HELIO – Sistema que transforma água salgada em água potável com um custo mínimo
As alterações climáticas têm mostrado um futuro preocupante para os anos vindouros. As secas são um dos problemas que já se fazem sentir em todo o mundo, havendo países com casos de seca extrema prolongada. Portugal, no ano passado, passou por uma seca que atingiu grande parte do território.
Havendo uma drástica diminuição das reservas de água, existe uma solução que passa por retirar do mar água salgada e transformar a mesma em água potável. O processo que é usado é ainda muito caro. Contudo, começam a aparecer alternativas, como por exemplo o HELIO.
HELIO é um sistema para a produção de água potável a partir de água do mar ou qualquer tipo de água não potável, que é usada apenas com energia renovável disponível no local.
Este sistema é económico, rápido de instalar e adapta-se às suas necessidades. Com a falta de água potável um pouco por todo o mundo, o sistema HELIO pode ser uma das melhores soluções de produção de água potável que combina simplicidade e acessibilidade para todos.
HELIO, água limpa para todos
Atualmente existem 2,1 mil milhões de pessoas em todo o mundo que não têm acesso à água limpa nas suas casas, segundo dados da UNICEF. Este cenário traduz-se num sério perigo para a saúde, tornando-se na principal causa de mortalidade em todo o mundo.
Para resolver este problema, Thierry Carlin, CEO da Marine Tech, inventou o HELIO, um sistema pragmático e sustentável que produz água potável a partir de todos os tipos de água considerados inseguros para consumo humano, em qualquer parte do mundo e com custo mínimo.
Princípios básicos da química
O sistema conta com esferas de vidro transparentes, naturalmente aquecidas pelo sol a temperaturas acima de 100° C. Este processo tem como função separar as bactérias da água potável. A sua única fonte de energia é um painel solar que alimenta a bomba que preenche a esfera.
O sistema adapta-se a todos os tipos de cursos de água que consistem em água não potável (mares, lagos, rios, lagoas). Cada esfera pode produzir até 10 litros de água por dia, o que equivale às necessidades de água potável de uma família de cinco pessoas. Tem uma vida útil mínima de 30 anos.
Uso universal
O HELIO é um sistema autónomo e descentralizado, é barato o que permite ser facilmente instalado em áreas sem infraestrutura de água e em áreas afetadas por desastres naturais rapidamente.
Teste piloto em Saint-Raphaël.
Foram necessários três anos de investigação e desenvolvimento para projetar o sistema, que foi testado em Saint-Raphaël de setembro a dezembro de 2017, usando uma área piloto. Esta experiência em escala poderá satisfazer as necessidades de 25-35 pessoas por si só, garantindo um custo inferior a um litro de água mineral.
Para mais informação visite o prospecto do projeto
Leia também:
Este artigo tem mais de um ano
Isto não é solução, no futuro terão que se produzir milhões de m3 de água para o consumo humano, animal e agricultura, não vai ser com balõezinhos que se vão resolver os problemas.
Pois nao, a solução é baixar a população humana para niveis comportaveis com o lixo que fazem.
claro a solução maltusiana, só os génios como tu é julgam que aí está a solução. podes já atirar-te de um penheasco e ajudar ao planeta.
bem respondido
Mas tens dúvidas de que o principal problema do planeta é o excesso de população humana?
vai ver onde o uso da água é totalmente desnecessaria e concluirás que são essas mesmas práticas que forçam a medidas como esta. não é a quantidade de humanos na terra que implica o bom ou mau uso da água mas sim as práticas com o uso da água serem totalmente destruidoras
A solução é mesmo a redução da população humana para níveis de equilibrio, em que a pegada ecológica seja reduzida, de modo a que os recursos anuais do planeta em vez de terem terminado no início de Agosto, terminem no final do ano. 7.500.000.000 de pessoas, e em crescendo, é demasiado, não achas??
A solução é acabar com os humanos, o mundo agradecia.
A solução deveria ser controlar o número de filhos que cada casal pode ter!
a solucao é thanos!
Thanos, és tu!?
Se matamos a investigação à nascença não vamos evoluir!
a solução tambem não é usar a pecuaria e a agricultura no futuro. muito menos os velhos habitos humanos com o uso da agua. já se estão a tomar medidas globais para tal. penso que ninguem quererá levar a sociedade global a espetar-se num muro e kapute para a civilização. penso ao contrario estamos em mudança.
Excelentes notícias!
O problema é os lobies da água matarem estes projectos, é como o petroleo, estas noticias não agradam a companhias como a Nestle e Coca-colas……
Antigamente as pessoas para poupar agua por exemplo tomavam banho 1 vez por semana, agora tem de ser todos os dias senao morrem de comichão.
E com o tempo dos últimos dias tomo 3 a 4 vezes por dia ….
A população total do planeta cabe dentro do Estado do Texas proporcionando a cada habitante um terreno de 100m2. Se construirssemos em altura dava para mais.
Portanto quem diz que o problema é postulação a mais não sabe p que está a dizer.
Uma viúva negra pode potencialmente mandar-te para a cova mais cedo, e no entanto ela cabe numa caixa de fósforos.
Se o ser humano tivesse o mesmo veneno poderíamos falar. Se a população cabe toda no espaço do Texas significa que temos o resto do mundo para produção de alimentos, preservação de espécies etc.
O problema não está em excesso de população. Está sim no excesso de ganância de meia dúzia de pessoas.
Correcto. Desprezo pela a vida anda cada vez mais frequente. São todos uns pequenos Hitlers, são apaixonados por um controle populacional.
Então e se começarmos a reduzir de tamanho. Aí para 1/10 para comecar.