Colonizar Marte poderá mudar o aspeto do nariz dos humanos
Marte tem espevitado a imaginação dos estudiosos, astrónomo, e cosmólogos, que já consideram, para um futuro próximo, a colonização do planeta. A atmosfera marciana é rarefeita, e consiste em 95% de dióxido de carbono, 3% nitrogénio, 1.6% árgon e ainda traços de oxigénio, água, e metano.
Com base nalgumas variáveis do planeta, Marta Flisykowska, investigadora e designer polaca, estima que o clima do Planeta Vermelho e o seu ambiente poderão afetar a forma do nariz humano.
O nariz é importante para colonizar Marte
A atmosfera de Marte é bastante empoeirada, dando ao céu marciano uma cor amarelada quando vista da superfície; dados das sondas já em Marte indicam a existência de partículas suspensas que possuem aproximadamente 1,5 micrómetros.
Além destas particularidades, existem muitas outras que vão influenciar a anatomia do ser humano, assim como o seu comportamento.
Com base em algumas condições climáticas, a especialista Marta Flisykowska estima que o nariz humano, como já mudou várias vezes durante a evolução, poderá ter de se adaptar ao clima deste novo mundo.
Se formos colonizar outros planetas, o nariz vai-se adaptar ao clima do novo território.
Refere a designer Marta Flisykowska.
A designer polaca Marta Flisykowska apresentou os resultados do seu projeto 'Who Nose' sobre a adaptação do nariz humano ao clima de Marte.
A autora do projeto mostrou três narizes: um com dois pares de narinas para aquecimento efetivo do ar, outro com uma saia especial para aumentar o volume; e outro mais plano para se proteger do sol. Os detalhes são descritos no Journal of Science and Technology of the Arts.
O nariz humano mudou várias vezes durante a evolução adaptando-se ao clima. Por exemplo, um nariz baixo e largo é típico de adaptação a climas quentes e húmidos durante séculos, e um nariz estreito e alto é comum entre pessoas que vivem em áreas secas e frias.
Se outros planetas forem colonizados, o nariz irá adaptar-se ao clima do novo território, diz esta projetista, assumindo que as pessoas irão respirar sem a ajuda de dispositivos.
O estudo, levou em conta algumas das características mais importantes do clima do planeta vermelho: baixas temperaturas, uma fina atmosfera que permite mais luz solar do que a Terra e outros condicionalismos que têm a ver com a propagação do som numa baixa pressão atmosférica.
Portanto, os narizes humanos precisarão de se adaptar de forma que aqueçam o ar, se protejam do sol e aumentem o volume do som.
Flisykowska criou três modelos diferentes de narizes:
O primeiro tem dois pares de narinas para facilitar o aquecimento do ar que entra e a prática de relaxamento.
O segundo nariz é plano para proteger do sol e também para o uso prolongado de capacetes de proteção.
E o último nariz é equipado com uma "saia" especial, graças à qual o som da voz humana pode ressoar e espalhar-se a uma grande distância.
O ser humano pode respirar na atmosfera de Marte?
Para que a futura colonização de Marte seja viável, seria preciso que houvesse uma quantidade muito maior de gás estufa na atmosfera para manter o clima aquecido.
Usar a atmosfera de Marte como um recurso a ser consumido sem nenhuma intenção de renová-la é algo duvidoso. A respiração direta na atmosfera só será possível após um processo de terraformação.
Leia também:
Este artigo tem mais de um ano
Terraformar um planeta sem campo magnetico seria como tapar o sol com a peneira.
O que esta senhora fez é apenas, “milho para pombos”…
Com muitos Ses , e sem saber a real viabilidade dos ses….
Isso há e como alguém dizia, não se vai até Marte com humanos sem responder a tudo o que são perguntas vitais.
