ESA testa com sucesso o paraquedas para missão a Marte
A ida a Marte é um dos grandes objetivos da humanidade. Chegar a outro planeta é complicado e requer muitos esforços e preparações que garantam que todas as fases da missão são bem sucedidas. Agências espaciais ao redor do mundo já começam a testar equipamento e técnicas para serem aplicadas no futuro.
A Agência Espacial Europeia (ESA) testou pela primeira vez o paraquedas de aterragem da missão ExoMars. O disteder bem sucedido do paraquedas é um marco importante na missão da ESA.
Um paraquedas muito importante...
O foco deste teste realizado na Suécia foi o segundo paraquedas principal de 35 metros de diametro. Esta tentativa demonstrou a abertura em segurança do paraquedas a baixa altitude. Na sua totalidade, o sistema de paraquedas pesa cerca de 195 kilogramas e o segundo paraquedas principal pesa 70 kilogramas.
Esta tentativa começou com lançamento da carga de teste de um helicóptero a uma altura de 1.2 km. O segundo paraquedas foi ativado 12 segundos depois de um primeiro paraquedas e bastante mais pequeno ter sido distendido. Após esse evento, demorou cerca de dois minutos para a aterragem em segurança da mercadoria de teste.
O sucesso deste teste utilizando um paraquedas mais pequeno nas instâncias iniciais do processo de aterragem e posterior pouso da carga sem danos é de extrema importância para o projeto que tem vindo a ser conduzido pela ESA.
Ver a aterragem da mercadoria de teste utilizando este paraquedas gigante é um momento muito entusiasmante.
Thierry Blancquaert (ESA)
2021: ExoMars rover em Marte
Este será o maior paraquedas de sempre a ser enviado para Marte e está inserido numa série de testes para preparar o ínicio da missão ExoMars que tem como principal objetivo enviar um rover da ESA e uma plataforma de ciência à superfície para Marte.
O veículo Espacial que irá tratar do transporte da carga para o planeta vermelho tem lançamento marcado para julho de 2020 e deverá chegar a Marte em março de 2021, cerca de 8 meses depois. Este rover será o primeiro do seu tipo a explorar o solo marciano e a procurar vida enterrada no planeta vermelho.
A carga será transportada numa cápsula que se irá separar do resto do hardware de transporte momentos antes de entrar na atmosfera de Marte. Por esta altura, deverão ser distendidos paraquedas e ativados propulsores responsáveis por entregar toda a carga em segurança.
Conclusão
Futuros testes com paraquedas irão envolver a queda de cargas de outro tipo e a uma altitude maior. Um dos testes irá ter como protagonista um balão estratosférico que será largado a 30km de altitude de forma a representar de forma mais realista e significativa a baixa pressão atmosférica de Marte.
Testes posteriores irão também perceber melhor e corrigir todo o processo de aterragem de carga utilizando dois paraquedas principais.
Este artigo tem mais de um ano
Já era tempo de inventarem um novo tipo de sistema de descolagem e aterragem mais prático e funcional.
Gostaria de saber como um para quedas irá funcionar na atmosfera de marte, aqui funciona bem já que existe oxigênio, carbono, hidrogênio e outros tipos de gases que vão fazer fricção sobre o paraquedas diminuindo a velocidade da carga até chegar ao chão. E como será em marte já que a atmosfera é baixíssima?
Se a atmosfera de Marte é de baixa pressão, o material do planeta não possui minérios e se os possui, não é do nosso conhecimento, o que seria muito útil, pois com certeza poderíamos ter material resistente e leve, o que facilitaria a fábrica de veículos terrestres e economia de combustíveis, e fabricação de aeronaves ou carros que possam voar e com segurança e também andar rodando com mais facilidade sobre rodas como os veículos nossos atuais. Seria Rodoavião imitando os pássaros ou o pato como o avião , poluidor e destruidor da nossa camada de oxigênio. Deus Proverá se for para o bem dos homens.