Como os carros estacionados aquecem as ruas e as cidades
Em Lisboa, num dia quente de verão, investigadores perceberam que os carros podem, de facto, aquecer o ar. Um novo estudo explora esta descoberta e mostra que os veículos estacionados, especialmente os de cor escura, podem tornar as cidades mais quentes.
Num novo estudo, a geógrafa Márcia Matias e os seus colegas mostram que os carros estacionados, especialmente os de cor escura, podem tornar as ruas das cidades visivelmente mais quentes.
Esse efeito, quando multiplicado por dezenas ou centenas de milhares de veículos estacionados, pode alterar a temperatura do ar em bairros inteiros.
Sabe quando passa por um carro estacionado num dia quente e sente o calor que ele irradia? Isso é real! Não é imaginação sua.
Disse Matias, coautora de um novo estudo, publicado na revista City and Environment Interactions.
Diferença da temperatura do ar à volta de um carro preto e de um branco
As ilhas de calor urbanas formam-se quando edifícios densos, pavimento escuro e atividade humana elevam as temperaturas de uma cidade acima das temperaturas do seu campo circundante. Agora, a estes fatores, o novo estudo acrescenta os carros, especialmente os escuros.
Na sua experiência, em Lisboa, Matias e a sua equipa estacionaram um veículo preto e um branco no asfalto às 8h da manhã e deixaram ambos os carros sob a luz solar direta durante mais de cinco horas.
Quando regressaram, no início da tarde, para medir o ar circundante, encontraram uma diferença:
- O ar logo acima do teto do carro preto estava até 3,8 °C mais quente do que o asfalto próximo.
- O carro branco teve um efeito muito menor, até produzindo temperaturas do ar locais mais baixas do que a própria rua.
Esta diferença explica-se recorrendo à física. A tinta preta reflete apenas cerca de 5 a 10% da luz solar incidente, ao passo que a branca reflete até 85%.
Contrariamente ao asfalto, os carros são feitos de finas chapas de aço ou alumínio que aquecem rapidamente e irradiam esse calor para o ar circundante.
Agora imagine milhares de carros estacionados por toda a cidade, cada um agindo como uma pequena fonte de calor ou um escudo térmico.
Disse Matias, acrescentando que "a cor deles pode realmente alterar a sensação de calor nas ruas".
O impacto de milhares de carros escuros a aquecer o ar à sua volta
Em Lisboa, os investigadores contaram mais de 91.000 lugares de estacionamento nas ruas, além de mais de 700.000 carros a circular pela cidade num dia normal da semana.
Além disso, muitas pessoas estacionaram os seus veículos em áreas densas e expostas ao sol durante as horas mais quentes do dia.
Combinando medições de campo, dados de tráfego e mapas de uso do solo, os investigadores extrapolaram as suas conclusões para a escala da cidade.
Desta forma, descobriram que, em partes de Lisboa onde os carros estacionados cobrem 10% ou mais da superfície da estrada, a mudança de veículos escuros para veículos de cores claras poderia aumentar a refletividade solar em até 19%, com um potencial de arrefecimento concreto.
Nestas áreas, a substituição de carros de cor escura por carros brancos aumentaria o albedo, ou o coeficiente de reflexão, ao nível da rua de 20% para quase 40%, reduzindo significativamente a quantidade de energia solar absorvida e retransmitida como calor.
Segundo Márcia Matias, "as frotas de veículos municipais, táxis e camiões ou carrinhas de entrega são candidatos óbvios para uma transformação para cores claras".
Para Sarah Berk, investigadora climática da Universidade da Carolina do Norte, citada pela revista científica New Scientist, "aproveitar veículos de cores claras como estratégia de mitigação do calor urbano é particularmente inovador".
Ainda mais, considerando que a maioria das estratégias de calor urbano se concentra em telhados e pavimentos.
De facto, ao contrário dos materiais espessos e de aquecimento lento, como o asfalto, as superfícies dos carros respondem rapidamente à luz solar.
Curiosamente, nas áreas mais densamente construídas de Lisboa, nas quais as estradas cobrem quase um terço da superfície terrestre, os investigadores identificaram os carros, e não os edifícios, como o fator mais dinâmico.
O movimento dos subúrbios para o centro da cidade durante o dia e de volta à noite altera, ainda que subtilmente, o cenário térmico da cidade ao longo de um único dia.
Como arrefecer as cidades através da cor dos carros?
Embora interessante, sugerindo uma forma relativamente barata de reduzir a exposição ao calor urbano, os investigadores sublinharam as limitações da sua experiência.
Uma vez que as suas medições foram feitas durante o pico da luz solar num único dia de verão, os seus resultados não consideram as mudanças sazonais, a cobertura de nuvens ou a crescente presença de veículos elétricos.
Ainda assim, sugeriram várias estratégias que poderiam ser implementadas na cidade:
- Incentivar veículos de cores claras em zonas propensas ao calor;
- Instalar estruturas de sombra em áreas de estacionamento;
- Incentivar o uso de revestimentos refletivos nos carros;
- Considerar restrições de estacionamento com base na cor em áreas críticas.
