Cientistas preocupados com ser vivo híbrido produzido em laboratório
No início deste mês, um grupo de cientistas anunciou ter conseguido criar um ser híbrido, parte humano e parte macaco. Embora represente, cientificamente falando, um passo notável, em termos de ética poderá não ser a conquista mais íntegra.
Por isso, os cientistas estão preocupados com essas questões que serão, certamente, de interesse público.
Seres vivos híbridos em 2021
A experiência realizada no início deste mês não foi a primeira tentativa de criar um ser vivo híbrido, também apelidado de quimera. Todavia, foi a primeira bem sucedida. Assim, representa uma esperança, no sentido em que as quimeras da engenharia permitiriam novos desenvolvimentos médicos, como o crescimento de órgãos humanos, viáveis para transplantes, por exemplo, no corpo de outras espécies.
Um grupo de cientistas anunciou que, com sucesso, conseguiu criar um ser vivo híbrido, parte humano e parte macaco, através da injeção de células estaminais humanas em embriões de macaco com seis dias de idade.
Essa experiência, com um estudo publicado na revista Cell, chocou os cientistas por se revelar um sucesso. Contudo, os especialistas em bioética têm demonstrado algumas preocupações relativamente ao avanço deste tipo de investigação.
Questões éticas que não ficam para trás
Embora represente um notável passo científico, os especialistas em bioética temem as repercussões associadas a um ser vivo híbrido. Assim sendo, de acordo com o The Wall Street Journal, estes não pretendem avançar com as investigações até perceberem o impacto que as mutações terão nos organismos gerados.
Foi dado um passo notável do ponto de vista científico que levanta questões urgentes de interesse público. Precisamos de descobrir qual é o caminho certo a seguir para ajudar a orientar o progresso responsável.
Disse Nita Farahany, bioeticista na Duke University.
A equipa de investigadores não tem o objetivo de criar novos organismos. Aliás, os embriões só sobrevivem 19 dias.
No entanto, o estudo mostrou que a biologia híbrida não poderá ser ainda uma opção, uma vez que os cientistas ainda não têm a capacidade de controlar em que tipo de células é que as estaminais humanas se desenvolvem.
Há uma hipótese de que, de uma forma descontrolada, isso possa levar a uma mistura de células humanas que pode resultar no desenvolvimento de células humanas no cérebro, ou no coração, ou da cabeça aos pés, em todo o corpo.
Explicou Insoo Hyun, bioeticista na Case Western Reserve University, ao The Wall Street Jounal.
Portanto, para já, os cientistas não conseguem cultivar nem colher órgãos, conforme pretendem fazer.
Este artigo tem mais de um ano
Fonte: Futurism
Neste artigo: bioética, células estaminais, hibrido, ser vivo híbrido
Meeeeeedoooooooo ……
Não aprenderam nada com o filme Planeta dos macacos?
possivelmente não o viram. eu não me assusto com facilidade mas o filme assustou-me um bocado.
Mas isto é novidade?
Temos quase 300 destas aventesmas na Assembleia da Republica.
Estás a ser generoso…apostaria que a maioria das células pende para um lado na Assembleia da República.
eheheheheh, essa foi o máximo.
Podem trazer o Oscar para este senhor, por favor?
Muito medo!
Assustador…
Mais assustador é a IA + Robots, isso sim é assustador.
Portanto… criaram politicos portugueses? já vêm tarde.
Deixe de ser invejoso. Acha mesmo que tem fibra moral para no lugar deles não fazer melhor (pelos outros)? Pois é… chorar-se dos outros é fácil.
Ab
Granda Moral FAR
A ciência jamais foi concebida para ser ética.
A indignação nos anos 90 foi a mesma com a clonagem de vacas e seres humanos, mas ninguém reflete a carne que come quando vai, por exemplo, ao Mac Donalds.
E lol aos cientistas da nova era convencerem as massas de um de tantos projetos provavelmente iniciados décadas atrás.
Isto não é de hoje. Amanhã provavelmente agirão como se nada fosse enquanto nós anunciam o Torneio dos Unicórnios e Sereias ao Vento de 2k50.
Que novidade…. o que é uma mula senão um híbrido?
pensava que era uma ascendente a política!
A assembleia está desde há muito cheia de seres híbridos….metade homem, metade b*sta!
Seres metate homem, metade macaco também há muitos e cada vez mais. Não vou dizer onde para não perturbarem os ditos seres.
O merd@bol está cheio deles, adeptos incluídos!
Qualquer dia sao os macacos a governar o mundo lol
Poderá ser o fim da macacada?
Acho essa questão, do ponto de vista bioético, muito delicada, então além de criar animais para abate e teste de produtos também podemos começar a criar seres vivos, sencientes como nós para extrair-lhes os órgãos para salvar vidas de humanos com muito dinheiro?
Há quem chame “avanço da ciência” e uma necessidade para que tal aconteça. No caso do cérebro por exemplo, ainda pouco sabem dele mas o pouco que sabem foi testando nos anos 40, 50 e 60 em milhares de pessoas tipo, “vamos retirar este pedaço de cérebro e observar o que muda no sujeito”… Agora querem mudar a Lei Natural Divina e partir para o trans-humanismo criando um ser biónico. Um X-Man ou vários. Super soldados. O pobre chimpanzé é areia para os olhos como foi a ovelha Dolly, já devem ter ido bem mais além que o que mostram.
As pessoas querem passar por DEUS mas não podem essas experiências irresponsáveis e maldosas acabam sempre mal e principalmente para os que estão sendo cobaias