Fotógrafo usou o smartphone e gravou Saturno a ‘tocar’ na Lua. As fotos são impressionantes
No passado dia 29 de março, Saturno e a Lua alinharam-se perfeitamente, parecendo tocar-se no céu noturno. Esse evento relativamente comum é chamado de conjunção e nem sempre é fácil estarmos atentos a esta conjugação cósmica. Contudo, Grant Petersen, um astrofotógrafo, conseguiu capturar a conjunção recorrendo ao smartphone montado num telescópio.
O resultado destas captações mostram o fantástico universo de astros que a Terra tem na sua vizinhança.
Smartphone e telescópio esperam Lua e Saturno "tocar-se"
Petersen é um astrofotógrafo amador que tem como ferramentas um Samsung Galaxy S8 e um telescópio Skywatcher Dobson clássico de 8 polegadas. Mora em Joanesburgo, África do Sul e é um apaixonado pelos astros. Assim, como muitas outras imagens, este alinhamento perfeito foi captado e partilhado na sua conta do Twitter.
Isto foi muito espetacular. Estou a sorrir de orelha a orelha, nada me vai tirar desta astronomia.
Na verdade, a imagem é uma combinação de várias fotos, e mostra Saturno pouco antes de sair atrás da Lua, antes do amanhecer.
That was frickin spectacular. This mornings #Moon #Saturn #Occultation at ingress from #Johannesburg captured with a #GalaxyS8 7mm eyepiece 2 x Barlow and 8" Sky-watcher dobsonian telescope. 5 sec vid run through PIPP and stacked with registax #Smartphone #astrophotography pic.twitter.com/H8sSirrS2Z
— GrantPetersen (@GP_O11) March 29, 2019
O momento estava a ser aguardado
Os eventos são normalmente previstos e referenciados em vários serviços dedicados. Assim, Petersen recorre a uma variedade de aplicações e diários sobre astronomia. A conjunção Saturno-Lua chamou-o à atenção em janeiro e, desde então, planeou a forma de como captar e fotografar o evento.
Quando um evento como este acontece e tudo acontece de acordo com o planeado, e [nós] podemos evitar problemas como clima, falha de equipamento ou erro humano, parece uma grande conquista".
Referiu o astrónomo amador.
Nesse dia, Petersen levantou-se às 4 da manhã, cerca de duas horas antes da conjunção, para organizar e testar o seu equipamento. A configuração incluía um Dobson de 8 polegadas (um telescópio relativamente barato, mas grande e poderoso), um smartphone Galaxy S8, um adaptador para o agrupar a uma lente e uma ocular.
Enquanto Saturno se aproximava da lua, Petersen registou o momento a 60 frames por segundo. Após a conjunção, ele processou as imagens usando uma técnica chamada de empilhamento (stacking), que conjuga várias imagens de qualidade inferior numa imagem mais nítida e clara. Desta forma, o astrónomo amador partilhou as suas melhores fotos na rede social.
Eu senti-me como uma criança no Natal. Recebi um comentário que dizia que lembrava a primeira foto da Terra das missões Apollo.
Referiu o astrofotógrafo.
A par destas imagens, Petersen também tirou uma foto, que podemos em baixo, onde nos mostra o quão pequeno Saturno. De facto estamos a olhar para um astro que está a cerca de 1430 milhões de km da Terra. O planeta parece ser apenas uma fração do diâmetro da Lua, que em si é pequena: sobre a largura da ponta do dedo indicador quando mantida no comprimento do braço contra o céu noturno.
E qual será o próximo grande evento?
A riqueza dos acontecimentos vão permitem agendar os muitos momentos em que o Universo nos brinda com mais imagens destas. Assim, Petersen diz estar ansioso para o próximo grande evento que espera fotografar. Vem aí o trânsito de Mercúrio através do Sol já no dia 11 de novembro.
Este artigo tem mais de um ano
Imagem: Twitter@Petersen
Fonte: Grant Petersen
Neste artigo: astrofotógrafo, Lua, Saturno
Alguém acredita que essas imagens são reais?
lol
No mundo da crítica astronómica sempre existiram 3 facões de pessoas: os céticos, os dogmáticos e os idiotas. Esta terceira apareceu com os terraplanistas.
E os que como tu comentam algo que não tem nada a ver, tal é a bolha onde vives.
Pedro Silva, então compra o equipamento e reproduz a experiência 🙂
https://www.astroshop.eu/telescopes/skywatcher-dobson-telescope-n-200-1200-skyliner-classic-dob/p,4440
No artigo esclarecem que “a imagem é uma combinação de várias fotos”.
Acredita no que quiseres.
A oportunidade é que fez a foto espectacular.
claro que a imagem foi melhorada num processo que está descrito no texto.
