Dubai usa drones para produzir chuva artificial no combate a onda de calor de 50 °C
Apesar de não controlarmos a natureza, podemos em certa medida, para o bem e para o mal, interferir. Normalmente é mais para o mal. Apesar disso, há formas de "manipular" os eventos naturais, como a ocorrência de chuva, para combater o calor. A ideia e a execução com sucesso aconteceu no Dubai. O emirado dos Emirados Árabes Unidos usou drones que libertaram cargas elétricas nas nuvens fazendo com que se agrupassem e formassem precipitação.
Apesar da ideia parecer funcional, a verdade é que a chuva foi tanta que está a causar problemas na cidade.
Chuva artificial no Dubai causa inundações
Os Emirados Árabes Unidos são conhecidos pelo seu poder económico e técnicas ousadas de construção. Desta vez, o país investiu na técnica de produção de nuvens para recolher água nas represas e reservatórios. Contudo, esta semana a chuva artificial causou transtornos.
A média acumulada de chuva no país é de aproximadamente 100 mm por ano. Para se ter uma noção, chove em média cerca de 1354 mm por ano no Porto. Para cobrir a falta de recursos hídricos, o país resolveu investir na técnica de produção de nuvens para induzir a chuva e aumentar o nível de água das represas.
Desde o dia 4 deste mês, os Emirados Árabes Unidos realizaram pelo menos oito operações de produção de nuvem. De acordo com o governo, as represas e reservatórios do país recolheram 6,7 milhões de metros cúbicos de água nos últimos dois dias. O custo médio da técnica é de 1 dólar para cada metro cúbico de água extraído das nuvens.
Contudo, o resultado da produção não foi sentido somente nas áreas onde ficam as barragens e reservatórios, mas também nalgumas das maiores cidades do país. Na região norte de Dubai, as ruas ficaram parcialmente alagadas e um dos maiores shoppings (Mall of the Emirates) teve que ser evacuado depois de um corte de energia.
Como é produzida a chuva artificial?
Existem várias técnicas, algumas já testadas por países para situações pontuais. A técnica é bastante ousada e inovadora, mas não é inédita. Aliás, a China já utiliza o método há alguns anos.
A produção de nuvens é um tipo de técnica para controlar o tempo e até mesmo o clima com o passar dos anos. O método visa alterar a quantidade ou o tipo de precipitação que cai das nuvens, dispersando substâncias no ar que servem como núcleos de condensação ou de congelamento, que alteram os processos microfísicos dentro da nuvem.
A intenção mais usual é aumentar a precipitação (chuva ou neve), mas a supressão de granizo e nevoeiro também é amplamente praticada em aeroportos onde são vividas condições climáticas adversas. Aliás, a Rússia chegou em 2017 a usar esta técnica para afastar o mau tempo durante os festejos do Dia da Vitória sobre os nazis.
Basicamente, uma aeronave sobrevoa a nuvem escolhida e despeja produtos químicos que induzem a formação de gotas de chuva. A água precipita e a nuvem desaparece. A técnica também é conhecida por ser a primeira demonstração que o homem poderá controlar os eventos meteorológicos no futuro.
Os produtos químicos mais usados para a produção de nuvens incluem iodeto de prata, iodeto de potássio e gelo seco (dióxido de carbono sólido). O propano líquido, que se expande num gás, também já foi usado. O propano pode produzir cristais de gelo em temperaturas mais altas que o iodeto de prata. Após investigações promissoras, o uso de materiais higroscópicos, como sal de mesa, está a tornar-se mais popular.
O método usado no Dubai recorreu a diversos drones que fizeram descargas elétricas nas nuvens, sem recurso a químicos, de forma a produzir chuva artificial e assim aumentar a precipitação da região.
وادي طوى #رأس_الخيمة حالياً #المركز_الوطني_للأرصاد #أمطار_الخير #أصدقاء_المركز_الوطني_للأرصاد #حالة_الطقس #حالة_جوية #هواة_الطقس pic.twitter.com/urenuEFbqY
— المركز الوطني للأرصاد (@NCMS_media) July 17, 2021
Este artigo tem mais de um ano
A ideia é boa em caso de situação desesperada, mas não esquecer que o vapor de água que se encontrava acima , na formação e deslocação das massas de ar continentais, significa que irá chover menos noutro lado onde era espectável x mm2.
