NASA mostra um vídeo do impressionante eclipse “anel de fogo”
Num evento astronómico ocorrido no sábado passado, a NASA captou imagens do eclipse solar anular que foi visto apenas no continente americano. Este acontecimento ocorreu depois de a Lua, que passou pela Terra a cerca de 397 mil quilómetros de distância, se colocar à frente do astro-rei. Não o conseguiu tapar totalmente e o efeito foi um impressionante anel de fogo. Vejam as imagens.
Anel de fogo americano só volta em 2039
Grandes multidões reuniram-se em algumas partes das Américas no sábado para testemunhar o fenómeno impressionante de um eclipse solar anular.
Um eclipse "anular" ocorre quando a Lua passa entre o Sol e a Terra a uma distância em que, quando vista da Terra, não obscurece completamente o Sol. O resultado é um anel grande e brilhante no céu, vulgarmente designado por "anel de fogo".
O obscurecimento máximo do Sol pôde ser testemunhado em muitas partes da América Central e do Sul. As pessoas próximas da zona de obscurecimento máximo também poderão desfrutar de um eclipse parcial.
Para quem não conseguiu viajar para um local onde foi visto o eclipse total, a NASA mostrou uma transmissão em direto que incluía o deslumbrante efeito de "anel de fogo" quando a Lua passou entre a Terra e o Sol.
We're getting our first views of the "ring of fire"!
Here's a look at the annular solar eclipse from Albuquerque, N.M., as the Moon nearly (but not completely) covers up the Sun. pic.twitter.com/SCW8r77FG4
— NASA (@NASA) October 14, 2023
As pessoas que assistiram ao espetacular acontecimento celeste usaram óculos especiais para o eclipse ou utilizaram um visor solar portátil para proteger os olhos do brilho do sol.
A NASA partilhou também imagens captadas por satélites. Estas fotos mostram as regiões norte e nordeste do Brasil encobertas por uma sombra, provocada pela Lua, durante o eclipse solar anular. O fenómeno astronómico durou quase duas horas.
O próximo eclipse - um eclipse total em que a Lua obscurece completamente o sol durante um breve momento - tem lugar a 8 de abril do próximo ano. No entanto, o próximo eclipse solar anular só poderá ser visto nesta parte do mundo em 2039.
Este artigo tem mais de um ano
“…eclipse solar anular ..” – anular, ou será, anelar (de anel)??
O eclipse anular, eclipse anelar ou eclipse em anel: um anel da luminosidade solar pode ser visto ao redor da Lua, o que é provocado pelo facto do vértice do cone de sombra da Lua não estar a atingir a superfície da Terra, o que pode acontecer se a Lua estiver próxima do seu apogeu. 😉
Esclarecido.
Tive a assistir pelo cana da NASA no youtube, muito bonito, pena que não deu para se ver em Portugal!
Vi em 2005 em Braganca.
So foi pena nao ter boa maquina fotografica para ter mais detalhe. Foi um escuro equisito!
12 Agosto 2026 vai ter totalidade no norte de Espanha
https://www.timeanddate.com/eclipse/solar/2026-august-12
Astro-rei? Parece ter sido copiado de um filme brasileiro!