COVID-19: Vacina portuguesa em 2022? (e será por inalação)
Sim, Portugal também está na área da investigação para a produção de uma vacina. Sendo que a vacina portuguesa apenas poderá chegar ao mercado em 2022, a questão que se coloca é se nessa altura ainda se falará em COVID-19! A resposta é sim, até porque a pandemia está longe de estar controlada à escala mundial. Os confinamentos têm ajudado a reduzir, mas é preciso ainda imunizar muita gente com as vacinas que já existem.
Ao contrário de outras vacinas, a portuguesa será uma vacina nasal.
Vacina portuguesa não precisa de seringa... é por inalação
Já foi investido um milhão de euros, mas são precisos mais vinte para avançar para a próxima fase. A empresa Immunethep está também na linha da frente para a produção de uma vacina eficaz e os resultados têm sido muito animadores. Segundo revela a TVI, a vacina está prestes a arrancar para a fase de ensaios clínicos em humanos e o seu desenvolvimento acontece num laboratório de Cantanhede.
Depois de ter sido testada em animais, com sucesso, os cientistas pretendem dar mais um passo para obter uma imunização contra o novo coronavírus. Um facto que distingue a vacina portuguesa daquelas que foram produzidas até ao momento é o facto de não ser necessária seringa. A vacina portuguesa será dada por inalação, com o objetivo de dar maior capacidade aos pulmões.
Pedro Madureira, co-fundador do Immunethep, referiu que...
Usamos como vacina o vírus inativado, o que permite uma apresentação ao sistema imunitário do vírus como um todo, aumentando a eficácia contra novas variantes
O investimento até ao momento foi cerca de um milhão de euros, mas serão necessários outros vinte para a nova fase. A ajuda também pode chegar da União Europeia. Para os ensaios clínicos vão ser chamadas duas mil pessoas, com os critérios a serem definidos pelas entidades reguladoras.
Este artigo tem mais de um ano
Tadinhos têm medo de levar uma picada? Já levei tantas que até perdi a conta.
se calhar a ideia não tem nada a ver com evitar uma picada mas possibilitar que a vacina que desenvolveram seja mais eficaz
E, por acaso, já pensaste na rapidez de fazer chegar um comprimido a determinado local, mais remoto, do que uma vacina que tem que viajar sob condições muito específicas?
2022? É precisa hoje!!
mas o Covid muito provavelmente não vai desaparecer, o que significa que também vão ser precisas no futuro
Segundo tenho ouvido e lido, vários virologistas acreditam que o SARS-COV-2 não irá desaparecer, irá a circular por aí como o Sarampo, Varicela, Papeira, Gripe, entre outros vírus que já nos habituámos a viver com eles.
Quanto a este estudo parece-me ser uma boa notícia, tal como já aqui dito, em termos de logística parece-me ser bastante mais fácil de transportar este tipo de vacina nasal, do que uma com tanta especifidades e controlo de temperatura. Do que vale imunizar os países desenvolvidos (Europa, Estados Unidos e mais alguns) se outros não tem capacidade económica, politica ou social de o fazer?
E não esquecer os países mais pobres do mundo….
Necessitam da tua ajuda para ser mais rápido.
em portugal muitos gostam de vacinas em forma de supositório nao gostam muito do nasal
Pensa, vai ser disseminada pelo “pum”! A vacina da paralisia infantil também é espalhada pelas fezes.
O Governo talvez não possa ajudar, Portugal está em emergência e o povo e o dinheiro público é muito necessário!
Mas famosos talvez poderiam ajudar financeiramente para o fabrico de novas vacinas…
Mas o (des)Governo ajuda alguém ?
Basta ver o resultado da gestão de excelência praticada pelos (des)Governos em Portugal.
5 exemplos, estão todos na falência técnica:
TAP
CARRIS
CP
TRANSTEJO
METRO DE LISBOA
Sem falar na Saude.
Electricidade verde que ia ser barata, afinal é tecnologia espacial.
Agora é o Hidrogénio, o futuro dirá se é outro poço sem fundo.
Impostos Verdes para salvar o Mundo, quando Portugal produz menos de 1% da poluição na Europa, então se fizermos comparação Mundial…
Impostos dos mais altos da Europa.
Andamos a salvar Bancos, quando é um negócio Privado, se são mal geridos, simples declara falência, e são eles de esquerda.
Qualquer multa simplesmente aumentaram para o dobro, uma simples beata no chão vale 250.00€ E o dinheiro é do Povo, dinheiro há, com tantos impostos a que somos sujeitos, mas ele evapora-se.
Os Famosos podem ajudar, quais famosos os das revistas ? lol
Devia querer referir-se aos Ricos, mas como deve saber esses contam-se com os dedos de uma mão e ainda sobram dedos, que muitos já se puseram a andar daqui, é como os Enfermeiros e Médicos, que se querem ter uma vida decente por não aceitarem uma vida em que sobrevivem emigram.
Deixe lá estar o Laboratório em Cantanhede que se for viável de certeza que irão surgir investidores.
Porque se o (des)Governo se mete nisso é certo e sabido que não se vai chegar a lado nenhum.
Bem que morria tudo se estivéssemos a espera da solução Portuguesa.