Já o mesmo não posso dizer do texto escrito ” A par destas imagens, Petersen também tirou uma foto, que podemos em baixo, onde nos mostra o quão pequeno Saturno. De facto estamos a olhar para um astro que está a cerca de 1430 milhões de km da Terra. O planeta parece ser apenas uma fração do diâmetro da Lua, que em si é pequena: sobre a largura da ponta do dedo indicador quando mantida no comprimento do braço contra o céu noturno.”
Muito mau em gramática sintaxe e semântica.
Que telemóvel tens? Com o meu fracote essa foto não seria possível, mas de facto há alguns sistemas que são acima da média, mesmo para quem paga muito por telemóveis.
Pedro, a foto foi tirada na lente do telescópio. Caso contrário, nem com a melhor máquina fotográfica do mercado seria possível apanhar Saturno
Nem a lua com boa definição, quanto mais Saturno
Da uma olhada na Nikon P900 e Nikon P1000
Que tal leres a noticia atentamente?
É claro que não são reais. Estas fotos são do 2º trailer do Star Wars que estreia em Dezembro. Aliás, se reparares bem, atrás de Saturno vê-se claramente a Millenium Falcon…
são tão reais, como real é a idiotice congénita de que algumas pessoas padecem!!
Diz o roto ao nu. Ele não acredita porque não e tu acreditas porque sim.
não, meu caro. eu acredito nas evidências reproduzíveis e testemunhadas por várias pessoas independentes um das outras. nunca fui de crença fácil fosse no que fosse ou em quem fosse. ao contrário de muito sujeito sem predicado que por aí anda…
Pedro, não percebeste a coisa… Entre o objecto (saturno/lua) e o S8 encontrava-se um telescópio, neste caso um Dobson (por acaso marca muito reputada nesta área)… Compra um Dobson daqueles e observa… Vais ficar maravilhado…
Pequena correcção, este telescópio é da marca Skywatcher! Dobson é apenas o tipo de telescópio, não uma marca!
https://pt.wikipedia.org/wiki/Telescópio_dobsoniano
Mais um que pensa, que a terra e plana, queres ver?!… Que nao ha satellites estacao espacial, etc.
Enfim!…
tal como tu e outros verdadeiros idiotas em vez de reclamar e duvidar basta ver.
Eu mesmo tenho um telescópio igual ao da foto e já vi isso e outras coisas ainda melhores.
Ao contrário de Pseudo-ciencias a astronomia é bem real.
A inveja é lixada!!!
Sorte dele que teve acessso aos meios, que tornaram possivel concretizar este sonho.
O Hubble que se ponha a pau…
Sim Pedro as fotos são reais e para ser sincero até tem pouca qualidade devido ao sensor da câmera não ser indicado para isto. Eu tenho o mesmo telescópio e dá para ver isso e muito mais. Claro que se vê mais do que com uma lente normal. O telescópio tem um focal lenght de 1200mm mais a ocular de 7mm aumenta a magníficacao. No fim tens a barlow x2 que tal como indica multiplica tudo isso por 2. Portanto sim é possível e a qualidade nem é muita mas o importante aqui é o momento. Outra coisa é o facto de serem várias fotos. Na astrofotografia tiram se várias fotos e depois faz se um processo chamado stacking. Isto é basicamente alinhar as fotos e coloca las umas em cima das outras para aumentar o detalhe. Não são adicionadas cores ou artefactos durelante esse processo.
Se postarem mais umas vezes acabo por acreditar
Ninguém quer saber se acreditas ou não.
Tanta agressividade, és o maior atras do teclado depois cá fora baixas a bolinha
Ui temos herois …
Estou admirado por o telelé não ser um xiaomi!
se fosse um Xiaomi conseguirias ver os animais a passear em Saturno
ehehheh
parece-me mais um trabalho de photoshop
claro, o próprio facto da lua aparecer redonda é uma montagem do photoshop.
toda a gente e mais alguém sabe que a lua é plana…
Show!
Eu nem precisei de ler o artigo para saber que as imagens não são reais. Poderão ser uma combinação de várias imagens. Quem entende minimamente de astronomia sabe o que se passa com os aneis de saturno.
Mas isso é o que está escrito no artigo… São várias fotos em “stacking” onde essas várias imagens com pouca qualidade criam uma nova imagem mais detalhada e nítida…
Claro que são reais, mas sim tem de ser uma combinação de várias fotos por uma razão muito simples, o movimento da terra! Este telescópio não tem um suporte robótico (para seguir o objecto enquanto a terra se move), logo é impossível tirar apenas uma foto! tem de ser várias e depois trabalhar em computador. Eu tenho tido esse problema com o meu Orion que também tem suporte dobsoniano.
Mas já agora, o que se passa com os anéis de Saturno? podes explicar? Não acreditas que são bolas de gelo?
Então que se passa????? Não me venhas com respostas lunáticas…