PplWare Mobile

COVID-19: Vacina portuguesa em 2022? (e será por inalação)

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Pinto


  1. j says:

    Tadinhos têm medo de levar uma picada? Já levei tantas que até perdi a conta.

  2. Fo says:

    2022? É precisa hoje!!

    • Nuno T. says:

      mas o Covid muito provavelmente não vai desaparecer, o que significa que também vão ser precisas no futuro

      • Luisão says:

        Segundo tenho ouvido e lido, vários virologistas acreditam que o SARS-COV-2 não irá desaparecer, irá a circular por aí como o Sarampo, Varicela, Papeira, Gripe, entre outros vírus que já nos habituámos a viver com eles.
        Quanto a este estudo parece-me ser uma boa notícia, tal como já aqui dito, em termos de logística parece-me ser bastante mais fácil de transportar este tipo de vacina nasal, do que uma com tanta especifidades e controlo de temperatura. Do que vale imunizar os países desenvolvidos (Europa, Estados Unidos e mais alguns) se outros não tem capacidade económica, politica ou social de o fazer?

    • Vitor says:

      E não esquecer os países mais pobres do mundo….

    • Tozeca says:

      Necessitam da tua ajuda para ser mais rápido.

  3. Android.6.0 says:

    em portugal muitos gostam de vacinas em forma de supositório nao gostam muito do nasal

  4. supersilva says:

    Pensa, vai ser disseminada pelo “pum”! A vacina da paralisia infantil também é espalhada pelas fezes.

  5. Isabel says:

    O Governo talvez não possa ajudar, Portugal está em emergência e o povo e o dinheiro público é muito necessário!
    Mas famosos talvez poderiam ajudar financeiramente para o fabrico de novas vacinas…

    • Tozeca says:

      Mas o (des)Governo ajuda alguém ?
      Basta ver o resultado da gestão de excelência praticada pelos (des)Governos em Portugal.
      5 exemplos, estão todos na falência técnica:
      TAP
      CARRIS
      CP
      TRANSTEJO
      METRO DE LISBOA
      Sem falar na Saude.
      Electricidade verde que ia ser barata, afinal é tecnologia espacial.
      Agora é o Hidrogénio, o futuro dirá se é outro poço sem fundo.
      Impostos Verdes para salvar o Mundo, quando Portugal produz menos de 1% da poluição na Europa, então se fizermos comparação Mundial…
      Impostos dos mais altos da Europa.
      Andamos a salvar Bancos, quando é um negócio Privado, se são mal geridos, simples declara falência, e são eles de esquerda.
      Qualquer multa simplesmente aumentaram para o dobro, uma simples beata no chão vale 250.00€ E o dinheiro é do Povo, dinheiro há, com tantos impostos a que somos sujeitos, mas ele evapora-se.
      Os Famosos podem ajudar, quais famosos os das revistas ? lol
      Devia querer referir-se aos Ricos, mas como deve saber esses contam-se com os dedos de uma mão e ainda sobram dedos, que muitos já se puseram a andar daqui, é como os Enfermeiros e Médicos, que se querem ter uma vida decente por não aceitarem uma vida em que sobrevivem emigram.
      Deixe lá estar o Laboratório em Cantanhede que se for viável de certeza que irão surgir investidores.
      Porque se o (des)Governo se mete nisso é certo e sabido que não se vai chegar a lado nenhum.

  6. Miguel says:

    Bem que morria tudo se estivéssemos a espera da solução Portuguesa.
    Até os raios dos ventiladores que o Costa fez uma festa e até medalhas deu aos criadores depois passado uns meses bem se a saber que não passaram nos testes e ficaram encostados…

    • Daniel Oliveira says:

      Sabe-se que passaram nos testes sim, e foram já confirmados como dos melhores do mundo. e com custos de produção 1/3 dos que se encontram no mercado.
      A sua produção massiva vai começar muito em breve.

  7. JOTAP says:

    É impressão minha ou o Povo Latino sofre uma agressividade maior do virus sarsrscov2, em relação a povos como os africanos, os muçulmanos e asiáticos ?

  8. Maria Pinho says:

    Quase todos muito construtivos nas suas resposta, o que demonstra que continuamos a achar tudo uma brincadeira e a pensar que nos outros países é tudo uma maravilha e aqui nada de bom acontece. Pena.