Sobre o campo magnético: https://pplware.sapo.pt/informacao/marte-tem-uma-cauda-magnetica-torcida-pelo-vento-solar/
Nao querendo desrespeitar o seu artigo, nem o desvalorizar, deixo aqui uma fonte boa tambem pra ler sobre campos magneticos de marte.
https://www.space.dtu.dk/english/Research/Universe_and_Solar_System/magnetic_field
E somente acrescentando algo tambem importante e curioso, quando os humanos chegarem a marte, muito possivelmente eles irao viver em cavernas ou no subterraneo, longe da radiacao solar e protegidos das tempestades de areia e ventos extremamente velozes que existem na superficie…
Muito possivelmente nao será possivel terraformar o planeta, pelo menos a curto prazo, digamos nos proximos 200 anos, mas isso nao impede os humanos de ir a marte, e tambem nao impede os humanos de ficarem com muitas respostas por responder.
As primeiras missoes serao muito arriscadas, e no melhor dos cenarios, haverao algumas fatalidades.
O espaco é hostil, a vida como conhecemos adaptou-se a este planeta em que vivemos…
Mudar para outro planeta diferente vai no minimo ser hostil para a sobrevivencia.
Um campo magnetico igual ao nosso planeta é fundamental para albergar uma atmosfera igual a nossa e consequentemente proteccao das radiacoes solares…
cavernas não digo, até porque hoje a tecnologia permite materiais leves, rígidos e fáceis de colocar no solo de Marte. Fácil, quando lá estiverem, o caminho até lá é que é outra história.
Em relação à atmosfera e à pressão e a tua o que conhecemos como normal na Terra, isso não haverá, a não ser que de alguma forma se crie, mas levará séculos. Vamos ver, quero ver isso tudo 😀
Bom ano.
Exato, e realmente mesmo SE:
-O homem conseguir chegar la , a viagem vai atrofiar os musculos e nao vai conseguir andar, realizar tarefas ou construir abrigos
-conseguir criar uma atmosfera para esta se manter, , ser autosustentavel, terá que ter arvores geneticamente modificadas que aguentem radiacao solar., uma vez que nao tem um campo magnetico que nos mostre uma linda aurora bureal, pra quem nao sabe, sao os mortiferos ventos solares a serem desviados por um campo magnetico eficaz
-para ter arvores, tem que levar adubo, ou entao usa os seus dejectos para comecar a plantar arvores de raizes superficiais claro, uma vez que os solos sao completamente estereis
-para ter frutos e disseminacao da florestacao tem que levar insectos geneticamente modificados que aguentem radiacao, lembrando que nao existe um escudo anti radiacao como no filme dos imortais highlander de 1980 e troca o passo.
– para manter o ecossistema tem que introduzir predadores para controlar os insectos afim de nao se tornar uma praga. Estes tambem tem que aguentar a bujarda de radiacao
-e no fim, nos como seres umanos precisamos levar um tratamento genetico pra aguentar viver num planeta hostil….
Sao muitos ses….
Primeiro tem que andar, o melhor é rastejarem para um buraco he he he
Mas este(a) cientista deve andar a ver muito Startrek e Starwars. Marte tem um campo magnético muito fraco ou seja é quase inexistente que não permite suportar vida. Entenda-se que é impossível plantar árvores lá.
A ideia dos cientistas e transforma marta na nova TERRA então isso nao vai acontecer
Respirar em Marte tá longe de ser algo viável, a atmosfera marciana é tão fina que equivale a 1% da nossa e é puro gás carbónico, irrespirável.
Qualquer um que tirar o capacete teria um morte rápida, devido a baixa pressão. Seu sangue, saliva, olhos, tudo muito provavelmente ferveria. O menor dos problemas seria o frio e a radiação.
Se isso não aconteceria no espaço, porque iria acontecer com uma baixa atmosfera?
https://www.spaceanswers.com/space-exploration/what-would-happen-if-an-astronaut-took-off-their-helmet-in-space/
Basta usar um pouco de lógica.
Um astronauta da NASA foi exposto ao vácuo por alguns segundos devido a um furo no traje espacial em uma camara de vácuo. Ele relatou sentir a água (saliva) da língua ferver e também dos olhos.
