Epic OneWater Brew: Beberia cerveja produzida com água do banho reciclada?
Não há dúvida que hoje a tecnologia de reciclagem da água, purificação e eliminação de agentes patogénicos, está mais avançada que nunca. Se os astronautas podem beber água reciclada da urina, que tal beber uma cerveja fabricada com água do banho reciclada? Vai uma Epic OneWater Brew fresquinha?
Em todo o mundo, quase 15% da água potável é utilizada para lavar roupa e descarregar as sanitas dos edifícios, sem reciclagem posterior. Mas e se disséssemos que a água pode ser purificada e reutilizada de várias formas? Hoje, apresentamos-lhe a Epic OneWater Brew, uma cerveja inovadora e revolucionária que procura mudar a nossa perspetiva sobre a água reciclada.
Vamos falar sobre água reciclada
É possível tratar e remover os poluentes das águas residuais, gerando um produto que pode ser reutilizado para uma variedade de fins: lavagem, agricultura, casas de banho, na construção, etc. A água pode mesmo ser purificada a um nível que satisfaça ou exceda as normas de qualidade da água potável. Esta água reciclada é segura para beber e muitas vezes mais limpa do que muitas das fontes de água que estamos habituados a utilizar. Apesar disso, a ideia de beber águas residuais altamente tratadas é relutante.
Para desafiar estas perceções, a Epic Cleantec, uma empresa start-up sediada em São Francisco, em colaboração com a Devil's Canyon Brewing Co. criou a Epic OneWater Brew. Trata-se de uma cerveja de estilo Kölsch fabricada com água reciclada dos duches, lavatórios e máquinas de lavar roupa do Fifteen Fifty, um edifício residencial de 40 andares.
Tecnologia de ponta na reciclagem de água
A Epic Cleantec é uma empresa de tecnologia especializada na reciclagem de água, fornecendo sistemas de tratamento e reciclagem de águas residuais que tornam desnecessário enviar as águas residuais para um sistema de esgotos para tratamento remoto.
O Fifteen Fifty é um edifício residencial de luxo de 40 andares em São Francisco, equipado com um sistema de reutilização de águas cinzentas concebido para reciclar 28 000 litros por dia ou 10,4 milhões de litros por ano. Esta água, recolhida principalmente da lavandaria e dos chuveiros, é tratada de acordo com normas excecionais e reutilizada para a descarga de sanitas no mesmo edifício.
A água reciclada é armazenada num tanque de pré-filtragem e equalização, que equilibra o caudal, reduzindo a dimensão do sistema a jusante. Em seguida, é submetida a um tratamento biológico para eliminar a carência biológica de oxigénio (CBO) e é rigorosamente filtrada através de uma membrana com um diâmetro nominal de poro de 0,04 mícrones.
Esta água é desinfetada por várias fases de luz ultravioleta e cloro, garantindo a sua segurança para reutilização em aplicações não potáveis.
Cerveja do futuro, com um olho no passado
De acordo com a empresa, o sistema é capaz de reciclar até 95% das águas residuais, incluindo as águas negras das sanitas ou as águas cinzentas dos lavatórios, máquinas de lavar roupa, banheiras e chuveiros.
Em setembro de 2022, a Epic Cleantec enviou mais de 7500 litros de água reciclada para a Devil's Canyon Brewing onde começou a sua transformação de duas semanas em cerveja. No final do mês seguinte, o processo de fabrico da cerveja estava concluído. Esta cerveja revolucionária foi enlatada e rotulada comercialmente com a silhueta do edifício Fifteen Fifty.
A Epic OneWater Brew é segura para beber. No entanto, apesar da sua proposta única, a cerveja não está disponível para compra, uma vez que a regulamentação atual proíbe a utilização de água reciclada em bebidas comerciais.
Trata-se, sem dúvida, de um marco que nos leva a refletir sobre os nossos preconceitos e o potencial da água reciclada, abrindo simultaneamente um caminho para um futuro mais sustentável.
Este artigo tem mais de um ano
Se soubesse não beberia! Ia-me saber a água de banho! Vai que eles vão aproveitar a água dos urinóis e a cor 🙂
Resta saber os químicos que isso leva para além dos processos mencionados na notícia…
Nunca!
Não…
Prefiro a água “das fontes que é menos segura e limpa”
Mas já o fazemos…
Todas as indústrias mais poluentes tem ETARs proprias, mais a jusante vamos ter os esgotos, onde tambem vai ter a nossa agua do banho, que vai para as ETAR dos SMAS/cameras monicipais/etc, e depois para para os rios/mares/solo.
Entretanto a agua que vem das nascentes, rios, jazidas, etc passa por uma ETA, que depois manda para a industria ou para a casa das pessoas, também existem industrias que tem as suas proprias ETAs e retiram diretamente dos rios ou outros sem vir da rede.
Claro que quando digo “todos”, é a vasta maioria, de uma maneira ou outra, todos os líquidos começaram e vão acabar no ciclo da agua, nem que seja quem mija no mar no verão e depois gosta de andar a chuva na primavera.
A única excepção é agua que fica selada algures, “ninguem” anda a “criar” agua juntando hidrogenio e oxigenio para consumo.
Ia justamente alegar isso.
Há anos que a Super Bock faz isto… 😀
….
Eu saio sozinho.
Se fosse a água de banho da Catarina Furtado ainda pensava duas vezes.
😐
Isso já o pessoal bebe à muitos anos…
De onde julgam que vem a espuma da cerveja??? Do shampoo claro…
E porque não? Nos Estados Unidos já começaram com a aquamação num Estado e querem espalhar por mais Estados. Aquamação (aquamation) ou hidrólise alcalina (alkaline hydrolysis) é transformar pessoas e animais em água, claro que dizem que essa água não é tratada para ser distribuída pela rede pública mas se dizem que não é, é porque provavelmente até é. Ninguém vai morrer por isso ou por esta cerveja até porque já consomem desde há muitos anos muitíssimo pior que isto e ainda cá estão 😀
Esperem até chegar a carne humana ao talho do hipermercado, olhos, miolos, entrecosto e lombo do ombro que vai ser uma maravilha mas primeiro estranha-se, é normal.
Mete mais tabaco nisso…
Vá, a sério, qual a % de álcool da dita cuja, o resto é conversa.