  9. Vitor Marinho says:

    Desde o princípio que esta equipa me chamou a atenção. Começaram a falar na mesma quase pouco depois do início do confinamento de Março de 2020 e disseram que iria ser um projecto para 3 anos.
    Isto pareceu-me que sabiam o que faziam, pois deveriam apontar (?) para que o vírus fique (como a gripe ou outro) ou demore mais a ser erradicado e que é um problema… CLOBAL. Parece que muitas pessoas não sabem o que é uma PANDEMIA e, principalmente, AGORA. Refiro-me a muitos técnicos e muita gente do Poder que conhecemos que fala como se soubesse muito disto. Aquilo que se fartam de falar da imunidade de grupo é teórico. A imunidade de grupo pode ser atingida a partir de 70% de pessoas vacinadas, mas do GRUPO TOTAL (todo o mundo). Se tal não acontecer (as “várias velocidades”) pode ruir tudo. Há centenas de milhares de pequenas variantes ao SARS-COV2, mas só uma meia dúzia é que varia significativamente. E aqui reside um dos busílis da questão: se a população GERAL não for vacina podem aparecerem novas variantes mais virulentas, ou até criar-se um SUPER-VÍRUS o qual poderá ultrapassar todas as vacinas.
    Sou um leigo. Li um artigo sobre vírus e pandemias há uns 30 anos. A COMUNICAÇÃO é tão má, que sei mais graças a esse artigo do que ao que se tem passado desde que o vírus apareceu. E não me refiro à Comunicação em Portugal, mas no mundo em geral.
    Quem fala de valores tem que se lembrar que o que se paga tem retorno. Se o Estado entrar com dinheiro, receberá as vacinas e o interesse de que o Estado entre é que arrastará com ele os privados. Esta será uma vacina barata e de fácil administração. Para TODO o mundo. Portugal já fala em abandonar os caças F16 para passar para os F35 (será o primeiro ou segundo – A?). Sabem o que isso interessa? o segundo cerca de 100milhões custa caça desses – cerca de 80 milhões de dólares EUA (sendo que o Sukhoy SU-35 russo- o que é equivalente ao segundo F35 uns 65 milhões da mesma moeda e são da 5ª geração, quando chineses, russos e norte-americanos, e se calhar os ingleses e franceses… têm os seus 6ª geração há anos)? Ah, a Islândia não tem caças e nós vamos lá (e não sei se outros países da OTAN) fazer serviço!…
    A empresa tem contactos com uma empresa canadiana para produzir a vacina e, eventualmente, criar um fábrica também em Portugal. – causa-me confusão que se tenha erigido uma fábrica de vacinas em Paredes de Coura e que o Estado (Governo, pelo menos) que esteve nos dois locais, não os ligue???- A empresa sediada em Cantanhede, deriva do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS) e tem ligações com a Unidade do Porto e com a de Telavive, Israel.
    Há alguns meses alterou a meta – antecipou-a – para 2022-, mas continuava a pedir o apoio do Estado e referia que para passar para os testes com seres humanos, que pretenderia ser feito em Portugal, seria muito difícil pois a maioria das pessoas de grupos de risco estavam quase todas vacinadas (isto também me deu mais credibilidade pois não andavam a escolher grupos à balda). É uma vacina que actua sobre TODO o vírus e não essencialmente sobre a proteína “spike”, o que a torna mais efectiva em relação às variantes. Claro que tudo isto tem que ser devidamente testado e gostaria de saber se não houve inflexões no discurso por parte da empresa.

    ÀPARTE: Uma empresa portuguesa mal começou isto(a PANDEMIA) deixou o seu trabalho e apontou tudo para TESTES. Criou um produto de alta qualidade (penso eu, até por quem o compra. como a Suiça, Alemanha…). Compararam os testes com os mais precisos e recorreram a outra empresa (portuguesa) para tratar da parte electrónica, mas o segredo está nos reagentes, dizem. Vendem para vários países e… não estão certificados pelo INFARMED, logo não podem ser utilizados em Portugal…

    Ah, a OMS (não que eu confie neles, como não confio em ninguém, apesar do que disse acima – que não é confiar, mas acreditar mais em pequenos do que na “BIG PHARMA”) já homologou a SPUTNIK russa e duas vacinas chinesas. A EMEA (agência do medicamento europeia) só homologou europeias ocidentais ou norte-americanas. As vacinas chinesas e russa estão há imenso tempo na EMEA e esta poderia dizer que não cumpriam os requisitos ou algo assim, mas não. Estão lá, sem que tenham aval ou não. DUVIDAM DE QUE ISTO SEJA UMA DECISÃO POLÍTICA?

    Desculpem o “testamento”. Saúde para todos… os que não andam a “envenenar os outros”.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.