É incrível a nova imagem do Sol divulgada pela NASA
A NASA e outras agências, como a ESA, têm-nos presenteado com imagens incríveis do Sol. Através das captações da sonda Solar Orbiter, a humanidade estuda hoje a sua estrela com muito mais detalhe. E são esses detalhes que surpreendem e que permitem vermos o Sol como nunca o vimos.
Uma das imagens captada pelo Extreme Ultraviolet Imager (EUI) mostra o Disco Solar completo com a coroa à distância de 75 milhões de quilómetros.
Para dar uma ideia, esta sonda está atualmente a metade da distância entre o Sol e a Terra.
E como se consegue uma imagem com tanto detalhe?
A imagem captada é, na verdade, um conjunto de várias imagens. O mosaico encaixa 25 imagens individuais que, tendo em conta o seu tamanho gigante, demorou cerca de 4 horas para ser concluída.
A captação exigiu que fossem tiradas várias imagens do mesmo local e, para isso, foi necessário esperar que cada ciclo fosse repetido - para cada um destes quadros foi necessário esperar, em média, 10 minutos.
O resultado pode ser observado abaixo e, originalmente, conta com mais de 83 milhões de píxeis. O principal aspeto destacado foi a clareza na qual a coroa solar é visualizada.
SPICE em ação para detalhar a estrela da Terra
Segundo foi referido, nesta ação foi usado também outro instrumento. É conhecido como SPICE e foi capaz de delinear as camadas na atmosfera do Sol, passando pela coroa e pela cromosfera.
Foi possível reproduzir uma captação visual com um comprimento de onda da luz ultravioleta manifestada pelo hidrogénio gasoso.
O método foi parecido com o anterior, e várias imagens foram utilizadas para criar mosaicos de cores diferentes, que servem para ilustrar as temperaturas dos elementos presentes, como o carbono (temperatura: 32.000 °C) em azul, o hidrogénio gasoso (temperatura: 10.000 °C) em roxo, o oxigénio (temperatura: 320.000 ºC) em verde, e o néon (temperatura: 630.000 ºC), ilustrado pela cor amarela.
Apesar de não nos trazer, ao comum mortal, uma luxúria de detalhes, a verdade é que os resultados excedem o que os nossos olhos conseguem perceber.
Com os dados obtidos, os físicos poderão delinear as erupções que acontecem da coroa solar até as camadas atmosféricas internas, e também poderão investigar o motivo que faz a coroa exceder 1 milhão de graus Celsius, enquanto outros segmentos, como a superfície, possui uma temperatura de "apenas" 5.000 °C.
Apesar de a Solar Orbiter estar mais perto do Sol do que alguma vez esteve, ainda não atingiu o seu limite. Na verdade, e segundo estima a NASA, até ao dia 26, a sonda estará no ponto de maior proximidade do Sol.
Atualmente, o instrumento recolhe dados e fotos das partículas do vento solar no interior da órbita de Mercúrio.
Este artigo tem mais de um ano
Também é incrível a capacidade do equipamento resistir ao constante bombardeamento do sol.
Olhando para estas imagens é fácil esquecer a quantidade de trabalho que está por detraś delas.
Imagem belíssima da nossa estrela. 🙂
Corretamente pelo genialíssimo físico dinamarquês NIELS BOHR prêmio NOBEL de física e juntamente com MAX PLANCK um dos pais da FÍSICA QUÂNTICA INICIAL, e não da QUÂNTICA AVANÇADA que domino:
Sendo o que chamam primitivamente de nosso SISTEMA SOLAR, um GIGANTESCO ÁTOMO:
O que ainda chamam como os antigos faraós, indevidamente de DEUS SOL: seria o NÚCLEO desse MACRO ÁTOMO.
Agora o que interessa a todos: EFEITO ESTUFA E SERÍSSIMAS ALTERAÇÕES CLIMÁTICAS.
No centro do nosso 3° MACRO ELEMENTO ORBITAL = PLANETA-H3 e não TERRA uma vez que TERRA sempre foi e sempre será apenas uma das 5 UNIDADES ELEMENTARES CÓSMICAS como FOGO, ÁGUA, AR e EC também são, e não PLANETA:
Existe o TEAT = TRANSFORMADOR ENERGÉTICO ATÔMICO TERMONUCLEAR que chamam primitivamente de NÚCLEO DE FOGO… Que recebe energia cósmica pulsada pelo DEAT = DISTRIBUIDOR ENERGÉTICO ATÔMICO TERMONUCLEAR que chamam indevidamente de DEUS SOL… Transforma essa energia cósmica em ENERGIA TÉRMICA… Repulsa, aquecendo o fundos dos oceanos, e tudo mais.
Como todos já sabem vem ocorrendo MAIORES ATIVIDADES no DEAT = INDEVIDAMENTE DEUS SOL… Consequentemente também MAIORES ATIVIDADES no TEAT = TRANSFORMADOR que fica no centro do nosso PLANETA… Aquecendo mais e mais o fundo dos oceanos… Derretendo as CALOTAS POLARES E GELEIRAS… Transformando ÁGUA SÓLIDA em LÍQUIDA… Líquida em VAPOR DE ÁGUA… Que retida por diversas camadas que envolvem nosso PLANETA, dentre essas a de OZÔNIO: provoca EFEITO ESTUFA… E ALTERAÇÕES CLIMÁTICAS seríssimas!
Quando a FONTE TANSFORMADORA do teu LAPTOP, ao invés de receber 110V recebe um pouco mais… Ela aquece ou não?
Que todos saibam:
O que chamam erradamente de MUNDO MATERIAL ou UNIVERSO MATERIAL, na verdade é UM MACRO SISTEMA ELETROMAGNÉTICO… Interligado não por primitivos sistemas de fios e sim através de PULSOS ELETROMAGNÉTICOS EMITIDOS… Infinitamente mais avançado, do que se conhece como WI-FI.
mete mais tabaco
Tudo isto para dizeres que o planeta Terra (nome dado por nós) está ligado ao SOL por Wi-FI? Sabes o nome da rede e pw da mesma?
PI, que nada tem a ver, com o PI da matemática inversamente quântica.