoas a ter filhos.
Fantástico…PONG com óvulos… ao que as pessoas se sujeitam para o seu “conforto emocional”… muita sorte para o(a) bebé!
ENFIM MAIS UM BEBE FILHO DE UM BANCO. SO QUE ESTE BANCO PORRA
Ou seja, ainda precisou do semen de um pai….já agora, já descobriram a cura pra o cancro, sida??
Bom, depois de saber que a mulher mais bonita de Portugal é um gajo, já nada me surpreende.
Admirável mundo novo, este.
Isto tem tudo para dar certo…
Mais valia eu fazer sexo com as duas e depois logo se via o resultado
Era preciso que elas quisessem…e que fosses capaz. O melhor é ficares mesmo pela conversa 😀
Isso agora, sabes lá tu… Fala por ti
Não…estou mesmo a falar de ti.
O melhor é deixar o Hugo no seu egocentrismo ingénuo e esperar que a ciência lhe faça alguma melhoria no cérebro!
Talvez daqui a uns milénios a ciência evolua a esse nível
Imagina eu levar a sério alguém que veio aqui fazer o comentário mais burjesso da semana 😀
Ah, ok, és um adivinhador, já percebi lol
Adivinhador? LOLOL
“Era preciso que elas quisessem…e que fosses capaz”
Foi isto que eu disse. Aprende a ler em vez de enfiares a carapuça.
Belo cromo este artista… Vai lá para o circo que eu já não tenho paciência para aturar meninos.
Disseste algo estúpido .
Eu comentei deixando uma suposição no ar.
Tu enfiaste a carapuça e tentaste virar a história contra mim. Percebeste que dizer “tu devias estudar” é diferente de “tu estudas”.
Eu sou o cromo e tu não tens paciencia??? lol Muito melindrosa esta malta.
Não vás ao médico não…
Foste tu que fizeste um dos comentários mais retrógrados deste post LOL Bem sei que a fase da negação é a pior mas é aceitares que dói menos.
A inveja é um pecado capital.
E os morangos são vermelhos. Estás a divagar demais pra alguém que sugere aos outros que vão ao médico 😀
Um vintém é um vintém e um cretino é um cretino lol
Hugo, relaxa….
= BeBe H i BRI T O =