COVID-19: Uso de máscara reduz para metade o número de infeções
O mundo ainda está em estado de pandemia. Por agora apenas a máscara é o nosso "escudo protetor", mas é importante sublinhar que este equipamento de proteção deve ser bem usado. Além disso, a mesma máscara não deve ser usada durante dias, sob o risco de perder essa capacidade de proteção.
Um estudo recente revela que o uso de máscara pode reduzir para metade o número de infeções.
Uso de máscara pode reduzir até 46% novos casos...
Forçar as pessoas a usarem máscaras tem um “impacto significativo” na interrupção da disseminação do coronavírus. Para além disso, segundo um recente estudo, a máscara pode ainda reduzir quase para metade o número de novas infeções.
Investigadores da Simon Fraser University do Canadá afirmam que foi possível obter "uma redução média de até 46 por cento" em novos casos, nas primeiras semanas após a aplicação da máscara.
As áreas onde é obrigatório o uso de máscara registaram um redução média semanal de 25 a 31 por cento nos casos de COVID-19 recém-diagnosticados a cada semana, em relação àquelas que não tinham essa política, afirma o estudo.
A utilização de máscaras, como medida complementar para limitar a transmissão de SARS-CoV-2 na comunidade, tem sido considerada de forma diferente pelos vários países e organizações internacionais.
De sublinhar que existem três tipos de máscaras:
- Respiradores (Filtering Face Piece, FFP) - um equipamento de proteção individual destinado aos profissionais de saúde, de acordo com a Norma 007/2020 da DGS;
- Máscaras cirúrgicas - um dispositivo que previne a transmissão de agentes infeciosos das pessoas que utilizam a máscara para as restantes;
- Máscaras não-cirúrgicas, comunitárias ou de uso social - dispositivos de diferentes materiais têxteis, destinados à população geral, não certificados.
Em linha com as recomendações da OMS, ECDC, a DGS informa:
- Deve ser considerada a utilização de máscaras por qualquer pessoa em espaços interiores fechados com múltiplas pessoas. Tais como supermercados, farmácias, lojas ou estabelecimentos comerciais, transportes públicos, etc..
- O uso de máscaras na comunidade constitui uma medida adicional de proteção. Mas não dispensa a adesão às regras de distanciamento social, de etiqueta respiratória, de higiene das mãos e a utilização de barreiras físicas, tendo que ser garantida a sua utilização adequada.
- Por forma a garantir a priorização adequada da utilização de máscaras cirúrgicas, as máscaras não cirúrgicas (comunitárias ou de uso social) podem ser consideradas para uso comunitário nas situações aqui identificadas.
Leia também...
Este artigo tem mais de um ano
Fonte: Simon Fraser University
Onde dizem “Máscaras não-cirúrgicas, comunitárias ou de uso social – dispositivos de diferentes materiais têxteis, destinados à população geral, não certificados.”…..então não existem máscaras não-cirúrgicas certificadas!!????
Há já algum tempo (ainda o SNS andava às marradas na comunicação social) que tanto eu como a minha esposa usamos máscara nas nossas saídas para o exterior da nossa habitação . Inclusivamente até no emprego eu tenho por hábito usar máscara. Até podem dizer que é desconfortável o seu uso mas é tudo uma questão de hábito…
Para quem tem dificuldades a respirar não é assim tão fácil.
Eu sempre tive quando era puto e com a mascara não aguento muito tempo, é ir ao supermercado e tirar quando chego ao carro e tem que ser mascara cirúrgica que as outras de pano são super quentes e ainda mais incomodativas.
Quem diz que é tudo uma questão de hábito está a olhar só para o seu nariz!
Claro que sim, o nariz é meu e tenho de o proteger porque além de ter bronquite asmática, também sofro de apneia do sono e tive de me adaptar às máscaras com a agravante de ter de as usar enquanto trabalho…
Se é desagradável e incomodativas são sim mas olhe estamos no mesmo barco…
Aconselho-o a arranjar forma de proteger o seu nariz também…
Há muita coisa que é incomodativa, mas, tem de ser!!! Se não existir alternativa não há remédio, há que usar a máscara. Em alternativa é estar em teletrabalho, encomendar tudo pela internet e cancelar os contactos socias fisicos!!! Assim, podes estar em casa, tranquilamente e sem máscara, é uma ideia….
Ando com a máscara todo o dia.Só a tiro à noite para dormir.Fossem todos/as como eu !!
Se me permites a brincadeira não me digas que até tomas banho de máscara… 😀
Não são os únicos a usar a mascara na rua e em locais fechados. Desejo que o governo torne obrigatório o uso de mascara na rua. Reduzia os contágios mais rápido do que aquela amostra que custou 400 mil euros.
Aquela amostra que custou 400mil euros é mais uma ferramenta para o combate à epidemia.