Alterações climáticas está na voga por tudo e por nada, mas efetivamente e por norma elas vão acontecer com o homem ou sem ele, sempre aconteceram, o homem pode é acelerar localmente ou mundialmente por ser um catalisador.
Esta ideia é perigosa, foi necessária, e podemos compreender até, mas se cada pais começar a fazer o mesmo temos um problema.
Dizia um professor meu, que o homem hoje tem a capacidade de transformar um deserto novamente num bosque enorme, mas como prova a teoria do caos, isso iria trazer alterações radicais noutra parte não expectável do globo.
Como como a ideia não foi do Trump ou do Bolsonáro, ninguém grita por ai 🙂 . Lol, esta ultima parte foi só para trolar , o resto acima está certo.
“Dizia um professor meu, que o homem hoje tem a capacidade de transformar um deserto novamente num bosque enorme, mas como prova a teoria do caos, isso iria trazer alterações radicais noutra parte não expectável do globo.” Completamente verdade.Infelizmente é a mais pura verdade. 😐
De repente lembrei-me do “Snowpiercer”…….
Manipulação do clima.Já ouvi falar.Acho até que os Estados Unidos tem no norte do país(Alasca),uma infraestrutura que pode ser uma arma para controlar o clima.Falo,obviamente,do projecto HAARP,criado em 1993,há 28 anos atrás.Reparem neste artigo (https: //www.google.com/amp/s/www.tecmundo.com.br/amp/tecnologia-militar/8018-haarp-o-projeto-militar-dos-eua-que-pode-ser-uma-arma-geofisica.htm).
“O HAARP não é o único aquecedor ionosférico do planeta.Há também um localizado na Noruega e outro na Rússia.Todos eles realizam o mesmo processo: utilizam antenas de alta frequência para aquecer a ionosfera e criar uma aurora artificial.” Vejam bem ao que chegamos. 😐
Há uns anos atrás quando se falou nisso os memés riram-se e diziam: “conspiracionistas!!! Maluquinhossss”. Memés, what else!
Por acaso e verdade lol
Hoje é dado nos cursos com cadeira de meteorologia. E também alterações climáticas e quem tem também ecologia, meio ambiente e ou agronomia , protecção civil e engenharia florestal.
Nem pesquisar sabem
Meu querido Nikola Telsa, se nos tivessem deixado à mais de 100 anos… não estaríamos tão atrasados
Se calhar utilizar esta “ideia” em PT nao era descabida para combater incendios florestais uma vez que todos os anos é o descalabro total que se sabe e a culpa é sempre do BODA, morram mais ou morrem menos pessoas os erros repetem-se ano após ano.
Vai la perguntar ao gajo que andou a meter as bombas incendiarias quem lhe pagou!? 😉
Isto! O problema está somenta aí, em que lhes paga para realizar tal ação, principalmente neste último que envolvia um Engç que fabricava dispositivos para provocar fogo retardado. Não me digam que o tipo lembrou-se e fazia aquilo nas horas vagas?
É seguir o rasto do €…podem é dar de caras com alguns que não interessa nada trazer para a praça pública.
Onda de calor no Dubai? Estamos mesmo no final do mundo, estas alterações climáticas estão a pegar forte.
Já não é o primeiro local que vejo este titulo estúpido, antes de existir os EAU as cidades já eram desertos com temperaturas provavelmente mais altas que os 50ºC, portanto esta notícia faz tanto sentido como “uma onda de frio no polo norte!”
A estupidez humana está cada vez pior.
Então quer dizer que recorreram a este técnica só para passar o tempo?
Amigo Francisco,
Resumindo o que eu quis dizer foi que quem resolveu criar cidades em desertos e quem escolheu lá viver só têm que se habitar o clima e não o clima habituar-se a eles e ficar mais frio ou criar mecanismos para aligeirar o clima.
Porque os Emirates sempre foram quentes e sempre tiveram estas temperaturas.
Estranho seria ser soubesse que estão 50ºC no Alaska! Aí ficava preocupado!
A definição de “onda de calor” inclui uma subida da temperatura média em X graus durante Y tempo (não me lembro quais os valores exatos). Por isso não é nada descabida a notícia. Falamos de ainda mais calor do que o normal da região.
Exato,
É um deserto… falar numa onda de calor num deserto é como dizer que todos vamos morrer, é algo certo de acontecer…
E este tipo de coisas que mostram a realidade, este tipo de pessoas estão a destruir o planeta.