Descubra onde se localizava cada país há 750 milhões de anos na Pangeia
A história é um tema que não tem sido coberto no mundo da tecnologia. Apesar de serem usadas todas as ferramentas possíveis para ajudar a descobrir o que o passado nos esconde, não existe acesso a informação de forma fácil.
Esta ideia foi agora mudada e passamos a poder olhar para o passado. Se todos sabem que antes de se formarem os vários continentes, a terra estava centrada num único a Pangeia, podem agora vê-lo no computador, descobrindo onde se localizava cada um dos países neste continente único.
Há milhões de anos atrás, a Terra era formada por um único continente chamado Pangeia. Ao longo dos tempos, este pedaço gigante de terra foi-se separando, originando os continentes que hoje conhecemos.
Olhando para um mapa atual, é complicado montar o puzzle para saber onde se encaixava cada um dos países, mas e se existisse um site que fizesse isso por nós? Conheçam o Ancient Earth Globe.
Ancient Earth Globe - Saiba onde se localizavam os países na Pangeia
Para começar a utilizar todos os dados que este mapa interativo fornece, deverá começar por aceder ao website do Ancient Earth Globe.
Depois de entrar neste espaço, irá ser apresentado um mapa com a visualização da Pangeia. Escolha o ano em que pretende observar a evolução dos continentes e depois insira, no canto superior esquerdo, a localização que pretende pesquisar.
Ao carregar nas setas do teclado, poderá navegar por entre as várias datas disponibilizadas.
No canto superior direito, poderá também saltar para momentos específicos da história, como o surgimento dos primeiros insetos ou a extinção dos dinossauros.
Esta é uma ferramenta simples, mas que permitirá aos mais curiosos conhecer um pouco mais da história do nosso planeta e da forma como este evoluiu ao longo das centenas de milhões de anos.
Este artigo tem mais de um ano
Muito Bom! Ótimo site.
Mas… mas… a Terra só tem 6000 mil anos… como é isso aí???
De acordo com apologistas desonestos religiosos que afirmam a Bíblia como sendo literal, sim. De acordo com as evidências, a Terra é bem mais velha, mais ou menos 4,5 milhares de milhões de anos. A maioria dos apologistas também aceitam pangeia, afirmam que esta era a forma dos continentes antes da impossível inundação descrita no pentateuco/torá da arca de Noé. Mas entretanto negam a existência de mais 6 supercontinentes anteriores confirmados, com um possível 7°.
Sim, segundo o criacionismo é isso ai mesmo.
6 milhões de anos? 😀
Apenas uma pequena correção, a teoria das placa tectónicas pertence ao domínio da geologia, e não da história.
Nuno, está certo, mas penso que aqui era uma referência a “história” no sentido de “história da terra”.
Para ter esse significado fazia sentido dizer história do planeta, e não apenas história. Da forma como está escrito dá-me a entender que referem-se literalmente a história.
bububububuuuuuuulllllsheeeeiitt