Imagem: Lusa, via Renascença


























Falta falar do calor que a maioria deles deita pelo escape e pelo radiador.
…HÃ? pelo radiador?????
Ele deve estar a falar da grelha da frente. No fundo, em outras palavras, está a referir-se ao motor a combustão e a mandar a boquinha clássica à la JL.
Que pancada este rapaz…
@JL o artigo fala da “chapa” do carro, e para o tema em discussão é indiferente ser carro térmico ou elétrico.
OK OK!! 🙂
Não é pancada, é um facto.
Curioso porque encontro aqui, no site, onde desvia também do assunto principal, não fui diferente do Fusion nem de outros.
Eu sei bem, mas refere-se ao calor dissipado pelos carros.
Sim, pelo radiador, aquela peça que serve para dissipar calor.
Os elétricos não dissipam calor…por isso é que ardem facilmente!
Comparado com os a combustão são amendoins.
Mas os que ardem facilmente são os a combustão, está enganado secalharya.
É por isso que já morreram mais de 15 pessoas queimadas em carros combustão acidentados este ano
Os elétricos também. Ah já me esquecia, não ligam o AC para poupar bateria.
O ar condicionado só transporta calor do lado de dentro para fora.
Pois, como se as baterias e os motores elétricos não emanassem calor… Lei de joule talvez??
Comparado com os motores a combustão que desperdiçam 70% da energia, são amendoins.
É testar, dê uma volta de 10 ou 20 KMS em ambos e pare, depois veja qual está quente.
Ambos… lógico.
Não, apenas um.
Ao ponto a que chegamos, os liberais/maçonaria lembram-se de cada coisa para impedir a circulação dos automóveis e o direito dos cidadãos a conduzi-los e usufruir desse meio de transporte, a anormalidade é tanta que até sugerem alterar a cor dos «…veículos municipais, táxis e camiões ou carrinhas de entrega…», simplesmente porque lhes apetece.
Só espero é que não tenha sido dado dinheiro público do Orçamento de Estado para este estudo.
Onde é que no artigo fala em proibir. Isto é apenas um estudo.
Está descansado que vai poder continuar a andar horas e horas no trânsito de Lisboa dentro do teu carro preto.
Devias mostrar a tua rebeldia e mudar a cor do teu carro para uma que ainda absorvesse mais calor.
Os tipos da extrema-direita veem política em tudo, até num simples estudo.
E requalificação urbana? Plantar arvores nas cidades, em vez de as cortarem? Porque razão o culpado é sempre o mesmo?
Boa ideia, mas isso também tira alguns lugares de estacionamento, que já são poucos.
Julguei que os veículos eléctricos fossem tão bons, tão bons que fossem também poupados no uso do estacionamento… sei lá, no máximo a consumirem meio lugar cada um!
O assunto aqui não são eléctricos, não entendi a afirmação.
O assunto realmente não é elétrico vs combustão mas o teu primeiro comentário (que não é resposta a ninguém) é literalmente:
“JL
29 de Agosto de 2025 às 14:04
Falta falar do calor que a maioria deles deita pelo escape e pelo radiador.”
És ridiculamente hipócrita miúdo..cresce.
O assunto aqui é o calor que é provocado pelos carros, onde esse também conta.
Não…neste artigo….esse não conta de todo. Lamento
Conta.
Caro JL, o assunto está interligado. Eu explico:
O JL tem-se dado a conhecer como um fervoroso adepto dos veículos eléctricos pelas loas que sucessivamente lhes faz… no entanto veio queixar-se que árvores plantadas lhe podiam tirar os seus riquinhos lugares de estacionamento “que já são poucos”.
Ora, árvores plantadas evitariam que os veículos sobre cuja sombra ficassem aquecessem tanto… diminuindo então o efeito de ilha de calor urbano para o qual, diz este estudo, os carros estacionados ao sol contribuem.
Mas o JL, com a sua vasta experiência em veículos eléctricos, opõe-se à plantação de árvores por tirarem lugares de estacionamento… daqui se retira que afinal os veículos eléctricos… ou os seus donos… são tão glutões em estacionamento como qualquer outro. A ecologia/estilo de vida verde que apregoam com os seus veículos eléctricos é muito bonita mas tem limites: árvores que deem sombra e diminuam o calor dos centros urbanos sim desde que não tirem lugares de estacionamento!
No fundo, os donos de veículos eléctricos são iguais a todos os outros. O terem veículos eléctricos serve então para quê? Para apaziguarem a consciência?
Então quer dizer que você é um fervoroso odiador de veículos eléctricos ?
Os meus ? eu não preciso de estacionamento nas cidades, na cidade nem sequer ando de carro.