Outra coisa, a superfície marciana tem uma atmosfera muito rarefeita. É por isso que a água não existe na superfície na forma líquida. Se jogassem água líquida, ela evaporaria. Por isso as águas encontradas em Marte tem altas concentrações de sais, o que mantém líquida a baixíssimas temperaturas e pressões.
Acabaste de dizer que nao te liquida e depois disseste que tinha liquida…
Mas afinal tem ou nao tem? He he he
O que as sondas indicam é uma especie de gelo num estado semi aquoso que teoreticamente podera conter altas concentracoes de sais minerais…..
Mas isso sao suposicoes e teorias….ainda nao se recolheu nenhuma amostra pra analise, pelo menos que a comunidade cientifica saiba….
E deixo tambem a informacao….a calota polar marciana que contem o gelo, derretem intensivamente no verao e o gas condensa-se na calota polar oposta, portanto deve haver um certo grau de puresa na agua , mas tambem nao existem muitos estudos cientificos sobre isso.
Existe água líquido+sal, ou seja, uma água super salgada que permanece líquida mesmo a pressões e temperaturas baixíssimas. Essa água deveria ser chamada de sal, porque é mais sal que água.
Não existe água líquida na superfície como na Terra, no sentido, de água pura, tipo água que bebemos.
Interpretação de texto!
Nao querendo desacreditar uma revista ou website cientifico, eu creio que quando o leitor acima se refere a ferver, nao sera literalmente o verdadeiro significado da palavra.
NO ENTANTO, como todos nós sabemos, o ponto de ebulicao de um liquido esta diretamente relacionado com a pressao atmosferica. Quanto maior a pressao, maior o ponto de ebulicao, e consequentemente, quanto menor a pressao, menor o ponto de ebulicao…. podemos observar isso no fundo dos oceanos onde a agua sai das fendas do interior do planeta a 500 graus centigrados e nao ferve devido ao peso dos oceanos, aka pressao atmosferica.
Consequentemente, os alpinistas tiveram que inve tar a panela de pressao para poderem cozinhar os seus alimentos nas montanhas, uma vez que a pressao é mais baixa, a agua fervia a 70 graus centigrados e nao cozinhava os alimentos….
ORA, sabendo que o corpo humano é composto por 70 POR CENTO de H2O, aka agua, eu creio que no espaco o homem sentiria algum “desconforto”, mas nao ia ferver como nos filmes. As celulas explodiriam microscopicamente, bla bla bla, e no passado um bocado morria.
DITO ISTO, para terminar que ja se torna chato e extenso , em marte nunca se iria poder respirar a atmosfera por inumeras razoes, sendo que uma delas é realmente a baixa pressao atmosferica, e o ar rarefeito composto principalmente por componentes toxicos ao ser humano.
O que a senhora polaca fez foi uma suposicao, inve tou uns narizes e despertou a curiosidade de algumas pessoas, mas é tao ridiculo como afirmar, SE os golfinhos comecarem a tozar saxofone vao desenvolver labios, e PIMBA, faco 3 maquetes de labios …
E VOILA, SOU UM DESIGNER QUE NAO SABE O QUE ESTA A DIZER… he he he
Bom ano a todos
+1
Besteira isso. O nariz levaria centenas de milhares de anos para mudar o formato. Nesse período, se não adaptar Marte, pode esquecer.
Bem amigos, seja Marte ou não, é preciso descobrir um novo mundo; pois esse que está aí não suportará todo contingente pra mais de 10 ou 12 bi/habitantes.
Seria melhor cuidar deste.
Nossa!!! Gente tanta coisa como explicá. Más todos nós ja sabemos que de uma forma ou de outra, eles chegaram ao seu destino!! Que e explorá marte……
Es brasileiro? Faltam um bocado de R’s nas conjugacoes dos tempos verbais… he he he…
Atencao á redacao do enem, nao consegues boa nota se nao aprenderes a escrever direito..
Abraco
A preocupação de se respirar em Marte é o mínimo dos problemas…Marte não tem um campo magnético que protege da devastora radiação cósmica. Até ir á lua já é um problemão.
Teremos que morar em baixo da terra como minhocas em dutos de lava extintos ou cavernas marcianas.