Da mesma forma que as pessoas são responsáveis e usam máscara na rua, também deveriam ter a aplicação instalada. Tudo uma questão de responsabilidade social.
Ter uma app instalada para ocupar espaço na esperança que os infectados façam a parte deles é algo irreal…
Irreal é a falta de responsabilidade das pessoas.
Mas como a maioria, aplica a teoria da batata… Como acho que os outros não usam, também não vou usar.
Sim, o uso de máscara deveria ser obrigatório (e bem colocada), a partir do momento que saem de casa!!!! Quem não cumprir paga uma multa elevada que deveria ser a dobrar para os reincidentes!
A realidade do COVID
https://www.facebook.com/daniel.pereira.1694059/videos/5157237750968360/?__tn__=%2CO-R
A mascara só resulta se estiveres num espaço fechado ventilado, senão é igual ao litro. Só aguenta 20 minutos num espaço fechado sem ventilação. Que é o acontece em muitos lugares.
Máscaras comunitárias é quase igual a zero.
Percebes tanto de mascaras como eu percebo de mecânica aeronáutica.
Podes enviar o link do YouTube com esse estudo científico?
Que tal corrigirem isto:
“Máscaras não-cirúrgicas, comunitárias ou de uso social – dispositivos de diferentes materiais têxteis, destinados à população geral, não certificados.”
Pois não é permitida a venda nos hipermercados destas máscaras sem serem certificadas. A minha foi comprada num hipermercado e vinha certificada, mais é de duplo tecido.
Acho que as mascaras não protegem assim tanto 46% que fosse não são muito eficazes no seu trabalho …Só uso mascara em locais fechados ou com movimento acentuado e que se justifique.
Vejo gente que usa mascara ate no caro com vidros fechados acho ridículo…Só se justifica mascara no carro quando não faz parte do agregado familiar ai sim
Ou se o carro é usado por mais gente…
Achas ridiculo, se o virus anda pelo ar não é assim tão ridiculo… Deixem os outros andarem de mascará, o carro é deles. Eles usam o que quiserem e apetecer, ridiculo é gente como tu achar que não se pode usar mascara no carro.
Também é ridiculo num certo ponto, usar óculos de sol em casa. Mas há quem os use. E dai?
…ou então podem ter saído de uma loja comercial e vão entrar noutro sítio em breve onde precisam de máscara!!! …mas… e se não houver nenhum motivo destes, qual é o problema!?? O que vale é que os que acham ridículo, são mas é uns complexados e às vezes pior: IRRESPONSÁVEIS!!!
No Canadá estudaram o uso de máscaras em Agosto quando as infecções já estavam a cair. Quanta da redução é devida às máscaras e quanta é devida ao ciclo natural de infecções?
Como explicam que agora já estejam na segunda vaga como o resto do hemisfério norte?
Esse estudo foi altamente criticado, porque não tem grupo de controle.
VALE ZERO para o golden standards da ciencia como diz o Dr Fauci.
Tem aqui um “Randomize Clinical Trial”, onde em 2015 se demonstrou que as mascaras de pano ou cirúrgicas são inúteis a prevenir virus respiratórios. Por favor pplware para de espalhar MÀ CIENCIA !!!!!
10.1136/bmjopen-2014-006577
Mesmo que os os estudos, a favor ou contra o seu uso, mais vale prevenir (já diz o ditado) por isso esta discussão é inútil!!! Os que não gostam de usar máscara vão sempre apoiar os estudos que defendem que de nada serve, até porque lhes serve de desculpa, e os que até nem se importam de usar (e convenhamos, não é assim tão complicado usar, mesmo com a questão monetária) vão ter mais um incentivo para a usar. Logo esta última opção é a mais inteligente, sem qualquer dúvida!!!
Não ficou explicito que tipo de máscaras foram estudadas. Se bem utilizadas por todos, acredito que a redução seja maior. Se falarmos em FFP2 ou 3 a redução é com toda a certeza muito maior.
Fat check – fake news
O lider comunista anda sempre sem mascara e cheio de saude!
@pH:
És livre de acreditares no que quiseres. Não venhas é atirar areia para os olhos dos outros só porque achas que a tua “verdade” é mais verdadeira que as opiniões de outras pessoas. Abraço…
O problema e que quer queiramos quer nao, temos de usar em locais publicos , centros comerciais e afins. Nao e uma situacao em que cada um de nos pode optar por usar ou nao. Uma das liberdades que nos foi retirada. Obrigado Covid. Que mais vira ?
Exacto. É uma situação de responsabilidade e não de egocentrismo. “Quer queiramos quer não” usar máscara será sempre melhor do que não usar. Não quero que te sintas ofendido mas não perceber isso é relativamente preocupante.