Eu opus-me à plantação de árvores ? onde ? deve ser por isso que planto bastantes no meu quintal na aldeia.
Mas quem anda sempre a falar de ecologia por aqui são os donos de carros a combustão, já viu algum dono de eléctrico a falar de ecologia por aqui ? já agora o que tem este assunto a ver com ecologia ?
Não são iguais, já que emanam menos calor.
Servem para quê ? por aqui parece que servem para vocês fazer hate.
Conheço locais onde por causa da queda de uns ramos na sequência de um temporal, cortaram árvores deixando a raiz no local…sendo árvores saudáveis. E depois a culpa é dos automóveis que agora lá estão e que sempre lá estiveram.
Pois, tem esse problema também.
Essa foto, n deveria ter a matricula desfocada?
Era mais fácil mandar caiar os prédios. Há q séculos que os alentejanos descobriram isso.
Também podem caiar os carros. Lool
Os seus carros eléctricos são brancos? Se não forem pode começar pelos seus.
Um deles é.
Eu disse que podem, não disse que o ia fazer, até porque não vivo na cidade nem ando com eles por lá, só de mota, curiosamente é essa que é branca.
What? Mais uma pescada do notinhas sem saber do que está a falar.
O cal funciona para o interior não para este caso para este caso é ainda pior visto que reflete muito mais calor que a tinta convencional, o cal até ferve.
Os alentejanos caiavam as casas para ajudar a serem mais frescas por dentro não era para a rua ser mais fresca.
O Gonçalo acabou de contrariar o estudo acima.
Mais fácil ainda seria “caiar”… pintar de branco os telhados.
Olhe-se para as imagens de satélite de Lisboa ou qualquer outra cidade ou povoação e o que mais se vê são os telhados com as tradicionais telhas cerâmicas vermelhas que absorvem bastante radiação térmica. Quem, durante o Verão, já entrou num sótão em que o telhado fosse feito unicamente destas telhas (sem qualquer placa ou isolamento térmico) sabe bem o que estou a dizer…. o calor fica quase insuportável!
É claro que na prática seria impossível pintar os telhados todos de branco mas se tal fosse algo de realmente concretizável, haveria muito mais radiação a ser reflectida para o espaço.
Ai ai !
A única diferença é energia estar mais tempo na chapa em vez de já ter sido reflectida para a atmosfera…
Tanto elétrico a emitir radiação nas cidades. Muito mau para a saúde humana!
Que radiação é essa ? se fala em radiação eletromagnética, isso também acontece nos a combustão, já sabe que usam tensões altíssimas de mais de 10 mil volts ?
Mas já agora, o assunto não é esse, descanse um pouco a veia de hater.
Ai sim? Onde é que tem 10kV num diesel? Na velas?
Eu disse queria num diesel ?
Também têm muito equipamento a consumir e com pouca proteção.
Mas ainda gostava de saber que mal faz essa radiação.
Disse “nos a combustão”…
Só referi que no diesel não tem 10kV e nem as resistências de aquecimento funcionam sempre no nosso país, pois raramente temos temperaturas negativas, no geral. Sim eu sei que na Serra da Estrela e na Guarda isso acontece, eu sei JL…
Mas que equipamento extra temos a consumir e com pouca proteção? Fiquei curioso…
Os a gasolina são a combustão.
Elas funcionam sempre, basta olhar para a luz, mesmo no verão e com motor quente, ele liga. Mas as velas não trabalham por PWM ou corrente AC, já os injetores, bombas de combustivel, entre outros equipamentos trabalham, logo são passiveis de emitir radiação magnética, que se diga, não faz mal a ninguém, afinal é essa “força” que nos “fixa” ao planeta.
Ah, e não esquecer do alternador, diecção assistida e todos os equipamentos eléctricos que também têm.
Para os contadores de narrativas, o estudo é sobre as cores dos carros relativamente à temperatura absorvida e afeta os ICE como os BEV.
Sobre a temperatura emitida pelos dois tipos de veículos, seria interessante ver um estudo. Acredito que os ICE emitem muito mais. Dito isto de um utilizador com um ICE preto, e sem nenhuma intenção de trocar por um motivo ou pelo outro. Bom resto verão.
Por tanto deste estudo concluí-se que vão trocar o asfalto por pedra branca? eh eh
E que para baixar a temperatura vão oferecer aos carros escuros estacionamento fechado, por razões ambientais (manter a temperatura mais baixa).
Por razões ambientais ou bem estar ?
Não sei a cor do seu carro, mas acredito que se for preto vai já mandar pintar de branco e legalizar para ser verde novamente. Bom fim de semana
O meu é preto, mas não estaciona na cidade, nem sequer uso na cidade.
Um estudo com dois carros sugere que o preto irradia mais calor que o branco. Que descoberta surpreendente.
DOIS carros, e assume-se que a culpa é dos carros.
Parabéns aos envolvidos e ao imenso trabalho que tiveram
Ai, a estupidez continua a aumentar e há quem defenda