Até os raios dos ventiladores que o Costa fez uma festa e até medalhas deu aos criadores depois passado uns meses bem se a saber que não passaram nos testes e ficaram encostados…
Sabe-se que passaram nos testes sim, e foram já confirmados como dos melhores do mundo. e com custos de produção 1/3 dos que se encontram no mercado.
A sua produção massiva vai começar muito em breve.
É impressão minha ou o Povo Latino sofre uma agressividade maior do virus sarsrscov2, em relação a povos como os africanos, os muçulmanos e asiáticos ?
Quase todos muito construtivos nas suas resposta, o que demonstra que continuamos a achar tudo uma brincadeira e a pensar que nos outros países é tudo uma maravilha e aqui nada de bom acontece. Pena.
Desde o princípio que esta equipa me chamou a atenção. Começaram a falar na mesma quase pouco depois do início do confinamento de Março de 2020 e disseram que iria ser um projecto para 3 anos.
Isto pareceu-me que sabiam o que faziam, pois deveriam apontar (?) para que o vírus fique (como a gripe ou outro) ou demore mais a ser erradicado e que é um problema… CLOBAL. Parece que muitas pessoas não sabem o que é uma PANDEMIA e, principalmente, AGORA. Refiro-me a muitos técnicos e muita gente do Poder que conhecemos que fala como se soubesse muito disto. Aquilo que se fartam de falar da imunidade de grupo é teórico. A imunidade de grupo pode ser atingida a partir de 70% de pessoas vacinadas, mas do GRUPO TOTAL (todo o mundo). Se tal não acontecer (as “várias velocidades”) pode ruir tudo. Há centenas de milhares de pequenas variantes ao SARS-COV2, mas só uma meia dúzia é que varia significativamente. E aqui reside um dos busílis da questão: se a população GERAL não for vacina podem aparecerem novas variantes mais virulentas, ou até criar-se um SUPER-VÍRUS o qual poderá ultrapassar todas as vacinas.
Sou um leigo. Li um artigo sobre vírus e pandemias há uns 30 anos. A COMUNICAÇÃO é tão má, que sei mais graças a esse artigo do que ao que se tem passado desde que o vírus apareceu. E não me refiro à Comunicação em Portugal, mas no mundo em geral.
Quem fala de valores tem que se lembrar que o que se paga tem retorno. Se o Estado entrar com dinheiro, receberá as vacinas e o interesse de que o Estado entre é que arrastará com ele os privados. Esta será uma vacina barata e de fácil administração. Para TODO o mundo. Portugal já fala em abandonar os caças F16 para passar para os F35 (será o primeiro ou segundo – A?). Sabem o que isso interessa? o segundo cerca de 100milhões custa caça desses – cerca de 80 milhões de dólares EUA (sendo que o Sukhoy SU-35 russo- o que é equivalente ao segundo F35 uns 65 milhões da mesma moeda e são da 5ª geração, quando chineses, russos e norte-americanos, e se calhar os ingleses e franceses… têm os seus 6ª geração há anos)? Ah, a Islândia não tem caças e nós vamos lá (e não sei se outros países da OTAN) fazer serviço!…
A empresa tem contactos com uma empresa canadiana para produzir a vacina e, eventualmente, criar um fábrica também em Portugal. – causa-me confusão que se tenha erigido uma fábrica de vacinas em Paredes de Coura e que o Estado (Governo, pelo menos) que esteve nos dois locais, não os ligue???- A empresa sediada em Cantanhede, deriva do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS) e tem ligações com a Unidade do Porto e com a de Telavive, Israel.
Há alguns meses alterou a meta – antecipou-a – para 2022-, mas continuava a pedir o apoio do Estado e referia que para passar para os testes com seres humanos, que pretenderia ser feito em Portugal, seria muito difícil pois a maioria das pessoas de grupos de risco estavam quase todas vacinadas (isto também me deu mais credibilidade pois não andavam a escolher grupos à balda). É uma vacina que actua sobre TODO o vírus e não essencialmente sobre a proteína “spike”, o que a torna mais efectiva em relação às variantes. Claro que tudo isto tem que ser devidamente testado e gostaria de saber se não houve inflexões no discurso por parte da empresa.
ÀPARTE: Uma empresa portuguesa mal começou isto(a PANDEMIA) deixou o seu trabalho e apontou tudo para TESTES. Criou um produto de alta qualidade (penso eu, até por quem o compra. como a Suiça, Alemanha…). Compararam os testes com os mais precisos e recorreram a outra empresa (portuguesa) para tratar da parte electrónica, mas o segredo está nos reagentes, dizem. Vendem para vários países e… não estão certificados pelo INFARMED, logo não podem ser utilizados em Portugal…
Ah, a OMS (não que eu confie neles, como não confio em ninguém, apesar do que disse acima – que não é confiar, mas acreditar mais em pequenos do que na “BIG PHARMA”) já homologou a SPUTNIK russa e duas vacinas chinesas. A EMEA (agência do medicamento europeia) só homologou europeias ocidentais ou norte-americanas. As vacinas chinesas e russa estão há imenso tempo na EMEA e esta poderia dizer que não cumpriam os requisitos ou algo assim, mas não. Estão lá, sem que tenham aval ou não. DUVIDAM DE QUE ISTO SEJA UMA DECISÃO POLÍTICA?
Desculpem o “testamento”. Saúde para todos… os que não andam a “envenenar os outros”.